Buscar

QUÍMICA GERAL E CIÊNCIAS DOS MATERIAIS - atividade 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUÍMICA GERAL E CIÊNCIAS DOS MATERIAIS
Atividade 4
Segundo Ayres e Amaral (2016) apud
Machado (2004), embora os termos química sustentável e química verde sejam utilizados, muitas vezes, como sinônimos, há uma diferença sutil entre eles. A química sustentável tem conotação de produção industrial, envolvendo processos químicos com alta utilização de insumos, geralmente renováveis, em processos eficientes e menos impactantes e poluentes. A química verde, por outro lado, envolve processos e reagentes ecológicos, ou seja, menos impactantes devido a ações mitigadoras, sem necessariamente ter caráter de produção industrial.
AYRES, F. M.; AMARAL, C. L. C. A questão da sustentabilidade ambiental no ensino de química.  Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 7, n. 5, p. 1-11, 2016. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1230/861. Acesso em: 16 dez. 2020.
Assim, considerando a importância da abordagem da química ambiental para o desenvolvimento de indivíduos críticos e conscientes, analise as afirmativas a seguir.
I. As discussões sobre os problemas ambientais vêm crescendo nas últimas décadas, por isso, a educação ambiental vem ganhando maior destaque no ensino, sendo considerado um tema transversal.
II. Trabalhar a química ambiental no Ensino Fundamental é muito difícil, pois trata assuntos que requerem conhecimentos avançados em química e biologia.
III. Temas como a química verde e a química sustentável podem ser abordados de forma contextualizada nas aulas de ciências da natureza.
IV. A utilização da química ambiental tem se limitado ao estudo da poluição aérea, do aquecimento global e da poluição das águas.
Está correto o que se afirma em:
R: as químicas sustentável e verde podem facilmente ser abordadas nas aulas de ciências, possibilitando contextualizar o conteúdo trabalhado pelo professor. Tais tópicos são exemplos de como os temas de química ambiental são diversificados, não se restringindo à poluição e ao aquecimento global. Os tópicos de química ambiental têm sido amplamente abordados no ensino regular, associados ao desenvolvimento de indivíduos mais conscientes. Eles possibilitam abordar e desenvolver um conjunto de valores, assim como abrem portas para o aluno ter opinião sobre temas científicos atuais.

Continue navegando