Buscar

Plano de aula Biomecânica e Atletismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA – ATLETISMO/BIOMECANICA MÓDULO B - FASE I – 2018
	NOME DO ALUNO: Milena dos Santos Matos
	RU: 2011079
	Polo: CEAD - Resende
	Nome do tutor: Marcos
	Data da primeira reunião no polo para divisão dos temas: 02/07/2018
	Data e horário da aula de campo: 09/07/2018, das 18h00min às 20h00min.
	O tutor auxiliou e corrigiu o plano de aula antes da aplicação? (X) SIM ( ) NÃO
	Duração da aula (em minutos): 50 minutos.
	Conteúdo/Tema: Atividades coordenativas da corrida para alunos do ensino fundamental I (8 e 9 anos)
	Objetivo Geral: Apresentar o atletismo.
	Objetivos específicos (Mínimo 2): 
1. Proporcionar a iniciação ao atletismo
2. Vivenciar a corrida de forma lúdica
3. Explorar a coordenação motora a partir de movimentos básicos da corrida.
	Desenvolvimento da aula:
Parte Inicial (10 min): Explicar que o conteúdo a ser trabalhado é o Atletismo, mais precisamente a corrida. 
Alongamento: Iniciar a aula alongando membros superiores e inferiores, pescoço e coluna.
Atividade de aquecimento: Atividade lúdica para vivência da corrida em velocidade.
Desenvolvimento: Correr em todas as direções, em ritmo moderado, desviando-se dos colegas. Ao sinal do professor, parar de frente para um colega, cumprimentá-lo batendo com as duas mãos juntas no ar. Em seguida continuar correndo.
Parte Principal:
Atividade 1 (15 min): Introdução à corrida
Desenvolvimento: Alunos em fila em uma ponta da quadra. Ao sinal do professor deverão correr até o outro lado da maneira estipulada. Em cada exercício o aluno terá 3 tentativas, ficando registrado o menor tempo
1. Corrida simples (ida e volta)
2. Corrida simples segurando uma bola (ida e volta)
3. Corrida simples dar a volta em um cone e voltar
Ao final o professor dirá o menor tempo de cada aluno, explicando que ao final do conteúdo Atletismo repetiremos o “teste” para comparar os resultados.
Atividade 2 (15 min): Pique-Bandeira
Desenvolvimento: Duas equipes, cada uma deve defender a sua bandeira. Vence a equipe que “roubar” primeiro a bandeira da outra.
Volta à Calma (10 min): Ovelha perdida
Desenvolvimento: Uma criança é escolhida e seus olhos vendados e uma varinha é colocada em sua mão. Os demais alunos formam um círculo ao seu redor. O cego vai apontando com a sua varinha e pergunta: “Você é a minha ovelha perdida?” A pessoa apontada deve emitir um som disfarçando a voz. Se for reconhecida toma o lugar o cego, caso contrário tenta mais uma vez.
	Adaptações no desenvolvimento: (como a aula poderia ser adaptada caso um aluno com deficiência visual e outro com amputação do membro inferior direito fizessem parte desta aula?)
Adaptações: Quanto ao deficiente visual, poucas seriam as mudanças no preparo e desenvolvimento da aula, visto que com um “guia” (podendo ser qualquer outro aluno, ou até mesmo o professor) e auxilio de guizos pra demarcação do local, o mesmo consegue participar integralmente da aula.
Levando em conta o aluno com amputação do membro inferior, as adaptações poderiam variar de acordo com as condições do aluno (utilização de uma prótese, muletas ou até mesmo uma cadeira de rodas). Dependendo da situação do amputado o plano de aula não sofreria mudanças nas atividades em si, e sim no ritmo e na forma de execução, colocando todos os alunos nas mesmas condições de prática (sentados, por exemplo). 
	Materiais: Bolas, cones, bambolês, fitas adesivas.
	Avaliação: Pode-se avaliar os alunos pelo envolvimento em cada uma das atividades, perguntando diretamente para a turma. É interessante que o professor sempre reúna os alunos em roda para que todos vejam uns aos outros. É importante conversar sobre as impressões da aula e de cada atividade, especificamente, perguntando sobre as dificuldades e facilidades em brincar com grupos diferentes em cada atividade, em organizar as equipes e as corridas, em delimitar os espaços para as corridas, em entendimento dos combinados da aula e de cada “prova” do atletismo das quais participamos nesta aula. O registro do aprendizado pode ser feito pelo próprio professor a partir dos relatos dos alunos.
	Referências utilizadas para elaboração do plano de aula: (conforme as normas da ABNT)
· Alexandre H. de Paula, Teoria da Análise Biomecânica Através da Observação Visual. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd51/biom.htm>. Acesso em: 09/07/2018.
· Redação Corrida de Rua, Biomecânica da Corrida e Suas Cinco Fases. Disponível em: <https://www.ativo.com/corrida-de-rua/biomecanica-da-corrida-e-suas-cinco-fases>. Acesso em: 09/07/2018
· Cristiane Oliveira P. Martini, Corre-Corre (Atletismo, corrida). Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9771>. Acesso em: 08/07/2018.
	Escolha apenas um exercício do conteúdo/tema do plano de aula e descreva a biomecânica do movimento.
A corrida pode ser considerada uma variação da marcha. Sendo assim, a corrida é descrita como um movimento cíclico das fases de contato e oscilação sucessivamente. Dentre as diferenças básicas destas duas habilidades destacam-se a velocidade, significativamente maior no correr, e a fase de duplo apoio que só ocorre durante o andar, que provavelmente é o principal indicador para distingui-los.	Comment by usuario: Trechos copiados devem aparecer como citação. Encontrado emhttps://www.ativo.com/corrida-de-rua/biomecanica-da-corrida-e-suas-cinco-fases/ 
Dentro de um padrão ideal, o corredor deve ter a cabeça alta, braços com angulação próxima a 90° e elevação do joelho à frente na perna de “ataque”. O apoio deve acontecer no médio pé, com um leve desequilíbrio do tronco à frente, o que facilita a manutenção da inércia do movimento. Quanto mais rápido você correr, mais irá se aproximar dessa postura considerada ideal.
A magnitude da força vertical pode atingir até duas vezes o peso corporal para corridas recreativas, sendo esta absorvida pela extremidade inferior (pé, perna, coxa, pelve e coluna). Na corrida existe um aumento na força de reação do solo tornando o aparelho locomotor mais exposto à sobrecarga mecânica durante a corrida quando comparado à marcha, além do aumento na magnitude da força a partir da diminuição do tempo de apoio, ou seja, exposição a lesões.
Tanto na marcha quanto na corrida o tronco realiza uma flexão lateral para o mesmo lado do membro que entra em contato com o solo, sendo que na corrida há uma amplitude de movimento maior. A diferença é que durante a fase de contato inicial na marcha o tronco é estendido, enquanto que na corrida em velocidades mais rápidas o tronco é fletido.
	
Como você/o grupo avalia a aula de campo (tutor, aluno/grupo e colegas)? De que forma ela contribui na sua formação profissional?
Ótimo tratamento desde a recepção até o fim da aula, aula muito bem montada, ótimas avaliações e propostas. Contribuiu de forma muito construtiva, aumentou minha experiência e ampliou minha visão sobre o tema proposto. 
3

Outros materiais