Buscar

Cancer de mama - fatores que modificam o risco nas mulheres - TICS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome do Acadêmico
	
	Matrícula
	
	Nome da Atividade
	Câncer de mama - fatores que modificam o risco nas mulheres
	Período
	6º
Aumento da idade  —  O risco de câncer de mama aumenta com a idade.
Sexo feminino  —  O câncer de mama ocorre 100 vezes mais frequentemente em mulheres do que em homens. 
Raça/etnia  —  Nos Estados Unidos, o maior risco de câncer de mama ocorre entre mulheres brancas, embora o câncer de mama continue sendo o câncer mais comum entre as mulheres de todos os principais grupos étnicos/raciais.
Peso e gordura corporal em mulheres na pós-menopausa  —  A obesidade (definida como índice de massa corporal [IMC] ≥30 kg/m 2 ) está associada a um aumento geral na morbidade e mortalidade. No entanto, o risco de câncer de mama associado ao IMC difere de acordo com o status da menopausa.
Mulheres na pós-menopausa – Um maior IMC e/ou ganho de peso na perimenopausa têm sido consistentemente associados a um maior risco de câncer de mama entre as mulheres na pós-menopausa.
Níveis mais altos de estrogênio endógeno – Níveis mais altos de estrogênio endógeno estão associados a maior risco de câncer de mama (particularmente doença com receptor hormonal positivo) em mulheres na pós-menopausa e na pré-menopausa. Para mulheres na pós-menopausa, a correlação entre um risco maior de câncer de mama e níveis hormonais mais altos (por exemplo, estradiol, estrona ) tem sido consistente.
Doença benigna da mama  —  Um amplo espectro de entidades patológicas está incluído na categoria de doença benigna da mama. Entre estas, as lesões proliferativas (especialmente aquelas com atipia histológica) estão associadas a um risco aumentado de câncer de mama.
Uso de álcool e tabagismo  —  O consumo de álcool está associado a um risco maior de câncer de mama.
História familiar e mutações genéticas – O risco associado a uma história familiar positiva de câncer de mama é fortemente afetado pelo número de parentes de primeiro grau do sexo feminino com e sem câncer e pela idade em que foram diagnosticados.
REFERÊNCIAS
CHLEBOWSKI, Rowan T. Fatores que modificam o risco de câncer de mama em mulheres. Up to Date. <https://www.uptodate.com/contents/factors-that-modify-breast-cancer-risk-in-women?search=fatores%20que%20modificam%20o%20risco%20de%20cancer%20de%20mama%20&source=search_result&selectedTitle=1~150&usage_type=default&display_rank=1>. Acesso em 13 de maio de 2022.

Continue navegando