Buscar

Lei Estadual de recursos hídricos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Alagoas assumiu um importante compromisso no que se refere ao setor de recursos hídricos, promulgado em novembro de 1997 a Lei Estadual que disciplina o uso da água.
A partir deste instrumento legal o Estado de Alagoas inicia uma nova etapa no processo de desenvolvimento dos seus recursos hídricos. A Lei 5.965/97 estabelece a Política Estadual de Recursos Hídricos e institui o Sistema Estadual Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos em consonância com a Lei Federal 9.433, sancionada pelo Presidente da República em janeiro de 1997, que estabelece as bases da Política Nacional para o setor.
Os fundamentos dessa nova política já vêm sendo praticado em vários países que avançaram na gestão de recursos hídricos e são amplamente baseados na descentralização e na participação da sociedade, uma vez que as decisões sobre a melhor maneira de usar a água passam a ser definidas pelos próprios usuários.
A nova Lei vem assim permitir a implantação de um novo modelo de gestão dos recursos hídricos, proclamando princípios básicos como a adoção da bacia hidrográfica como unidade de planejamento, os usos múltiplos da água, o reconhecimento da água como um bem finito e vulnerável, o reconhecimento do valor econômico da água e a gestão descentralizada e participativa.
Além desses princípios estão também definidos na Lei uma série de instrumentos de gestão, essenciais para a implementação das ações que visam garantir a plenitude dos corpos d’água, tais como o Plano Estadual de Recursos Hídricos, o enquadramento dos corpos d’água em classes de uso, a outorga de direito de uso dos recursos hídricos, a cobrança pelo uso e, finalmente o Sistema Estadual de Informações Sobre Recursos hídricos.
O primeiro passo foi dado, sendo importante agora o Estado capacitar-se gerencialmente para conduzir o processo de desenvolvimento do setor, fortalecendo a sua infraestrutura hídrica e melhorando o nível de qualidade de água, e que, por sua vez, os usuários de água e cidadãos se mobilizem de diferentes formas de organização para assegurar o processo participativo.
Devido a grande importância da nova Lei, achamos totalmente oportuna sua publicação, de maneira que seus objetivos, princípios, diretrizes e instrumento sejam amplamente difundidos e cheguem ao conhecimento de todos os alagoanos.

Outros materiais