Buscar

kit 50 peticoes gratis peticoes online

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ação Monitória - Cheque Prescrito.doc
�
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DE CURITIBA (PR)
				 	MADEIREIRA DE TAL LTDA, pessoa jurídica de direito privado, com sua sede na Rua X, nº. 0000, em Curitiba (PR), inscrita no CNPJ(MF) sob o nº. 00.333.444/0001-55, comparece, com o devido respeito à presença de Vossa Excelência, intermediada por seu mandatário ao final firmado -- instrumento procuratório acostado -- causídico inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, sob o nº. 332211, com seu endereço profissional consignado no timbre desta, onde, em atendimento à diretriz do art. 39, inciso I, da Legislação Instrumental Civil, indica-o para as intimações necessárias, onde vem ajuizar, com fulcro nos art. 1102-A e segs. da Legislação Adjetiva Civil, a presente 
AÇÃO MONITÓRIA 
contra 
( 01 ) LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS ZETA LTDA, pessoa jurídica de direito privado, estabelecida na na Av. Y, nº. 0000, em Curitiba (PR) – CEP nº. 33444-555, inscrita no CNPJ(MF) sob o nº. 33.444.555/0001-66 
em decorrência das justificativas de ordem fática e de direito abaixo delineadas.
(1) – DO QUADRO FÁTICO 
	
				A Autora forneceu madeiras para a Ré, a qual necessitava para reforma de um de seus compartimentos. A relação do material vendido encontra-se discriminada na Nota Fiscal nº. 5577, a qual ora acostamos. (doc. 01) Para pagamento da dívida, a Ré deu o cheque nº. 3300, sacado contra o Banco Zeta S/A, no importe de R$ 00.000,00 ( x.x.x. ), desde já carreado como prova. (doc. 02) Todavia, referida cártula fora devolvida pela instituição financeira por ausência de fundos suficientes, razão da promoção desta querela.
 				A dívida atualizada, consoante memorial de débito acostado (doc. 03), perfaz a quantia de R$ 00.000,00 ( .x.x.x. ).
 				Sempre procurando respeitar a inúmeras promessas de pagamento por parte da Promovida, a Autora fora penalizada com prescrição do título para fins de execução. Malgrado a mora da Postulada (CC, art. 394), por diversas vezes a Promovente pleiteou em caráter amigável a liqüidação do débito, sem contudo lograr êxito.
				Não obstante, a Promovente almeja o recebimento da dívida, desta feita por intermédio da presente ação monitória. 
(2) – DO DIREITO
(2.1.) – DA VIABILIDADE DO PRESENTE INSTRUMENTO PROCESSUAL 
 				 				
