Logo Passei Direto
Buscar

Prova do Concurso PM-MG 2011 - Soldado3

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Língua Portuguesa e Conhecimentos Profissionais
1ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA. Conforme o 5º parágrafo do texto, o juiz Rodrigues sentiu-se perseguido porque:
A. ( ) Não conseguiu explicar seu ponto de vista, uma vez que se considera um defensor do gênero feminino.
B. ( ) A imprensa não o deixou explicar o ocorrido e alguns colegas, que concordam com ele, não suportam o homem frágil.
C. ( ) Foi mal interpretado pelas pessoas que não concordam com ele, mas têm coragem de falar publicamente.
D. ( ) É considerado um homem extremamente tolo, mole, e admitiu achar a Lei Maria da Penha um “monstrengo tinhoso.”

2ª QUESTÃO – A Lei Maria da Penha recebe essa alcunha por causa:
A. ( ) De uma manifestação feminista.
B. ( ) Da paraplegia de um homem agredido.
C. ( ) De uma mulher agredida pelo companheiro.
D. ( ) Da Igreja da Penha no Rio de Janeiro.

4ª QUESTÃO – Leia o trecho abaixo: “Algo me diz que ela tem apreço pela Lei Maria da Penha e não acha o mundo masculino”. A expressão destacada equivale a:
A. ( ) Ojeriza.
B. ( ) Descaso.
C. ( ) Estima.
D. ( ) Repúdio.

5ª QUESTÃO – Segundo o 6º parágrafo do texto, é CORRETO afirmar que:
A. ( ) Podemos falar e pensar tudo que quisermos, principalmente quando ocupamos um cargo importante.
B. ( ) O caso do magistrado leva a uma reflexão sobre um tipo de liberdade.
C. ( ) Um juiz pode ter uma “concepção individual” que contrarie uma norma que foi instituída, não trazendo consequência alguma.
D. ( ) O parágrafo questiona os limites da liberdade de imprensa.

6ª QUESTÃO – Assinale a alternativa que NÃO esteja em conformidade com as ideias do texto:
A. ( ) Devemos refletir sobre os limites da liberdade de expressão. Podemos pensar o que quisermos, porém devemos ser cautelosos ao falar.
B. ( ) Devemos usar da superioridade dos cargos que ocupamos para julgar os fatos e as ideias inovadoras.
C. ( ) As pessoas acusadas de “mal interpretadas” devem rever suas concepções ditas em público a fim de evitar percalços.
D. ( ) A Lei Maria da Penha, desde sua criação em 2006, vem modificando o pensamento masculino em relação a mulher.

7ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA. A expressão destacada que pertence a uma variedade linguística mais formal é:
A. ( ) “Podemos pensar o que der na telha.”
B. ( ) “O caso do juiz língua solta de Sete Lagoas, Minas Gerais, nos leva a refletir sobre os limites da liberdade de expressão.”
C. ( ) “(...) Digamos que, em casa, no domingão com a família, ou nos bares de Sete Lagoas, o cidadão Edílson desça o sarrafo na Lei Maria da Penha.”
D. ( ) “(...) Rodrigues já conta com a solidariedade do ministro Marco Aurélio. Um sinal de que poderá ser definitivamente reabilitado.”

8ª QUESTÃO – Leia o trecho abaixo: “Todos os acusados – juiz, general, bispo, goleiro – se disseram ‘mal interpretados’. Queria saber se o juiz Edílson Rodrigues repetiria tudo o que pensa diante de Dilma.” Assinale a alternativa cuja palavra sublinhada tenha o mesmo valor semântico da que está sublinhada no texto acima:
A. ( ) “Se essa lei vingar, a família estará em perigo.”
B. ( ) “Por muito tempo, Rodrigues sentiu-se perseguido.”
C. ( ) “(...) A mulher não suporta o homem emocionalmente frágil, pois é exatamente por ele que ela quer se sentir protegida.”
D. ( ) “Ele se considera um defensor do gênero feminino.(...)”

9ª QUESTÃO – Conforme as regras de concordância verbal, assinale a alternativa CORRETA quanto à concordância dos verbos sublinhados:
A. ( ) Foi o que fizestes Joana e eu.
B. ( ) Acontecem tantas coisas boas na nossa vida!
C. ( ) Tanto o professor como o aluno era até certo ponto culpados.
D. ( ) Eram uma vez dois homens andantes.

10ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA. O verbo é considerado defectivo quando:
A. ( ) Sua conjugação não tem a 3ª pessoa do plural.
B. ( ) Pode ser conjugado em todas as formas e pessoas.
C. ( ) Apresenta problemas na conjugação.
D. ( ) Só apresenta o presente do subjuntivo.

11ª QUESTÃO – Assinale a alternativa em que todas as palavras sejam substantivos coletivos:
A. ( ) Árvores, leis, chaves, anjos.
B. ( ) Patifes, prisioneiros, plateia, resma.
C. ( ) Turma, espectadores, sentinelas, abelhas.
D. ( ) Quadrilha, banca, matilha, cardume.

12ª QUESTÃO – Assinale a alternativa CORRETA:
A. ( ) A palavra “cachorrinha” possui 08 fonemas.
B. ( ) Na palavra “creme” as letras CR formam um dígrafo.
C. ( ) Há um ditongo na palavra “Paraguai”.
D. ( ) Não há encontro vocálico na palavra “papagaio.”

13ª QUESTÃO – Leia o texto abaixo e complete as lacunas. A seguir, marque a alternativa que completa, CORRETAMENTE o texto: “A cidade __________ qual iremos, possui praias __________ quais chegaremos.”
A. ( ) à, as.
B. ( ) a, às.
C. ( ) à, às.
D. ( ) a, as.

14ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA quanto ao plural dos adjetivos compostos destacados:
A. ( ) Os vestidos comprados na loja ao lado eram cores-de-rosa.
B. ( ) Os ternos eram azuis-marinhos.
C. ( ) Eram crianças surda-mudas.
D. ( ) Os médicos precisam de novos aparelhos médico-cirúrgicos.

15ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA com relação às regras de regência verbal para a língua culta:
A. ( ) O dentista mora à Rua Ituiutaba.
B. ( ) Joaquim aspirou ao pó do assoalho.
C. ( ) Visaram o alvo com seus fuzis e acertaram-no bem no meio.
D. ( ) Cheguei na reunião muito atrasada.

O Caderno Doutrinário 1 (Intervenção Policial, Verbalização e Uso de Força) define que o uso de força pelos policiais deve ser norteado pela preservação da vida, da integridade física e da dignidade de todas as pessoas envolvidas em uma intervenção policial e, ainda, pelos princípios essenciais.
16ª QUESTÃO – Com base na definição constante do Caderno Doutrinário 1, são princípios essenciais do uso de força:
A. ( ) Legalidade, Necessidade, Proporcionalidade, Moderação e Conveniência.
B. ( ) Cooperação, Resistência, Graduação e Conveniência.
C. ( ) Planejamento, Aplicação, Graduação e Avaliação.
D. ( ) Antecedentes, Planejamento, Viabilidade, Aplicação e Avaliação.

Conforme previsto no Decreto nº 44.557, de 28Jun2007, que contém o Regulamento de Promoção de Praças das Instituições Militares do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar que o período mínimo de interstício na graduação, para promoção por antiguidade ou merecimento, à graduação seguinte, será de:
17ª QUESTÃO –
A. ( ) Quatro anos na graduação de 2º Sargento.
B. ( ) Cinco anos na graduação de 1º Sargento.
C. ( ) Cinco anos na graduação de Subtenente.
D. ( ) Cinco anos na graduação de 3º Sargento.

