Logo Passei Direto
Buscar

Psicologia da Educação Atividade - II

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na Psicologia da Educação há uma forte discussão e mobilização para a ampliação do conceito/concepção de aprendizagem, em especial, há uma ferrenha oposição às visões que podem levar à “culpabilização” e “psicologização” da aprendizagem e suas possíveis dificuldades. Pois a aprendizagem depende de uma
_________________________________ a entre hereditariedade e o meio ambiente. Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.
a. Interação completa e descontínua.
b. Interação complexa e contínua.
c. Interação completa e não contínua.
d. Interação complexa e complementar
e. Interação contínua e completa.

Freud (1915) estabelece a partir de seus estudos, fases de desenvolvimento Psicossexual, considerando então que todas as crianças (pessoas) passam por diferentes estágios.
Neste contexto, analise as colunas e relacione-as: ESTÁGIOS 1. ORAL 2. ANAL 3. FÁLICO 4. LATÊNCIA 5. GENITAL Assinale a alternativa que corresponde a sequência relacional correta.
( ) Compreende dos 3 a 6 anos de idade, cujo há o surgimento do Superego.
( ) Compreende a faixa etária de 1 a 3 anos de idade, cujo exercício dos músculos do anus é fonte de prazer.
( ) Corresponde a partir da puberdade em diante e conflitos não resolvidos nos estágios anteriores resurgem.
( ) Compreende o primeiro ano de vida, sua zona erógena é a boca e há o surgimento do Ego.
( ) Compreende dos 6 anos de idade até a puberdade e o prazer se centra na interação social.
a. 5, 1, 3, 2, 4.
b. 3, 2, 5, 1, 4.
c. 4, 2, 5, 3, 1.
d. 2, 3, 4, 1, 5.
e. 2, 4, 5, 3, 1.

Rogers (1959) também propõe que o ensino tem que ter o objetivo desde o início da educação escolar até o fim da formação educacional do indivíduo.
Sobretudo, isso deve ocorrer por meio do(a): Assinale a alternativa correta.
a. Da tradição e pela imposição e rigidez, sem desejo de mudança e transformações.
b. Desejo em não promover mudanças e transformações, sendo assim pela tradição, imposição e rigidez.
c. Da tradição, imposição e rigidez, com desejo de mudança e transformação.
d. Desejo de mudança e transformação, não pela tradição, imposição e rigidez.
e. Desejo de mudança e transformação e também pela tradição, imposição e rigidez.

Na luz da concepção humanizadora do homem, o ensino é totalmente centrado no aluno, que aparece como uma pessoa situada no mundo e em processo constante de descoberta.
Freire (1996) então destaca em seus estudos alguns princípios importantes em relação a atuação do professor, no qual o seu papel neste contexto é: Assinale a alternativa correta.
a. Ser o mediador do aprendizado que o aluno conduz ao seu modo.
b. Ser o facilitador do aprendizado que o aluno conduz ao seu modo.
c. Ser o facilitador do aprendizado que o aluno não conduz ao seu modo.
d. Ser o condutor do aprendizado do aluno.
e. Ser o mediador que o aluno não conduz ao seu modo.

Em sua teoria Rogers (1959), defende a ideia de que os alunos vão apresentar sucesso na aprendizagem e serem mais assíduos, interessados, motivados e participativos, como também apresentar criatividade e capacidade em resolver problemas, quando os professores respeitarem e proporcionarem um clima humano, seja de modo relacional, afetivo, em um espaço que transmita confiança, facilitando a aprendizagem.
Desse modo, podemos afirmar que:
I - O professor é o fortalecedor nas interações entre os alunos em um ambiente acolhedor.
II – O professor deve ser o facilitador da aprendizagem.
III – Enquanto detentor do conhecimento o professor é o único que pode transmiti-lo.
IV – O professor é quem deve dar suporte aos alunos no processo de acesso ao conhecimento.
a. Apenas as afirmacoes III e IV estão corretas.
b. Apenas as afirmações II e III estão corretas.
c. Apenas as afirmações I e IV estão corretas.
d. Todas as afirmações estão corretas.
e. Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.