 				Nos termos do art. 585, inc. I, do Código de Processo Civil, o cheque traduz-se como título executivo extrajudicial. O prazo prescricional para a execução de cheque emitido na mesma praça de pagamento é de 06 meses contados, nesse caso, do término do prazo de 30 dias para apresentação. (Lei nº. 7357/85, art. 33 c/c art. 59)
 				Neste sentido, o prazo para execução do cheque findou em 11/22/3333. 
 				Na hipótese em liça, dispondo o Autor de prova escrita sem eficácia de título executivo, pertinente o manejamento da ação monitória. 
CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
Art. 1102-A. A ação monitória compete a quem pretender, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, pagamento de soma em dinheiro, entrega de coisa fungível ou de determinado bem móvel.
 				Cumpre-nos ressaltar as lições de Humberto Theodoro Júnior, o qual, sobre o tema, professa que:
“ 	Trata-se, em primeiro lugar, de uma opção que a lei confere ao credor e não um ônus ou uma imposição a que invariavelmente tenha de se submeter na escolha da via processual. O procedimento monitório substitui a ação de conhecimento, se o credor assim desejar. Se, porém, preferir a via normal da ação condenatória, nada o impedirá de usá-la. Ao escolher a ação monitória, o que a parte tem em mira é abreviar o caminho complicado do procedimento ordinário, se o réu, como é provável, não se interessar pela discussão da obrigação. Para incentivá-lo a não oferecer defesa infundada ou meramente procrastinatória, a lei prevê que, ‘cumprido o réu o mandado, ficará isento de custas e honorários advocatícios’ (art. 1102-C, § 1º). Com isso tenta a lei acelerar a satisfação do direito de credor, criando atrativos também para o devedor, no plano econômico, e fazendo com que este somente se disponha a arcar com os encargos processuais dos embargos se, realmente, estiver convencido da inexistência do direito do credor. “( THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. 42ª Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010, vol. 3. Pág. 333)
 				Neste azo, é perfeitamente viável que o credor de um cheque prescrito se utilize da via monitória para recebimento da quantia, pois o título é prova escrita da dívida, cuja admissão é pacífica diante da redação do enunciado da Súmula nº 299 do Superior Tribunal de Justiça.
STJ Súmula: 299
É admissível a ação monitória fundada em cheque prescrito.
(2.2.) – DO PRAZO PRESCRICIONAL 
CC, 206, § 5º, inc. I
 				Ressalta-se, inicialmente, que a prescrição em tablado não se refere ao título extrajudicial, mas sim à própria pretensão de cobrança do débito, via ação monitória. Destarte, o prazo deve ser contado a partir da emissão da cártula e não após o prazo de apresentação (art. 17 da Lei nº 7.357/85), já que o cheque passou a ser mero elemento de prova.
 				Neste enfoque, temos que a ação monitória, fundada em cheque prescrito, está subordinada ao prazo prescricional de 5 (cinco) anos de que trata o artigo 206, § 5º, I, do Código Civil.
 				A propósito, vejamos as seguintes decisões:
AÇÃO MONITÓRIA. CHEQUE. AUSÊNCIA DE CITAÇÃO VÁLIDA. PRESCRIÇÃO. ART. 206, § 5º, INCISO I, DO CÓDIGO CIVIL. 
1. A ação monitória fundada em cheque prescrito está subordinada ao prazo prescricional de 5 (cinco) anos previsto no artigo 206, § 5º, I, do Código Civil. 
2. Nos termos do art. 219 do código de processo civil, a prescrição é interrompida pela citação válida, retroagindo à data da propositura da ação. Não havendo citação válida, não há que se falar em interrupção da prescrição. 
3. Recurso improvido. (TJDF - Rec 2009.01.1.008011-9; Ac. 589.330; Terceira Turma Cível; Rel. Des. Getúlio de Moraes Oliveira; DJDFTE 04/06/2012; Pág. 115)
APELAÇÃO CÍVEL. Ação monitória fundada em cheque prescrito. Alegada prescrição. Inocorrência. Aplicação do prazo de 05 (cinco) anos. Inteligência do artigo 206, par. 5º, inc. I, do Código Civil. Comprovação da causa debendi. Desnecessidade. Documento juntado pelo réu imprestável para afastar a pretensão do autor. Sentença mantida. Recurso não provido. (TJPR - ApCiv 0888210-8; Londrina; Sexta Câmara Cível; Relª Juíza Conv. Rosana Amara Girardi Fachin; DJPR 04/06/2012; Pág. 85)
APELAÇÃO CÍVEL. MONITÓRIA. CHEQUE. PRELIMINARES DE CERCEAMENTO DE DEFESA. LITISPENDÊNCIA E PRESCRIÇÃO. INOCORRÊNCIA. 
Recorrente que entrega o talonário de cheques a terceiro por espontânea vontade. Ausência de cautela. Falsificação de assinatura que não prospera contra o autor da ação, terceiro de boa-fé. Resguardado eventual direito de regresso. Recurso conhecido e improvido. Não se vislumbra o cerceamento de defesa pela não produção da prova pericial, porquanto ainda que a matéria seja de direito e de fato, a prova documental apresentada é apta a formar o convencimento do julgador. A ação monitória fundada em cheque prescrito está subordinada ao prazo prescricional de 5 (cinco) anos de que trata o artigo 206, § 5º, I, do Código Civil (RESP 1011556, Rel. Ministro João Otávio de noronha, DJ de 19-2-2010). (TJSC - AC 2011.052333-7; Indaial; Primeira Câmara de Direito Comercial; Rel. Des. Salim Schead dos Santos; Julg. 24/05/2012; DJSC 04/06/2012; Pág. 230)
AÇÃO MONITÓRIA. Cheques prescritos Prescrição Inocorrência Após a fluência do prazo de prescrição da pretensão executiva, tem o credor a possibilidade de ajuizar a ação de enriquecimento prevista na Lei do Cheque, ou a ação de cobrança, que pode seguir o rito ordinário ou o monitório Prescrição
da ação de cobrança em 5 anos Inteligência do art. 206, § 5º, I, do Código Civil Precedentes do STJ Súmula nº 18 da Seção de Direito Privado deste Tribunal Início do prazo na vigência do CC/1916 Termo inicial a partir da entrada em vigor do CC/2002 Art. 2.028 do CC/2002 Pretensão da autora dentro do prazo prescricional Sentença anulada Julgamento do mérito Possibilidade Causa suficientemente instruída. Art. 515, §3º, do CPC. MONITÓRIA Cheque prescrito Discussão da causa debendi Possibilidade Cheque não circulou Agiotagem Ausência de prova. Se houve agiotagem cabia à ré demonstrar a existência do contrato de empréstimo que deu origem aos cheques cobrados e as taxas de juros extorsivas, o que não ocorreu Pagamento parcial da dívida Não comprovação. Ônus da prova que recai à ré-embargante Ré traz aos autos outros cheques supostamente emitidos em favor da autora Insuficiência. Se realmente pagou a dívida, deveria a ré ter exigido a quitação ou outro documento correspondente Ação monitória procedente. Recurso provido para afastar a prescrição e rejeitar os embargos ao mandado monitório. (TJSP - APL 9186425-70.2009.8.26.0000; Ac. 5889824; Itararé; Vigésima Câmara de Direito Privado; Rel. Des. Álvaro Torres Junior; Julg. 14/05/2012; DJESP 01/06/2012)
 				Portanto, à luz das decisões supra aludidas, ultrapassado o prazo de execução, o cheque perde sua natureza de título de crédito, consubstanciando, tão somente, documento representativo de determinada dívida, que pode ser objeto de ação de cobrança, ou mesmo de ação monitória, essas últimas reguladas pelo prazo prescricional cinco anos, nos termos do art. 206, § 5º, inciso I, do Código Civil. 
(2.3.) – CAUSA DEBENDI 
PRESCINDIBILIDADE DE SUA DEMONSTRAÇÃO 
 				Por outro lado, de se destacar que, tratando-se de ação monitória, prescindível que o Autor comprove os fatos constitutivos de seu direito.
 				A pretensão do Promovente está devidamente fundamentada nesta petição inicial, uma vez que colacionou-se cheque prescrito devidamente assinado pelo representante legal da Promovida, prescindindo da demonstração da causa debendi, consoante reiterada jurisprudência. E, muito embora possa a Ré instaurar o contraditório com a discussão da causa subjacente, cabe a ele o ônus de sua demonstração.
				Neste sentido reiteradamente o Superior Tribunal de Justiça tem decido que:
AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO MONITÓRIA. CHEQUE PRESCRITO. DEMONSTRAÇÃO DA CAUSA DEBENDI. DESNECESSIDADE. POSSIBILIDADE, CONFERIDA AO RÉU, DE DEMONSTRAR A INEXISTÊNCIA DA DÍVIDA. SÚMULA Nº 7 DO STJ. FUNDAMENTOS DO ACÓRDÃO RECORRIDO NÃO ATACADOS. DISSÍDIO JURISPRUDENCIAL. SIMILITUDE FÁTICA NÃO DEMONSTRADA. 
1. A teor da jurisprudência do STJ, na ação monitória fundada em cheque prescrito, é desnecessária a demonstração da causa de sua emissão, cabendo ao réu o ônus da prova da inexistência do débito. 
2. Pela análise dos elementos fático-probatórios coligidos nos autos, o eg. Tribunal de origem entendeu que o réu se desincumbiu de seu ônus de provar a inexistência do débito. Alterar tal conclusão é inviável, a teor do disposto na Súmula nº 7 do STJ. 
3. A agravante não atacou os fundamentos utilizados pelo Tribunal a quo para considerar a possibilidade de perquirir a origem dos cheques. Aplicação da Súmula nº 283 do Pretório Excelso: "É inadmissível o recurso extraordinário, quando a decisão recorrida assenta em mais de um fundamento suficiente e o recurso não abrange todos eles". 
4. Para a configuração do dissídio jurisprudencial, faz-se necessária a similitude fática entre o aresto recorrido e o paradigma, nos termos do parágrafo único do art. 541 do CPC e dos parágrafos do art. 255 do RISTJ. 
5. Agravo regimental não provido. (STJ - AgRg-Ag 1.143.036; Proc. 2009/0001624-0; RS; Quarta Turma; Rel. Min. Raul Araújo; Julg. 24/04/2012; DJE 31/05/2012)
AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. AÇÃO MONITÓRIA. CHEQUE PRESCRITO. 
Comprovação da causa debendi desnecessidade - Acórdão recorrido em harmonia com o entendimento desta corte - Agravo improvido. (STJ - AgRg-REsp 1.265.979; Proc. 2011/0165230-8; AL; Terceira Turma; Rel. Min. Massami Uyeda; Julg. 06/10/2011; DJE 19/10/2011)
DIREITO COMERCIAL E PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. AÇÃO MONITÓRIA EMBASADA EM CHEQUE PRESCRITO. VIABILIDADE. MENÇÃO AO NEGÓCIO JURÍDICO SUBJACENTE. DESNECESSIDADE. OPOSIÇÃO DE EMBARGOS À MONITÓRIA DISCUTINDO O NEGÓCIO QUE ENSEJOU A EMISSÃO DO CHEQUE. POSSIBILIDADE. 
1. O cheque é ordem de pagamento à vista, sendo de 6 (seis) meses o lapso prescricional para a execução após o prazo de apresentação, que é de 30 (trinta) dias a contar da emissão, se da mesma praça, ou de 60 (sessenta) dias, também a contar da emissão, se consta no título como sacado em praça diversa, isto é, em município distinto daquele em que se situa a agência pagadora. 
2. Se ocorreu a prescrição para execução do cheque, o artigo 61 da Lei do Cheque prevê, no prazo de 2 (dois) anos a contar da prescrição, a possibilidade de ajuizamento de ação de locupletamento ilícito que, por ostentar natureza cambial, prescinde da descrição do negócio jurídico subjacente. Expirado o prazo para ajuizamento da ação por enriquecimento sem causa, o artigo 62 do mesmo Diploma legal ressalva a possibilidade de ajuizamento de ação de cobrança fundada na relação causal. 
3. No entanto, caso o portador do cheque opte pela ação monitória, como no caso em julgamento, o prazo prescricional será quinquenal, conforme disposto no artigo 206, § 5º, I, do Código Civil e não haverá necessidade de descrição da causa debendi 
4. Registre-se que, nesta hipótese, nada impede que o requerido oponha embargos à monitória, discutindo o negócio jurídico subjacente, inclusive a sua eventual prescrição, pois o cheque, em decorrência do lapso temporal, já não mais ostenta os caracteres cambiários inerentes ao título de crédito. 
5. Recurso Especial provido. (STJ - REsp 926.312; Proc. 2007/0035619-0; SP; Quarta Turma; Rel. Min. Luis Felipe Salomão; Julg. 20/09/2011; DJE 17/10/2011)
 	O entendimento do STJ, como se percebe, é firmado no sentido de ser cabível a ação monitória para cobrança de cheque prescrito, exigindo-se apenas "prova escrita sem eficácia de título executivo" (art. 1.102-A do CPC). Assim, desnecessário que o autor/credor comprove a causa debendi que originou o documento.
(2.4.) – DIES A QUO DOS JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA 
2.4.1. Correção Monetária
 				Na ação monitória para cobrança de cheque prescrito, a correção monetária corre a partir da data em que foi emitida a ordem de pagamento à vista. É que, malgrado carecer de força executiva, o cheque não pago é título líquido e certo. 
Lei nº 6.899/81
Art 1º - A correção monetária incide sobre qualquer débito resultante de decisão judicial, inclusive sobre custas e honorários advocatícios.
§ 1º - Nas execuções de títulos de dívida líquida e certa, a correção será calculada a contar do respectivo vencimento.
					Ademais, prescreve a Legislação Substantiva Civil que:
CÓDIGO CIVIL
Art. 397. O inadimplemento da obrigação, positiva e líquida, no seu termo, constitui de pleno direito em mora o devedor.
 					Neste sentido, vejamos os seguintes julgados:
APELAÇÃO CITAÇÃO EDITAL CORREÇÃO MONETÁRIA GRATUIDADE. NOTA FISCAL QUE CONSTITUI DOCUMENTO HÁBIL A PROPOSITURA DE AÇÃO MONITÓRIA ART. 1.102-A DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL;. MANUTENÇÃO DA SENTENÇA POR SEUS PRÓPRIOS E BEM LANÇADOS FUNDAMENTOS ART. 252 DO REGIMENTO INTERNO;. CORREÇÃO MONETÁRIA DE CHEQUE PRESCRITO (CONFIGURA TÍTULO LÍQUIDO E CERTO ART. 1º, §1º, LEI Nº 6.899/81 NÃO EXIGÍVEL) QUE TEM COMO TERMO INICIAL O VENCIMENTO DO TÍTULO;. 
Juros de mora a contar da data da citação, art. 405 do Código Civil RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO, para constar, apenas, o termo inicial dos juros de mora (art. 405 do CC). (TJSP
- APL 9127631-90.2008.8.26.0000; Ac. 5900956; Monte Alto; Vigésima Câmara de Direito Privado; Relª Desª Maria Lúcia Pizzotti; Julg. 07/05/2012; DJESP 01/06/2012)
CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO MONITÓRIA. CITAÇÃO POR EDITAL. NULIDADE. REJEITADA. CHEQUE PRESCRITO. CORREÇÃO MONETÁRIA. JUROS MORATÓRIOS. TERMO INICIAL. 
I. A citação por edital pressupõe que o réu esteja em local incerto ou ignorado (CPC, art. 231, II), sendo desnecessário o esgotamento de todos os meios para a sua localização, máxime se a autora empreende diversas diligências no sentido de localizar o seu paradeiro. 
II - Tratando-se de ação que objetiva a cobrança de dívida relativa a cheque já prescrito, a correção monetária deverá incidir desde a data da emissão da cártula; e, os juros moratórios, da citação inicial, momento em que o devedor é constituído em mora. Precedentes. 
III. Deu-se parcial provimento ao recurso. (TJDF - Rec 2008.01.1.042665-9; Ac. 565.139; Sexta Turma Cível; Rel. Des. José Divino de Oliveira; DJDFTE 17/02/2012; Pág. 150)
2.4.2. Juros moratórios 
 				No que diz respeito aos juros moratórios, estes devem incidir a partir do ato citatório. 
CÓDIGO CIVIL
Art. 405 - Contam-se os juros de mora desde a citação inicial.
 				Neste sentido:
APELAÇAO. AÇÃO MONITÓRIA. TERMO INICIAL. JUROS DE MORA. CITAÇÃO. CORREÇÃO MONETÁRIA. VENCIMENTO DE CADA PARCELA 
Prestações vincendas. Os juros de mora incidirão a partir da citação válida, no percentual de 1% ao mês, nos termos do artigo 405 do Código Civil. Na ação monitória para cobrança de cheque prescrito, a correção monetária corre a partir da data do respectivo vencimento. V. V. Em se tratando de ação monitória fundada em título de crédito prescrito, que espelha obrigação líquida, os juros de mora devem incidir a partir do vencimento da obrigação. (TJMG - APCV 5465597-36.2009.8.13.0024; Belo Horizonte; Décima Quarta Câmara Cível; Rel. Des. Rogério Medeiros; Julg. 02/02/2012; DJEMG 14/03/2012)
MONITÓRIA. PEDIDO CONTRAPOSTO. NÃO CABIMENTO. CHEQUE PRESCRITO. NEGÓCIO SUBJACENTE CONCLUÍDO. PROCEDÊNCIA. CORREÇÃO MONETÁRIA E JUROS DE MORA. TERMO INICIAL. 
É incabível, em sede de embargos monitórios, a apresentação de pedido contraposto, sendo possível, nessa situação, a apresentação de reconvenção, nos termos da Súmula n. 292 do STJ. É procedente ação monitória quando provado que o negócio do qual se originam os cheques prescritos foi devidamente concluído. Na ação monitória, os juros moratórios contam-se a partir da citação, e a correção monetária a partir do vencimento do título. (TJRO - APL 0044388-37.2007.8.22.0007; Rel. Des. Marcos Alaor Diniz Grangeia; Julg. 23/02/2011; DJERO 01/03/2011; Pág. 38)
( 3 ) – DOS PEDIDOS E REQUERIMENTOS 
					POSTO ISTO,
estando a inicial devidamente instruída, o Autor solicita que Vossa Excelência, em reconhecendo a qualidade de credor da Promovente e de devedor da Promovida, assim como a validade dos documentos atrelados à presente, se digne de tomar as seguintes providências:
a) deferir, de plano, a expedição do competente MANDADO DE PAGAMENTO, visando instar a Réu que pague, no prazo de 15(quinze dias), a quantia reclamada de R$ 00.000,00 ( .x.x.x ) – consoante memorial anexo --, acrescida dos encargos moratórios legais, declinando à mesma, neste mesmo mandado, que esta poderá ofertar Embargos, querendo, no prazo antes citado, sob pena de não os apresentando, ser constituído de pleno direito em título executivo judicial;
b) entende a Autora que o resultado da demanda prescinde de produção de provas. Todavia, ressalva a mesma que, caso este não seja o entendimento de Vossa Excelência, protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direitos admitidos, por mais especiais que sejam, sobretudo com a oitiva de testemunhas, depoimento pessoal do(s) representante(s) legal(is) da Ré, o que desde já requer, sob pena de confissão.
 				Concede-se à causa o valor de R$ 00.000,00 ( .x.x.x. ).
 Respeitosamente, pede deferimento.
				Curitiba(PR), 00 de junho de 0000.
				P.p Fulano de Tal
 Advogado - OAB(PR) 332211
 