20ª QUESTÃO – De acordo com a Lei nº 5.301, de 16Out1969, que contém o Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais (EMEMG), é CORRETO afirmar que:
A. ( ) O militar da ativa que aceitar cargo público temporário, estranho à sua carreira, será transferido para a reserva ou reformado com os direitos e deveres definidos nesta lei.
B. ( ) O militar será considerado estável após cinco anos de efetivo serviço no cargo, mediante avaliação de desempenho individual.
C. ( ) Serão organizados semestralmente "almanaques" da Polícia Militar, contendo a relação nominal de oficiais, aspirantes a oficial e graduados da ativa, distribuídos pelos respectivos quadros, de acordo com a antiguidade dos postos e graduações.
D. ( ) Os militares da reserva ou reformados podem ser proibidos de usar uniformes, temporária ou definitivamente, em virtude da prática de atos indignos, por decisão do Comandante Geral.

Conforme a Resolução nº 3.666, de 02Ago2002, que aprova Manual de Processos e Procedimentos Administrativos-Disciplinares da PMMG (MAPPAD/PM), com relação à Sindicância Regular, terminada a fase de instrução, com a juntada de todas as provas, é CORRETO afirmar que:
21ª QUESTÃO –
A. ( ) Se houver mais de um Sindicado, o prazo para entrega das razões escritas de defesa será de 15 (quinze) dias úteis.
B. ( ) Antes do relatório final, o Sindicante abrirá vistas ao Sindicado, por 05 (cinco) dias úteis, para que apresente suas razões escritas de defesa.
C. ( ) Os prazos destinados à defesa serão computados no prazo regulamentar do Sindicante, que deverá mencioná-los no relatório, para justificar-se, se for o caso.
D. ( ) O Sindicante deverá especificar, no termo de abertura de vistas ao Sindicado, as faltas disciplinares que pesam em seu desfavor e em desfavor dos outros Sindicados.

22ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA. De acordo com o que preceitua o Manual de Processos e Procedimentos Administrativos-Disciplinares da PMMG (MAPPAD/PM), a primeira pessoa a ser formalmente ouvida num Processo/Procedimento, quando houver, será o (a):
A. ( ) Acusador e/ou vítima.
B. ( ) Acusado.
C. ( ) Testemunha.
D. ( ) Defensor.

23ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA. O acusado deverá ser notificado da coleta de seu termo de declaração com pelo menos, segundo o preceitua o Manual de Processos e Procedimentos Administrativos-Disciplinares da PMMG (MAPPAD/PM), com:
A. ( ) 24 horas de antecedência.
B. ( ) 12 horas de antecedência.
C. ( ) 48 horas de antecedência.
D. ( ) 36 horas de antecedência.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Língua Portuguesa e Conhecimentos Profissionais
1ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA. Conforme o 5º parágrafo do texto, o juiz Rodrigues sentiu-se perseguido porque:
A. ( ) Não conseguiu explicar seu ponto de vista, uma vez que se considera um defensor do gênero feminino.
B. ( ) A imprensa não o deixou explicar o ocorrido e alguns colegas, que concordam com ele, não suportam o homem frágil.
C. ( ) Foi mal interpretado pelas pessoas que não concordam com ele, mas têm coragem de falar publicamente.
D. ( ) É considerado um homem extremamente tolo, mole, e admitiu achar a Lei Maria da Penha um “monstrengo tinhoso.”

2ª QUESTÃO – A Lei Maria da Penha recebe essa alcunha por causa:
A. ( ) De uma manifestação feminista.
B. ( ) Da paraplegia de um homem agredido.
C. ( ) De uma mulher agredida pelo companheiro.
D. ( ) Da Igreja da Penha no Rio de Janeiro.

4ª QUESTÃO – Leia o trecho abaixo: “Algo me diz que ela tem apreço pela Lei Maria da Penha e não acha o mundo masculino”. A expressão destacada equivale a:
A. ( ) Ojeriza.
B. ( ) Descaso.
C. ( ) Estima.
D. ( ) Repúdio.

5ª QUESTÃO – Segundo o 6º parágrafo do texto, é CORRETO afirmar que:
A. ( ) Podemos falar e pensar tudo que quisermos, principalmente quando ocupamos um cargo importante.
B. ( ) O caso do magistrado leva a uma reflexão sobre um tipo de liberdade.
C. ( ) Um juiz pode ter uma “concepção individual” que contrarie uma norma que foi instituída, não trazendo consequência alguma.
D. ( ) O parágrafo questiona os limites da liberdade de imprensa.

6ª QUESTÃO – Assinale a alternativa que NÃO esteja em conformidade com as ideias do texto:
A. ( ) Devemos refletir sobre os limites da liberdade de expressão. Podemos pensar o que quisermos, porém devemos ser cautelosos ao falar.
B. ( ) Devemos usar da superioridade dos cargos que ocupamos para julgar os fatos e as ideias inovadoras.
C. ( ) As pessoas acusadas de “mal interpretadas” devem rever suas concepções ditas em público a fim de evitar percalços.
D. ( ) A Lei Maria da Penha, desde sua criação em 2006, vem modificando o pensamento masculino em relação a mulher.

7ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA. A expressão destacada que pertence a uma variedade linguística mais formal é:
A. ( ) “Podemos pensar o que der na telha.”
B. ( ) “O caso do juiz língua solta de Sete Lagoas, Minas Gerais, nos leva a refletir sobre os limites da liberdade de expressão.”
C. ( ) “(...) Digamos que, em casa, no domingão com a família, ou nos bares de Sete Lagoas, o cidadão Edílson desça o sarrafo na Lei Maria da Penha.”
D. ( ) “(...) Rodrigues já conta com a solidariedade do ministro Marco Aurélio. Um sinal de que poderá ser definitivamente reabilitado.”

8ª QUESTÃO – Leia o trecho abaixo: “Todos os acusados – juiz, general, bispo, goleiro – se disseram ‘mal interpretados’. Queria saber se o juiz Edílson Rodrigues repetiria tudo o que pensa diante de Dilma.” Assinale a alternativa cuja palavra sublinhada tenha o mesmo valor semântico da que está sublinhada no texto acima:
A. ( ) “Se essa lei vingar, a família estará em perigo.”
B. ( ) “Por muito tempo, Rodrigues sentiu-se perseguido.”
C. ( ) “(...) A mulher não suporta o homem emocionalmente frágil, pois é exatamente por ele que ela quer se sentir protegida.”
D. ( ) “Ele se considera um defensor do gênero feminino.(...)”

9ª QUESTÃO – Conforme as regras de concordância verbal, assinale a alternativa CORRETA quanto à concordância dos verbos sublinhados:
A. ( ) Foi o que fizestes Joana e eu.
B. ( ) Acontecem tantas coisas boas na nossa vida!
C. ( ) Tanto o professor como o aluno era até certo ponto culpados.
D. ( ) Eram uma vez dois homens andantes.

10ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA. O verbo é considerado defectivo quando:
A. ( ) Sua conjugação não tem a 3ª pessoa do plural.
B. ( ) Pode ser conjugado em todas as formas e pessoas.
C. ( ) Apresenta problemas na conjugação.
D. ( ) Só apresenta o presente do subjuntivo.

11ª QUESTÃO – Assinale a alternativa em que todas as palavras sejam substantivos coletivos:
A. ( ) Árvores, leis, chaves, anjos.
B. ( ) Patifes, prisioneiros, plateia, resma.
C. ( ) Turma, espectadores, sentinelas, abelhas.
D. ( ) Quadrilha, banca, matilha, cardume.

12ª QUESTÃO – Assinale a alternativa CORRETA:
A. ( ) A palavra “cachorrinha” possui 08 fonemas.
B. ( ) Na palavra “creme” as letras CR formam um dígrafo.
C. ( ) Há um ditongo na palavra “Paraguai”.
D. ( ) Não há encontro vocálico na palavra “papagaio.”

13ª QUESTÃO – Leia o texto abaixo e complete as lacunas. A seguir, marque a alternativa que completa, CORRETAMENTE o texto: “A cidade __________ qual iremos, possui praias __________ quais chegaremos.”
A. ( ) à, as.
B. ( ) a, às.
C. ( ) à, às.
D. ( ) a, as.

14ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA quanto ao plural dos adjetivos compostos destacados:
A. ( ) Os vestidos comprados na loja ao lado eram cores-de-rosa.
B. ( ) Os ternos eram azuis-marinhos.
C. ( ) Eram crianças surda-mudas.
D. ( ) Os médicos precisam de novos aparelhos médico-cirúrgicos.

15ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA com relação às regras de regência verbal para a língua culta:
A. ( ) O dentista mora à Rua Ituiutaba.
B. ( ) Joaquim aspirou ao pó do assoalho.
C. ( ) Visaram o alvo com seus fuzis e acertaram-no bem no meio.
D. ( ) Cheguei na reunião muito atrasada.

O Caderno Doutrinário 1 (Intervenção Policial, Verbalização e Uso de Força) define que o uso de força pelos policiais deve ser norteado pela preservação da vida, da integridade física e da dignidade de todas as pessoas envolvidas em uma intervenção policial e, ainda, pelos princípios essenciais.
16ª QUESTÃO – Com base na definição constante do Caderno Doutrinário 1, são princípios essenciais do uso de força:
A. ( ) Legalidade, Necessidade, Proporcionalidade, Moderação e Conveniência.
B. ( ) Cooperação, Resistência, Graduação e Conveniência.
C. ( ) Planejamento, Aplicação, Graduação e Avaliação.
D. ( ) Antecedentes, Planejamento, Viabilidade, Aplicação e Avaliação.

Conforme previsto no Decreto nº 44.557, de 28Jun2007, que contém o Regulamento de Promoção de Praças das Instituições Militares do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar que o período mínimo de interstício na graduação, para promoção por antiguidade ou merecimento, à graduação seguinte, será de:
17ª QUESTÃO –
A. ( ) Quatro anos na graduação de 2º Sargento.
B. ( ) Cinco anos na graduação de 1º Sargento.
C. ( ) Cinco anos na graduação de Subtenente.
D. ( ) Cinco anos na graduação de 3º Sargento.

20ª QUESTÃO – De acordo com a Lei nº 5.301, de 16Out1969, que contém o Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais (EMEMG), é CORRETO afirmar que:
A. ( ) O militar da ativa que aceitar cargo público temporário, estranho à sua carreira, será transferido para a reserva ou reformado com os direitos e deveres definidos nesta lei.
B. ( ) O militar será considerado estável após cinco anos de efetivo serviço no cargo, mediante avaliação de desempenho individual.
C. ( ) Serão organizados semestralmente "almanaques" da Polícia Militar, contendo a relação nominal de oficiais, aspirantes a oficial e graduados da ativa, distribuídos pelos respectivos quadros, de acordo com a antiguidade dos postos e graduações.
D. ( ) Os militares da reserva ou reformados podem ser proibidos de usar uniformes, temporária ou definitivamente, em virtude da prática de atos indignos, por decisão do Comandante Geral.

Conforme a Resolução nº 3.666, de 02Ago2002, que aprova Manual de Processos e Procedimentos Administrativos-Disciplinares da PMMG (MAPPAD/PM), com relação à Sindicância Regular, terminada a fase de instrução, com a juntada de todas as provas, é CORRETO afirmar que:
21ª QUESTÃO –
A. ( ) Se houver mais de um Sindicado, o prazo para entrega das razões escritas de defesa será de 15 (quinze) dias úteis.
B. ( ) Antes do relatório final, o Sindicante abrirá vistas ao Sindicado, por 05 (cinco) dias úteis, para que apresente suas razões escritas de defesa.
C. ( ) Os prazos destinados à defesa serão computados no prazo regulamentar do Sindicante, que deverá mencioná-los no relatório, para justificar-se, se for o caso.
D. ( ) O Sindicante deverá especificar, no termo de abertura de vistas ao Sindicado, as faltas disciplinares que pesam em seu desfavor e em desfavor dos outros Sindicados.

22ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA. De acordo com o que preceitua o Manual de Processos e Procedimentos Administrativos-Disciplinares da PMMG (MAPPAD/PM), a primeira pessoa a ser formalmente ouvida num Processo/Procedimento, quando houver, será o (a):
A. ( ) Acusador e/ou vítima.
B. ( ) Acusado.
C. ( ) Testemunha.
D. ( ) Defensor.

23ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA. O acusado deverá ser notificado da coleta de seu termo de declaração com pelo menos, segundo o preceitua o Manual de Processos e Procedimentos Administrativos-Disciplinares da PMMG (MAPPAD/PM), com:
A. ( ) 24 horas de antecedência.
B. ( ) 12 horas de antecedência.
C. ( ) 48 horas de antecedência.
D. ( ) 36 horas de antecedência.

Prévia do material em texto

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1OGI6NGQzMDpiOWVlOmMwNzg6ZTQ4ODpkMGJm:VHVlLCAwNyBGZWIgMjAyMyAyMjoyNDoxMSAtMDMwMA==
 CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – A BUSCA PELA EXCELÊNCIA EM CONCURSOS. 
PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA ADMISSÃO AO CURSO INTENSIVO 
DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS, DO QPPM E QPE PARA O ANO DE 2011. 
CIFS/2011 
(Edital DRH/CRS nº 02/2011, de 18 de fevereiro de 2011) 
Língua Portuguesa e Conhecimentos Profissionais 
 
INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS: 
1. Abra este caderno de prova somente quando autorizado.
2. Esta prova contém 40 (quarenta) questões valendo 2,5 (dois vírgula cinco) pontos
cada e valor total de 100 (cento) pontos.
3. O tempo máximo permitido para a realização da prova objetiva será de 3 (três)
horas incluindo o preenchimento da folha de respostas.
4. Responda as questões e marque a opção desejada na folha de respostas, usando
caneta (tinta azul ou preta).
5. Para cada questão existe somente uma resposta.
6. Prova sem consulta.
7. Não será admitido nenhum tipo de rasura na folha de respostas. As questões
rasuradas ou em branco ou com dupla marcação serão consideradas nulas para o
candidato.
8. É proibido o uso de máquinas calculadoras, telefones celulares ou outros similares.
9. Iniciadas as provas, os candidatos somente poderão deixar a sala, e a esta
retornar, exclusivamente para uso de sanitários ou bebedouros, devidamente
acompanhados por fiscal do concurso.
10. Ao final da prova, entregue ao aplicador a folha de respostas, devidamente
preenchida, assinada e conferida, juntamente com o caderno de prova identificado.
DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS 
CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 
NOME: _____________________________________________ 
LOCAL DE PROVA: _________________ SALA: __________ 
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1OGI6NGQzMDpiOWVlOmMwNzg6ZTQ4ODpkMGJm:VHVlLCAwNyBGZWIgMjAyMyAyMjoyNDoxMSAtMDMwMA==
PROVA DO CURSO INTENSIVO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS - CIFS/2011 - QPPM E QPE 
 CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – A BUSCA PELA EXCELÊNCIA EM CONCURSOS. 3 
LÍNGUA PORTUGUESA 
“O mundo é masculino e assim deve permanecer” 
A lei Maria da Penha é um conjunto de regras diabólicas. Se essa lei vingar, a família 
estará em perigo. Ora, a desgraça humana começou no Éden: por causa da mulher. 
As armadilhas dessa lei absurda tornam o homem tolo, mole. O mundo é masculino e 
assim deve permanecer. No caso de impasse entre um casal, a posição do homem 
deve prevalecer até decisão da Justiça, já que o inverso não será do agrado da 
esposa. 
Releia o parágrafo acima, mas agora entre aspas. O autor dessas palavras é o juiz 
mineiro Edílson Rumbelsperger Rodrigues. Ele disse exatamente tudo isso em 
sentença, em 2007, ao julgar homens acusados de agredir e ameaçar suas mulheres. 
A Lei Maria da Penha existe desde agosto de 2006. Ela aumenta o rigor a agressões 
domésticas. Seu nome é uma homenagem à biofarmacêutica Maria da Penha Maia. 
Após duas tentativas de assassinato pelo marido em 1983, ela ficou paraplégica. O 
marido, Marco Antonio Herredia, foi preso após 19 anos de julgamento e ficou só dois 
anos em regime fechado. 
Em novembro do ano passado, o juiz Rodrigues foi suspenso por dois anos pelo 
Conselho Nacional da Justiça por suas “considerações preconceituosas e 
discriminatórias”. Na última terça-feira à noite, o ministro Marco Aurélio, do Supremo 
Tribunal Federal, cancelou a punição. Defendeu a liberdade de pensamento dos 
magistrados. Para Marco Aurélio, a opinião de Rodrigues é “uma concepção individual” 
e “suas considerações são abstratas”. Segundo o ministro, não é preciso concordar 
com o juiz, mas a punição seria um exagero. 
Na sexta-feira, tentei entrevistar Rodrigues. Por meio da assessoria da Associação dos 
Magistrados de Minas Gerais, ele informou que não vai falar sobre o assunto até o 
julgamento final do Supremo. Ditou uma nota aos assessores: “Meu pronunciamento 
pessoal seria mais prudente depois da decisão definitiva do STF, na qual 
evidentemente confiamos”. Rodrigues já conta com a solidariedade do ministro Marco 
Aurélio. Um sinal de que poderá ser definitivamente reabilitado. 
Por muito tempo, Rodrigues sentiu-se perseguido. “Fui mal interpretado”, disse na 
ocasião, em 2007. Explicou que não ofendeu ninguém e, em sua sentença, citou até “o 
filósofo Jesus”. Mas admitiu achar a Lei Maria da Penha um “monstrengo tinhoso”, que 
leva a um “feminismo socialmente perigoso”. Segundo Rodrigues, alguns colegas 
concordam com ele, mas não têm coragem de dizer isso publicamente. Ele se 
considera um defensor do gênero feminino: “A mulher não suporta o homem 
emocionalmente frágil, pois é exatamente por ele que ela quer se sentir protegida”. 
O caso do juiz língua solta de Sete Lagoas, Minas Gerais, nos leva a refletir sobre os 
limites da liberdade de expressão. Podemos pensar o que der na telha. Falar é mais 
complicado. Especialmente quando ocupamos um cargo importante e representamos 
uma instituição. Mais delicado ainda é um juiz ter uma “concepção individual” que 
contrarie uma lei instituída. Digamos que, em casa, no domingão com a família, ou nos 
bares de Sete Lagoas, o cidadão Edílson desça o sarrafo na Lei Maria da Penha. Tudo 
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1OGI6NGQzMDpiOWVlOmMwNzg6ZTQ4ODpkMGJm:VHVlLCAwNyBGZWIgMjAyMyAyMjoyNDoxMSAtMDMwMA==
PROVA DO CURSO INTENSIVO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS - CIFS/2011 - QPPM E QPE 
 CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – A BUSCA PELA EXCELÊNCIA EM CONCURSOS. 4 
bem. Mas usar sua convicção de superioridade masculina para julgar e proferir 
sentenças o torna pouco confiável para avaliar processos de agressão no lar. Ou não? 
Gafes de pessoas públicas têm um preço. A presidenta Dilma repreendeu o general 
José Elito por ter declarado que os desaparecidos na ditadura militar são “um fato 
histórico”. O general foi obrigado a pedir desculpas. O papa Bento XVI repreendeu o 
bispo britânico Richard Williamson por negar o Holocausto. Williamson pediu perdão. A 
presidenta do Flamengo, Patricia Amorim, repreendeu o ex-goleiro Bruno por 
perguntar, em defesa de Adriano: “Qual de vocês, casado, nunca brigou ou até saiu na 
mão com a mulher?”. Bruno pediu desculpas. Ele está preso, acusado de agredir e 
fazer sumir a ex-amante e mãe de seu filho Bruninho. 
Todos os acusados – juiz, general, bispo, goleiro – se disseram “mal interpretados”. 
Queria saber se o juiz Edílson Rodrigues repetiria tudo o que pensa diante de Dilma. 
Algo me diz que ela tem apreço pela Lei Maria da Penha e não acha o mundo 
masculino. 
Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI214409-15230,00.html> 
1ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA. Conforme o 5º parágrafo do texto, o 
juiz Rodrigues sentiu-se perseguido porque: 
A. ( ) Não conseguiu explicar seu ponto de vista, uma vez que se considera um
defensor do gênero feminino. 
B. ( ) A imprensa não o deixou explicar o ocorrido e alguns colegas, que concordam
com ele, não suportam o homem frágil. 
C. ( ) Foi mal interpretado pelas pessoas que não concordam com ele, mas têm
coragem de falar publicamente. 
D. ( ) É considerado um homem extremamente tolo, mole, e admitiu achar a Lei Maria
da Penha um “monstrengo tinhoso”. 
2ª QUESTÃO – A Lei Maria da Penha recebe essa alcunha por causa: 
A. ( ) De uma manifestação feminista.B. ( ) Da paraplegia de um homem agredido.
C. ( ) De uma mulher agredida pelo companheiro.
D. ( ) Da Igreja da Penha no Rio de Janeiro.
3ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA. O título do texto é: 
A. ( ) Uma consideração preconceituosa e discriminatória feita pelo ministro Marco
Aurélio, a respeito das agressões políticas. 
B. ( ) Um comentário feito pelo Conselho Nacional de Justiça ao juiz Rodrigues.
C. ( ) Um pronunciamento do ministro Marco Aurélio aos assessores da Associação
dos Magistrados de Minas Gerais . 
D. ( ) Uma consideração masculina feita pelo juiz Edílson Rumbelsperger, em
sentença, a respeito da Lei Maria da Penha. 
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1OGI6NGQzMDpiOWVlOmMwNzg6ZTQ4ODpkMGJm:VHVlLCAwNyBGZWIgMjAyMyAyMjoyNDoxMSAtMDMwMA==
PROVA DO CURSO INTENSIVO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS - CIFS/2011 - QPPM E QPE 
 CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – A BUSCA PELA EXCELÊNCIA EM CONCURSOS. 5 
4ª QUESTÃO – Leia o trecho abaixo: 
“Algo me diz que ela tem apreço pela Lei Maria da Penha e não acha o mundo 
masculino”. 
A expressão destacada equivale a: 
A. ( ) Ojeriza.
B. ( ) Descaso.
C. ( ) Estima.
D. ( ) Repúdio.
5ª QUESTÃO – Segundo o 6º parágrafo do texto, é CORRETO afirmar que: 
A. ( ) Podemos falar e pensar tudo que quisermos, principalmente quando ocupamos
um cargo importante. 
B. ( ) O caso do magistrado leva a uma reflexão sobre um tipo de liberdade.
C. ( ) Um juiz pode ter uma “concepção individual” que contrarie uma norma que foi
instituída, não trazendo consequência alguma. 
D. ( ) O parágrafo questiona os limites da liberdade de imprensa.
6ª QUESTÃO – Assinale a alternativa que NÃO esteja em conformidade com as ideias 
do texto: 
A. ( ) Devemos refletir sobre os limites da liberdade de expressão. Podemos pensar o
que quisermos, porém devemos ser cautelosos ao falar. 
B. ( ) Devemos usar da superioridade dos cargos que ocupamos para julgar os fatos
e as ideias inovadoras. 
C. ( ) As pessoas acusadas de “mal interpretadas” devem rever suas concepções
ditas em público a fim de evitar percalços. 
D. ( ) A Lei Maria da Penha, desde sua criação em 2006, vem modificando o
pensamento masculino em relação a mulher. 
7ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA. A expressão destacada que pertence 
a uma variedade linguística mais formal é: 
A. ( ) “Podemos pensar o que der na telha.”
B. ( ) “O caso do juiz língua solta de Sete Lagoas, Minas Gerais, nos leva a refletir
sobre os limites da liberdade de expressão.” 
C. ( ) “(...) Digamos que, em casa, no domingão com a família, ou nos bares de Sete
Lagoas, o cidadão Edílson desça o sarrafo na Lei Maria da Penha.” 
D. ( ) “(...) Rodrigues já conta com a solidariedade do ministro Marco Aurélio. Um sinal
de que poderá ser definitivamente reabilitado.” 
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1OGI6NGQzMDpiOWVlOmMwNzg6ZTQ4ODpkMGJm:VHVlLCAwNyBGZWIgMjAyMyAyMjoyNDoxMSAtMDMwMA==
PROVA DO CURSO INTENSIVO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS - CIFS/2011 - QPPM E QPE 
 CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – A BUSCA PELA EXCELÊNCIA EM CONCURSOS. 6 
8ª QUESTÃO – Leia o trecho abaixo: 
“Todos os acusados – juiz, general, bispo, goleiro – se disseram ‘mal interpretados’. 
Queria saber se o juiz Edílson Rodrigues repetiria tudo o que pensa diante de Dilma.” 
Assinale a alternativa cuja palavra sublinhada tenha o mesmo valor semântico da que 
está sublinhada no texto acima: 
A. ( ) “Se essa lei vingar, a família estará em perigo.”
B. ( ) “Por muito tempo, Rodrigues sentiu-se perseguido.”
C. ( ) “(...) A mulher não suporta o homem emocionalmente frágil, pois é exatamente
por ele que ela quer se sentir protegida.” 
D. ( ) “Ele se considera um defensor do gênero feminino.(...)”
9ª QUESTÃO – Conforme as regras de concordância verbal, assinale a alternativa 
CORRETA quanto à concordância dos verbos sublinhados: 
A. ( ) Foi o que fizestes Joana e eu.
B. ( ) Acontecem tantas coisas boas na nossa vida!
C. ( ) Tanto o professor como o aluno era até certo ponto culpados.
D. ( ) Eram uma vez dois homens andantes.
10ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA. O verbo é considerado defectivo 
quando: 
A. ( ) Sua conjugação não tem a 3ª pessoa do plural.
B. ( ) Pode ser conjugado em todas as formas e pessoas.
C. ( ) Apresenta problemas na conjugação.
D. ( ) Só apresenta o presente do subjuntivo.
11ª QUESTÃO – Assinale a alternativa em que todas as palavras sejam substantivos 
coletivos: 
A. ( ) Árvores, leis, chaves, anjos.
B. ( ) Patifes, prisioneiros, plateia, resma.
C. ( ) Turma, espectadores, sentinelas, abelhas.
D. ( ) Quadrilha, banca, matilha, cardume.
12ª QUESTÃO – Assinale a alternativa CORRETA: 
A. ( ) A palavra “cachorrinha” possui 08 fonemas.
B. ( ) Na palavra “creme” as letras CR formam um dígrafo.
C. ( ) Há um ditongo na palavra “Paraguai”.
D. ( ) Não há encontro vocálico na palavra “papagaio”.
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1OGI6NGQzMDpiOWVlOmMwNzg6ZTQ4ODpkMGJm:VHVlLCAwNyBGZWIgMjAyMyAyMjoyNDoxMSAtMDMwMA==
PROVA DO CURSO INTENSIVO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS - CIFS/2011 - QPPM E QPE 
 CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – A BUSCA PELA EXCELÊNCIA EM CONCURSOS. 7 
13ª QUESTÃO – Leia o texto abaixo e complete as lacunas. A seguir, marque a 
alternativa que completa, CORRETAMENTE o texto: 
“A cidade __________ qual iremos, possui praias __________ quais chegaremos.” 
A. ( ) à, as.
B. ( ) a, às.
C. ( ) à, às.
D. ( ) a, as.
14ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA quanto ao plural dos adjetivos 
compostos destacados: 
A. ( ) Os vestidos comprados na loja ao lado eram cores-de-rosa.
B. ( ) Os ternos eram azuis-marinhos.
C. ( ) Eram crianças surda-mudas.
D. ( ) Os médicos precisam de novos aparelhos médico-cirúrgicos.
15ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA com relação às regras de regência 
verbal para a língua culta: 
A. ( ) O dentista mora à Rua Ituiutaba.
B. ( ) Joaquim aspirou ao pó do assoalho.
C. ( ) Visaram o alvo com seus fuzis e acertaram-no bem no meio.
D. ( ) Cheguei na reunião muito atrasada.
CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS 
16ª QUESTÃO – O Caderno Doutrinário 1 (Intervenção Policial, Verbalização e Uso de 
Força) define que o uso de força pelos policiais deve ser norteado pela preservação da 
vida, da integridade física e da dignidade de todas as pessoas envolvidas em uma 
intervenção policial e, ainda, pelos princípios essenciais. 
Com base na definição constante do Caderno Doutrinário 1, são princípios essenciais 
do uso de força: 
A. ( ) Legalidade, Necessidade, Proporcionalidade, Moderação e Conveniência.
B. ( ) Cooperação, Resistência, Graduação e Conveniência.
C. ( ) Planejamento, Aplicação, Graduação e Avaliação.
D. ( ) Antecedentes, Planejamento, Viabilidade, Aplicação e Avaliação.
17ª QUESTÃO – Conforme previsto no Decreto nº 44.557, de 28Jun2007, que contém 
o Regulamento de Promoção de Praçasdas Instituições Militares do Estado de Minas
Gerais, é CORRETO afirmar que o período mínimo de interstício na graduação, para
promoção por antiguidade ou merecimento, à graduação seguinte, será de:
A. ( ) Quatro anos na graduação de 2º Sargento.
B. ( ) Cinco anos na graduação de 1º Sargento.
C. ( ) Cinco anos na graduação de Subtenente.
D. ( ) Cinco anos na graduação de 3º Sargento.
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1OGI6NGQzMDpiOWVlOmMwNzg6ZTQ4ODpkMGJm:VHVlLCAwNyBGZWIgMjAyMyAyMjoyNDoxMSAtMDMwMA==
PROVA DO CURSO INTENSIVO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS - CIFS/2011 - QPPM E QPE 
 CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – A BUSCA PELA EXCELÊNCIA EM CONCURSOS. 8 
18ª QUESTÃO – De acordo com o que prescreve o Código de Ética e Disciplina dos 
Militares do Estado de Minas Gerais, o militar terá suas penas disciplinares canceladas 
automaticamente: 
A. ( ) Após decorridos cinco anos de efetivo serviço, a contar da data da publicação
da última transgressão, desde que não tenha cometido nenhuma outra punição. 
B. ( ) Após decorridos cinco anos de efetivo serviço, a contar da data do cometimento
da transgressão. 
