Buscar

Atualidades TJ SP 2023

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atualidades TJ SP 2023
Joe Biden e Emmanuel Macron apoiaram o presidente Lula durante as eleições no Brasil.
Cada unidade da Federação possui 3 Senadores, mas na última eleição cada unidade da Federação elegeu 1 Senador.
Mulheres e negros que forem eleitos para o cargo de Deputado Federal na Câmara dos Deputados, terão direito ao dobro do fundo partidário e do fundo de campanha.
Daniel Silveira é preso por ordem do Ministro Alexandre de Moraes, por vídeo que divulgou.
Eventos políticos ligados aos Yanomamis. Os Yanomamis são a maior terra indígena delimitada no Brasil. Eles habitam a fronteira do Brasil com a Venezuela. Os Yanomamis estão çocalizados no Estados do Amazonas e Roraíma.
A conferência de Davos é a reunião do Fórum Econômico Mundial (WEF, por suas siglas em inglês), uma organização independente e sem fins lucrativos dedicada à cooperação público-privada. Com sede central em Genebra (Suíça), a instituição envolve os líderes políticos, empresariais, culturais, etc. Lula não foi no evento, ele mandou o Fernando Haddad, atual Ministro da Fazenda e a Ministra do Meio Ambiente e da Sustentabilidade Marina Silva.
Marina Silva se encontrou com o representante da Alemanha e agora vamos reativar o fundo Amazônia.
O Fundo Amazônia é uma poupança onde a Noruega, Alemanha e a Petrobrás, fazem doações para que o Governo Brasileiro tenha mais recursos financeiros para desenvolver projetos para a conservação da Amazônia, maior bioma braasileiro, tanto em tamanho como em biodiversidade.
Banco Central tem autonomia e presidente Lula discorda.
Roberto Campos Neto foi indicado no Governo Bolsonaro e só sai do cargo no próximo ano.
Taxa de juros no Brasil é de 13,75% ao ano, é a 3º maior taxa de juros do Mundo, só perde para a Argentina e a Turquia.
Visita do Presidente Lula a Argentina junto com o Haddad, foi para negociar e criar uma moeda entre Argentina e Brasil, essa moeda só valeria para transações de importação e exportação.
Uruguai quer sair do Mercosul, pois o Presidente Luis Alberto Lacalle Pou está firmando tratativas com a China para comprar mais produtos da China com tarifas mais baratas. Caso ele formalize esse acordo, o Uruguai terá que sair do Mercosul.
O Mercosul é uma união aduaneira imperfeita, pois se um país do Mercosul firmar um acordo com outro país foro do bloco, todos os países do Mercosul tem que compartilhar o mesmo acordo e a China não quer compartilhar o acordo com os outros países do Mercosul.
Lula pediu um tempo para o Uruguai para conversar com a China para ver se inclui todos os países do Mercosul no acordo.
Ex Presidente do Peru, Pedro Castillo está na cadeia por tentar dar um golpe. Ele fechou o parlamento que iria votar seu impeachment.
Muitos protestos estão resultando em morte no Peru.
Iranianos são Persas, tem como Governo a Teocracia, religão Islamismo, Governado pelo Sayyid Ali Hosseini Khamenei,é clérico e tem a palavra final em assuntos militares.
Mahsa Amini, deixou o cabelo um pouco de fora do hijab e foi presa pela polícia da moralidade no Irã, foi espancada e morta.
A Copa do Mundo foi sediada no Qatar, a primeira vez que aconteceu num país mulçumano. Foi a primeira Copa com juízas com a Stéphanie Frappart da França, que apitou o jogo entre Amemanha e Costa Rica e teve também uma bandeirinha Brasileira, Neusa Back.
A Copa também foi polémica, pois o Qatar foi muito criticado por violar direitos humanos, violar direitos trabalhistas dos imigrantes e por proibir a homosexualidade.
Dois navios militares do Irã chegaram ao porto do Brasil, cpm destino ao Panamá. Os navios sairam do Golfo Pérsico, mandando um recado para os EUA, pois para o Irã os EUA é o seu maior inimigo.
Ex chancelar brasileiro alerta sobre perigosa aproximação militar entre o Governo Lula e o Irã.
Lula tem aproximação com Cuba, Venezuela, Argentina, Irã e Rússia, principalmente porque o Brasil faz parte do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Em fevereiro a guerra da Rússia com a Ucrânia completa um ano. A Rússsia está debilitada e a Ucrânia está tendo apoio na União Europeia e dos EUA.
A Rússia é a maior fornecedora de gás natural para a Europa.
A Europa procura novos parceiros para o fornecimento de gás natural.
Presidente Puttin vem deflagrnado várias operações contra a infraestrutura da Ucrânia, é uma guerra híbrida, pois não acontece apenas no front, tendo também uma perspectiva de ataque sibernético.
A Rússia também é uma grande fornecedora de Petróleo.
A Ucrânia é uma grande produtora de arroz, trigo e girassol. Essa guerra vem causando repercussão sobre a cotação do preço desses produtos internacionalmente.
Jean Paul Prates é o novo presidente da Petrobrás, ele é do PT do Rio Grande do Norte. A Petrobrás em 2023 completa 70 anos e é uma das maiores empresas petrolíferas do mundo.
Puttin fez ameaça de que estaria disposto a utilizar bomba atômica.
Relógio do Juízo Final foi criado pelos cientistas Albert Einstein e pelo Robert Oppenheimer e quanto mais perto o relógio está da meia noite, mais perto do fim do mundo estamos. Atualmente o relógio marca 9 segundos para meia noite, por causa da ameaça de uso de bomba atômica pelo presidente da Rússia, pelas condições climáticas e pelo covid. Esses mesmos cientistas participaram do projeto Manhattan, o qual desenvolveu a bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki.
China acabou de aprovar um plano quinquenal (partido comunista Chinês), onde a principal meta do plano é fazer investimentos maciços no cinema. Eles querem utilizar o cinema como forma de manipulação de ideologia política de soft power.
Celular burro é um celular que não tem acesso a internet. Ele apenas faz e recebe chamadas e envia e recebe mensagens via sms.
Lili Elbe fou a primeira mulher trans que fez história e que ganhou um grammy.
Taiwan é a maior produtora de ships do Mundo, caso seja atacada o mundo inteiro terá problemas de tecnologia.
Refugiados afegãos acampam no aeroporto de Guarulhos, pois estavam buscando se refugiar do regime do Talibã que dominaram novamente a cidade de Cabul.

Outros materiais