A teoria de abordagem de Vygotski também ficou conhecida como sociointeracionista, haja visto que, para o estudioso as relações sociais são permeadas de aprendizagens, de modo que a relação do indivíduo com o mundo está sempre mediada pelo outro, aquele que nos fornece os significados que nos permitem pensar o mundo a nossa volta.
Neste sentido, para Vygotski o desenvolvimento cognitivo do ser humano é: Assinale a alternativa correta.
a. Conversão das funções mentais em relações sociais.
b. Conversão das relações sociais em funções mentais.
c. Conversão das relações sociais em funções físicas.
d. Conversão das relações sociais em funções pedagógicas.
e. Conversão das relações individuais em funções físicas.

Paulo Freire é o defensor da Pedagogia libertadora, ao acreditar de que transformações sociais no sentido de tornar a sociedade mais justa, igualitária e solidária só acontecerá mediante uma educação de senso crítico, haja visto que, desenvolver a capacidade de criticidade do oprimido sobre sua realidade, da suporte para sua libertação em relação ao opressor.
Neste contexto, Freire então define três princípios da docência. Quais são eles? Assinale a alternativa correta.
a. Não há docência sem discência, ensinar é transferir conhecimento, ensinar é uma especificidade humana.
b. Há docência sem discência, ensinar não é transferir conhecimento, ensinar é uma especificidade humana.
c. Não há docência sem discência, ensinar é somente transferir conhecimento, ensinar não é uma especificidade humana.
d. Não há docência sem discência, ensinar não é transferir conhecimento, ensinar é uma especificidade humana.
e. Há docência sem discência, ensinar não é transferir conhecimento, ensinar não é uma especificidade humana.

Em seus estudos, Freud (1856-1939) que ao longo do processo de desenvolvimento físico e mental, as crianças também passam por fases psíquicas nos quais ele compreendeu enquanto estágios do desenvolvimento psicossexual, cujo o instinto sexual foca em diferentes zonas erógenas do corpo.
Sobre eles, podemos dizer que foram denominados sequencialmente de: Assinale a alternativa correta.
a. Oral, Anal, Fálico, Latência e Genital.
b. Anal, Fálico, Latência e Genital apenas.
c. Oral, Anal, Latência e Genital apenas.
d. Oral, Fálico, Latência e Genital apenas.
e. Oral, Analítico, Fálico, Latência e Genital.

Em meados da década 70, Gowin (1981) deu início a essa nova maneira de construir e disseminar o conhecimento científico, e então apresentou o diagrama V, em que aparecem os elementos que estruturam o processo de produção do conhecimento.
Sobre essas duas formas de olhar o conhecimento científico, podemos afirmar que: Assinale a alternativa correta.
I – A visão conceptual, ou seja, do domínio teórico-conceitual, estabelece os conceitos, que podem ser criados princípios e leis que se organizam em teorias que têm sistemas de crenças ou filosofias subjacentes.
II – A visão de domínio metodológico, compreende que a partir dos registros dos eventos pode-se alcançar dados, por meio de transformações como atribuição de parâmetros, índices, coeficientes; e esses dados estão propensos a sofrerem novas mudanças metodológicas, como gráficos, correlações, categorizações, que são base para a organização de asserções de conhecimento.
III – O domínio teórico-conceitual compreende ao PENSAR e o domínio metodológico ao FAZER.
IV – É no lado direito do diagrama V, representado pelo PENSAR que ocorre a constante interação entre os dois domínios.
a. Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
b. Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
d. Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
e. Apenas as alternativas II e III estão corretas.

Cognominado como um maiores educadores do século Paulo Freire defende seu pensamento pedagógico voltado para uma educação humanizadora, considerando como apontado por Brandão (2002, p. 22) que “[...] cabe, também, à educação a responsabilidade de abrir as portas da mente e do coração e de apontar horizontes de construção partilhada de sociedades humanas mais humanizadas”.
Neste sentido, podemos considerar que: Assinale a alternativa correta.
I – Paulo Freire compreende a educação como um processo de humanização.
II - Educação e humanização são termos indicotomizáveis, pois educar, em síntese, objetiva formar e “transformar” seres humanos, valorizando processos de mudança dos sujeitos, atualizando suas potencialidades, tornando-os humanos.
a. Apenas a asserção II está correta.
b. Todas as asserções são incorretas.
c. A asserção I está incorreta, mas a II está correta.
d. As asserções I e II estão corretas, sendo a II uma justificativa da I.
e. As asserções I e II estão corretas, não sendo a II uma justificativa da I.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Na Psicologia da Educação há uma forte discussão e mobilização para a ampliação do conceito/concepção de aprendizagem, em especial, há uma ferrenha oposição às visões que podem levar à “culpabilização” e “psicologização” da aprendizagem e suas possíveis dificuldades. Pois a aprendizagem depende de uma
_________________________________ a entre hereditariedade e o meio ambiente. Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.
a. Interação completa e descontínua.
b. Interação complexa e contínua.
c. Interação completa e não contínua.
d. Interação complexa e complementar
e. Interação contínua e completa.

Freud (1915) estabelece a partir de seus estudos, fases de desenvolvimento Psicossexual, considerando então que todas as crianças (pessoas) passam por diferentes estágios.
Neste contexto, analise as colunas e relacione-as: ESTÁGIOS 1. ORAL 2. ANAL 3. FÁLICO 4. LATÊNCIA 5. GENITAL Assinale a alternativa que corresponde a sequência relacional correta.
( ) Compreende dos 3 a 6 anos de idade, cujo há o surgimento do Superego.
( ) Compreende a faixa etária de 1 a 3 anos de idade, cujo exercício dos músculos do anus é fonte de prazer.
( ) Corresponde a partir da puberdade em diante e conflitos não resolvidos nos estágios anteriores resurgem.
( ) Compreende o primeiro ano de vida, sua zona erógena é a boca e há o surgimento do Ego.
( ) Compreende dos 6 anos de idade até a puberdade e o prazer se centra na interação social.
a. 5, 1, 3, 2, 4.
b. 3, 2, 5, 1, 4.
c. 4, 2, 5, 3, 1.
d. 2, 3, 4, 1, 5.
e. 2, 4, 5, 3, 1.

Rogers (1959) também propõe que o ensino tem que ter o objetivo desde o início da educação escolar até o fim da formação educacional do indivíduo.
Sobretudo, isso deve ocorrer por meio do(a): Assinale a alternativa correta.
a. Da tradição e pela imposição e rigidez, sem desejo de mudança e transformações.
b. Desejo em não promover mudanças e transformações, sendo assim pela tradição, imposição e rigidez.
c. Da tradição, imposição e rigidez, com desejo de mudança e transformação.
d. Desejo de mudança e transformação, não pela tradição, imposição e rigidez.
e. Desejo de mudança e transformação e também pela tradição, imposição e rigidez.

Na luz da concepção humanizadora do homem, o ensino é totalmente centrado no aluno, que aparece como uma pessoa situada no mundo e em processo constante de descoberta.
Freire (1996) então destaca em seus estudos alguns princípios importantes em relação a atuação do professor, no qual o seu papel neste contexto é: Assinale a alternativa correta.
a. Ser o mediador do aprendizado que o aluno conduz ao seu modo.
b. Ser o facilitador do aprendizado que o aluno conduz ao seu modo.
c. Ser o facilitador do aprendizado que o aluno não conduz ao seu modo.
d. Ser o condutor do aprendizado do aluno.
e. Ser o mediador que o aluno não conduz ao seu modo.

