Buscar

AV1 - Auditoria

Prévia do material em texto

Avaliação: COF0463_AV1_
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 
	Professor: JADIR MAGNO DOS MONTES           Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 20/09/2012
	�
	1.) NORMAS DE AUDITORIA
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"As normas de auditoria se aplicam em ...... auditorias efetuadas e os procedimentos con- forme o ...... e a ...... das operações." As lacunas da frase acima serão corretamente preenchidas por:
	
	 
	todas as - tamanho - complexidade
	
	algumas das - tamanho - natureza
	
	parte das - contrato - tipo
	
	parte das - tamanho - complexidade
	
	todas as - contrato - form
	
	�
	2.) AUDITORIA
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Principal finalidade de uma auditoria contábil é:
	
	
	Elaboração de demonstrativos contábeis
	 
	Confirmação dos registros e demonstrações contábeis
	
	Apuração correta do lucro do exercício
	
	Elaboração e avaliação dos registros contábeis
	
	Conferência física dos elementos do ativo
	
	�
	3.) AUDITORIA
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual das alternativas completa a lacuna de forma adequada. A ____________________________ compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
	
	
	Auditoria independente.
	
	Auditoria de qualidade
	
	Auditoria externa.
	 
	Auditoria interna.
	
	Auditoria governamental.
	
	�
	4.) ÉTICA
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Está de acordo com o código de ética dos contadores o seguinte procedimento de um profissional de auditoria:
	
	
	renunciar às funções que exerce, logo que se positive falta de confiança por parte do cliente ou empregador, a quem deverá notificar com trinta dias de antecedência, tornando públicos os motivos da renúncia.
	 
	guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade.
	
	valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber.
	
	anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, em detrimento aos demais, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes.
	 
	renunciar à liberdade profissional quando houver quaisquer restrições ou imposições que possam prejudicar a eficácia e a correção de seu trabalho.
	
	�
	5.) NORMAS PROFISSIONAIS
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quanto às normas concernentes do Conselho Federal de Contabilidade - Resolução CFC NBC TA 200 - Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria - é correto afirmar:
	
	 
	O risco de auditoria inclui o risco de que o auditor possa expressar uma opinião de que as demonstrações contábeis contêm distorção relevante quando esse não é o caso.
	 
	O auditor não é obrigado e não pode reduzir o risco de auditoria a zero, e, portanto, não pode obter segurança absoluta de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante devido a fraude ou erro.
	
	A opinião expressa pelo auditor é se as demonstrações contábeis foram elaboradas em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável, não dependendo a forma da opinião do auditor da estrutura de relatório financeiro, em razão da padronização já existente destas opiniões ao término das auditorias.
	
	A avaliação dos riscos é uma questão de julgamento profissional e de mensuração precisa por parte do auditor, não havendo prepoderância de um atributo sobre o outro devido ao avanço das técnicas estatísticas.
	
	As evidências de auditoria são as informações utilizadas pelo auditor para fundamentar suas conclusões em que se baseia a sua opinião. Da prática profissional se deduz que se limitam às informações contidas nos registros contábeis das demonstrações contábeis apresentadas pelo órgão auditado.
	
	�
	6.) AUDITORIA EXTERNA
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma das áreas que devem ser estudadas com profundidade pela Auditoria Externa é a financeira. Nessa área, um dos problemas que podem ser detectados com o estudo aprofundado é referente
	
	
	à política de admissões
	
	às projeções orçamentárias inadequadas
	 
	à liquidez
	
	aos limites de aprovação de compras
	 
	à uniformidade dos princípios contábeis
	
	�
	7.) QUALIDADE DOS TRABALHOS
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando o que determina o Conselho Federal de Contabilidade, assinale a alternativa correta.
	
	
	Pelo menos uma vez a cada seis meses, a firma deve obter confirmação por escrito do cumprimento de suas políticas e procedimentos sobre independência de todo o pessoal da firma, que precisa ser independente por exigências éticas relevantes.
	
	Recomenda-se, com vistas à manutenção da qualidade (independência), que seja efetuado o rodízio do sócio do trabalho após o período de três anos.
	
	No caso específico de trabalho de auditoria, o período de retenção seria normalmente de pelo menos quatro anos, a partir da data do relatório do auditor independente ou, se superior, da data do relatório do auditor independente do grupo. A documentação do trabalho é de propriedade da firma. A firma pode, a seu critério, disponibilizar partes ou trechos da documentação do trabalho aos clientes, desde que essa divulgação não prejudique a validade do trabalho realizado ou, no caso de trabalhos de asseguração, a independência da firma ou do seu pessoal.
	
	Pessoa externa qualificada é uma pessoa de dentro da firma com competência e habilidades que poderia atuar como sócio encarregado do trabalho.
	 
	Equipe de trabalho são os sócios e o quadro técnico envolvidos no trabalho e quaisquer pessoas contratadas pela firma ou uma firma da mesma rede para executar procedimentos do trabalho. Isso exclui especialistas externos contratados pela firma ou por firma da mesma rede.
	
	�
	8.) AUDITORIA EXTERNA
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No processo de realização dos trabalhos de auditoria, o auditor externo constatou que a empresa estava com o Patrimônio Líquido Negativo, perda do principal fornecedor durante o ano e incapacidade de obtenção de financiamentos para o negócio. Pode-se afirmar que esses indicadores de continuidade são, respectivamente, classificados com indicadores:
	
	
	financeiro, operacional e operacional.
	
	operacional, operacional e operacional.
	
	operacional, financeiro e operacional.
	
	financeiro, financeiro e financeiro
	 
	financeiro, operacional e financeiro.
	
	�
	9.) AUDITORIA INTERNA
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a NBC TA 610 - Utilização do Trabalho de Auditoria Interna, aprovado pela Resolução 1229/09, o auditor, se após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis, tomar conhecimento de fato que, se fosse do seu conhecimento na data do relatório, poderia ter levado a sua alteração, deve:
	
	
	Aplicar os procedimentos de auditoria necessários nas circunstâncias das alterações, ainda que a administração não altere as demonstrações contábeis.
	
	Deixar de executar qualquer procedimento de auditoria em relação às demonstrações contábeis após a data do seu relatório, mesmo que tome conhecimento de eventos subsequentes
	
	Manter o relatório sem qualquer alteraçãoe comunicar o fato a administração para que, a seu critério, adote as medidas corretivas necessárias.
	
	Revisar as providências tomadas pela administração divulgando-as no âmbito interno da empresa juntamente com o seu relatório para que todos sejam informados da situação.
	 
	Determinar se as demonstrações contábeis precisam ser alteradas e, caso afirmativo, indagar como a administração pretende tratar do assunto nas demonstrações contábeis
	
	�
	10.) ÉTICA
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É prática ética do auditor:
	
	
	realizar auditoria de demonstrações contábeis de companhia aberta, desde que tenha no mínimo o registro no CRC, como contador.
	 
	guardar sigilo das informações que obteve para realização da auditoria das demonstrações contábeis, dando divulgações dessas informações somente nas situações em que a lei ou as normas de auditoria permitam.
	
	aviltar honorários com a justificativa de manutenção do cliente, do quadro de funcionários da firma e da sua estrutura administrativa.
	
	conduzir os trabalhos de auditoria de forma a não repetir os procedimentos aplicados no ano anterior, para contas nas quais não foram encontradas irregularidades, reduzindo assim o número de contas a serem auditadas.
	
	auditar empresa na qual sua prima de segundo grau é diretora financeira e administrativa, desde que declare no relatório de auditoria a existência dessa parte relacionada.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes