Buscar

Av2 - Microeconomia

Prévia do material em texto

1)
As empresas conseguem expandir somente os fatores de produção variáveis, como a mão de obra, por exemplo. Os fatores fixos de produção demandam um tempo maior, pois a ampliação da planta fabril ou do escritório, bem como a compra de novas máquinas e equipamentos, não se pode fazer da noite para o dia. Se o empreendedor elevar o seu fator de produção variável sem o incremento do fator de produção fixo, ele incorrerá na chamada lei dos rendimentos marginais decrescentes, afinal há um limite da possibilidade de produção numa mesma máquina. Esse limite de produção, que analisa os fatores fixos e variáveis empregados no processo produtivo, possui uma representação gráfica que indica a capacidade produtiva máxima de um determinado empreendimento, considerando a associação de capital (máquinas e equipamentos) com o pessoal empregado na atividade.
Como é chamada a representação gráfica mencionada no texto base?
Alternativas:
· a)
Curva de custo médio de longo prazo (CML).
· b)
Curva envoltória de longo prazo (CELP).
· c)
Curva de produto Total (CTP).
· d)
Curva de isocusto total (CIT).
· e)
Curva de Possibilidades de Produção (CPP).
Alternativa assinalada
2)
A Teoria da Produção das firmas pode ser estudada para o Curto Prazo ou para o Longo Prazo. No Curto Prazo, não há tempo suficiente para uma firma aumentar a quantidade de máquinas (se a empresa quiser aumentar sua produção, só conseguirá isso, aumentando o número de funcionários). Assim, a função produção é composta de fatores fixos, que correspondem às máquinas e aos equipamentos de uma empresa, os quais se caracterizam por não serem de fácil alteração, em sua quantidade, no curto prazo, bem como de fatores variáveis, que se caracterizam por serem insumos produtivos que podem ser alterados acurto prazo, por exemplo, a contratação de mais funcionários (mão de obra) para a atividade produtiva. Já o Longo Prazo é caracterizado por haver tempo suficiente para a firma aumentar o número de máquinas e funcionários, caso queira aumentar sua produção.
Assinale a alternativa que corresponde a Teoria da Produção das firmas ao longo prazo.
Alternativas:
· a)
Todos os fatores de produção são variáveis.
Alternativa assinalada
· b)
Todos os fatores de produção são fixos.
· c)
Não se diferencia custos fixos e variáveis
· d)
Utiliza - se a média dos custos fixos.
· e)
Calcula-se o ponto de equilíbrio dos custos fixos e variáveis.
3)
O Sr. João foi a feira comprar Laranjas, porém, ao chegar na barraca de frutas, percebeu que o quilo da Laranja estava R$ 2,00 mais caro em relação a sua última compra. Como não esperava esse aumento, o Sr. João não comprou Laranjas. No dia seguinte, ao passar na mesma feira, o Sr. João percebeu que o preço do quilo da Laranja estava R$ 3,00 mais barato, e assim comprou 3 quilos.
A decisão de escolha do Sr. João representa a:
Alternativas:
· a)
lei da oferta
· b)
lei da demanda
Alternativa assinalada
· c)
equilíbrio de mercado
· d)
lei de mercado
· e)
lei da empresa
4)
O conceito de elasticidade-preço da demanda estuda a reação dos consumidores quando ocorrem variações de preços dos bens e serviços disponíveis no mercado.
Assim, quando a elasticidade-preço da demanda for:
Alternativas:
· a)
maior que 1 (um), significa que há poucos ofertantes no mercado.
· b)
igual a 1 (um), a receita do produtor cairá em uma situação de aumento dos preços.
· c)
menor que 1 (um), a receita do produtor cairá em uma situação de elevação dos preços.
· d)
menor que 1 (um), a receita do produtor sempre aumentará em uma situação de elevação dos preços.
Alternativa assinalada
· e)
quando a elasticidade-preço da demanda foi menor que 1 (um), significa que os consumidores estão deixando de comprar este bem.
5)
A indústria química “SÓ TINTAS” é uma empresa em processo de expansão com fortes investimentos no setor produtivo, com ênfase em tecnologias e produtividade. Nos últimos dois anos, a empresa elevou em 25% os seus fatores de produção (número de máquinas e número de funcionários) e o resultado disso foi um acréscimo de 15% na produção total.
Pode-se afirmar que a “SÓ TINTAS” obteve:
Alternativas:
· a)
rendimentos constantes de escala
· b)
rendimentos decrescentes de escala
Alternativa assinalada
· c)
rendimentos marginais de escala
· d)
rendimentos crescentes de escala
· e)
produtividade decrescente

Outros materiais

Perguntas Recentes