�PAGE �
�
Quesitos à Perícia Contábil.doc
�
�
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 00ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO(SP).
O AUTOR DELIMITA QUESITOS À PERÍCIA CONTÁBIL
Ação Revisional
Processo nº. 334455-86.2012.007.00890.8-001
Autor: BELTRANO DE TAL
Réu: BANCO ZETA S/A
				Intermediado por seu mandatário ao final firmado, comparece, com o devido respeito à presença de Vossa Excelência, BELTRANO DE TAL, já qualificado na peça vestibular, para, com estribo no art. 421, § 1º do Código de Processo Civil, dentro do prazo fixado no despacho próximo passado, apresentar seus quesitos à perícia contábil. 
 				1 – Cumpre-nos, antes de mais nada, pleitear que o expert utilize-se da faculdade expressa no art. 429 do Código de Processo Civil, vez que, para maior precisão da perícia em liça, faz-se necessário a requisição de documentos à instituição financeira Promovida. 
CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
Art. 429 – Para o desempenho de sua função, podem o perito e os assistentes técnicos utilizar-se de todos os meios necessários, ouvindo testemunhas, obtendo informações, solicitando documentos que estejam em poder da parte ou em repartições públicas, bem como instruir o laudo com plantas, desenhos, fotografias e outras e quaisquer peças. 
				2 - Outrossim, por oportuno, apresenta os quesitos a serem respondidos pelo perito deste Juízo:
				1 ) durante o período do contrato, qual(is) a(s) taxa(s) mensal(is) adotada na cobrança dos encargos contratuais ?
				2) a Ré cobrou comissão de permanência em caso de atraso ? Consta esta cláusula no contrato e, caso positivo, informa a mesma a taxa a ser cobrada ? Qual o montante cobrado em todo o período da operação, indicando-se inclusive o(s) percentual(is) do(s) período ? Se positivo, fora cobrado de forma capitalizada ?
				3) cumulada com a comissão de permanência, se cobrada, houvera a cobrança de multa contratual ? Há cláusula nesse sentido no contrato ? Poderia identificá-la e transcrevê-la ? 
 				4) além da comissão de permanência, se cobrada, foram exigidos outros encargos moratórios ? Situá-los, inclusive precisando montante e taxas. 
				5) os juros remuneratórios cobrados na operação foram cobrados de forma capitalizada e mensal ? Caso positivo, qual o montante ? Existe cláusula contratual possibilitando a cobrança deste encargo ? Caso afirmativa a resposta, identifique-a. 
				6) qual a taxa nominal e a taxa efetiva ? Estas taxas contratuais estavam de conformidade com a taxa média de juros aplicada no mercado financeiro, em situações contratuais análogas e para o mesmo período(situar em consonância com o que estiver evidenciado pelo BACEN) ? 
				7) qual seria o valor do débito com o emprego da taxa contratual avençada, utilizando-a de forma linear ? E capitalizada ? Qual o valor deste mesmo débito contratual com o emprego de uma taxa de 1%(um por cento) ao mês, de forma linear ? Abatendo-se do que o Autor já pagou, o que restaria a pagar ?
				8) levando-se em conta o emprego de juros lineares, com a taxa de 1%(um por cento) ao mês, qual seria o spread bancário na operação em exame ? E com o emprego da taxa do contrato, também com juros lineares, qual seria esse spread ? E com taxa de 1%(um por cento) ao mês, de forma linear, qual seria esse mesmo spread durante o período contratual ? 
				9) dentro da taxa de juros remuneratórios encontra-se embutida correção monetária ? Em caso positivo, em algum momento da operação fora cobrada cumulativamente com a comissão de permanência ? 
				10) qual o montante
cobrado a título de juros moratórios ? Que percentual representou em face de todo o débito ? 
				11) os juros moratórios, se cobrados, foram cobrados de forma capitalizada ? 
				12) quanto o Autor eventualmente pagou de principal, de juros e de encargos moratórios, isso demonstrado de forma separada ? 
 				13) Em face do disposto no CPC(art. 429), poderia acostar aos autos os extratos referentes a toda a operação e, em caso negativo, justificar a impossibilidade ? 
			 Respeitosamente, pede deferimento.
				São Paulo(CE), 00 de dezembro do ano de 0000.
www.modelodepeticoes.com.br
�PAGE �
�PAGE �2�
www.modelodepeticoes.com.br
Ação de Restauração de Autos.doc
�
�
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 00ª VARA CÍVEL DE CURITIBA (PR)
Distribuição por dependência ao Proc. nº. 1122334455-66 (CPC, art. 253, inc. I)
 	EMPRESA XISTA LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ(MF) sob o nº. 22.333.444/0001-55, estabelecida na Rua Zeta, nº 000 – Curitiba (PR), vem, com o devido respeito à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu patrono – instrumento procuratório acostado --, para ajuizar, com fulcro nos arts. 1063 e segs. da Legislação Adjetiva Civil, a presente, 
AÇÃO DE RESTAURAÇÃO DE AUTOS,
contra ROCHA ZETA S/A, pessoa jurídica de direito privado, estabelecida na Av. Xista, nº. 0000, em Curitiba (PR), inscrita no CNPJ (MF) sob o nº 77.888.999/0001-00 
e, na qualidade de litisconsorte passivo necessário(CPC, art. 47),
a empresa EMPRESA ACÚSTICA LTDA, pessoa jurídica de direito privado, estabelecida na Rua Xista, nº. 0000, em São Paulo (SP), inscrita no CNPJ(MF) sob o nº. 55.666.777/0001-88, em razão das justificativas de ordem fática e de direito abaixo evidenciadas. 
ALÍGERAS CONSIDERAÇÕES FÁTICAS
 				No dia 30 do mês próximo passado a Promovente tomou conhecimento que houvera andamento junto ao proc. nº. 55667799 (Ação de Reparação de Danos), a qual inicialmente aforada unicamente contra o primeiro litisconsorte acima citado. 
	 			Chegando à Secretaria desta Vara, constatou-se que, na hipótese, tratava-se de remessa à publicação de sentença meritória proferida no referido processo. De pronto, como a sentença houvera sido proferida em desfavor da ora Autora, naquela mesma data (22/33/4444 – sexta-feira) seu patrono, Dr. Fulano de Tal, fizera carga dos autos para apelar da decisão, o que se comprova pelo documento ora anexo. (doc. 01) A sentença em espécie, entrementes, somente veio a ser publicada no Diário da Justiça nº. 3344, o qual circulou no dia 00 de novembro deste ano. (doc. 02)
 				Objetivando analisar o processo no final de semana, o advogado da ora Promovente solicitou, na sexta-feira (22/33/4444), ao Estagiário, de nome Beltrano de Tal, que levasse os autos do processo -- que estava em seu escritório -- para sua residência. 
 				Logo após o recebimento dos autos, nesta mesma sexta-feira o mencionado estagiário tivera que participar de uma reunião, de caráter urgente, no endereço sito na Rua Xista, nº. 0000, em Curitiba (PR). 
 				O veículo do estagiário encontrava-se estacionado frente à portaria do citado edifício, em rua bastante movimentada e de boa iluminação (Rua Beta, nº. 0000), foi alvo de furto, praticado por indivíduos não identificados, levando do interior automóvel, uma pasta executiva contendo contas diversas, além dos autos do processo em epigrafe, conforme constata-se por meio do Boletim de Ocorrência, bem como de fotos e comprovante da substituição do vidro danificado, todos ora anexados. (docs. 03/07)
 				 Desta maneira, tratou-se, sem sombra de dúvidas, de um episódio fático inevitável. 
DO DIREITO 
 				Antes de mais nada, como dito acima, verifica-se, na hipótese em estudo, que há a excludente de responsabilidade, porquanto tratou-se de evento imprevisível, de força maior. (CC, art. 642) 
 				O caso em vertente, destarte, reclama a restauração dos autos, na forma do que preceitua o Estatuto de Ritos (CPC, art. 1063 e segs.), sobretudo quando o faz com a mais absoluta boa-fé, conduta processual esta que é de benefício geral a todos envolvidos no pleito, maiormente o Poder Judiciário. Verifica-se a boa-fé da ora Autora, vez que inserta nesta pendenga quase a totalidade das peças processuais extraviadas, especialmente depoimentos pessoais e de testemunhas, documentos, petição inicial e contestação, além da sentença proferida. 
 				Devemos sopesar, de outro bordo, que a restauração dos autos para nada mais se presta que recompor os autos de um processo, o que inviabiliza, neste momento, enfrentamentos de litigiosidade de maiores proporções, não comportando, desta maneira, discussões acerca do mérito dos pedidos formulados os autos da ação cujos autos se buscam restaurar. 
“APELAÇÃO CÍVEL – EXECUÇÃO FISCAL – DESAPARECIMENTO DOS AUTOS PRINCIPAIS – PEDIDO DE RESTAURAÇÃO DE AUTOS – PROCEDÊNCIA – ALEGAÇÃO DE NÃO FUNDAMENTAÇÃO DE QUESTÕES PRELIMINARES – FALTA DE SUPORTE LEGAL PARA ACOLHER AS MESMAS – RECURSO IMPROVIDO.
	Agiu correto o julgador em não acolher a preliminar de inépcia da inicial e, igual caso, da prescrição, pois a matéria levantada deverá ser apreciada pelo juízo de primeiro grau, pois a ação de restauração de autos, não é o lugar próprio para se discutir qualquer ponto de direito ou de fato da causa principal, já que julgada a restauração, o processo seguirá os seus termos, conforme previsto no artigo 1.057, do CPC.( TJES – AC 024910040625 – Rel. Des. Lúcio Vasconcellos de Oliveira – Julg. 09/02/1999)” ( destacamos )
 				De outro turno, Excelência, não devemos olvidar que, já na querela original, haviam litisconsortes passivos com patronos diversos, reclamando, assim, a contagem em dobro do prazo para recorrer, que era o estágio processual que encontrava-se o processo extraviado, o que se observa pelos documentos colacionados nesta pendenga.(CPC, art. 191). E, assim, quando do julgamento da presente demanda, tal fato deverá ser levado em conta, ou seja, reabertura do prazo para apelação, com prazo em dobro, em face dos litisconsortes com patronos distintos. 
“EXECUÇÃO. RESTAURAÇÃO DOS AUTOS
	A restauração dos autos é ação incidente que culmina com uma sentença declaratória, seguindo o processo os seus termos como determina o art. 1067 do CPC. Tendo os autos julgados restaurados, certa a posição que determina o prosseguimento do feito a partir do estado da causa quando do desaparecimento. Preliminares: rejeitadas e não conhecidas. (TJBA – Ap. Cível nº. 3.864-4/01 – 1ª C. Cível – Rel. Juíza Conv. Lígia Ramos – j. 02/05/2001). (sublinhamos)
 
