Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - EMBRIOLOGIA CLINICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU
BIOMEDICINA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
EMBRIOLOGIA CLINICA
 Salvador
2022
2
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Adelmo Silva Soares Filho
01370942
Biomedicina EAD TRAD.
Os procedimentos, tanto dispositivos como também substancias, que são utilizados por casais para planejar e decidir quando e quantos filhos terão dão-se o nome de métodos contraceptivos.
Não existe exatamente um método ideal para todas as pessoas, cada qual deve escolher o que mais se adéqua para suas necessidades particulares, podendo ser: natural, comportamental, químico, mecânico, hormonal ou cirúrgico. Vale lembrar que, sempre é recomendada a orientação de um profissional de saúde.
Existem alguns métodos naturais e/ou comportamentais que foram e ainda são muito utilizados, como por exemplo, a tabelinha, que consiste em evitar as relações sexuais no período de ovulação, também chamado de período fértil, sendo este utilizado com bastante cautela, pois cada mulher tem um ciclo menstrual específico, e o dia da ovulação varia de acordo com o tamanho desse ciclo, tendo uma eficácia contraceptiva entre 30 a 40%. Outra forma muito usada é o coito interrompido, como o próprio nome sugere, é a interrupção da relação sexual antes que ocorra a ejaculação dentro da vagina, sendo necessário muito autocontrole do homem para identificar o momento certo da interrupção, mas ainda existindo o risco da emissão de espermatozoide ativo no sêmen mesmo antes da ejaculação.
Já de forma artificial temos o método de barreira ou mecânico, que criam obstáculos físicos entre o útero e o espermatozoide, como por exemplo, os preservativos masculinos e femininos, o diafragma e o dispositivo intrauterino (DIU).
Existem também os chamados métodos não naturais onde podemos citar o hormonal, em que este consiste em liberar hormônios que irão impedir a ovulação, dificultar a passagem dos espermatozoides para tornar o muco cervical mais espesso e diminuir o espaçamento do endométrio. Podemos citar as pílulas combinadas, as minipilulas, as pílulas de emergência, os anticoncepcionais injetáveis, entre outros.
Como foi dito no inicio, não existe um método ideal, pois cada organismo possui particularidades, mas acima de tudo deve existir o dialogo tanto com o parceiro quanto com especialistas para uma melhor escolha do método que se adéqua a individualidade de cada mulher, trazendo a proposta para um relacionamento saudável, respeitando os limites pessoais.
BIBLIOGRAFIA:
< (Conheça mais sobre os métodos contraceptivos distribuídos gratuitamente no SUS) https://www.unasus.gov.br/noticia/conheca-mais-sobre-os-metodos-contraceptivos-distribuidos-gratuitamente-no-sus >Acessado em 06/11/2022.
< (Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais MINISTÉRIO DA SAÚDE) https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/direitos_sexuais_reprodutivos_metodos_anticoncepcionais.pdf> Acessado em 07/11/2022.

Outros materiais

Outros materiais