Buscar

ADMINISTRAÇÃO BRASILEIRA AP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO BRASILEIRA AP’S
1- Henry Fayol foi um dos principais estudiosos da Teoria Clássica das organizações. Fayol: desenvolveu um estudo onde em cada organização são desenvolvi das seis funções básicas e a função administrativa desempenha papel de integração e coordenação das demais funções.
2- Quanto à administração de recursos humanos, assinale a opção INCORRETA: Na seleção de pessoas, as organizações devem privilegiar a utilização dos métodos mais complexos, independentemente do cargo a ser provido. 
3- No século XXI, o comportamento ético continua sendo um dos pressupostos da ação dos homens em sociedade. A Responsabilidade Social nas empresas brasileiras tem por base: o bem-estar da sociedade como um todo, em contrapartida aos interesses particulares dos setores minoritários.
4- Relacione a primeira coluna com a segunda: A administração possui quatro funções: (A)Planejar: Define o que a organização pretende fazer no futuro e como deverá fazê-lo. Decide também sobre os recursos e tarefas necessárias para alcançá-los adequadamente / (B)Organizar: Relacionada com a atribuição de tarefas, agrupamento de tarefas em equipes e nos departamentos / (C)Dirigir: é o processo de influenciar e orientar as atividades relacionadas com as tarefas dos diversos membros da equipe ou da organização como um todo. Envolve o uso de influência para ativar e motivar as pessoas a alcançarem os objetivos organizacionais / (D)Controlar: representar o acompanhamento, a monitoração e a avaliação do desempenho organizacional para verificar se tudo está ocorrendo conforme o planejado, organizado e dirigido. Este monitoramento permite que as correções necessárias possam ser percebidas e implementadas.
5- A área de Recursos Humanos, atual área de Gestão de Pessoas assume uma estrutura diferenciada, através do desenvolvimento de novas posturas, a fim de dinamizar suas potencialidades em prol do sucesso organizacional: (V) uma nova visão do homem, do trabalho e da empresa / (F) estrutura verticalizada com muitos níveis hierárquicos; (V) organização voltada para processos e não para funções especializadas e isoladas; (V) sintonia como o ritmo e natureza das mudanças ambientais; (F) administração centralizada, baseada no conhecimento.
6- Chiavenato (2004, p.112): Responsabilidade Social é o grau de obrigações de uma organização em assumir ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade na medida em que ela procura atingir seus próprios interesses. Refere-se ao grau de eficiência e eficácia que uma organização apresenta no alcance de suas responsabilidades sociais. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta: a organização deve ir além do espaço físico organizacional e pensar globalmente e agir localmente sobre as questões que envolvem o bem-estar da sociedade.
7- Empreendedorismo é definido como o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, transformam ideias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso. Com relação a esse assunto, julgue os itens abaixo: I Para Schumpeter, o empreendedor é mais conhecido como aquele que cria novos negócios, mas pode também inovar dentro de negócios já existente / II Observa-se que a evolução do termo empreendedorismo está intrinsecamente relacionada àquele que assume riscos, um idealizador, que busca realizar seus sonhos e não somente àquele que visa abrir o próprio negócio.
8- Descreva no caso brasileiro como os Recursos Humanos e Empreendedores podem tentar resolver problemas relacionados a área de Responsabilidade Social no século XXI. (PROCURAR)
9- (V) incorporar objetivos sociais em seus planejamentos / (V) aplicar normas comparativas de outras organizações em seus programas sociais / (V) apresentar relatórios aos membros organizacionais e aos parceiros ou STAKEHOLDERS sobre os seus progressos, no que diz respeito à responsabilidade social / (V) experimentar diferentes abordagens para medir o seu desempenho social / (V) medir os custos dos programas sociais e o retorno do investimento em programas sociais.
10- No século XXI, o comportamento ético continua sendo um dos pressupostos da ação dos homens em sociedade. Falando sobre Recursos Humanos, marque a alternativa correta: a globalização e relações com fornecedores/concorrentes promovem uma orientação para um mercado global, Ético, objetivando formar parcerias e alianças.
