Buscar

CONCEITOS E CURRICULOS E A HISTORIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CONCEITOS E CURRICULOS E A HISTORIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES
1/8 - Consiste em um trabalho repetitivo, onde os trabalhadores desenvolvem, em forma sequencial, a montagem de produtos a serem comercializados. Denominado de Taylorismo, pois foi desenvolvido por Frederik Winslow Taylor, pai da Administração Científica, defendeu que o sucesso do trabalho estava associado ao sucesso da organização. Esse perfil de trabalhado influenciou a formação escolar e o currículo. De que o contexto narrado está tratando ao trazer esse modelo de trabalho repetitivo?
Linha de produção.
2/8 - 1.        Considere as informações abaixo para escolher uma das opções apresentadas ao final: 1 – “(...) Um modelo de ensino segmentado e centrado em disciplinas tem o poder de efetivamente silenciar ou marginalizar modelos alternativos” (GOODSON, 2008, p. 31). 2 – “O currículo, mais que um conjunto de “competências que devem ser formadas”, constitui-se de experiências significativa, nas quais se constrói o fazer-pedagógico, em um contexto sócio histórico dado, que se organiza de diversos modos para aproximar-se a intenção formativa do ‘modelo profissional’ de cada agência formadora como espaço de inovação pedagógica” (RAMALHO; NUÑÊS; GAUTHIER, 2004, p. 136). Escolha a opção correta trazendo o que essas citações têm em comum:
A importância de se construir um currículo significativo para o estudante, que os permita romper com as formas tradicionais de ensino e aprendizagem
3/8 - No Livro “Pedagogia do Oprimido”, em sua pág. 48, encontramos o seguinte registro de seu autor Paulo Freire:
 “Há em certo momento da experiência existencial dos oprimidos, uma irresistível atração pelo opressor. Pelos seus padrões de vida. Participar destes padrões constitui uma incontida aspiração. Na sua alienação querem, a todo custo, parecer com o opressor. Imitá-lo. Segui-lo. Isto se verifica, sobretudo, nos oprimidos de ‘classe média’, cujo anseio é serem iguais ao ‘homem ilustre’ da chamada ‘classe superior’”. Esse livro foi escrito e publicado em 1970 e traduz ao período histórico curricular:
Teoria Crítica.
4/8 - De acordo com a temática do currículo na Educação Infantil, tem-se que essa fase da educação pode ser entendida como aquela que dá acesso a espaços escolares para as crianças de zero a cinco anos. Sendo assim, verifica-se que as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEIs) orientam o planejamento escolar com os seguintes princípios:
Éticos, políticos e estéticos.
5/8 - “Em 2017, considerando as versões anteriores do documento, o MEC concluiu a sistematização das contribuições e encaminhou uma terceira e última versão do texto ao Conselho Nacional de Educação (CNE), responsável por regulamentar o sistema nacional de educação, instituir e orientar a implementação da BNCC e realizar audiências públicas regionais sobre o documento nas cidades de Manaus (AM), Recife (PE), Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Brasília (DF). As audiências públicas tiveram caráter consultivo e resultaram em 235 documentos com contribuições e 283 manifestações orais” (Fonte: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/BNCC/o-que-e-BNCC.html).   Conforme a afirmação acima, podemos dizer que as audiências:
Garantem a participação de vários seguimentos brasileiros que contribuíssem para a construção do documento final.
6/8 - Ao passo em que as crianças da educação infantil já se iniciam na construção desse currículo, verificam-se aspectos que permitam um desenvolvimento pedagógico de forma abrangente, dialógico e visando à preparação para a sociedade. Sendo assim, tentando evitar as mesmas estruturas rígidas do ensino fundamental para as crianças, essa espécie de currículo denomina-se:
Projeto pedagógico.
7/8 - Segundo Ruiz (1991, p. 103), “Os princípios subjetivos operativos que guiam o filósofo ou o cientista são os sentidos corporais e a inteligência ou razão natural, diversamente acontece com o teólogo ou como o fiel que operam com sua razão iluminada, ilustrada, elevada pelo dom sobrenatural e gratuito da fé, conforme ensina a própria teologia. A fé eleva a razão a uma ordem superior e divina de conhecimento.” Analisando a afirmação e tendo em vista a concepção de educação a partir do século XVI, podemos considerar que:
A ciência pode ser subestimada por elementos não comprováveis, como a fé.
8/8 - Segundo a Revista e-curriculum ISSN: 1809-3876 da PUC, “(...) a parceria entre universidade e entidades profissionais, que se caracteriza como espaço de produção de conhecimento, tanto coletivo quanto individual, constitui-se como mais um princípio a ser levado em conta no momento da organização curricular para o ensino superior, de modo a se criar condições de operacionalização dessa nova concepção”. Ademais, vemos na LDB/96, em seu artigo 53, que as universidades podem firmar contratos, acordos e convênios com entidades profissionais. Nesse contexto, assinale a alternativa que condiz com esta afirmação: A prática no ensino profissionalizante é fundamental para preparar os estudantes para o mercado de trabalho.
Não existe educação profissional que use parcerias práticas e que possibilite a formação integral do estudante.

Continue navegando