Em sua teoria Rogers (1959), defende a ideia de que os alunos vão apresentar sucesso na aprendizagem e serem mais assíduos, interessados, motivados e participativos, como também apresentar criatividade e capacidade em resolver problemas, quando os professores respeitarem e proporcionarem um clima humano, seja de modo relacional, afetivo, em um espaço que transmita confiança, facilitando a aprendizagem.
Desse modo, podemos afirmar que:
I - O professor é o fortalecedor nas interações entre os alunos em um ambiente acolhedor.
II – O professor deve ser o facilitador da aprendizagem.
III – Enquanto detentor do conhecimento o professor é o único que pode transmiti-lo.
IV – O professor é quem deve dar suporte aos alunos no processo de acesso ao conhecimento.
a. Apenas as afirmacoes III e IV estão corretas.
b. Apenas as afirmações II e III estão corretas.
c. Apenas as afirmações I e IV estão corretas.
d. Todas as afirmações estão corretas.
e. Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.

A teoria de abordagem de Vygotski também ficou conhecida como sociointeracionista, haja visto que, para o estudioso as relações sociais são permeadas de aprendizagens, de modo que a relação do indivíduo com o mundo está sempre mediada pelo outro, aquele que nos fornece os significados que nos permitem pensar o mundo a nossa volta.
Neste sentido, para Vygotski o desenvolvimento cognitivo do ser humano é: Assinale a alternativa correta.
a. Conversão das funções mentais em relações sociais.
b. Conversão das relações sociais em funções mentais.
c. Conversão das relações sociais em funções físicas.
d. Conversão das relações sociais em funções pedagógicas.
e. Conversão das relações individuais em funções físicas.

Paulo Freire é o defensor da Pedagogia libertadora, ao acreditar de que transformações sociais no sentido de tornar a sociedade mais justa, igualitária e solidária só acontecerá mediante uma educação de senso crítico, haja visto que, desenvolver a capacidade de criticidade do oprimido sobre sua realidade, da suporte para sua libertação em relação ao opressor.
Neste contexto, Freire então define três princípios da docência. Quais são eles? Assinale a alternativa correta.
a. Não há docência sem discência, ensinar é transferir conhecimento, ensinar é uma especificidade humana.
b. Há docência sem discência, ensinar não é transferir conhecimento, ensinar é uma especificidade humana.
c. Não há docência sem discência, ensinar é somente transferir conhecimento, ensinar não é uma especificidade humana.
d. Não há docência sem discência, ensinar não é transferir conhecimento, ensinar é uma especificidade humana.
e. Há docência sem discência, ensinar não é transferir conhecimento, ensinar não é uma especificidade humana.

Em seus estudos, Freud (1856-1939) que ao longo do processo de desenvolvimento físico e mental, as crianças também passam por fases psíquicas nos quais ele compreendeu enquanto estágios do desenvolvimento psicossexual, cujo o instinto sexual foca em diferentes zonas erógenas do corpo.
Sobre eles, podemos dizer que foram denominados sequencialmente de: Assinale a alternativa correta.
a. Oral, Anal, Fálico, Latência e Genital.
b. Anal, Fálico, Latência e Genital apenas.
c. Oral, Anal, Latência e Genital apenas.
d. Oral, Fálico, Latência e Genital apenas.
e. Oral, Analítico, Fálico, Latência e Genital.

Em meados da década 70, Gowin (1981) deu início a essa nova maneira de construir e disseminar o conhecimento científico, e então apresentou o diagrama V, em que aparecem os elementos que estruturam o processo de produção do conhecimento.
Sobre essas duas formas de olhar o conhecimento científico, podemos afirmar que: Assinale a alternativa correta.
I – A visão conceptual, ou seja, do domínio teórico-conceitual, estabelece os conceitos, que podem ser criados princípios e leis que se organizam em teorias que têm sistemas de crenças ou filosofias subjacentes.
II – A visão de domínio metodológico, compreende que a partir dos registros dos eventos pode-se alcançar dados, por meio de transformações como atribuição de parâmetros, índices, coeficientes; e esses dados estão propensos a sofrerem novas mudanças metodológicas, como gráficos, correlações, categorizações, que são base para a organização de asserções de conhecimento.
III – O domínio teórico-conceitual compreende ao PENSAR e o domínio metodológico ao FAZER.
IV – É no lado direito do diagrama V, representado pelo PENSAR que ocorre a constante interação entre os dois domínios.
a. Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
b. Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
d. Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
e. Apenas as alternativas II e III estão corretas.