11- Henry Ford, em 1909, anunciou que a companhia fabricaria apenas o chassis do Modelo T e que o cliente poderia ter um carro pintado com a cor que desejasse desde que fosse preto. Ford: implementou uma rotina de se fazer um automóvel: fazer um igual a outro. Se você não alterar o design e concentrar na produção, conforme o volume da produção aumenta, o preço dos carros diminui.
12- Quanto à administração de autores clássicos em Administração, assinale a opção incorreta: A avaliação do desempenho dos colaboradores devem conter critérios rigorosos e claros de avaliar o colaborador baseado em características brasileiras de gestão.
13- Como consequência, os programas de rotulagem ambiental (selo verde) passam a ser amplamente adotados em diferentes países, com base na análise do ciclo de vida dos produtos e conferidos por instituições independentes, governamentais ou não-governamentais. Tal comportamento macroorganizacional requer transparência e ética social por parte das organizações. Assinale a opção correta de acordo com o texto: A ocorrência de novas relações com os consumidores é decorrente da nova ordem econômica que esta se instalando.
14- (V) O conceito de Estado pode ser visto sob várias óticas. Sob a ótica sociológica, o Estado é uma corporação territorial dotada de um poder de mando originário / (F) Na ótica constitucional, o Estado é uma pessoa jurídica com independência e autonomia em relação ao poder legislativo / (V) Na esfera política, conceito de Estado significa uma comunidade de homens em um território, com direito a ação, mando e coerção / (F) Juridicamente o Estado é um ente personalizado, podendo atuar apenas no campo do Direito Público mantendo sempre sua única personalidade. 
15- (F) O objetivo da administração financeira é maximizar a riqueza dos stakeholders. A ideia de maximização do lucro é mais ampla do que a de maximização da riqueza, pois o aumento de geração de riqueza leva em consideração a manutenção da empresa no longo prazo e a relação da empresa com as partes interessadas / (V) O objetivo da administração financeira é maximizar a riqueza dos acionistas. A ideia de maximização da riqueza é mais ampla do que a de maximização do lucro, pois o aumento de geração de riqueza leva em consideração a manutenção da empresa no longo prazo, ou seja, o aumento de seu valor presente líquido, enquanto a maximização dos lucros atuais pode comprometer os lucros futuros / (F) O objetivo da administração financeira é maximizar a riqueza dos acionistas. A ideia de maximização do lucro é mais ampla do que a de maximização da riqueza, pois o aumento de geração do lucro leva em consideração a manutenção da empresa no curto, médio e longo prazo. 
16- Pode-se caracterizar o marketing no período dos anos de 1950 e 1960 como ainda em gestação no Brasil. O contexto da época era caracterizado por: predominância dos setores agrícola e comercial.
17- Considerando que as práticas de Recursos Humanos e sua função não surgiram por um evento ou uma experiência em particular, e só puderam ser popularizados em função do contexto histórico mais abrangente em que despontaram. É possível afirmar que: I As práticas de Recursos Humanos derivam da difusão e do desenvolvimento do humanismo nas organizações e surgem em função de diversos fatores contextuais que caracterizam o fim do século XIX e o início do século XX, como o forte desenvolvimento econômico e tecnológico, as experiências e doutrinas humanistas entre o final do século XIX e 1930, o acirramento das relações de trabalho e a grande evolução das ciências comportamentais / II Durante o período que vai do fim do século XIX até a primeiraguerra mundial o capataz era o responsável pela contratação e pela demissão de funcionários para uma fábrica que centralizava a produção e a organização do trabalho, mas que ainda guardava um modo de produção próximo do artesanal. 
