Buscar

TIPOS DE GERENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TIPOS DE GERENTE
1. 
Com o intuito de reforçar a liderança como uma maneira de incrementar tarefas, tais como aperfeiçoar a produção por meio do trabalho de homem e máquina; fazer com que as pessoas sintam orgulho na realização de suas tarefas; resolver suas dificuldades e realizar o melhor trabalho em menor tempo.
Este contexto define que o papel do gerente é:
Você acertou!
B. 
Orientador do grupo na realização dos processos.
Sendo orientador, pois o líder visualiza na prática a melhoria contínua do grupo na atuação das tarefas, e nas demais ações apresentadas o líder acaba não permitindo que o grupo se desenvolva e que os indivíduos se tornem futuros líderes.
2. 
O líder atual necessita compreender que as mudanças positivas sociais contribuem tanto para as organizações assim como para os indivíduos, entretanto esta compreensão exige atitude de ambas as partes.
Dentro deste ambiente qual deve ser o papel do líder em ambientes mutáveis?
Você acertou!
C. 
Estar preparado para as mudanças;
A imprevisibilidade está presente na mutação do ambiente, exigindo do líder a preparação para enfrentá-las e superá-las, enquanto que as demais alternativas apresentadas identificam ações passivas ou individuais o que não contribuí para o papel que o líder deve desenvolver.
3. 
Dentro das organizações, os líderes são vistos como mediadores para a construção de processos, que nivela o fluxo de informações nas rotinas organizacionais. Ressaltamos também que na rotina diária, as organizações estão em constante mudança, com o auxilio das pessoas, fazendo sentido às informações recebidas, ordenando-as e gerando significado ao fluxo compartilhado de informações. Com isso, o sensemaking chega com o objetivo de:
Você acertou!
A. 
O sensemaking ganhou espaço dentro das organizações por atuar como uma ferramenta que auxilia o processo de compartilhamento de informações, conhecimentos e ideias das pessoas e da organização.
Sensemaking é um termo "novo" que vem sendo estudado por aproximadamente trinta anos. Trata-se de fazer sentido, o que pode gerar significado para as pessoas e para a organização, é utilizado dentro das organizações como mais um método de aceleramento e habilidade na comunicação.
4. 
Maria lidera uma equipe formada por 45 colaboradores na empresa “gerenciando futuros”. Ao ser questionada acerca do tipo de liderança que exerce na cotidianidade organizacional, Maria ficou em dúvida para responder corretamente. A partir disso, com vistas a ajudá-la nesta tarefa, o CEO desta empresa mostrou-lhe as seguintes possibilidades de resposta: liderança autocrática, liderança democrática, liderança liberal. Maria, no entanto, desconhece a descrição destes tipos de liderança. Ajude Maria nesta tarefa, escolhendo, abaixo, a alternativa que contempla a relação CORRETA entre o tipo de liderança e a descrição pertinente:
Você acertou!
A. 
Liderança democrática: oportuniza participação, as tomadas de decisão são realizadas em conjunto, com a participação do grupo.
Autocrático: visualiza os colaboradores como unidades de trabalho, define rigidamente os processos (das tarefas aos resultados), decide tudo sozinho sem a participação do grupo.
Democrático: Decide em conjunto com o grupo todas as decisões, o grupo define autonomamente todas as tarefas a serem realizadas e seus processos.
Liberal: Neste tipo de liderança, por fim, percebemos liberdade nas decisões individuais e grupais, ao passo que o líder atua como um orientador nas sugestões e ideias para o grupo (DIAS, 2018).
5. 
Uma má liderança pode ser identificada por falta de credibilidade dos liderados perante seu líder, além de não existir uma relação de empatia entre ambos. Podemos citar como características de uma má liderança:
Você acertou!
A. 
não modificar a maneira de administrar, buscar a perfeição, focar em preço baixo e comprometer todo o dinheiro no início do negócio.
A maneira de administrar deve ser alterada no momento em que se faz necessário, pois só assim serão possíveis as mudanças positivas para a organização. Buscar a perfeição é estar desatento aos demais processos que podem contribuir para o desenvolvimento, assim como focar em preço baixo e comprometer todo o dinheiro no início do negocio pode representar falta de visão do negócio e mostrar que o gerente não está preparado para liderar o processo.
Pública

Continue navegando