Buscar

ANÁLISE E MODELAGEM DE SISTEMAS E GERENCIA DE CONFIGURAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
DISCIPLINA: ANÁLISE E MODELAGEM DE SISTEMAS E GERENCIA DE CONFIGURAÇÃO (2023)
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA AV1
1. Para começar, análise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta!
A Gerência de Configuração é a atividade responsável pela gerência das modificações ocorridas em sistemas complexos e de grande porte. Portanto, seu objetivo principal é gerenciar e controlar as numerosas correções, extensões e adaptações que são aplicadas a um sistema durante o seu ciclo de vida. Por sua vez, Gerência de Configuração de Software (GCS) trata especificamente o software, tendo como objetivo garantir um sistemático e rastreado processo de desenvolvimento em que todas as mudanças são precisamente gerenciadas para manter a estabilidade do software.
Fonte:
Sales, E.; Reis, C. A. L.; Reis, R. Q. Apoio à Gerência de Configuração de Artefatos de Software integrado a Execução de Processos de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE, 22., Campinas, 2008. Anais... Campinas: SBBDES, 2008. 
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
Imagine que você acaba de ser contratado por uma empresa de desenvolvimento de software que não trabalha com Gerência de Configuração. Ao ser contratado, você observa que a equipe vem apresentando alguns conflitos de tarefa, onde alguns profissionais acabam dividindo atividades. 
Qual seria melhor forma de apresentar a Gerência de Configuração nesta empresa e justificar a sua adoção no processo de desenvolvimento? 
Sua atividade é a de realizar um texto argumentativo-dissertativo sobre a relevância da gerência de configuração para os projetos de software e o papel do gerente e da equipe de configuração
3. Não se esqueça: Sua dissertação deverá conter até 30 (trinta) linhas.
Resposta:
Com base na hipótese proposta no item 2. Onde a empresa que comecei a trabalhar é do seguimento de desenvolvimento de software, a princípio me ambientarei ao local, conhecendo quais os procedimentos e processos são abordados atualmente, após esse “levantamento” solicitaria uma reunião com os gerentes ou líderes de projetos para pontuar onde poderíamos melhorar nossos processos de desenvolvimento e afirmar a necessidade da gerencia de configurações dentro da empresa. 
Com o argumento de que a Gerência de Configuração de Software (GCS) ou Software Configuration Management (SCM) é uma atividade abrangente que ocorre ao longo de todo o ciclo de vida de um software e que gerencia e controla sua evolução, através do controle de versões e solicitações de mudanças, permitindo que os diversos envolvidos na sua criação e manutenção tenham acesso ao histórico destas modificações, fornecendo-lhes subsídios para o entendimento do sistema na sua forma atual, e também nas suas formas anteriores. Ressaltando as atividades de GCS que incluem: Identificar modificações; controlar modificações; garantir a implementação adequada das modificações; relatar as modificações a outros que possam ter interesse. 
Segundo Pressman (2006), diferentemente da atividade de suporte de software, que ocorre depois que o software foi entregue ao cliente, a GCS é um conjunto de atividades de acompanhamento e controle que começam quando o projeto de engenharia de software tem início e só terminam quando o software é retirado de operação. A Gerência de Configuração de Software tem especial importância na garantia da qualidade do software e no apoio a gestão de projetos. Diante do exposto enfatizaria que o gerente de configurações e sua equipe alinha é de suma importância para o melhor desenvolvimento do software respeitando suas etapas e necessidades bem como o desempenho da aplicação até o seu cliente final.
Referencias
Barbosa, Valeria Plano de Gerência de Configuração de Software: Sistema de Controle de Custos 11/09/2007 disponível em http://conexao.googlecode.com/fi
les/ SYSCOPlanoGerenciaConfiguracao.pdf.
Pressman, Roger S. Engenharia de software. 6ª. ed. São Paulo : McGraw-Hill, 2006. xxxi, 720p.

Continue navegando