18- Considerando as características desse período no Brasil, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira: Condições socioeconômicas: Abertura da economia; Privatizações; Reestruturações; Aumento da taxa de desemprego; Enfraquecimento dos sindicatos / Configuração organizacional: Reestruturação produtiva; Mudanças organizacionais; Mudanças na composição do capital; Implantação de programas de qualidade / Recursos Humanos: Discurso sobre administração estratégica de recursos humanos, em oposição a práticas que ainda remontam ao DP 
19- (V) A Empresa Industrial fornece, em sua forma mais característica, um produto físico, tangível, tal como uma geladeira ou um automóvel / (V) A Empresa de Serviços presta um serviço, realiza uma ação, embora os meios físicos possam estar presentes para facilitar ou justificar o serviço, como, por exemplo, um atendimento médico ou a prestação de uma consultoria / (F) A Empresa de Serviços fornece produtos e presta serviços por meio de uma ação com apoio de meios físicos que podem estar presentes para facilitar ou justificar o serviço, como, por exemplo, um atendimento médico ou a prestação de uma consultoria / (V) A Empresa Industrial não fornece serviços.
20- Na abordagem da Obrigação Social de Milton Friedman, considera-se que a organização deve: cumprir obrigações sociais mínimas exigidas por lei, obter lucros e pagar melhores salários, não necessitando ser socialmente responsável
21- Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I O fomento de atividades econômicas orientadas pelos princípios da Economia Solidária deve ser objeto de atenção no âmbito da gestão pública e requer políticas voltadas para essa área de atuação PORQUE II A destinação de recursos públicos para empreendimentos fundamentados na Economia Solidária viabiliza a inclusão de diversos segmentos sociais na economia e promove a valorização de práticas e saberes construídos coletivamente: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
22- Segundo Peter Senge (2007), o papel do líder compreende 3 funções: projetista, professor e regente
23- Considerando o infográfico apresentado, avalie as afirmações a seguir: III O hemisfério norte concentra a maior área de produção transgênica / IV A área de produção de soja transgênica é maior no Brasil que na Argentina. 
24- Diante deste cenário, segundo Novaes (2001), houve a necessidade das empresas buscarem novos referenciais para a atuação em diversas áreas – inclusive a Logística. Este processo foi motivado basicamente por dois fatores: Abertura da economia e globalização dos mercados.
25- Os experimentos de Hawthorne foram realizados por Elton Mayo na década de 30. Pode-se afirmar a respeito destes experimentos: que as condições sociais e o aumento da atenção aos trabalhadores afetavam os seus desempenhos
26- Por meio da credibilidade, os líderes tornam-se eficazes, à medida que conseguem fazer com que seus seguidores sintam-se identificados com seus próprios valores, trazendo à tona, a individualidade de cada um, sem pretensão alguma de transformá-la ou mudá-la.
27- As técnicas de Administração que se tornaram populares durante a maior parte do século XX se proliferaram através da chamada produção de massa. De acordo com o conteúdo da disciplina, onde e em qual indústria estas técnicas obtiveram sucesso? As técnicas se desenvolveram nos EUA, na primeira década do século XX, principalmente quando a Ford inicia sua linha de montagem de automóveis.
28- A Lei 6.404/76 estabelece no Brasil, um conjunto de documentos necessários para o acompanhamento sistemático pelo Administrador. São eles: Relatório do Conselho de Administração ou da Diretoria; Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados ou Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido; Notas explicativas; Parecer do Conselho Fiscal; e Parecer dos Auditores Independentes (para empresas de capital aberto).
29- Em relação à Liderança, segundo Bergamini (2002), o nascimento da credibilidade se estabelece quando o líder é percebido como alguém que traz algum benefício à equipe como um todo e para cada membro em especial. A influência ocorre: Quando o seguidor confere ao líder autorização consciente para ser influenciado. Isso só ocorre quando o seguidor percebe o líder de modo positivo.
30- O Selo da Carbon Trust – é um selo lançado em março de 2007, que indica: A quantidade de dióxido de carbono reduzida na fabricação, entrega e disposição de alguns produtos.
31- Considerando que vários são os desafios para o exercício do marketing no Brasil nesse início do século XXI. Assinale a alternativa INCORRETA: Um terceiro desafio diz respeito à conduta ética uma vez que as ações de marketing devem ser pensadas e implementadas somente com a análise da dimensão financeira e toda decisão deve contemplar, necessariamente, os seus impactos sobre o caixa da empresa.
32- De acordo com o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e corresponsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável, de acordo com esta visão é aquela que: Possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários) e consegue incorporá-lo ao planejamento de suas atividades. 
