Buscar

TEO DA HIST AV2_2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�Fechar�
	Avaliação: CEL0496_AV2_» TEORIA DA HISTÓRIA
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 
	Professor:
	JOSELIA DE CASTRO SILVA
	Turma: 
	Nota da Prova: Nota do Trabalho:        Nota de Participação:        Data: 11/03/2013 20:21:27
	�
	 1a Questão (Cód.: 25736)
	3a sem.: História Economica
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O modo de se pensar a História como construída através de etapas, ressaltando a luta de classes e considerando-a teleológica tem suas limitações. Após ser muito utilizado os historiadores perceberam que tal modo não dava conta de responder certos aspectos da vida social.
Sobre qual modelo teórico o texto acima se refere:
	
	
	História dos Annales
	
	HIstória Regional
	
	HIstória Positivista
	
	História marxista
	
	História do Cotidiano
	
	�
	 2a Questão (Cód.: 17861)
	7a sem.: História das mentalidades
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sobre a História das mentalidades pode-se afirmar que:
	
	
	A partir de meados da década de 1980, na França, muitas das temáticas antes abordadas pela História das Mentalidades começaram a ser abordadas pela Nova História econômica.
	
	Apesar da História das Mentalidades ter se definido no final da década de 1960, suas raízes remetem a Idade Média e a prática dos monges copistas.
	
	O arcabouço intelectual que vai contribuir para o surgimento da Nova História Cultural está intimamente ligado ao surgimento, no final da década de 1920, na França, de uma nova forma de se pensar as questões historiográficas, identificada como História das Mentalidades.
	
	Dentre os objetos típicos da História das mentalidades pode-se citar, por exemplo, as estruturas políticas e econômicas.
	
	O surgimento da história das mentalidades está ligado a separação entre sujeito e objeto característicos de uma historiografia do século XIX.
	
	�
	 3a Questão (Cód.: 22503)
	8a sem.: Micro história
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sobre a micro-história, marque a alternativa correta:
	
	
	A micro-história, a partir da década de 30 passou a priorizar a narrativa dos grandes líderes políticos.
	
	Defende uma delimitação temática extremamente específica por parte do historiador, inclusive em termos de espacialidade e de temporalidade, mas não se reduz apenas a isto.
	
	A micro-história pretende tornar-se a principal interpretação acerca da sociedade, não descartando, contudo a história positivista.
	
	Para a micro-história o individual é contraditório ao social por aquele possibilitar a apreensão de aspectos diferentes do último.
	
	Tem como preocupação construir uma história do cotidiano e econômica, apenas das classes pobres, por isso a preferência pela micro-análise da sociedade.
	
	�
	 4a Questão (Cód.: 18652)
	2a sem.: A crise das ciências sociais do século XX
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sobre a crise atravessada pelas ciências sociais atravessada a partir da década de 1970, no século XX pode-se se afirmar que: 
	
	
	A Segunda Guerra Mundial serviu para demonstrar como as teorias desenvolvidas pelas ciências sociais conseguiam explicar o progresso e os avanços da humanidade.
	
	A discussão acerca do conceito de civilização e cultura não é importante para a compreensão da crise das ciências sociais do século XX.
	
	A crise ligada à disciplina História ocorreu, sobretudo, após a Segunda Guerra Mundial com a crise do paradigma iluminista.
	
	A crise ocorreu apenas na antropologia, não atingindo a ciência histórica.
	
	Houve uma crise de método na ciência histórica somente antes do desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial.
	
	�
	 5a Questão (Cód.: 17800)
	2a sem.: história oral
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A moderna História oral surgiu na década de 1940, pós-segunda guerra mundial nos Estados Unidos. Essa metodologia tornou possível a transformação de objetos de estudo em sujeitos, uma vez que:
	
	
	Defende que as sociedades não letradas são sociedades sem história, uma vez que não tem como registrar o passado. 
	
	Não serve como instrumento para informação sobre o passado, pois o que interessa é apenas a objetividade dos narradores 
	
	Promove a separação entre sujeito e objeto colocando o historiador em uma imparcialidade necessária para o desenvolvimento de seus trabalhos 
	
	Acredita que as fontes orais são apenas complementos das fontes escritas. 
	
	Contribui para uma história mais rica e viva, pois os entrevistados são ao mesmo tempo os objetos a serem estudado e podem contribuir para a construção de sua história. 
	
	�
	 6a Questão (Cód.: 27090)
	5a sem.: história cultural
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A ampliação do conceito de cultura na história veio como reação ao determinismo econômico de uma infra-estrutura que tudo abarcava. Isto significa que: 
	
	
	A história econômica é anterior e mais importante do que a história cultural. 
	
	A ampliação do conceito de cultural veio complementar o determinismo econômico do século XX, inaugurado a partir da década de 1960. 
	