Cognominado como um maiores educadores do século Paulo Freire defende seu pensamento pedagógico voltado para uma educação humanizadora, considerando como apontado por Brandão (2002, p. 22) que “[...] cabe, também, à educação a responsabilidade de abrir as portas da mente e do coração e de apontar horizontes de construção partilhada de sociedades humanas mais humanizadas”.
Neste sentido, podemos considerar que: Assinale a alternativa correta.
I – Paulo Freire compreende a educação como um processo de humanização.
II - Educação e humanização são termos indicotomizáveis, pois educar, em síntese, objetiva formar e “transformar” seres humanos, valorizando processos de mudança dos sujeitos, atualizando suas potencialidades, tornando-os humanos.
a. Apenas a asserção II está correta.
b. Todas as asserções são incorretas.
c. A asserção I está incorreta, mas a II está correta.
d. As asserções I e II estão corretas, sendo a II uma justificativa da I.
e. As asserções I e II estão corretas, não sendo a II uma justificativa da I.

Prévia do material em texto

Psicologia da Educação Atividade - II
Parte superior do formulário
Questão 1
Na Psicologia da Educação há uma forte discussão e mobilização para a ampliação do conceito/concepção de aprendizagem, em especial, há uma ferrenha oposição às visões que podem levar à “culpabilização” e “psicologização” da aprendizagem e suas possíveis dificuldades. Pois a aprendizagem depende de uma _________________________________ a entre hereditariedade e o meio ambiente. Suas causas podem ser inúmeras, como: químicas, físicas, imunológicas, infecciosas, familiar, psicossociais, afetivas e socioeconômicas. 
Assinale a alternativa que completa a frase corretamente. 
a. Interação completa e descontínua.
b. Interação complexa e contínua. 
c. Interação completa e não contínua.
d. Interação complexa e complementar
e. Interação contínua e completa. 
Sua resposta está correta.
Questão 2
Freud (1915) estabelece a partir de seus estudos, fases de desenvolvimento Psicossexual, considerando então que todas as crianças (pessoas) passam por diferentes estágios . 
Neste contexto, analise as colunas e relacione-as: 
	                            
                                 ESTÁGIOS 
 
 
1. ORAL  
 
                                                    
2. ANAL   
                                                        
 
3. FÁLICO                                                         
 
 
4. LATÊNCIA                                             
 
 
5. GENITAL                                                
 
 
	   
DESCRIÇÃO
 
 
(  ) Compreende dos 3 a 6 anos de idade, cujo há o surgimento do Superego. 
 
(   )  Compreende a faixa etária de 1 a 3 anos de idade, cujo exercício dos músculos do anus é fonte de prazer. 
 
(    )  Corresponde a partir da puberdade em diante e conflitos não resolvidos nos estágios anterios resurgem. 
 
(    ) Compreende o primerio ano de vida, sua zona erógena é a boca e há o surgimento do Ego. 
 
(   ) Compreende dos 6 anos de idade até a puberdade e o prazer se centra na interação social.  
 
