Buscar

AOL1 - AV NUTRICIONAL APLICADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AOL1 – AVALIÇÃO NUTRICIONAL APLICADA
APENAS COM AS RESPOSTAS CORRETAS
Pergunta 1
É de fundamental importância conhecer as mudanças corpóreas normais que ocorrem durante o processo de envelhecimento, uma vez que estas se relacionam ao estado nutricional. Sobre essas alterações, assinale a alternativa CORRETA:
Observa-se atrofia da mucosa gástrica, modificando a secreção ácida. Além disso, ocorre diminuição da produção de fator intrínseco interferindo na absorção de vitamina B12.
Resposta correta
Pergunta 2
A ASG considera a persistência (por período superior há 2 semanas) das seguintes alterações gastrointestinais, EXCETO:
Aftas
Pergunta 3
Embora inicialmente desenvolvida para avaliação nutricional de pacientes cirúrgicos, estudos mostram adaptações da ASG em outras situações clínicas, como em pacientes com insuficiência renal, pacientes oncológicos, hepatopatas, geriátricos e HIV positivos. Dado o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
O diagnóstico de desnutrição grave segundo a ASG em pacientes HIV positivos não está relacionado a menores valores de albumina sérica e da contagem de linfócitos CD4, porém associa-se a alterações na composição corporal.
Pergunta 4
Sobre as anemias é INCORRETO afirmar que:
As anemias macrocíticas e megaloblásticas podem ser causadas por deficiência de folato e vitamina B12. Nestes casos, o VCM apresenta-se com valores abaixo dos normais.
Pergunta 5
A avaliação bioquímica é considerada um método direto de avaliação nutricional. Na prática clínica, possibilita a detecção de desequilíbrios nutricionais, visto que estes parâmetros estão relacionados com a ingestão e com o metabolismo dos componentes presentes nos alimentos. Sobre este método de avaliação, assinale a alternativa CORRETA:Os dados laboratoriais devem ser utilizados em conjunto com os dados obtidos nas avaliações clínica, exame físico e história alimentar.
Pergunta 6
A desnutrição hospitalar está relacionada ao aumento das taxas de morbidade, mortalidade e reinternação, principalmente de pacientes idosos, tornando-se fundamental a avaliação precoce do estado nutricional, visando a reversão desse quadro. A Mini Avaliação Nutricional (MAN) e a Avaliação Subjetiva Global (ASG) são dois exemplos de avaliação subjetiva que podem ser utilizadas. Sobre as semelhanças e diferenças entre estes métodos, assinale a alternativa INCORRETA:
A MAN necessita ser complementada por outros instrumentos de avaliação nutricional. O mesmo não pode ser afirmado para a ANSG.
Pergunta 7
Considerando as limitações da utilização das proteínas plasmáticas para a avaliação do estado nutricional, assinale a opção CORRETA:
Indicadores proteicos séricos não devem ser utilizados para a avaliação do estado nutricional em portadores de doença renal crônica grave, visto que quase todos encontram-se elevados devido à patologia.
Pergunta 8
A avaliação subjetiva global (ASG) é um método clínico de avaliação do estado nutricional. Sobre a ASG, é CORRETO afirmar:
Apresenta como principal desvantagem a necessidade de experiência do observador/avaliador com o método.
Pergunta 9
O hemograma é um dos exames laboratoriais mais utilizados na prática clínica, seja à nível hospitalar ou ambulatorial e é um forte aliado para a investigação das anemias. Sobre o hemograma é INCORRETO afirmar:
Por ser uma proteína intracelular (encontrada dentro da hemácia), a hemoglobina apresenta maior sensibilidade ao processo de desnutrição.
Pergunta 10
Sobre os fatores contribuintes para perda de peso e desnutrição em idosos, é INCORRETO afirmar:
Problemas na cavidade oral não alteram a escolha dos alimentos pelos idosos.

Outros materiais