C. ( ) Após decorridos três anos de efetivo serviço, a contar da data do cometimento
da última transgressão. 
D. ( ) Após decorridos três anos de efetivo serviço, a contar da data da publicação da
transgressão. 
19ª QUESTÃO – De acordo com o Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado 
de Minas Gerais, NÃO poderá ser reformado disciplinarmente o militar que: 
A. ( ) Estiver indiciado em crime doloso contra a vida.
B. ( ) Estiver indiciado em Inquérito ou submetido a processo por crime contra o
patrimônio público ou particular. 
C. ( ) Tenha sido condenado a pena privativa de liberdade superior a 03 (três) anos,
transitada em julgado, na Justiça Comum ou Militar. 
D. ( ) Cometer ato que afete a honra pessoal, a ética militar ou o decoro da classe,
sem necessariamente de ser reconhecido em decisão de Processo 
Administrativo-Disciplinar. 
20ª QUESTÃO – De acordo com a Lei nº 5.301, de 16Out1969, que contém o Estatuto 
dos Militares do Estado de Minas Gerais (EMEMG), é CORRETO afirmar que: 
A. ( ) O militar da ativa que aceitar cargo público temporário, estranho à sua carreira,
será transferido para a reserva ou reformado com os direitos e deveres 
definidos nesta lei. 
B. ( ) O militar será considerado estável após cinco anos de efetivo serviço no cargo,
mediante avaliação de desempenho individual. 
C. ( ) Serão organizados semestralmente "almanaques" da Polícia Militar, contendo a
relação nominal de oficiais, aspirantes a oficial e graduados da ativa, 
distribuídos pelos respectivos quadros, de acordo com a antiguidade dos postos 
e graduações. 
D. ( ) Os militares da reserva ou reformados podem ser proibidos de usar uniformes,
temporária ou definitivamente, em virtude da prática de atos indignos, por 
decisão do Comandante Geral. 
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1OGI6NGQzMDpiOWVlOmMwNzg6ZTQ4ODpkMGJm:VHVlLCAwNyBGZWIgMjAyMyAyMjoyNDoxMSAtMDMwMA==
PROVA DO CURSO INTENSIVO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS - CIFS/2011 - QPPM E QPE 
 CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – A BUSCA PELA EXCELÊNCIA EM CONCURSOS. 9 
21ª QUESTÃO – Conforme a Resolução nº 3.666, de 02Ago2002, que aprova Manual 
de Processos e Procedimentos Administrativos-Disciplinares da PMMG 
(MAPPAD/PM), com relação à Sindicância Regular, terminada a fase de instrução, 
com a juntada de todas as provas, é CORRETO afirmar que: 
A. ( ) Se houver mais de um Sindicado, o prazo para entrega das razões escritas de
defesa será de 15 (quinze) dias úteis. 
B. ( ) Antes do relatório final, o Sindicante abrirá vistas ao Sindicado, por 05 (cinco)
dias úteis, para que apresente suas razões escritas de defesa. 
C. ( ) Os prazos destinados à defesa serão computados no prazo regulamentar do
Sindicante, que deverá mencioná-los no relatório, para justificar-se, se for o 
caso. 
D. ( ) O Sindicante deverá especificar, no termo de abertura de vistas ao Sindicado,
as faltas disciplinares que pesam em seu desfavor e em desfavor dos outros 
Sindicados. 
22ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA. De acordo com o que preceitua o 
Manual de Processos e Procedimentos Administrativos-Disciplinares da PMMG 
(MAPPAD/PM), a primeira pessoa a ser formalmente ouvida num 
Processo/Procedimento, quando houver, será o (a): 
A. ( ) Acusador e/ou vítima.
B. ( ) Acusado.
C. ( ) Testemunha.
D. ( ) Defensor.
23ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA. O acusado deverá ser notificado da 
coleta de seu termo de declaração com pelo menos, segundo o preceitua o Manual de 
Processos e Procedimentos Administrativos-Disciplinares da PMMG (MAPPAD/PM), 
com: 
A. ( ) 24 horas de antecedência.
B. ( ) 12 horas de antecedência.
C. ( ) 48 horas de antecedência.
D. ( ) 36 horas de antecedência.
24ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA. De acordo com a Lei nº 14.310, de 
19Jun2002, que dispõe sobre o Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de 
Minas Gerais, obtido o somatório de pontos, serão aplicadas as sanções disciplinares: 
A. ( ) De vinte e um a trinta pontos, repreensão.
B. ( ) De um a quatro pontos, suspensão.
C. ( ) De cinco a dez pontos, advertência.
D. ( ) De onze a vinte pontos, prestação de serviço.
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1OGI6NGQzMDpiOWVlOmMwNzg6ZTQ4ODpkMGJm:VHVlLCAwNyBGZWIgMjAyMyAyMjoyNDoxMSAtMDMwMA==
PROVA DO CURSO INTENSIVO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS - CIFS/2011 - QPPM E QPE 
 CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – A BUSCA PELA EXCELÊNCIA EM CONCURSOS. 10 
25ª QUESTÃO – Conforme capitulado no Decreto-Lei nº 1001, de 21Out1969, Código 
Penal Militar (CPM), a respeito dos crimes militares e de suas penas é CORRETO 
afirmar que: 
A. ( ) Os crimes definidos legalmente no artigo 9º do Código Penal Militar, quando
dolosos contra a vida e cometidos contra civil, serão da competência da justiça 
comum. 
B. ( ) Para configurar um crime tipicamente militar, é necessário que a prática do
delito tenha como autor, exclusivamente, um militar da ativa ou da reserva. 
C. ( ) Não há crime previsto no Código Penal Militar que tenha igual definição na lei
penal comum. 
D. ( ) No Código Penal Militar a pena mínima para a reclusão é de um ano, podendo
haver conversão em prestação de serviços e multa. 
26ª QUESTÃO – À luz da Lei nº 5.301, de 16Out1969, que contém o Estatuto dos 
Militares do Estado de Minas Gerais (EMEMG), é CORRETO afirmar que: 
A. ( ) A autoridade policial que maltratar ou consentir que seja maltratado preso
militar, ou não lhe dispensar o tratamento devido ao seu posto ou graduação, 
será responsabilizada, por iniciativa do militar preso. 
B. ( ) O militar poderá ser preso por autoridade policial civil em quaisquer situações.
C. ( ) Em caso de flagrante delito, a autoridade policial fará entrega do preso à
autoridade militar mais próxima, só podendo retê-lo nadelegacia ou posto 
policial durante o tempo necessário à lavratura do flagrante. 
D. ( ) O militar somente quando fardado tem as prerrogativas e as obrigações
correspondentes ao seu posto ou graduação. 
27ª QUESTÃO – De acordo com a Instrução de Recursos Humanos nº 310, de 
01Dez2004, é CORRETO afirmar que: 
A. ( ) O militar não poderá elaborar diretamente as suas Razões Escritas de Defesa
(RED), podendo constituir defensor para atuar na Sindicância, apresentando 
sua procuração, que será juntada aos autos. 
B. ( ) A coleta de provas materiais, quando possível, deve ser priorizada pelo
Sindicante, inclusive nos casos em que for desenvolvida a etapa apuratória, 
pois, em regra, não precisam ser refeitas na etapa seguinte, além de melhor 
subsidiar a acusação, que será imputada ao sindicado no início da etapa 
acusatória. 
C. ( ) Quando o Sindicante receber a Portaria de uma Sindicância Regular em que
encontre anexas provas documentais, por meio das quais seja possível 
subsidiar a acusação, poderá, de imediato, iniciar a Sindicância na etapa 
apuratória, dando maior celeridade ao processo. 
D. ( ) A defesa poderá ser patrocinada por advogado ou por outro militar de menor
grau hierárquico que o Sindicado. 
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1OGI6NGQzMDpiOWVlOmMwNzg6ZTQ4ODpkMGJm:VHVlLCAwNyBGZWIgMjAyMyAyMjoyNDoxMSAtMDMwMA==
PROVA DO CURSO INTENSIVO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS - CIFS/2011 - QPPM E QPE 
 CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – A BUSCA PELA EXCELÊNCIA EM CONCURSOS. 11 
28ª QUESTÃO – As Decisões Administrativas, publicadas através do Memorando 
Circular nº 12.032.2/02-CG, foram editadas objetivando parametrizar as ações 
disciplinares do público interno. Sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que: 
A. ( ) Se o militar impetrar ação na Justiça sobre o mesmo objeto do recurso
administrativo, fica a Administração possibilitada de solucioná-lo enquanto 
houver pendência judicial. 
B. ( ) Poderá ser criado mais de um Conselho de Ética e Disciplina dos Militares da
Unidade (CEDMU) e seus membros deverão ser mais antigos ou de maior grau 
hierárquico que o militar cujo Processo ou Procedimento administrativo esteja 
sendo analisado. 
C. ( ) O militar submetido a processo ou procedimento administrativo-disciplinar
deverá, ao final, ser formalmente cientificado da sua solução, mesmo no caso 
de arquivamento. 
D. ( ) O Conselho de Ética e Disciplina dos Militares da Unidade (CEDMU), ao receber
a documentação para análise, deve verificar se houve exercício do contraditório 
e ampla defesa, a fim de que possa assessorar sobre a decisão a ser tomada. 
Os procedimentos meramente investigatórios ou inquisitoriais, dos quais não 
restem existência de falta disciplinar, não carece de manifestação do CEDMU. 
29ª QUESTÃO – O Memorando nº 30.668.6-EMPM, de 05Mai2009, traz ao 
conhecimento dos policiais militares que, com o advento da Lei nº 11.923, de 
17Abr2009, que adequa a tipificação do chamado “sequestro relâmpago” no Código 
Penal Brasileiro, buscou-se alcançar o objetivo principal de dirimir o impasse jurídico 
acerca da distinção entre os crimes de roubo e extorsão. Com base no conteúdo do 
Memorando nº 30.668.6/2009, dentre as alternativas abaixo, assinale “V” para as 
verdadeiras e “F” para as falsas e, a seguir, marque a alternativa que contém a 
sequência CORRETA das respostas: 
( ) O sequestro relâmpago passa a integrar o rol de crimes hediondos, enquadrando-
se na Lei nº 8.072, de 25Jul1990, que dispõe sobre os crimes hediondos. 
( ) No roubo há subtração, na extorsão há tradição. 
( ) O fenômeno criminal agora está previsto expressamente no artigo 158, § 3º 
(extorsão), do Código Penal Brasileiro, não mais cabendo interpretações dos 
artigos 157 (roubo) ou 159 (extorsão mediante sequestro), do Código Penal 
Brasileiro. 
( ) Na extorsão, o mal e a vantagem são futuros. 
A. ( ) F, V, F, V
B. ( ) F, V, V, V
C. ( ) V, F, V, F
D. ( ) V, F, F, V
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1OGI6NGQzMDpiOWVlOmMwNzg6ZTQ4ODpkMGJm:VHVlLCAwNyBGZWIgMjAyMyAyMjoyNDoxMSAtMDMwMA==
PROVA DO CURSO INTENSIVO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS - CIFS/2011 - QPPM E QPE 
 CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – A BUSCA PELA EXCELÊNCIA EM CONCURSOS. 12 
30ª QUESTÃO – Para a praça concorrer à promoção deverá preencher os requisitos 
previstos no Decreto nº 44.557, de 28Jun2007. Assinale a alternativa CORRETA 
abaixo que constitui impedimento para a promoção da praça: 
A. ( ) For cedida a entidade associativa de militares, salvo para promoção por
merecimento. 
B. ( ) Estiver em licença para tratar de interesse de saúde de familiar, com
vencimentos. 
C. ( ) Estiver sub-judice, denunciada por crime culposo previsto em lei que comine
pena máxima de reclusão superior a três anos, desconsideradas as situações 
de aumento ou diminuição de pena. 
D. ( ) For submetida a processo administrativo de caráter demissionário ou
exoneratório. 
31ª QUESTÃO – Ao tratar da Verbalização, o Caderno Doutrinário 1 (Intervenção 
Policial, Verbalização e Uso de Força) define que a comunicação é um processo de 
interação estabelecida no mínimo entre duas pessoas, construindo entre ambas um 
intercâmbio de sentimentos e idéias. Menciona ainda que “Verbalizar” significa 
expressar ou exprimir algo na forma de palavras. A esse respeito, conforme descrito no 
Caderno Doutrinário 1, uma informação somente é eficaz quando apresenta, dentre 
outras, duas características fundamentais, que são: 
A. ( ) Força e alcance.
B. ( ) Ênfase e incisão.
C. ( ) Clareza e precisão.
D. ( ) Ênfase e alcance.
32ª QUESTÃO – Conforme descrito no Caderno Doutrinário 1 (Intervenção Policial, 
Verbalização e Uso de Força), os estados de prontidão são definidos por um conjunto 
de alterações fisiológicas (frequência cardíaca, ritmo respiratório, dentre outros) e das 
funções mentais (concentração, atenção, pensamento, percepção, emotividade) que 
influenciam na capacidade de reagir às situações de perigo. 
A respeito dos estados de prontidão, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna 
e, em seguida, marque a alternativa que contém a sequência CORRETA: 
1. Estado de Atenção
(amarelo)
( ) Quando o policial se depara com uma ameaça para a 
qual não estava preparado, podendo ocorrer falhas na 
percepção da situação. 
2. Estado de Alerta
(laranja)
( ) O policial está atento, precavido, mas não está tenso, e 
mantém constante vigilância das pessoas, dos lugares, 
das coisas e ações ao seu redor por meio de uma 
observação multidirecional e de atenção difusa (360º). 
3. Estado de Alarme
(vermelho)
( ) O risco é real e uma resposta da polícia é necessária. É 
importante focalizar a ameaça (atenção concentrada no 
problema) e ter em mente a ação adequada para 
controlá-la. 
4. Estado de Pânico
(preto)
( ) Embora não haja necessidade imediata de reação, o 
policial se mantém vigilante, identifica se há alguém que 
possa representar ameaça que exija uso de força e 
calcula o nível de resposta adequado. 
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNonedefinida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1OGI6NGQzMDpiOWVlOmMwNzg6ZTQ4ODpkMGJm:VHVlLCAwNyBGZWIgMjAyMyAyMjoyNDoxMSAtMDMwMA==
PROVA DO CURSO INTENSIVO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS - CIFS/2011 - QPPM E QPE 
 CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – A BUSCA PELA EXCELÊNCIA EM CONCURSOS. 13 
A. ( ) 4, 2, 3, 1
B. ( ) 4, 1, 3, 2
C. ( ) 3, 2, 4, 1
D. ( ) 3, 1, 4, 2
33ª QUESTÃO – O Caderno Doutrinário 1 (Intervenção Policial, Verbalização e Uso de 
Força), em seção específica, trata do preparo mental e dos estados de prontidão. A 
respeito destes assuntos, é CORRETO afirmar que: 
A. ( ) O estado de prontidão do policial é considerado menos fundamental para sua
atuação, do que os equipamentos e armamentos, que são o suporte principal da 
atividade PM. 
B. ( ) A falta de preparo mental do policial durante uma intervenção não afeta o
adequado uso de força, pois uma decisão instintiva equilibra a reação de pronta 
resposta. 
C. ( ) Durante os deslocamentos fardados, quando fora de serviço, o policial deve
estar no estado relaxado (branco), preparando-se para as atividades antes de 
seu início, ou descansando após seu turno. 
D. ( ) Ao desenvolver o preparo mental, o policial antecipa-se, fazendo uma avaliação
preliminar das ameaças e considerando possibilidades de atuação. 
34ª QUESTÃO – Nas definições insertas no Caderno Doutrinário 1 (Intervenção 
Policial, Verbalização e Uso de Força), a decisão entre as alternativas de força se 
baseará na avaliação de riscos feita pelo policial, devendo observar a classificação dos 
níveis para o uso diferenciado de força. De acordo com o conteúdo do Caderno 
Doutrinário 1, a respeito da classificação dos níveis para uso diferenciado de força, 
relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna e, em seguida, marque a alternativa 
que contém a sequência CORRETA (haverá a repetição de números na sequência): 
1. Nível Primário ( ) Técnicas de menor potencial ofensivo.
2. Nível Secundário ( ) Força potencialmente letal.
3. Nível Terciário ( ) Aplicação de técnicas de defesa pessoal policial, com ou
sem o uso de equipamentos, direcionados a regiões vitais 
do corpo do agressor. 
( ) Controles de contato, Controle físico, Controle com 
instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPO). 
( ) Presença policial. 
( ) Uso dissuasivo de armas de fogo. 
A. ( ) 2, 3, 3, 2, 1, 2
B. ( ) 1, 3, 2, 1, 1, 3
C. ( ) 3, 3, 2, 2, 1, 2
D. ( ) 3, 3, 3, 2, 1, 3
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1OGI6NGQzMDpiOWVlOmMwNzg6ZTQ4ODpkMGJm:VHVlLCAwNyBGZWIgMjAyMyAyMjoyNDoxMSAtMDMwMA==
PROVA DO CURSO INTENSIVO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS - CIFS/2011 - QPPM E QPE 
 CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – A BUSCA PELA EXCELÊNCIA EM CONCURSOS. 14 
35ª QUESTÃO – Marque a alternativa CORRETA. Conforme definido no Caderno 
Doutrinário 1 (Intervenção Policial, Verbalização e Uso de Força), os níveis de 
intervenção policial são classificados em função da respectiva avaliação de risco, que 
podem ser adotadas como referência para a atuação policial. De acordo com a 
conceituação do Caderno Doutrinário 1, os três níveis de intervenção policial são: 
A. ( ) Preventivo; emprego de força não letal; repressivo.
B. ( ) Preventivo; repressivo; força letal.
C. ( ) Assistência e orientação; verificação preventiva; ações repressivas.
D. ( ) Admoestação verbal; repressão menos letal; uso da força letal.
36ª QUESTÃO – Dentre os procedimentos previstos na Instrução de Recursos 
Humanos nº 310, de 01Dez2004, é CORRETO afirmar que: 
A. ( ) Durante a audição de testemunhas, o sindicado pode formular perguntas
diretamente ao depoente. 
B. ( ) No caso de carta precatória, além das perguntas formuladas pelo encarregado,
deve-se possibilitar ao sindicado ou ao seu defensor, a elaboração de 
questionamentos, assegurando-lhe a amplitude do direito de defesa. 
C. ( ) A etapa da sindicância denominada acusatória visa buscar elementos de
convicção acerca da acusação constante da Portaria e só será, em regra, 
realizada quando esta vier desprovida de provas preliminares em desfavor do 
militar ou não apresente autoria definida. 
D. ( ) As provas testemunhais devem ser priorizadas em relação às provas materiais,
haja vista a possibilidade de serem corrompidas durante o processo. 
37ª QUESTÃO – Conforme previsto na Lei nº 11.340, de 07Ago2006, constatada a 
prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, o juiz poderá aplicar, de 
imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, algumas medidas protetivas de 
urgência. Dentre os itens abaixo, verifique quais são medidas protetivas de urgência 
descritas na Lei nº 11.340/2006 e, a seguir, assinale a alternativa CORRETA: 
I – Prestação de alimentos provisionais ou provisórios. 
II – Afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida. 
III – Restrição ou suspensão de visitas aos dependentes menores, ouvida a equipe de 
atendimento multidisciplinar ou serviço similar. 
IV – Proibição de contato com a ofendida, seus familiares e testemunhas por qualquer 
meio de comunicação. 
V – Prisão civil domiciliar do agressor. 
A. ( ) Apenas os itens I, II, III e IV são medidas protetivas de urgência.
B. ( ) Apenas os itens II, III e IV são medidas protetivas de urgência.
C. ( ) Todos os itens são medidas protetivas de urgência.
D. ( ) Apenas os itens II e III são medidas protetivas de urgência.
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1OGI6NGQzMDpiOWVlOmMwNzg6ZTQ4ODpkMGJm:VHVlLCAwNyBGZWIgMjAyMyAyMjoyNDoxMSAtMDMwMA==
PROVA DO CURSO INTENSIVO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS - CIFS/2011 - QPPM E QPE 
 CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – A BUSCA PELA EXCELÊNCIA EM CONCURSOS. 15 
38ª QUESTÃO – O pensamento tático, tratado no Caderno Doutrinário 1 (Intervenção 
Policial, Verbalização e Uso de Força), é o processo de análise do cenário da 
intervenção policial (leitura do ambiente). A avaliação de riscos somada ao 
pensamento tático possibilitam um diagnóstico da intervenção policial. A respeito do 
pensamento tático é CORRETO afirmar que: 
A. ( ) O policial, em hipótese alguma, deve transpor a área de segurança e adentrar a
área de risco. 
B. ( ) Área de segurança, área de risco, ponto de foco e ponto quente são quatro
aspectos que norteiam o pensamento tático. 
C. ( ) Na correta leitura do ambiente existem quatro questões chaves: o que, quem,
quando e onde. 
D. ( ) Atenção concentrada, também conhecida como “visão em túnel”, significa que o
foco é um só, em uma única direção. 
39ª QUESTÃO – O Caderno Doutrinário 3 - Blitz Policial - traz orientações para o 
planejamento, a distribuição de policiais, viaturas e equipamentos nas vias públicas, 
em operações desta natureza. Para melhor entendimento e detalhamento das ações, 
são também atribuídas funções específicas aos policiais envolvidos na operação. 
Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que é uma das funções atribuídas aos 
policiais na realização de blitz policial: 
A. ( ) PM Operador de comunicações: policial que ficará responsável por todos os
contatos via rádio com a SOU/COPOM e demais viaturas. 
B. ( ) PM Fiscalizador: é o policial que verificará apenas a documentação do
automóvel e condutor. 
C. ( ) PM Selecionador: é o policial responsável por “escolher” os veículosque serão
vistoriados e fiscalizados. 
D. ( ) PM Condutor: policial que orientará a saída dos veículos da blitz, de maneira
segura. Também atuará, ao final, na condução de eventuais ocorrências. 
40ª QUESTÃO – O Caderno Doutrinário 1 (Intervenção Policial, Verbalização e Uso de 
Força) cita que toda ação policial deverá ser precedida de uma avaliação dos riscos 
envolvidos, que consiste na análise da probabilidade da concretização do dano e de 
todos os aspectos de segurança que subsidiarão o processo de tomada de decisão em 
uma intervenção. A metodologia de avaliação de riscos compreende cinco etapas. A 
esse respeito, é CORRETO afirmar que: 
A. ( ) A análise das vulnerabilidades é realizada na etapa de identificação de direitos
e garantias sob ameaça. 
B. ( ) Na classificação de riscos, é necessário identificar quais são os indivíduos que
estão expostos ao risco, as circunstâncias e o histórico dos fatos. 
C. ( ) Na etapa de avaliação de possíveis resultados, dentre outros aspectos, deve-se
identificar pontos de foco e pontos quente. 
D. ( ) Não é possível afastar completamente o risco em uma intervenção policial, mas
o preparo mental, o treinamento e a obediência às normas técnicas garantem
uma probabilidade maior de sucesso.
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1OGI6NGQzMDpiOWVlOmMwNzg6ZTQ4ODpkMGJm:VHVlLCAwNyBGZWIgMjAyMyAyMjoyNDoxMiAtMDMwMA==
DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS
CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
GABARITO OFICIAL
CIFS/2011
1ª QUESTÃO A B C D 21ª QUESTÃO A B C D
2ª QUESTÃO A B C D 22ª QUESTÃO A B C D
3ª QUESTÃO A B C D 23ª QUESTÃO A B C D
4ª QUESTÃO A B C D 24ª QUESTÃO A B C D
5ª QUESTÃO A B C D 25ª QUESTÃO A B C D
6ª QUESTÃO A B C D 26ª QUESTÃO A B C D
7ª QUESTÃO A B C D 27ª QUESTÃO A B C D
8ª QUESTÃO A B C D 28ª QUESTÃO A B C D
9ª QUESTÃO A B C D 29ª QUESTÃO A B C D
10ª QUESTÃO A B C D 30ª QUESTÃO A B C D
11ª QUESTÃO A B C D 31ª QUESTÃO A B C D
12ª QUESTÃO A B C D 32ª QUESTÃO A B C D
13ª QUESTÃO A B C D 33ª QUESTÃO A B C D
14ª QUESTÃO A B C D 34ª QUESTÃO A B C D
15ª QUESTÃO A B C D 35ª QUESTÃO A B C D
16ª QUESTÃO A B C D 36ª QUESTÃO A B C D
17ª QUESTÃO A B C D 37ª QUESTÃO A B C D
18ª QUESTÃO ANULADA 38ª QUESTÃO A B C D
19ª QUESTÃO A B C D 39ª QUESTÃO A B C D
20ª QUESTÃO A B C D 40ª QUESTÃO A B C D
Belo Horizonte, 19 de maio de 2011.
(a) LUIZ RENATO JUNQUEIRA DE CARVALHO, TEN CEL PM
CHEFE DO CRS
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin
Admin
Nota
None definida por Admin
Admin
Nota
MigrationNone definida por Admin
Admin
Nota
Unmarked definida por Admin

Mais conteúdos dessa disciplina