GST0012-WL-LC-Estruturas de Mercado - Web Aula
7 pág.

GST0012-WL-LC-Estruturas de Mercado - Web Aula


DisciplinaFundamentos da Economia14.248 materiais173.892 seguidores
Pré-visualização2 páginas
preços e quotas de produção
	Pouca margem de manobra, devido à existência de substitutos próximos
	4- Quanto à concorrência extrapreço
	Não é possível nem seria eficaz
	A empresa geralmente recorre a campanhas institucionais, para salvaguardar sua imagem
	É intensa, sobretudo quando há diferenciação do produto
	É intensa, exercendo-se através de diferenças físicas, embalagens e prestação de serviços complementares
	5- Quanto às condições de ingresso na indústria
	Não há barreiras
	Barreiras ao acesso de novas empresas
	Barreiras ao acesso de novas empresas
	Não há barreiras
Estrutura do mercado de fatores de produção
O mercado de fatores de produção: mão-de-obra (recurso humano), capital (máquinas, equipamentos e tecnologia) e a terra (recurso natural), apresentam diferentes estruturas. Como o mercado de fatores de produção depende da demanda de insumos (matéria-prima) pelos setores produtores de bens e serviços, a demanda deriva desses fatores.
Concorrência perfeita no mercado de fatores de produção
È um mercado onde existe uma oferta imensa do fator de produção, por exemplo: a mão-de-obra não especializada, o que torna o valor desse fator constante. Os fornecedores (ofertantes), como são em grande número, não têm condições de obter preços mais elevados por seus serviços.
Monopsônio
Uma forma de mercado na qual há somente um comprador para muitos vendedores dos serviços dos insumos. Por exemplo, a empresa que se instala em uma determinada cidade do interior, sendo única, torna-se exclusiva na demanda de mão-de-obra local e as cidades próximas, tendo para si a totalidade da oferta de mão-de-obra.
Oligopsônio
É um mercado onde existem poucos compradores que dominam o mercado para um grande número de vendedores. Por exemplo, em dada localidades, existem duas ou três indústria de laticínios que adquirem a maior parte do leite dos inúmeros produtores rurais. A indústria automobilística, além de oligopolista no mercado de bens e serviços, também é oligopsonista na compra de autopeças.
Monopólio Bilateral
O monopólio bilateral ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produção, defronta-se com um monopolista na venda desse fator. Por exemplo, só a empresa \u201cA\u201d compra um tipo de aço que é produzido apenas pela siderúrgica \u201cB\u201d. A empresa \u201cA\u201d é monopsonista, porque só ela compra esse tipo de aço, e a siderúrgica \u201cB\u201d é monopolista, ou seja, somente ela vende esse tipo de aço.
Nesses casos, a determinação dos preços dependerá não só dos fatores econômicos, mas do poder de negociação de ambos. O monopolista tentando pagar o menor preço (usando a força de ser o único comprador), e o monopolista tentando vender por um preço mais elevado, usando o poder de ser o único fornecedor.
VASCONCELLOS, M.A.S. e GARCIA, M.E. Fundamentos de Economia. 1ª.ed. São Paulo, Saraiva, 2001.