Buscar

exercicio parasitologia clinica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Entre os métodos parasitológicos estudados, sabemos que existem técnicas que são mais eficazes de acordo com o parasito a ser investigado. Quais os métodos entre as técnicas abaixo, são mais eficientes quando não se sabe que parasitas devem ser investigados?
a) Rugai e Kato-Katz
b) Faust e Wilis
c) Acetato deEtila e Hoffman
d) Harada-Mori e Rugai
e) Faust e Hoffman
2- Qual desses parasitos o diagnostico laboratorial indicado é a pesqueisa de cistos nas fezes?
a) Giardia lamblia
b) Ascaris lumbricoides
c) Shistosoma mansono
d) Trypanosoma cruzi
e) Trichomonas vaginalis
3- Os parasitas intestinais podem ser identificados numa amostra por diferentes técnicas. No diagnostico de formas parasitarias,recomenda-se a coleta de amostras múltiplas para a reliazação do exame coproparasitológico de fezes. No entanto, um resultado negativo nunca é conclusivo devido, EXCETO:
a) Distribuição não uniforme na passagem de ovos de helmintos
b) Limitações técnicas de diagnósticos
c) Conservação e evio ao laboratório inadeuquados
d) Maior possibilidade de detecção de formas parasitárias
e) Coleta inadequada
4- Quanto ao dianostico sorológico e molecular de parasitoses, analise as afirmativas abaixo:
I- São desvantagens dos métodos sorológicos: janela imunológica, indefinição de infecção recente e infecção passada e variação de resposta de indivíduo para indivíduo.
II- No diagnostico molecular da doença de chagas, a imunofluorescência indireta é considerada o padrão ouro para o seu diagnóstico.
III- O teste de avidez da IgG na toxoplasmose é indicado para se diagnosticar a infecção congênita pelo Toxoplasma gondi.
IV- A técnica de PCR tem como vantagens alta sensibilidade, detecta apenas doença ativa, rápida execução, critério de cura pós-tratamento e como desvantagens elevado custo, resultados falso negativos, reações cruzadas.
Marque a alternativa que representa as afirmativas corretas:
a) II e IV
b) II, III e IV
c) I, II, III e IV
d) III e IV
e) I e III
5- Que fatores devem ser observados na escolha de um método parasitológico?
R: baseados nos sintomas do paciente, o médico solicita o exame, escolhendo o método que consegue identificar diferentes tipo de parasitas, melhor custo benefício.
6- O que é o Teste da Avidez da IgG? Qual a sua indicação? E como saber se o anticorpo é recente ou tardio? Explique.
R: o teste da Avidez de IgG é um exame utilizado para o diagnostico de doenças precoces na gestação. Esse teste é indicado para gestante, no período do pré-natal, afim de diagnosticar doenças como Toxoplasmose, Rubéola e Citomegalovírus, prevenindo a infecção transplacentária, diminuindo efeitos no feto. O diagnóstico é baseado na interação entre anticorpos e antígenos multivalentes, através de ligações químicas, denominada avidez, que pode ser classificada em: avidez baixa, sugere infecção recente a menos de 4 meses; avides moderada, não exclui uma infecção recente; avidez elevada, infecção adquiridas a mais de 4 meses.
7- Um paciente que teve o diagnostico parasitológico considerado negativo, deve ficar tranquilo e só repetir o exame caso apresente sintomática. Verdadeiro ou falso? Justifique sua resposta. 
R: O paciente não pode ficar tranquilo, pois para confirmar é necessário no mínimo realizar três teste para confirmar esse fato. Além de que, dependo do tipo parasitaria e do tipo de teste feito, alguns parasitas não são identificados quando submetido alguns teste, dependo também da sua forma (cistos, ovos...)

Continue navegando