	As relações econômicas e sociais não são anteriores às culturais, nem as determinam; elas próprias são campos de prática e produção cultural. 
	
	A macro história econômica é o principal objeto de estudo da história cultural e econômica. 
	
	As relações econômicas e sociais são anteriores às culturais e determinaam os campos de rática e produção cultural. 
	
	�
	 7a Questão (Cód.: 17796)
	8a sem.: Micro-história
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	"Pode-se afirmar que a micro-história foi um movimento de reação à história social, sobretudo aquela que seguia apenas aos moldes da história econômica. Essa metodologia representou uma reação, visando promover a discussão de temas aos quais as grandes narrativas haviam deixado de fora da história." Marque a alternativa abaixo que melhor explica o fragmento: 
	
	
	Para a micro-história o individual é contraditório ao social por aquele possibilitar a apreensão de aspectos diferentes do último. 
	
	A micro-história não foge das generalizações, dos apegos a contextualizações e explicações, buscando uma análise macroscópia investigativa e criteriosa capaz de revelar fatos e personagens que outrora passariam desapercebidos
	
	A micro-história, a partir da década de 60 passou a priorizar a narrativa dos grandes acontecimentos políticos. 
	
	A micro-história possibilita, por meio do jogo de escalas de análise, a apreensão de aspectos que passariam despercebidos em escalas macroanalíticas, em análises estruturais, quantitativas e seriais. 
	
	A micro-história representou uma reação contra a história social inaugurada pelos Annales, pois estes ao trabalhavam com uma metodologia que incluía a política. 
	
	�
	 8a Questão (Cód.: 17862)
	9a sem.: tendências para a historiografia a partir da década de 1960
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sobre as tendências da historiografia a partir segunda metade do século XX NÃO se pode afirmar que:
	
	
	A Nova história cultural abriu espaço para o estudo de novos objetos como a cultura popular, cultura letrada e as diferentes formas de representações das sociedades.
	
	A Nova história cultural, praticada a partir da década de 1980 segue um novo paradigma, ou seja, um modelo para a prática formal de pesquisa baseada fundamentalmente apenas em documentos escritos.
	
	A expressão "nova história cultural" entrou em uso de forma sistemática no final da década de 1980 e se transformou na forma dominante de história praticada hoje.
	
	A virada em direção à antropologia foi um dos aspectos mais característicos da prática da história cultural. entre as década de 1960 a 1990. 
	
	A partir da década de 1960 os historiadores verificaram a importância dos valores para explicar a produção, a acumulação e o consumo de riqueza, bem como a usar o termo cultura no sentido mais amplo.
	
	�
	 9a Questão (Cód.: 36448)
	4a sem.: História política
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	"A convergência desses diversos fatores explica razoavelmente o descrédito em que a história política foi lançada pela evolução das realidades e a revolução dos espíritos. Tudo levava a crer queela não tinha mais futuro. Ora, eis que, há duas ou três décadas, se esboçaram os sinais enunciadores, e depois multiplicaram-se as manifestações de um retorno com força total". (RÉMOND, René. "Uma história do presente". In:___. (org). Por uma história política. RJ: FGV, 2003. p. 21.) 
Contextualize historicamente o "retorno do político" e defina como este campo de investigação reagiu às críticas da Escola dos Annalles. 
	
	
Resposta: O mode de pensar a história como construúdas através de etapas ressaltando a luta de classes .
	
Gabarito: Com base na bibliografia indicada, o aluno deverá contextualizar o retorno da história política na França da década de 1980 e demonstrar como a "nova história política'' tentou responder e se adequar as críticas do grupo dos Annales: uso de fontes quantitativas, da longa duração de tempo, problematização, etc. 
	
	�
	 10a Questão (Cód.: 36369)
	8a sem.: Micro-história
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	"A micro-história dirigiu especificamente o problema da comunicação e tem estado bastante consciente de que a pesquisa histórica não tem a ver apenas com a comunicação dos resultados em um livro". (LEVI, Giovanni. 'Sobre a Micro-história'. In:____.(org.). A escrita da história: novas perspectivas. SP: UNESP, 1992. p.152.) 
A partir da leitura do fragmento acima, defina como a micro-história, enquanto procedimento analítico, lida com a problemática da narrativa histórica. 
	
	
Resposta: Ela lida com a problemática da narrativa histórica reagindo a história social e promovendo a discussão de temas as quais as grandes narrativas haviam deixado de fora da história. Tem como preocupação uma delimitação temática
	
Gabarito: Seguindo a orientação da bibliografia indicada, o aluno deverá demonstrar que na proposta de Levi a narrativa construída pela micro-história deve se preocupar em indicar todo o processo e as reflexões percorridas pelo pesquisador.

Outros materiais

Perguntas Recentes