 				Há, mais, interesse processual na restauração dos autos, sobretudo porquanto a Autora, examinando a sentença proferida, verificou que a mesma, com todo o respeito, fora proferida contrariamente ao que encontrava-se como prova no bojo da ação originária. 
 				De outro turno, em obediência aos preceitos contidos no CPC, evidencia o Autor que a causa originária, no momento de seu desaparecimento, encontrava-se com prazo para oferecimento recurso de apelação, com o proferimento de sentença de mérito, quando julgou improcedente a ação de reparação de danos. (CPC, art. 1064, caput). 
 				Em atendimento ao diploma processual acima citado, em seus incisos I, II e III, a Autora oferece os seguintes documentos/peças processuais, todos com a finalidade de viabilizar a restauração dos autos:
CAPA
INICIAL (DOCS. E CUSTAS)
DESPACHO DE CITAÇÃO PARA CONTESTAÇÃO (FL.35)
A.R. DA CITAÇÃO (FL.36)
CONTESTAÇÃO E DOCS. – Empresa X. (FLS.37 – 70)
REPLICA À CONTESTAÇÃO (FLS.71 – 78)
TERMO DE AUDIENCIA DE INSTRUÇÃO (FL.90)
TERMOS DE DEPOIMENTOS (FLS.91 – 97)
PETIÇÃO DE EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS – Empresa X(FLS.103
– 114)
MANDADO DE INTIMAÇÃO (FL.115)
PETIÇÃO DE JUNTADA DE DOCUMENTOS – Empresa X. (FLS.116 – 131)
MANDADO DE INTIMAÇÃO (FL.132)
PETIÇÃO DE JUNTADA DE DOCUMENTOS - Empresa Y(litisconsorte) (FLS.133 – 147)
PETIÇÃO REQUERENDO CONFISSÃO FICTA – Empresa K(Autora) (FLS.148 – 153)
PETIÇÃO CERTIFICANDO ACERCA DA ORIGINALIDADE DA DOCUMENTAÇÃO ACOSTADA – Empresa X (FLS.154 – 155)
CONTESTAÇÃO E DOCS. – Empresa Y(litisconsorte)( FLS.158 – 172)
CERTIDÃO DE CONCLUSÃO (FL.175)
PETIÇÃO REQUERENDO A JULGAMENTO NO ESTADO QUE SE ENCONTRA – Empresa K
SENTENÇA (FLS.197 – 202)
PEDIDOS 
 				Diante do que foi exposto, pleiteia a Autora que Vossa Excelência defira os seguintes pedidos e requerimentos:
a) a citação das requeridas, na pessoa de seus representantes legais, para, querendo, no prazo de cinco dias, contestem o presente feito, instando-as a exibirem cópias, contrafés e mais reproduções dos atos e documentos que estiverem em poder das mesmas(CPC, art. 1065, caput), sob pena de confissão e revelia, com julgamento antecipado da querela(CPC, art. 1065, § 2º c/c art. 803);
b) no caso de anuência das Rés, tácita ou expressa, quanto à pretensão da restauração dos autos, pede que seja lavrado o respectivo auto de restauração, com o regular prosseguimento do feito, no estágio processual em que encontrava-se o processo original(CPC, art. 1065, § 1º);
c) não se apresentando a hipótese acima, pede que os pedidos sejam julgados procedentes, sendo declarado restaurado os autos do processo nº. 1122334455 (Ação de Reparação de Danos), prosseguindo-se neste feito acessório, oportunizando-se ao Autor apelar da sentença proferida – estágio processual quando do desaparecimento dos autos --, com prazo dobrado, em face do litisconsórcio passivo formado na ação originária, com patronos diversos; 
d) havendo resistência à pretensão da Autora, a mesma protesta e requer a produção de provas admissíveis à espécie, em especial a oitiva de testemunhas, bem como eventual perícia, se o caso assim o requerer.
 				Dá-se à causa o valor estimativo de R$ 100,00 (cem reais).
				
 Respeitosamente, pede deferimento.
				Curitiba (PR), 00 de abril de 0000.
				P.p Fulano de Tal
 Advogado – OAB (PR) 112233
 
�
�PAGE �
�� HYPERLINK "http://www.peticoesonline.com.br" �www.peticoesonline.com.br� 
Pedido de reunião de ações conexas - Prorrogação de Competência.doc
�
�
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 00ª VARA CÍVEL DE CURITIBA - PR
Art. 103 – Reputam-se conexas duas ou mais ações, quando lhes for comum o objeto ou a causa de pedir.
Art. 105 - Havendo conexão ou continência, o juiz, de ofício ou a requerimento de qualquer das partes, pode ordenar a reunião de ações propostas em separado, a fim de que sejam decididas simultaneamente.
Art. 106 – Correndo em separado ações conexas entre dois juízes que têm a mesma competência territorial, considera-se prevento aquele que despachou em primeiro lugar.
Ação de Busca e Apreensão 
Proc. nº. 445566-00.2013.8.06.0001
Autor: BANCO ZETA S/A
Réu: PEDRO DAS QUANTAS 
PEDRO DAS QUANTAS, 
já qualificado nos autos desta presente ação de busca e apreensão, vem, com o devido respeito à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu patrono que ao final subscreve, para, fulcrado nos arts. 103, 105 e 106 do Código de Processo Civil, requerer o que segue.
1 – PEDIDO DE PRORROGAÇÃO DE COMPETÊNCIA 
	A instituição financeira em apreço ajuizou, na data de 00/11/2222, uma presente Ação de Busca e Apreensão em desfavor do Autor. Todavia, já tramitava perante a 00ª Vara Cível de Curitiba (Proc. nº. 664433-00.2013.8.06.0001) uma ação revisional contra a Autora, cuja cópia ora anexamos. (doc. 01) . Tal comportamento, aproxima a possibilidade de decisões díspares, razão do presente arrazoado. 
				Destaque-se que a ação revisional, assim como a ação de busca e apreensão em espécie, tratam do mesmo pacto, ou seja, do contrato nº. 00112233 e, mais, envolvem as mesmas partes e o mesmo objeto de plano de fundo. São, pois, idênticas as causas de pedir. 
				Neste enfoque, ao ser manejada a presente ação de busca e apreensão, outra querela judicial já havia destacada a prevenção, ou seja, perante a 00ª Vara Cível(Proc. nº. 664433-00.2013.8.06.0001), a qual fora despachada primeiramente, o que se comprova pela cópia do referido ato processual anexo, o qual deu-se em 22/33/4444. (doc. 02)
				Havendo mais de uma vara competente para apreciar os processos em vertente, torna-se prevento àquele Juízo que tivera por primeiro a ação distribuída e, mais, sobretudo aquele que primeiro despachou.
CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
Art. 106 – Correndo em separado ações conexas perante juízes que tem a mesma competência territorial, considera-se prevento aquele despachou em primeiro lugar. 
Art. 263 – Considera-se proposta a ação, tanto que a petição inicial seja despachada pelo juiz, ou simplesmente distribuída, onde houver mais de uma vara. A propositura da ação, todavia, só produz efeito quanto ao réu, os efeitos mencionados no art. 219 depois que for validamente citado. 
				Necessário, portanto, a reunião das ações ( ação revisional e busca e apreensão ) no Juízo prevento, para que não haja possíveis decisões conflitantes 
COMPETÊNCIA. 
Conflito negativo de competência. Ação de busca e apreensão de veículo. Ação revisional de contrato anteriormente ajuizada e em andamento perante o Magistrado suscitante. Distribuição por dependência. Conexão entre os feitos. Reconhecimento. Inequívoca relação de prejudicialidade no julgamento das demandas em que figuram as mesmas partes que se contendem acerca do mesmo contrato entabulado. Inteligência dos artigos 103 e 106 ambos do Código de Processo Civil. Conflito negativo procedente para declarar competente o Magistrado suscitante. (TJSP - CC 0299484-24.2011.8.26.0000; Ac. 6336698; Mogi das Cruzes; Câmara Especial; Rel. Des. Camargo Aranha Filho; Julg. 12/11/2012; DJESP 17/12/2012)
PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO POR INSTRUMENTO. AÇÃO REVISIONAL E AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO CONVERTIDA EM DEPÓSITO. CONEXÃO. JUÍZOS DE CIRCUNSCRIÇÔES JUDICIÁRIAS DIVERSAS. REUNIÃO DOS FEITOS NO JUÍZO QUE DESPACHOU EM PRIMEIRO LUGAR. ARTIGOS 103 E 105, AMBOS DO CPC. 
1. O artigo 103 do CPC prevê a conexão como uma das causas de modificação da competência, de forma a reunir duas ou mais ações que tenham em comum o objeto ou a causa de pedir, a fim de evitar decisões conflitantes. 
2. A ação revisional e a de reintegração de posse (convertida em depósito) têm, de regra, sua propositura embasada no mesmo negócio jurídico. Quer dizer, a primeira busca a alteração das cláusulas tidas por ilegais ou abusivas, ao tempo em que a segunda, tem por fito reaver o bem objeto do ajuste, em razão do descumprimento das obrigações nele estabelecidas, a rigor, pelo inadimplemento das prestações pactuadas. 2.1. Constatada a conexão entre os processos, devem ser reunidos, num mesmo juízo, para que de sua apreciação não advenha a prolação de decisões contraditórias, uma vez que discutem o mesmo contrato. 
3. Doutrina. 4.1 "há conexão pelo objeto quando existe identidade de pedido mediato, isto é, do bem da vida pleiteado em duas ou mais ações. São conexas pelo objeto, V.g., as ações de pessoas que requerem o benefício previdenciário pela morte do mesmo segurado; a reivindicatória e a possessória do mesmo imóvel; a cobrança do crédito e a consignação do pagamento; a cobrança do fiador e do afiançado. São conexas pela causa de pedir, por outro lado, duas ou mais ações quando lhes são comuns o fundamento remoto (ou causa de pedir remota); ação de despejo e ação de consignação fundadas no
mesmo contrato (...)". (costa machado, in código de processo civil interpretado, manole, 11ª edição, página 128). 4. Precedente da casa. 5.1 "são conexas as ações de reintegração de posse e de revisão de cláusulas contratuais, devendo ser reunidas as ações no mesmo juízo a fim de se evitar julgamentos conflitantes. 2. Tramitando ações conexas em comarcas diferentes, considera-se prevento o juízo que primeiro promoveu a citação válida (CPC 219). 3. Deu-se parcial provimento ao agravo por instrumento". (TJDFT, 2ª turma cível, AGI nº 2010.00.2.017065-9, Rel. Des. Sérgio Rocha, DJ 3/2/2011, p. 70). 
5. Recurso conhecido e improvido. (TJDF - Rec 2012.00.2.020670-7; Ac. 639.932; Quinta Turma Cível; Rel. Des. João Egmont; DJDFTE 10/12/2012; Pág. 379)
AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO. 
Interlocutória que defere a apreensão dos veículos garantidores. Insurgência da parte devedora. Conexão avistada entre a actio constritiva e a ação revisional. Exegese dos arts. 103 e 105, ambos do CPC. Descaracterização da mora. Cobrança de encargos abusivos. Não conhecimento do tópico. Matéria não ventilada na origem. Suspensão da liminar de busca e apreensão até o juízo a quo apreciar o pleito antecipatório da ação de revisão. Caso sui generis. Perigo concreto de a apreensão dos bens comprometer a sobrevivência da empresa recorrente. Recurso em parte conhecido e provido parcialmente. (TJSC - AI 2012.026154-0; São Francisco do Sul; Quarta Câmara de Direito Comercial; Rel. Des. Subst. Altamiro de Oliveira; Julg. 13/11/2012; DJSC 22/11/2012; Pág. 182)
AGRAVO DE INSTRUMENTO. EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA. CONEXÃO. INSTRUMENTALIDADE DAS FORMAS. APLICAÇÃO DO ART. 244 DO CPC A INTEGRAR O PRINCÍPIO DA RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO. AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO. CONEXÃO. REVISIONAL. POSSIBILIDADE DE DECISÕES CONFLITANTES. CONEXÃO RECONHECIDA. PRECEDENTES DESTA CÂMARA E DO STJ. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO. 
1 - Deve ser mitigado o rigor formal quando observado o princípio da instrumentalidade das formas e da inexistência de prejuízos à parte, podendo o magistrado conhecer da alegação de conexão em sede de exceção de incompetência, conforme dicção do art. 244 do código de processo civil. 
2 - Havendo conexão pela causa de pedir remota derivada do mesmo contrato de financiamento, aplica-se a regra do art. 103 do código de processo civil, em relação a ações de busca e apreensão e a revisional ajuizadas pelas mesmas partes. Precedentes do STJ e deste sodalício. 
3 - Recurso conhecido e provido. (TJES - AI 0019348-52.2012.8.08.0012; Terceira Câmara Cível; Rel. Des. Roberto da Fonseca Araujo; Julg. 06/11/2012; DJES 14/11/2012)
		Há, neste importe, uma conexão entre as causas, devendo as ações serem reunidas. 
				 	A propósito, preceitua o Código de Ritos que:
Art. 103 – Reputam-se conexas duas ou mais ações, quando lhes for comum o objeto ou a causa de pedir.
Art. 105 – Havendo conexão ou continência, o juiz, de ofício ou a requerimento de qualquer das partes, pode ordenar a reunião de ações propostas em separado, a fim de que sejam decididas simultaneamente.
	 			Ademais, urge asseverar que o debate de conexão de ações deve ser visto como de ordem pública, de forma cogente, tanto que Humberto Theodoro Júnior adverte que:
“ 	É, outrossim, de ordem pública o princípio que recomenda o julgamento comum das ações conexas, para impedir decisões contraditórias e evitar perda de tempo da Justiça e das partes com exame das mesmas questões em processos diferentes. Não pode, por isso, o juiz deixar de acolher o pedido de reunião de ações, nos termos do art. 105. Negada a fusão dos processos conexos, haverá nulidade da sentença que julgar separadamente apenas uma das ações, e se verificar, de fato, o risco de julgamento conflitantes. “( THEODORO JUNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. 51ª Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010. Pág. 192)
( destacamos )
 				De conveniência salientar o magistério de Antônio Cláudio da Costa Machado, quando, com propriedade, professa que:
“Há conexão pelo objeto quando existe identidade de pedido mediato, isto é, do bem da vida pleiteado em duas ou mais ações.
( . . . )
São conexas pela causa de pedir, por outro lado, duas ou mais ações quando lhes são comuns o fundamento remoto (ou causa de pedir remota): “ (MACHADO, Antônio Cláudio da Costa. Código de Processo Civil interpretado e anotado: artigo por artigo, parágrafo por parágrafo. 4ª Ed. São Paulo: Manole, 2012. Pág. 406)
				Ademais, importa ressaltar que o presente pleito não deve ser feito por meio de Exceção de Incompetência, podendo ser cogitado, mais, em qualquer tempo e grau de jurisdição:
“ 	Justamente pela natureza de ordem pública não está sujeita à preclusão, não havendo, portanto, um prazo e tampouco uma forma específica para sua alegação no processo. Registre-se somente a impropriedade de alegação de tal matéria em sede de exceção de incompetência, instrumento processual que busca afastar o juízo incompetente, o que não ocorre na conexão, que busca fixar um entre dois ou mais juízos competentes. Tratando-se de matéria de ordem pública, entretanto, a alegação deverá ser considerada, mas não como exceção, o que significa que não haverá suspensão do processo para a apreciação da conexão alegada. “( NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de Direito Processual Civil. São Paulo: Método, 2012. Pág. 170)
2 – REQUERIMENTOS
	Diante disto, pede-se que os autos sejam remetidos ao Juízo prevento, qual seja o da 00ª Vara Cível de Curitiba(PR), para que aprecie ambos os processos e, desta forma, sejam evitadas decisões conflitantes. 
 Respeitosamente, pede deferimento.
				 Curitiba (PR), 00 de dezembro de 0000.
		
 Beltrano de Tal
 Advogado – OAB/PR 112233
�www.modelodepeticoes.com.br
�PAGE �
�www.modelodepeticoes.com.br
Quesitos à Perícia Médica Trabalhista.doc
�
�
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 00ª VARA DO TRABALHO DE CURITIBA - PR.
O RECLAMANTE DELIMITA QUESITOS À PERÍCIA
Ação de Reparação de Danos 
Proc. nº. 803-05.2012.5.03.0030
Reclamante: Pedro das Quantas 
Reclamada: Posto Xista Ltda
				Intermediado por seu mandatário ao final firmado, comparece, com o devido respeito à presença de Vossa Excelência, PEDRO DAS QUANTAS, já qualificado na exordial desta querela trabalhista, para, com estribo no art. 421, § 1º, do Estatuto Buzaid, no qüinqüídio legal, apresentar seus quesitos à perícia.
 				Cumpre-nos, primeiramente, pleitear que o expert utilize-se da faculdade expressa no art. 429 da Legislação Adjetiva Civil,. 
CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
Art. 429 – Para o desempenho de sua função, podem o perito e os assistentes técnicos utilizar-se de todos os meios necessários, ouvindo testemunhas, obtendo informações, solicitando documentos que estejam em poder da parte ou em repartições públicas, bem como instruir o laudo com plantas, desenhos, fotografias e outras e quaisquer peças. 
				Ademais, o Reclamante vem pela presente indicar seu assistente técnico, a saber:
				
Dr. José das Quantas, brasileiro, casado, médico, com consultório sito na Av. Delta, nº. 0000 – sala 1122 – Curitiba (PR) – CRM (PR) n. 001122
				Outrossim, por oportuno, apresenta os quesitos a serem respondidos pelo senhor perito:
 
