Buscar

Teudat Gerut 002 - Conversão


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Brit Bracha Brasil
Teudat Gerut - Ano 1
Flavio Ricardo Justino da Silva
Resenha n° 02 (Conversão judaica – Yom haShoa)
Nesta segunda aula, a Brit Bracha Brasil (através da classe com o Rabino Jacques Cukierkorn) fala sobre a conversão judaica através da temática do shoá. A reflexão que fica do elemento principal do ser judeu é - aprender sobre a humildade racial e da alma. Isso tanto para judeus, quanto para gentios. Historicamente muitos povos perseguiram os judeus. Em quase todos os episódios a superioridade racial estava em questão. Esta premissa deletéria acaba por afetar a vida de todos. É preciso desmantelar esta visão equivocada da realidade. Todos nós somos iguais. Porém a pseudo superioridade foi utilizada séculos após séculos contra as comunidades judaicas. E é um perigo que se apresenta ainda na contemporaneidade.
É preciso trabalhar pelo amor ao próximo e pela igualdade para dar fim ao antissemitismo e para encerrar essas crenças místicas de superioridade. Ser judeu é ser um ser humano normal, como todos, mas com um legado espiritual. É não se sentir superior a outros povos. Entretanto é também saber que inequivocamente há chances de sofrer preconceitos e perseguições nesta batalha. E jamais devemos reproduzi-las, como alguns grupos reproduziram contra judeus que passaram pelo processo de conversão.
Por isso é preciso conceber a Torah como fonte ética. Que deve ser utilizada para ensinar a todos que é no respeito ao diferente que reside a missão do povo de Israel. Não haverá paz e não adianta falar em mashiach se nós não colaborarmos com o convívio social. Antes de qualquer um, o judeu precisa mostrar idoneidade, generosidade, respeito, filantropia e ética para que todos aqueles ao seu redor percebam o quanto o povo de Israel é essencial ao mundo. Com isso desmistificando a imagem vil que foi criada para o judeu.
O caráter hebraico deve prevalecer sempre nas relações com gentios e com israelitas.