33- Quando se fala em cadeia de suprimentos, se pensa no fluxo de materiais, formado por: insumos, componentes e produtos acabados.
34- Cada organização delimita uma cultura organizacional única, gerada e sustentada pelos mais diversos elementos formais. Isso significa que a cultura de uma organização sofre grande influência de seus fundadores, do seu processo histórico e de seu mercado. (PROCURAR)
35- (F) As teorias da Administração não são ideológicas. Não são produtos de formações sociais, econômicas, políticas e culturais de um determinado contexto histórico e representam interesses de grupos específicos desta sociedade / (F) Não existem relações de poder e de dominação nas organizações / (V) Nas organizações, as pessoas se alienam por meio dos seus papéis burocráticos e normativos. A burocracia apresenta–se como um aparelho ideológico e uma estrutura de dominação.
36- Motta e Alcadipani (1999) afirmam que o “jeitinho” é uma forma particular de as pessoas resolverem seus problemas dentro da sociedade brasileira sem a alteração do status quo. Isso ocorre, segundo eles, uma vez que as pessoas resolvem seus problemas de maneira individual por meio da mediação do “jeitinho” e, dessa forma, não há um questionamento por parte delas com relação à ordem estabelecida e esta, portanto, não é alterada. De acordo com os autores, “se todas as leis, normas, regras, determinações etc. fossem cumpridas com o máximo rigor, seguramente teríamos uma sociedade em paralisia ou explosiva. Tal fato pode ser demonstrado pelas “operações -padrão”. Uma operação padrão, conforme eles, “acontece quando os funcionários de uma dada organização realizam suas funções estrita mente de acordo com as normas que determinam como tal função deveria ser realizada, ou seja, seguem a normatização à risca”. Essa afirmação está certa ou errada? Justifique de modo sintético. RESPOSTA: correta. (PROCURAR)
37- Defina Custo de capital e suas subdivisões, explicando o significa do de cada subdivisão: O custo de capital é o retorno que os acionistas ou financiadores exigem pelo investimento dos recursos financeiros na empresa. O custo de capital funciona como um padrão financeiro para as decisões de investimento de longo prazo e subdivide-se em: de terceiros, próprio e da empresa. Custo de capital de terceiros: é o retorno exigido pelos financiadores (banqueiros, debenturistas)/ custo de capital do próprio: é o retorno mínimo dos acionistas / custo de capital da empresa: consiste na média ponderada dos custos das várias fontes de financiamento de longo prazo.
38- Sobre o tema Empreendedorismo, relacione a 1* com a 2* colunas:
	1) CAPACIDADE EMP REENDEDORA
	(6) Habilidade para interagir com as pessoas de forma harmônica, inclusive diante de situações conflitantes, demonstrando atitudes assertivas, comportamento maduro e não combativo.
	2) DINAMISMO E IN ICIATIVA
	(3) Habilidade para adaptar-se oportunamente às diferentes exigências do meio e ser capaz de rever posicionamentos diante de argumentações
convincentes.
	3) FLEXIBILIDADE
	(5) Capacidade de se expressar e ouvir o outro, buscando equilíbrio de soluções satisfatórias nas propostas apresentadas pelas partes, quando há conflitos de interesse.
	4) LIDERANÇA
	(4) Capacidade para catalisar os esforços, objetivando atingir ou superar os objetivos organizacionais, estabelecendo clima motivador, 
formação de parecerias e desenvolvimento de equipe. 
	5) NEGOCIAÇÃO
	(2) Capacidade de começar algo, atitude para correr riscos; vontade de tentar e progredir.
	6) RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
	(1) Facilidade para identificar novas oportunidades, capacidade de propor e implementar soluções assertivas, inovadoras e adequadas.
• custo de capital de ter ceiros – é o retorno exigido pel os financiadores (banque iros, debenturistas); 
• custo de capital do próprio – é o retorno mínim o dos acionistas; 
• custo de capital da e mpresa – consiste na média ponderada dos cu stos das várias fontes de financiamento de longo pra zo. 