1 - O(A) periciado(a) se encontra acometido(a) de alguma doença que o(a) incapacite para o trabalho? Em caso positivo, qual a sua natureza ?
2 - Desde quando o(a) periciado(a) é portador(a) da doença e há quanto tempo estaria incapacitado(a)? E, sendo possível, informar a data provável da consolidação
da lesão. 
3 - Desde quando se manifestaram as seqüelas da doença?
4 - Caso o(a) periciado(a) tenha fruído de benefício previdenciário, é possível afirmar que se encontrava incapacitado(a) para o trabalho ou para suas atividades habituais quando da cessação do referido benefício? Em caso de resposta positiva, por quanto tempo ?
5 - Houve (ou continua havendo) progressão ou agravamento da doença? E de suas seqüelas? Especifique.
6 - As seqüelas da doença podem ser eliminadas ou minimizadas? Como?
7 - Tal doença incapacita-o(a) temporariamente, permitindo recuperação; ou permanentemente?
8 - Há chance de reabilitação profissional?
9 - A incapacidade é restrita a algum(ns) tipo(s) de atividade(s); ou é plena, para qualquer atividade laboral?
10 - Há outras informações, inclusive sobre doenças diversas das mencionadas na petição inicial, que podem ser úteis à solução da lide?
11 - Está o(a) periciado(a) incapacitado(a) para a vida independente?
12 - O(A) periciado(a) necessita de constante assistência de terceira pessoa, sobretudo para sua higiene, para vestir-se ou alimentar-se?
13 – A(s) seqüela(s) encontradas tem(têm) nexo causal com o acidente relatado neste processo ?
14 – Houve progressão, agravamento ou desdobramento da doença ou lesão, ao longo do tempo ? 
15 – Em razão de sua enfermidade a parte autora necessita de permanente cuidados médicos, de enfermagem ou de terceiros? Especificar. 
16 – A parte autora necessita de auxílio de órteses ou próteses ? Caso positivo, especificar. 
17 – Se necessário prestar outras informações que o caso requeira e sejam pertinentes à solução da lide. 
	 Respeitosamente, pede deferimento.
Curitiba (PR), 00 de outubro de 0000.
�PAGE �
�PAGE �4�
Acordo nos autos com cláusula resoluvita e parcelamento.doc
�
�
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 00ª VARA CÍVEL DE CURITIBA (PR).
Ação Monitória
Proc. nº. 22.333.08.2222.8.06.0001
AA: EMPRESA ZETA LTDA
RR: FICTÍCIA PREMOLDADOS LTDA
				EMPRESA ZETA LTDA e FICTÍCIA PREMOLDADOS LTDA, vem aos autos desta Ação Monitória em que contendem, para informarem que, pela presente, formalizaram composição, com guarida nos arts. 840 usque 849 do Código Civil c/c art. 269, inc. III do Código de Processo Civil, conforme as condições delineadas abaixo:
 		A empresa FICTÍCIA PREMOLDADOS LTDA pagará à Autora e a seus patronos, para por fim à lide, a quantia de R$ 00.000,00 ( .x.x.x.x.x. ), valor este abaixo discriminado:
(1) Principal ajuizado R$ 00.000,00 ( .x.x.x.x. )
(2) Correção monetária (a partir do ajuizamento da ação - IPC) – R$ 00.000,00 ( .x.x.x.x. )
(3) Juros moratórios (com redução para 0,25% a.m. ) – R$ 00.000,00 ( .x.x.x.x. )
(4) Honorários advocatícios (fixados na sentença em 20% ) – R$ 0.000,00 ( .x.x.x.x. )
 (5) Total – R$ 00.000,00 ( .x.x.x.x.x. ) 
 		O pagamento, acima especificado, inclusive os honorários advocatícios, será feito em 4 (quatro) parcelas mensais e sucessivas de R$ 00.000,00 ( .x.x.x.x.x. ), sendo a primeira parcela vincenda no dia do protocolo da presente petição, e as demais a cada trinta dias do pagamento da primeira parcela. 
	Esta quantia equivale ao valor do principal, correção monetária (IPC-FIPE), juros moratórios (0,25% ao mês) e honorários advocatícios (20%), excluídas da conta as custas inicias antecipadas pela Autora, a qual, neste acordo, arcará com este valor. 
 		Os valores que dizem respeito à Autora, quais sejam, quatro parcelas de R$ 00.000,00 ( .x.x.x.x.x.x. ), o que equivale a um total de R$ 00.000,00 ( .x.x.x.x.x.x. ), deverão ser depositados na conta corrente abaixo descrita, sendo necessariamente identicado o depósito com a expressão “ZETA”:
EMPRESA ZETA LTDA – CNPJ(MF) nº. 11.222.333/0001-13 – Banco Xista S/A - agência 3344-0 - conta nº 5566-7
 				
 				Quanto aos honorários advocatícios, no valor total de R$ 0.000,00 ( .x.x.x.x.x. ), pertencentes aos patronos da Autora, estes deverão ser depositados, nas datas aprazadas neste pacto, na conta corrente abaixo identificada:
BELTRANO ADVOGADOS ASSOCIADOS S/S – CNPJ(MF) nº. 55.777.666/0001-52 – Banco Xista S/A - agência 9988-0 – conta corrente nº 112233-4
 		Efetuado os pagamentos ora acordados, o Autor e seu respectivo patrono dão plena, geral, irrevogável e irretratável quitação à empresa demandada FICTÍCIA PREMOLDADOS LTDA, para nada mais reclamarem uma da outra, a qualquer tempo, em relação a quaisquer direitos e valores, sejam eles relativos a danos materiais, morais, obrigações de fazer e todas as demais consequências que possam ter como origem os fatos narrados na petição inicial deste processo, independentemente de sua natureza (civil, comercial, tributária, criminal, etc.), tenham deles conhecimento presentemente ou ainda que venham a descobri-los no futuro, considerando-se, neste ato, cabalmente satisfeitas todas as obrigações da Ré.
 				No caso de atraso no pagamento de quaisquer das parcelas acima discriminadas, fica acordado, de logo, independentemente de qualquer aviso, que o processo reverterá à fase de cumprimento de sentença, prevista na legislação adjetiva civil. Portanto, a parte Autora celebra este pacto com a especial condição de que o presente acordo será cumprido com a mais absoluta exação, isto é, o pagamento das parcelas supra citadas rigorosamente nas datas aprazadas (CC, art. 127). Em conseqüência, caso venha a atrasar, a Autora fica autorizada a continuar com o processo em razão de todo o saldo ainda em aberto, com a incidência de multa por descumprimento de acordo na ordem de 10%(dez por cento) sobre o saldo em aberto, com valor real atualizado pelos encargos legais e aqueles situados na sentença, como estipulado na inicial – portanto, desconsiderando-se todos os abatimentos concedidos com finalidade de ora comporem-se -- , inclusive com incidência de novos honorários, em razão da eventual fase de cumprimento de sentença, onde, de já, a Ré dá sua anuência. 
 	A Ré desiste, na forma do art. 501 do CPC, do recurso de apelação interposto. Ambas as partes, ademais, renunciam expressamente da prerrogativa da interposição de quaisquer outros recursos e de ações rescisórias em relação ao presente acordo, requerendo seja decretado o imediato trânsito em julgado da decisão que vier a homologá-la, o que fazem à luz das disposições contidas no art. 502 do CPC.
	 			Declaram, ademais, as partes, que assinaram o presente pacto sem nenhuma espécie de vício de consentimento, tais como coação, erro, dolo, simulação ou fraude, não restando, dessarte, qualquer reclamação quanto à liberdade de suas manifestações de vontade, ora aduzidas nestes termos. 
 				A Ré se obriga a levar ao conhecimento do respectivo juízo os termos deste pacto, ofertanto, para tanto, cópia fiel do presente acordo, o qual elaborado em 03 (três) vias de igual teor e forma, obrigando-se a reenviar uma via, protolizada, ao patrono da Autora, que abaixo assina, informando as partes, desde já, que as pessoas que ora assinam o presente acordo têm plenos poderes para tanto. O atraso na protolização desta peça processual, por prazo superior a 5(cinco) dias úteis, contado do seu recebimento, evidencia propósito da Ré de desistir da presente composição. 
	Assim, por corresponder à livre manifestação de suas vontades, e intermediadas por seus patronos que abaixo assinam, os quais detem poderes expressos para transigirem em Juízo(fls. 17/59), requerem a HOMOLOGAÇÃO do presente acordo, para que produza seus efeitos, com a extinção desta demanda nos termos do artigo 269, inciso III, do Código de Processo Civil, determinando-se, posteriormente à quitação, o arquivamento dos autos, oficiando-se
à distribuição para o respectivo cancelamento nos registros quanto à distribuição desta ação.
Respeitosamente, pedem deferimento. 
Curitiba(PR), 00 de dezembro de 0000.
___________________________________
p/ Empresa Zeta Ltda
Dr. Fulano de Tal
Advogado – OAB/PR 112233
____________________________________
p/ Fictícia Premoldados Ltda
Dr. Beltrano de Tal
Advogado – OAB/PR 332211
�PAGE �
Aditamento à petição inicial trabalhista.doc
�
�
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 00ª VARA DO TRABALHO DE CURITIBA - PR
Reclamação Trabalhista
Proc. nº. 445566-77.2011.10.06.0001
Reclamante: José das Quantas
Reclamada: Lojas Xista Ltda
 				Intermediado por seu mandatário ao final firmado, comparece, com o devido respeito à presença de Vossa Excelência, JOSÉ DA QUANTAS, já qualificado na exordial desta demanda trabalhista, para, com fulcro no art. 264 da Legislação Adjetiva Civil c/c art. 769 da Consolidação das Leis do Trabalho, 
ADITAR A INICIAL,
onde, para tanto, oferta as considerações abaixo evidenciadas. 
( Considerações iniciais )
				O Reclamante percebeu que não formulada um outro pedido necessário nesta demanda trabalhista. Neste passo, torna-se necessário o aditamento da peça vestibular. 
				Antes de tudo, por desvelo do Autor, de logo destacamos considerações doutrinárias e jurisprudencial no sentido da pertinência do pleito ora em vertente. 
				Tanto doutrina como jurisprudência, na seara trabalhista, são unânimes em permitir o aditamento da inicial até a apresentação da defesa da Reclamada. Neste compasso, vejamos o magistério de José Cairo Júnior, quando professa que:
“ 	A Lei Adjetiva Civil, em seu art. 294, permite que o autor adite o seu pedido, desde que o faça antes da citação. Como inexiste, no processo de conhecimento trabalhista, o instituto da citação, que é substituído pela notificação inicial, a doutrina e jurisprudência admitem que se proceda ao aditamento do pedido até antes de oferecida a defesa em audiência, desde que se devolva o prazo para que o reclamado também emende as suas argumentações, se for o caso. “( CAIRO JÚNIOR, José. Curso de Direito Processual do Trabalho. 3ª Ed. Bahia: JusPodivm, 2010. Págs. 341-342)
				Em abono dessa disposição doutrinária, mister se faz trazer à colação os seguintes julgados:
NEGATIVA DE PRESTAÇÃO JURISDICIONAL. REGULARIDADE DO ADITAMENTO/EMENDA À INICIAL. ARTIGO 264 DO CPC. APLICAÇÃO SUBSIDIÁRIA AO PROCESSO DO TRABALHO. 
O aditamento/emenda da inicial ocorreu antes mesmo do oferecimento da contestação e, nesse sentido, o código de processo civil, no seu artigo 264, aplicado subsidiariamente ao processo do trabalho, apenas veda que a emenda seja efetivada após a contestação, se não houver a concordância do réu. Antes da audiência marcada para apresentação da defesa e produção das provas, a parte apresentou a petição, havendo, em seguida, as vindicadas informado sobre o conhecimento do seu conteúdo e a observância dele quando da elaboração da peça contestatória. Resta nítido que a prestação jurisdicional foi incompleta (citra petita), em dissonância com os artigos 128 e 460 do CPC, e, além disso, se afastou das retificações realizadas pela parte quanto à causa de pedir da inicial, motivo pelo qual se acolhe a preliminar suscitada para anular a sentença, com o retorno dos autos à vara de origem, para que seja proferida nova decisão analisando-se a pretensão formulada no aditamento efetivado à inicial. (TRT 6ª R. - RO 0000125-20.2011.5.06.0121; Quarta Turma; Relª Desª Fed. Dione Nunes Furtado da Silva; Julg. 02/05/2012; DEJTPE 15/05/2012; Pág. 319)
NULIDADE PROCESSUAL. ADITAMENTO À INICIAL. POSSIBILIDADE. 
Na Justiça do Trabalho, por força dos princípios da oralidade e celeridade, há a possibilidade do aditamento da inicial da Reclamação Trabalhista até a audiência inaugural, antes da apresentação da resposta do réu. Na hipótese dos autos, restou comprovado que o aditamento foi apresentado e protocolizado antes da audiência inaugural e da entrega das contestações pelas reclamadas. Ocorrendo, contudo, a juntada tardia da petição de aditamento que, embora protocolada no dia 02 de março, só foi juntada aos autos no dia 15 de março, induzindo, por esta razão, o juízo a quo a erro, quando entendeu que a mesma havia sido apresentada após a audiência inicial e apresentação das defesas. Nulidade processual arguída e acolhida. (TRT 20ª R. - RO 206700-98.2009.5.20.0005; Relª Desª Rita de Cássia Pinheiro de Oliveira; DEJTSE 07/08/2012)
PROCESSO DO TRABALHO. EMENDA OU ADITAMENTO À PETIÇÃO INICIAL. MOMENTO ADEQUADO. 
Considerando que, no processo do trabalho, o Julgador somente toma conhecimento da petição inicial em audiência, sendo a citação/notificação ato próprio do Diretor de Secretaria, a emenda ou aditamento à exordial, sem a anuência da parte contrária, estende-se até o momento da apresentação da defesa, pois é exatamente aí que se dá a estabilização da demanda. (TRT 18ª R. - RO 361-35.2012.5.18.0013; Primeira Turma; Rel. Des. Aldon do Vale Alves; DJEGO 14/09/2012; Pág. 104)
	
( O pedido acrescido )
“ 2.2.9. Indenização do Seguro-desemprego
 
 				A dispensa imotivada do Reclamante, destina ao mesmo a percepção dos valores pertinentes ao seguro-desemprego. (CF, art. 7º, inc. II c/c Lei 7.998/90, art. 3º, caput), as quais calculados sobre a média dos três (3) meses de trabalho. (Dec-Lei nº. 2.284/86, art. 28, § 1º c/c Lei nº. 7.998/90, art. 5º, § 1º)
 				
 				Neste diapasão, pede-se que a Reclamada seja compelida entregar as guias de seguro-desemprego na audiência inaugural, sob pena de pagamento de indenização substitutiva. (Súmula 389, item I, do TST) ”
			
 					Respeitosamente, pede deferimento.
				 Curitiba (PR), 00 de novembro de 0000.
				 		 Beltrano de Tal 
 						 Advogado – OAB(PR) 112233
 . 		 
Carta de preposto juizado especial.doc
CARTA DE PREPOSTO
		
 			Pelo presente instrumento de carta de preposição, a sociedade empresária EMPRESA XISTA LTDA, pessoa jurídica de direito privado, sob a forma de sociedade limitada, estabelecida na Av. Justos, nº. 000 – sala 1116, em Porto Alegre(RS), inscrita no CNPJ(MF) nº. 99.888.555/0001-66, credencia e constitui preposto o Sr. Pedro das Quantas, casado, maior, comerciário, portador do RG nº. 12.333 – SSP-RS e do CPF(MF) nº. 222.555.444-33, residente e domiciliado na Av. Delta, nº. 000 - apto. 201, em Porto Alegre (RS), para, sob a égide do art. 9º, § 4º, da Lei 9.099/95 (Lei dos Juizados Especiais), representá-la em juízo, especificamente junto ao processo nº. 00035-2012-009-44-00-1 (Ação de Reparação de Danos – 00ª Unidade do Juizado Especial Cível – Autor: Paulo das Quantas), outorgando ao mesmo poderes para declarar, prestar depoimentos, desistir, acordar, transigir, receber e dar quitações, e todos os demais atos que fizerem necessários para o fiel e cabal cumprimento deste instrumento. Porto Alegre (RS), 00 de outubro de 0000.
	 EMPRESA XISTA LTDA
ATENÇÃO
 			Recomenda-se que a carta de preposto deva conter, acima do cabeçalho, timbre ou datilografia de sua razão social, com detalhes que permitam ao julgador identificar, de pronto, a Ré. Recomendável, também, o reconhecimento de firma na referida carta de preposto e juntada de Contrato Social.
Contrato de Honorários Advocatícios Advocacia de Partido.doc
�
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS
ADVOCACIA DE PARTIDO
Termo de contrato de prestação de serviços advocatícios que fazem BELTRANO DE ADVOGADOS ASSOCIADOS S/S e EMPRESA PETIÇÕES ON LINE S/A, na forma abaixo:
I - CONTRATANTE:
		EMPRESA PETIÇÕES ON LINE S/A, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ(MF) nº 11.222.333/0001-44, com sua sede estabelecida na Cidade Fictícia(FC), na Av. das Tantas, nº. 0000, neste ato representada por Fulano de Tal, doravante denominada CONTRATANTE. 
II - CONTRATADOS
		BELTRANO DE TAL, brasileiro, casado, advogado, inscrito na OAB(PR) sob o nº. 112233, com CPF(MF) nº. 000.111.333-44, com endereço profissional sito na Av. Xista, nº. 0000 – salas 1717/1818, em Curitiba(PR), e BELTRANO ADVOGADOS ASSOCIADOS S/S, possuidora do CNPJ(MF) nº. 33.222.4444/0001-55, ora apresentando-se contratualmente como na qualidade de credores solidários(CC, art. 898), aqui denominados CONTRATADOS.
III - OBJETO DO CONTRATO:
1 – Defender os interesses da Contratante, -- como autor, réu ou interessado -- bem como de suas empresas cooligadas, em ações que digam respeito a débitos e/ou créditos de natureza civil e trabalhista. Ficam excluídas deste contrato defesas criminais, fiscais e administrativas. Faculta-se à Contratante a usufruir e estender os serviços dos Contratados para outros Estados, mas, neste caso, os trabalhos destes restringir-se-ão à elaboração de defesas, petições iniciais e recursos, não se responsabilizando pela questão dos prazos processuais, extração de emolumentos/custas e juntada de documentos e/ou petições. 
2 - o presente trabalho, também, compreende o acompanhamento de cartas precatórias em desfavor da Contratante, a qual venha ou esteja a tramitar no Estado do Paraná. 
3 – a ações abrangidas pelo contrato são as que estão em andamento e as que vierem a surgir durante o prazo contratual;
4 – avaliação de trabalhos, teses e peças processuais de outros advogados no âmbito do direito civil e trabalhista;
5 – quando requisitado, os Contratados deverão elaborar parecer sobre os processos discriminados nos itens 1, 2 e 3, devendo encaminhá-lo à Contratante – facultado a remessa pela via eletrônica -- , no prazo máximo de 5 dias úteis da entrega dos documentos necessários, dando posicionamento sobre eventuais dúvidas formuladas por esta; 
6 – responder a consultoaria verbal ou escrita, inclusive pela via eletrônica, referente aos itens 1, 2 e 3 desta cláusula, sempre em dias úteis e no horário comercial;
7 – ficam excluídas todas as hipóteses de préstimos acima citados nesta cláusula, quando referentes aos diretores da Contratante. 
IV - VALOR DO CONTRATO:
1 - Pelos serviços ora Contratados pagará a Contratante o valor de R$ 0.000,00 ( .x.x.x.x. ), em parcelas mensais e sucessivas, com vencimento no dia 30 de cada mês. 
2 – Em razão da remuneração mensal acima evidenciada, os Contratados farão jus à verba honorária pela redução de eventual(is) débito(s) e benefício(s) à Contratante na seguinte proporção: 
i) 10%(dez por cento) do valor reduzido de eventuais dívidas debatidas na Justiça, a ser pago com o trânsito em julgado; ii) no caso de composição entre as partes litigantes, na hipótese retro, os Contratados farão jus a 5%(cinco por cento) sobre o valor reduzido, se ocorrida após a sentença ou 3%(três por cento), se antes de prolatada a sentença, sobre o valor acordado como confessado; ( iii ) R$ 0.000,00 ( .x.x.x.x.x ), que será pago no caso da obtenção de liminar ou tutela antecipada em prol da Contratante; ( v ) R$ 0.000,00 ( .x.x.x.x.x ) por audiência na Justiça e, no âmbito administrativo, R$ 000,00 ( .x.x.x.x.x ); (vi) no caso de recebimento de crédito para a Contratante, os Contratados farão jus a 5%(cinco por cento) do valor do crédito(ex.: ação de repetição de indébito e/ou multa imposta pelo Juízo); 
3) - Todos os valores acima citados serão corrigidos monetariamente anualmente pelo INPC(índice Nacional de Preço ao Consumidor). 
V - COMPROMISSOS:
1 – Os Contratados se comprometem a zelar pelos interesses da Contratante;
2 - A Contratante será representada no processo pelos advogados constante do instrumento procuratório que for outorgado aos Contrados. No caso de algum destes necessitarem afastar-se por algum período desta Comarca, ou mesmo necessitarem se fazerem representar em outra Cidade, a Contratante autoriza, desde já, o substabelecimento dos poderes, com reservas, conferidos pela devida procuração, ficando, entretanto, sob a responsabilidade, única e exclusiva dos Contratados a remuneração destes profissionais; 
3 – a Contratante deverá remeter os documentos solicitados pelos Contratados, não restando ônus a este pela ausência da remessa dos documentos necessários à causa na data aprazada;
 
4 – a Contratante responsabilizar-se-á pela remessa e retorno da documentação descrita no item anterior;
5 - os serviços auxiliares e correlatos, que não exijam a atuação dos Contratados, poderão ser feitos por terceiros e serão pagos pela Contratante, desde que haja, antes, um comunicado e autorização desta, salvo quando determinado pelo Juiz da causa, onde será um ônus da Contratante; Perícia( eventuais recálculo de dívidas), por conta da Contratante;
6 – as custas e demais despesas judiciais ou extrajudiciais correrão por conta exclusiva da Contratante, que será a única responsável pelas conseqüências do não pagamento das mesmas nas épocas oportunas;
7 – os honorários de sucumbência pagos pela parte adversa dos processos pertencem em sua totalidade exclusivamente aos Contratados, os quais podem cobrar de forma isolada ou conjuntamente; 
8 - as eventuais despesas de transporte, hospedagem, alimentação, devidamente comprovadas, serão exclusivamente pagos pela Contratante, se necessário for e com a anuência antecipada deste;
9 – os Contratados ficam autorizados a receberem valores, da parte contrária ou de terceiro, relacionados com o objeto exclusivo deste Contrato. Devem, entretanto, levarem antecipadamente ao conhecimento da Contratante;
				
10 – eventual necessidade de impetração de ação de natureza diversa das elencadas no objeto do presente contrato, em favor dos interesses da Contratante, esta será consultada da sua viabilidade, onde, querendo, será acertado novo contrato e patamares de honorários advocatícios para tal finalidade; 
			
11 – havendo necessidade ou assim requerendo a Contratante, as viagens para acompanhamento de recursos junto aos Tribunais Superiores e Regionais, serão feitas por via aérea, correndo as passagens, bem assim todas as despesas de alimentação e diárias de hotel por conta da Contratante; 
12 – os Contratados colocarão a disposição da Contratante relatório de andamento do(s) processo(s) sob seu patrocínio, pela via eletrônica ou por meio impresso, tão logo seja requerido por esta;
13 - fica acertado entre as partes que as informações prestadas entre as mesmas serão consideradas confidenciais e deverão ser mantidas em absoluto sigilo por ambas. Sobretudo no que tange aos trabalhos técnicos-jurídicos desenvolvidos pelos Contratados a Contratante deverá reservar sigilo perante terceiros, inclusive do teor do presente contrato. A obrigação de confidencialidade disposta nesta cláusula, perdurará mesmo após o término, rescisão ou extinção do presente contrato; 
 14 - o não exercício ou a demora, por uma das partes, em exercer algum direito relativo a este contrato não será tida como renúncia a esser direito por essa parte ou como alteração deste contrato;
15 - caso figurar mais de um Contratante no presente contrato, estes serão devedores solidários um dos outros(CC, art. 275); 
VI – CONDIÇÕES RESULUTIVAS:
 				Faculta-se aos Contratados considerarem rescindido o presente contrato – mediante comunicação prévia -- e, por tal motivo, vencidos e imediatamente exigíveis os honorários previstos no item IV(Valor do Contrato), como se a Contratante fosse vencedora na ação:
( i ) na hipótese da Contratante vir a fazer acordo com a parte
adversa sem o concurso e anuência expressa dos Contratados;
( ii ) se cassada(s) a(s) procuração(ções) outorgadas, de forma imotivada;
( iii ) caso a Contratante pedir recuperação judicial ou tiver sua falência decretada; 
( iv ) na hipótese da Contratante deixar de cumprir quaisquer das obrigações previstas neste contrato e não remediar o descumprimento dentro de (03) três dias, contados da data que lhe seja dado ciência(por qualquer forma), ressalvado o previsto no item ( v ) abaixo;
( v ) em razão da Contratante deixar de realizar algum pagamento devido aos Contratados por prazo superior a 60(sessenta) dias;
( vi ) caso a Contratante resolva não prosseguir por motivos pessoais ou que independam da vontade, ou mesmo contratando novo(s) advogado(a) para a(s) causa(s) aludida(s) neste contrato, deduzindo-se, na hipótese, os valores eventualmente pagos.
VII – DAS COMUNICAÇÕES:
 
			a) Todas as comunicações e notificações entre as partes relativas a este contrato deverão ser feitas por escrito, fax ou telegrama, destinadas aos endereços abaixo citados:
Para os Contratados:
Av. Xista, nº. 0000 – salas 1717/1818, em Curitiba(PR);
Para a Contratante:
Av. das Tantas, nº. 0000, na Cidade Fictícia(FC);
			b) as comunicações serão consideradas recebidas:
( i ) quando enviadas por escrito, no momento de seu recebimento por quem se apresente a recebê-la no endereço ora mencionado;
( ii ) se enviadas por fax, no momento em que for confirmada a transmissão;
( iii ) em caso de mudança de endereço, tacitamente terá ciência aquele que ausentar-se sem avisar a outra parte Contratante, arcando com o este ônus e nada podendo alegar neste tocante em seu proveito. 
		
VIII - DO FORO: 
		 	Para a solução de questões decorrentes deste Contrato, fica eleito o foro da Cidade de Curitiba(PR).
		 	E por estarem justas e acertadas, assinam o presente em 03(três) vias de igual teor e forma, na presença de 02(duas) testemunhas instrumentárias.
		 	Curitiba(PR), 00 de setembro de 0000.
�PAGE �
Pedido de liberação de penhora online - Cível - Poupança.doc
�
�
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 00ª VARA CÍVEL DE CURITIBA - PR
Ação de Execução de Título Extrajudicial 
Proc. nº. 803-05.2012.5.03.0030
Exequente: Banco Xista S/A 
Executads: João das Quantas e outros
				Intermediado por seu mandatário ao final firmado – instrumento procuratório ora acostado --- comparece, com o devido respeito à presença de Vossa Excelência, JOÃO DAS QUANTAS, brasileiro, solteiro, maior, funcionário público estadual, inscrito no CPF(MF) sob o nº. 333.222.111-44, residente e domiciliado na Rua das Flores, nº. 0000, em Curitiba (PR), para, nos autos da presente ação de execução de título extrajudicial, requerer o que se segue.
CONSIDERAÇÕES FÁTICAS
 				A hipótese em estudo relata ação de execução de título extrajudicial, a qual ajuizada contra o ora Postulante. 
 				O Executado, ora Postulante, fora citado no dia 22/33/0000 (fls. 21, verso) e, todavia, quedou-se inerte quanto a pagamento da dívida exequenda. Diante disto, houvera determinação de constrição de valores em ativos financeiros deste, via Bacen-Jud, restando ocorrido o bloqueio da conta poupança nº 112233, do Banco Zeta S/A, na importância de R$ 00.000,00. (doc. 01) 
 				Tais valores constritos são originários de aplicação em poupança do Executado, cujo valor constrito não supera a quantia equivalente a 40 (quarenta) salários mínimos, o que comprova-se pelos documentos ora colacionados.(docs. 02/03) 
 				Há flagrante ilegalidade no ato em vertente, razão qual oferta-se a presente postulação. 
NULIDADE ABSOLUTA. MATÉRIA QUE PRESCINDE DE AÇÃO DE EMBARGOS À EXECUÇÃO 
 				Convém inicialmente delimitarmos que o tema em vertente, ou seja, nulidade absoluta de ato judicial (ordem de constrição de bem impenhorável), pode ser argüido a qualquer tempo, declarada de ofício, dispensando-se, inclusive, o aviamento de ação de embargos à execução. 
 				Neste aspecto, vejamos as lições da doutrina de Araken de Assis:
“ 	Em geral, a oposição à ilegalidade objetiva da penhora se veiculará mediante embargos. Mas o assunto pode ser provocado pelo regime do simples requerimento, ensejando agravo da decisão do juiz. “(ASSIS, Araken. Manual de Execuções. 10ª Ed. São Paulo, 2006. Pág. 635)
 				A propósito, abaixo anotamos jurisprudência apropriada:
ANULATÓRIA. QUERELA NULLITATIS. NULIDADE DA CITAÇÃO E DA PENHORA PROMOVIDAS NOS AUTOS DA EXECUÇÃO. INEXISTÊNCIA DE ATO JUDICIAL IMUTÁVEL, UMA VEZ QUE O PROCESSO AINDA NÃO FOI EXTINTO. 
Nulidade absoluta, prevista no artigo 618, II, do código de processo civil, que não está sujeita à preclusão, podendo ser alegada, a qualquer tempo, no bojo do procedimento executório, ainda que decorrido o prazo para oposição de embargos. Falta de interesse processual. Carência de ação reconhecida. Processo extinto sem resolução do mérito. Redução do valor fixado a título de honorários advocatícios. Recurso parcialmente provido. (TJSP - APL 9159292-87.2008.8.26.0000; Ac. 6180156; Taboão da Serra; Quinta Câmara de Direito Privado; Rel. Des. Erickson Gavazza Marques; Julg. 05/09/2012; DJESP 19/09/2012)
EXECUÇÃO DE SENTENÇA. EMBARGOS À EXECUÇÃO. NULIDADE ABSOLUTA. TEMPESTIVIDADE. 
Procedimento anterior à reforma da execução judicial (Lei nº 11.232/05). Ausência de intimação da penhora. Possibilidade de oposição dos embargos a qualquer tempo. REPRESENTAÇÃO PROCESSUAL. Apelada Sanlu regularmente representada nos embargos à execução. NULIDADE DO PROCESSO. Ação monitória. Citação válida e regular. Embargos monitórios opostos tempestivamente pela Apelada Sanlu. Não apreciação. Julgamento à sua revelia. Violação ao devido processo legal. Nulidade do título judicial. SUCUMBÊNCIA. Apelada Sanlu que tardou a alegar a nulidade, mesmo depois de intimada da sentença constitutiva do título judicial e de citada da execução de sentença. Condenação da Apelada Sanlu ao pagamento das custas de retardamento (art. 267, § 3º, in fine, CPC). Nulidade absoluta que poderia ter sido suscitada por simples petição na própria execução de sentença. Sucumbência recíproca. Recurso provido em parte, com determinação. (TJSP - APL 0021748-16.2008.8.26.0000; Ac. 5822968; São Paulo; Décima Segunda Câmara de Direito Privado; Rel. Des. Tasso Duarte de Melo; Julg. 11/04/2012; DJESP 19/04/2012)
CONSTRIÇÃO DE VALORES INFERIORES A 40 SALÁRIOS MÍNIMOS EM CONTA POUPANÇA. ATO NULO. 
				Constata-se que a constrição recaiu em quantia depositada em conta poupança, cujo montante não supera 40 (quarenta) salários mínimos. Tal condução processual violou direito líquido e certo do Postulante. 
 				Com efeito, o artigo 649, X, do Código de Processo Civil qualifica como absolutamente impenhoráveis os depósitos em caderneta de poupança, quando não ultrapasse o equivalente ao montante de 40 (quarenta) salários mínimos. A ordem jurídico-positiva, neste azo, privilegiou a sobrevivência pessoal em prejuízo de outros débitos. 
CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
Art. 649 - São absolutamente impenhoráveis:
( . . . )
X – até o limite de 40 (quarenta) salários mínimos, a quantia depositada em caderneta de poupança;
 				Por desvelo ardente do Executado, não obstante os fundamentos acima transcritos, acrescentamos as lições de Antônio Cláudio da Costa Machado, quando professa que:
“ 	Outro dispositivo de inegável alcance social criado pela Lei n. 11.382/2006 – que instituiu a chamada Reforma da Execução Extrajudicial – é este que ora os ocupa e que torna absolutamente impenhoráveis as quantias depositadas em caderneta de poupança, até o limite de quarenta salários mínimos.” ( MACHADO, Antônio Cláudio da Costa. Código de Processo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais