Buscar

Gabarito da prova de Direito Civil I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito da prova de Direito Civil I - Estácio 
Aos prezados alunos de Civil I, da Estácio, que fizeram a prova nesta quinta-feira. Segue, abaixo, o gabarito. 
Questões
QUESTÃO 01 (1 ponto – Baseada no 37º Exame de Ordem – 2008) Com relação aos defeitos dos negócios jurídicos, assinale a opção correta.
(a) Configura-se vício da vontade de estado de perigo o fato de uma pessoa emitir declaração de vontade premida pela necessidade de salvar-se, ou a seu cônjuge, descendente, ascendente, ou mesmo alguém a ela ligada por laços de extrema afetividade, assumindo obrigação excessivamente onerosa, ciente a outra parte.
(b) A desconformidade da declaração de vontade do agente com o ordenamento jurídico ou com a vontade real produz negócio jurídico inexistente.
(c) A declaração da vontade eivada por erro substancial e determinante implica a nulidade do negócio jurídico.
(d) O dolus malus é punido com a nulidade do ato, enquanto que o dolus bonus é punido com a anulabilidadade.
Letra A: art. 156, CC.
QUESTÃO 02 (2 pontos) Assinale (F) para alternativas Falsas; (V) para alternativas Verdadeiras. Quando entender que a afirmativa estiver (F) Falsa, JUSTIFIQUE. 
a. ( ) o testamento de uma pessoa ainda viva é exemplo de um ato jurídico completo nos planos da existência e validade, mas ainda não completo no plano da eficácia. Verdadeira.
b. ( ) a principal distinção entre “ato jurídico em sentido estrito” e “negócio jurídico”, quanto aos seus efeitos, está em que no ato jurídico em sentido estrito é a própria lei que determina seus efeitos, enquanto que no negócio jurídico é a vontade dos particulares que os determina. Verdadeira
c. ( ) Para que se configure o erro, como defeito do negócio jurídico, necessário que o desconhecimento seja a) provocado maliciosamente pela outra parte, b) substancial, c) escusável e d) perceptível pela outra parte. Falsa, porque o erro deve ser espontâneo, e nunca provocado maliciosamente pela outra parte, pois isso qualificaria o dolo.
d. ( ) Afirmar que alguém é “ladrão”, sem prova, acarreta ofensa ao direito à imagem. Falsa. Direito à imagem diz respeito aos aspectos físicos da pessoa (tais como a face, a voz e os atributos). O correto seria afirmar se tratar de uma ofensa à honra, uma vez que, com tal comportamento, a pessoa afeta a reputação de outrem perante a comunidade e perante si mesmo.
QUESTÃO 03 (2 pontos) Faça a distinção entre o instituto da lesão e os institutos do erro, dolo e estado de perigo. (Atenção: você deve conceituá-los e, além disso, apontar a diferença entre eles).
A lesão se diferencia:
a) do erro e do dolo, porque na lesão a parte lesada tem conhecimento da desproporção;
b) do estado de perigo, porque abrange situações além das caracterizadas pelo perigo de dano grave à própria pessoa ou a alguém de sua família.
QUESTÃO 04 (2 ponto) Seria correto afirmar que o Direito brasileiro admite o princípio da forma livre, no tocante aos atos jurídicos? Fundamente sua resposta na Lei, apontando o artigo correspondente, e explicando o que significa esse princípio.
Sim, o direito brasileiro admite esse princípio, e o adota expressamente no art. 107 do Código Civil. Assim, em regra os atos jurídicos podem assumir quaisquer formas admitidas pelo direito: forma tácita ou forma expressa. Sendo expressa, poderá ser verbal ou escrita. Sendo escrita, poderá ser feita por escritura pública ou por instrumento particular.
Quando, porém, o legislador entende que determinado ato deva ser cercado de maior solenidade, seja para facilitar sua comprovação (atos formais ad probationem), seja para admitir a própria realização do ato (atos formais ad solemnitatem), determina forma específica para sua realização.
Portanto, em princípio os atos podem ser praticados sob qualquer forma, salvo determinação expressa em contrário por parte da lei.
QUESTÃO 05 Júlia Cibilis é uma famosa atriz que foi violentamente assassinada no ano de 2000, deixando como herdeira apenas sua mãe, Maria Cibilis. Um ano depois do falecimento, jornal de grande circulação publica fotos do corpo de Júlia que foram tiradas durante a perícia, no local do crime, totalmente desfigurada e parcialmente nua. Responda, justificadamente:
a) Com base em que norma Maria poderia pleitear dano moral?
Maria pode pleitear a reparação civil com base no art. 12, parágrafo único, do CC.
b) Maria deve pleitear em nome próprio ou em nome de Júlia?
Maria deve pleitear em nome próprio, pois o dano se dirigiu a ela. Não poderia representar Júlia, uma vez que esta, tendo morrido, perdeu a personalidade jurídica (art. 6º, CC).

Outros materiais