Assinale a alternativa que corresponde a sequência relacional correta. 
a. 5, 1, 3, 2, 4.
b. 3, 2, 5, 1, 4. 
c. 4, 2, 5, 3, 1.
d. 2, 3, 4, 1, 5.
e. 2, 4, 5, 3, 1.
Sua resposta está correta.
Questão 3
Rogers (1959) também propõe que o ensino tem que ter o objetivo desde o início da educação escolar até o fim da formação educacional do indivíduo. Ademais, precisa ocorrer por meio do professor como facilitador da aprendizagem, que prepare o aluno com dinamicidade, levando-o a inquietudes para construir novos conhecimentos que são exigências advindas da sociedade atual. 
Sobretudo, isso deve ocorrer por meio do(a): 
Assinale a alternativa correta. 
a. Da tradição e pela imposição e rigidez, sem desejo de mudança e transformações.
b. Desejo em não promover mudanças e transformações, sendo assim pela tradição, imposição e rigidez.
c. Da tradição, imposição e rigidez, com desejo de mudança e tranformação. 
d. Desejo de mudança e transformação, não pela tradição, imposição e rigidez.
e. Desejo de mudança e transformação e também pela tradição, imposição e rigidez. 
Sua resposta está correta.
Questão 4
Na luz da concepção humanizadora do homem, o ensino é totalmente centrado no aluno, que aparece como uma pessoa situada no mundo e em processo constante de descoberta. O professor não ensina: apenas cria condições para que os alunos aprendam.  Freire (1996) então destaca em seus estudos alguns princípios importantes em relação a atuação do professor, no qual o seu papel neste contexto é:
Assinale a alternativa correta.
a. Ser o mediador do aprendizado que o aluno conduz ao seu modo. 
b. Ser o facilitador do aprendizado que o aluno conduz ao seu modo. 
c. 
Ser o facilitador do aprendizado que o aluno não conduz ao seu modo.
d. Ser o condutor do aprendizado do aluno. 
e. Ser o mediador que o aluno não conduz ao seu modo.
Sua resposta está correta.
Questão 5
Em sua teoria Rogers (1959), defende a ideia de que os alunos vão apresentar sucesso na aprendizagem e serem mais assíduos, interessados, motivados e participativos, como também apresentar criatividade e capacidade em resolver problemas, quando os professores respeitarem e proporcionarem um clima humano, seja de modo relacional, afetivo, em um espaço que transmita confiança, facilitando a aprendizagem. 
Desse modo, podemos afirmar que: 
I - O professor é o fortalecedor nas interações entre os alunos em um ambiente acolhedor. 
II – O professor deve ser o facilitador da aprendizagem. 
III – Enquanto detentor do conhecimento o professor é o único que pode pode transmiti-lo. 
IV – O professor é quem deve dar suporte aos alunos no processo de acesso ao conhecimento.  
Assinale a alternativa correta.
a. Apenas as afirmações III e IV estão corretas.
b. Apenas as afirmações II e III estão corretas.
c. Apenas as afirmações I e IV estão corretas.
d. Todas as afirmações estão corretas.
e. Apenas as afirmações I, II é IV estão corretas. 
Sua resposta está correta.
Questão 6
A teoria de abordagem de Vygotski também ficou conhecida como sociointeracionista, haja visto que, para o estudioso as relações sociais são permeadas de aprendizagens, de modo que a relação do indivíduo com o mundo está sempre mediada pelo outro, aquele que nos fornece os significados que nos permitem pensar o mundo a nossa volta. Em suma, ele defende que o indivíduo precisa do ambiente social que é o que vai possibilitá-lo e levá-lo a se apropriar e assimilar por meio dos recursos sígnicos que são os responsáveis pela mediação das ações humanas, disponíveis na cultura. 
Neste sentido, para Vygostki o desenvolvimento cognitivo do ser humano é: 
Assinale a alternativa correta. 
a. Conversão das funções mentais em relações sociais.
b. Conversão das relações sociais em funções mentais. 
c. Conversão das relações sociais em funções físicas.
d. Conversão das relações sociais em funções pedagógicas.
e. Conversão das relações individuais em funções físicas.
Sua resposta está correta.
Questão 7
Paulo Freire é o defensor da Pedagogia libertadora, ao acreditar de que transformações sociais no sentido de tornar a sociedade mais justa, igualitária e solidária só acontecerá mediante uma educação de senso crítico, haja visto que, desenvolver a capacidade de criticidade do oprimido sobre sua realidade, da suporte para sua libertação em relação ao opressor.  Neste contexto, Freire então define três princípios da docência. Quais são eles? 
Assinale a alternativa correta. 
a. Não há docência sem discência, ensinar é transferir conhecimento, ensinar é uma especificidade humana.
b. Há docência sem discência, ensinar não é transferir conhecimento, ensinar é uma especificidade humana.
c. Não há docência sem discência, ensinar  é somente transferir conhecimento, ensinar não é uma especificidade humana.
d. Não há docência sem discência, ensinar não é transferir conhecimento, ensinar é uma especificidade humana.
e. Há docência sem discência, ensinar não é transferir conhecimento, ensinar não é uma especificidade humana.
Sua resposta está correta.
Questão 8
Em seus estudos, Freud (1856-1939) que ao longo do processo de desenvolvimento físico e mental, as crianças também passam por fases psquícas nos quais ele compreendeu enquanto estágios do desenvolvimento psicossexual, cujo o instinto sexual foca em diferentes zonas erógenas do corpo. Tais, correspondem do nascer da criança até o período de puberdade da mesma. Sobre eles, podemos dizer que foram denominados sequencialmente de:  
Assinale a alternativa correta. 
a. Oral, Anal, Fálico, Latência e Genital. 
b. Anal, Fálico, Latência e Genital apenas.
c. Oral, Anal, Latência e Genital apenas. 
d. Oral, Fálico, Latência e Genital apenas.
e. Oral, Analítico, Fálico, Latência e Genital.
Sua resposta está correta.
Questão 9
Em meados da década 70, Gowin (1981) deu início a essa nova maneira de construir e disseminar o conhecimento científico, e então apresentou o diagrama V, em que aparecem os elementos que estruturam o processo de produção do conhecimento. O diagrama traz duasformas de olhar o conhecimento científico: a conceptual e a metodológica. 
Sobre essas duas formas de olhar o conhecimento científico, podemos afirmar que:
I – A visão conceptual, ou seja, do domínio teórico-conceitual, estabelece os conceitos, que podem ser criados princípios e leis que se organizam em teorias que têm sistemas de crenças ou filosofias subjacentes. 
II – A visão de domínio metodológico, compreende que a partir dos registros dos eventos pode-se alcançar dados, por meio de transformações como atribuição de parâmetros, índices, coeficientes; e esses dados estão propensos a sofrerem novas mudanças metodológicas, como gráficos, correlações, categorizações, que são base para a organização de asserções de conhecimento. 
III – O domínio teórico-conceitual compreende ao PENSAR e o domínio metodológico ao FAZER. 
IV – É no lado direito do diagrama V, representado pelo PENSAR que ocorre a constante interação entre os dois domínios. 
Assinale a alternativa correta. 
a. Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
c. Apenas as alternativas I, II e III estão corretas. 
d. Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
e. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Sua resposta está correta.
Questão 10
Cognominado como um maiores educadores do século Paulo Freire defende seu pensamento pedagógico voltado para uma educação humanizadora, considerando como apontado por Brandão (2002, p. 22) que “[...] cabe, também, à educação a responsabilidade de abrir as portas da mente e do coração e de apontar horizontes de construção partilhada de sociedades humanas mais humanizadas”. 
Neste sentido, podemos considerar que: 
I – Paulo Freire compreende a educação como um processo de humanização. 
PORTANTO.
II - Educação e humanização são termos indicotomizáveis, pois educar, em síntese, objetiva formar e “transformar” seres humanos, valorizando processos de mudança dos sujeitos, atualizando suas potencialidades, tornando-os humanos. 
Sobre as asserções, assinale a alternativa correta. 
a. Apenas a asserção II está correta,  
b. Todas as asserções são incorretas. 
c. A asserção I está incorreta, mas a II está correta.  
d. 
As asserções I e II estão corretas, sendo a II uma justificativa da I.
e. As asserções I e II estão corretas, não sendo a II uma justificativa da I.
Sua resposta está correta.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina