Buscar

Psicanálise e Epistemologia: Conceitos Fundamentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Psicanálise e sua Epistemologia
Responda as perguntas abaixo clicando sobre as alternativas que julgar correta.
1 - O conhecimento científico é provisório (Tesser, 1994). Essa afirmativa pode ser compreendida da seguinte forma: (Correta)
Resposta selecionada: Toda ciência necessita estar disposta a rever seus conceitos à luz dos acontecimentos presentes de uma sociedade.
2 - Em sua empreitada pelo reconhecimento científico da Psicanálise, Freud encontrou muitos obstáculos em sua época, recolhendo reações adversas relativas ao conceito de inconsciente e à sua teoria sobre a sexualidade infantil. Esse panorama estabeleceu-se devido ao fato de que: (Correta)
Resposta selecionada: Para a psicanálise o funcionamento psíquico estaria calcado nas leis que fundamentam o inconsciente.
3 - O sujeito freudiano procurou ultrapassar a noção de indivíduo centrada na razão apostando na construção subjetiva, a partir do descentramento trazido pela descoberta do inconsciente. Com isso, demonstrou que o ego não é senhor de sua própria casa. Isso significa que: (Correta)
Resposta selecionada: Enfatiza o conflito psíquico entre forças antagônicas.
4 - A psicanálise considera que o comportamento é motivado por forças inconscientes e conflitos internos, internalizados precocemente e difíceis de serem acessados. Por meio do processo de análise o analista procura conduzir o analisando na construção de um saber inconsciente, pautado no método de investigação psicanalítico à luz da teoria. Assim, percebemos que as três modalidades da psicanálise integram-se: teoria, método investigativo e prática profissional. As alternativas abaixo estão corretas, exceto: (Correta)
Resposta selecionada: O psicanalista deve trabalhar isoladamente sem trocar informações com a comunidade psicanalítica.
5 - O discurso da ciência moderna exclui a noção de sujeito do inconsciente, segundo a perspectiva lacaniana. Desse modo, os efeitos da incidência do discurso tecno-científico na constituição dos sujeitos, vem sendo abordado por psicanalistas contemporâneos. Lacan (1988[1965]) aposta que a psicanálise seria um lugar de resistência ao apagamento do sujeito do inconsciente. Nesse sentido, a contribuição da psicanálise no que tange ao sofrimento psíquico da atualidade seria: (Correta)
Resposta selecionada: Estabelecer-se como um discurso que enfatize, do ponto de vista clínico e social, a subjetividade dos sujeitos.

Continue navegando