Buscar

Fichamento Cap. II Autonomia Contratual do Livro Fundamentos do Direito Civil Volume 3 Conceitos de empresário individual, condições e registro Direito Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Direito Empresarial
FICHAMENTO
Cap. II Autonomia Contratual do Livro “Fundamentos do Direito Civil” – Volume 3 
Conceitos de empresário individual, condições e registro 
O contrato como instituto do direito civil se desenvolveu entre os séculos XVII e XVII, período em que a liberdade individual era apenas reconhecida pelos ordenamentos nacionais. De modo que os contratos se apresentavam como uma expressão da liberdade nas relações do âmbito privado. 
Contrato: um “Acordo de vontades” em que “toda obrigação para ser sancionada pelo direito, deve ser livremente consentida; mas, ao revés, toda obrigação, a partir do momento em que for livremente assumida, deve ser sancionada pelo direito”. 
A lei como mentor do contrato, baseia-se na perspectiva de autonomia privada, compreendida como poder concedido por ordem estatal a um indivíduo ou grupo, de determinar modificações de ordem jurídica como resultado de ações. 
Demanda pela intervenção do Estado nas relações econômicas privadas para proteger as partes mais fracas e reduzir desarmonias presentes em contrato. Um exemplo disso, o direito do trabalho. 
Teoria das relações contratuais: relações desprovidas de negócio jurídico as quais acabam por implicar efeitos jurídicos, além de serem apreendidas e reconhecidas pelo direito.
Funcionalização da autonomia contratual: liberdade contratual utilizada aos princípios presentes na Constituição, devendo ser exercida a fim de atende-la. 
A Interpretação e Qualificação em contratos : não deve ser visto de forma linear, “a atitude do intérprete constrói-se em um constante ir e vir entre a reconstrução da realidade e seu diálogo com os enunciados normativos”
Melanie Steigleder

Outros materiais