• custo de capital de ter ceiros – é o retorno exigido pel os financiadores (banque iros, debenturistas); 
• custo de capital do próprio – é o retorno mínim o dos acionistas; 
• custo de capital da e mpresa – consiste na média ponderada dos cu stos das várias fontes de financiamento de longo pra zo. 
39- O que é Administração brasileira? Existe uma forma brasileira de planejar, organizar, dirigir, liderar e controlar? Responda segundo os teóricos estudados e, depois dê a sua opinião, justificando. Sim, existe uma forma brasileira de administração, pois não há como desvincular um estilo de administração dos seus fatores culturais, criando um estilo próprio de gestão devido às influências das heranças culturais brasileiras. Como por exemplo, o caso da relação entre líderes e liderados: a concentração do poder, o paternalismo, a lealdade às pessoas, o personalismo, o formalismo, a flexibilidade e a impunidade aceitável. (PROCURAR O QUE É ADM)
40- Defina Avaliação de Investimento: A avaliação de investimentos consiste no processo de tomada de decisão, que objetiva a melhor destinação dos recursos de uma empresa. As organizações sempre se deparam com as diversas alternativas de alocação de seus recursos, e como o objetivo da administração financeira é maximizar a riqueza dos acionistas, cabe ao administrador financeiro conduzir o processo de análise e identificação da melhor alternativa de investimento.
41- Diferencie Liderança nata de transformacional: A Liderança Nata é um dom que algumas pessoas possuem desde o nascimento, mas que se não for exercitada, o indivíduo pode nunca vir a ser um líder. A Liderança Transformacional indica um princípio de que qualquer pessoa é capaz de ser líder, mesmo que esse não tenha nascido com o dom da liderança, pois essa capacidade dependeria apenas da vontade e da prática de liderar. 
42- Porque a gestão ambiental e a responsabilidade social são instrumentos gerenciais fundamentais para a competitividade das organizações? A Gestão Ambiental é uma preocupação natural das empresas ao novo cliente, o denominado consumidor verde e ecologicamente correto. Responsabilidade Social é o grau de obrigações de uma organização em assumir ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade na medida em que ela procura atingir seus próprios interesses. A gestão ambiental e a responsabilidade social são instrumentos gerenciais fundamentais para a capacitação e a criação de condições de competitividade para as organizações, qualquer que seja o seu nicho de negócio. 
43- (V) Logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final. Também pode ser considerado Logística os fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável / (F) Logística caracteriza-se somente pelo planejamento e administração de sistemas para o controle do fluxo de materiais, materiais em processo e estoque de produtos acabados no apoio às estratégicas da empresa / (V) Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados através da organização de seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo / (F) Logística não serve para oferecer aos clientes, artigos comerciais, produtos e serviços com rapidez, baixo custo e satisfação.
44- Cada organização delimita uma cultura organizacional única, gerada e sustentada pelos mais diversos elementos formais. Isso significa que a cultura de uma organização sofre grande influência de seus fundadores, do seu processo histórico e de seu mercado. Então, quais são os principais traços presentes na cultura brasileira que influenciam não apenas os ambientes das organizações, mas também o desempenho destas. Descreva e explique: (PROCURAR) Descrever traços ou características presentes na cultura das organizações brasileiras, que afetam diretamente na performance destas, promovendo crescimento e desenvolvimento. Ex: 
- Paternalismo, quando possível 
- Liderança, quando construtora de equipes e promotora de crescimento pessoal 
- Capital intelectual, gerado pelo conhecimento adquirido 
- Empreendedorismo: a necessidade faz o intra-empreendedor brasileiro inovar. 
custo e satisfação”
de materiais, materiais em processo e estoque de produtos acabados no apoio às estr atégicas da empresa” (BOWERSOX, 1996)(V) Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, m ovimentação e armazenagmateriais, peças e produtos acabados através da organização de seus canais de marketing, de modo a poder 
custo e satisfação” (KOBAYASHI, 2000).
 
assume riscos, um idealizador, que b usca realizar seus sonhos e não somente àquele que vis a abrir o 
próprio negócio. 
também inovar dentro de negócios já existentes.

Outros materiais