Buscar

Av2 - Educação e Divarsidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av2 – Educação e Diversidade
EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA 7º SEMESTRE
1) "[Meu objetivo] não foi analisar o fenômeno do poder [...] foi criar uma história dos diferentes modos pelos quais, em nossa cultura, os seres humanos tornaram-se sujeitos" (RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert. Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p. 231-232, 1995).
Nas investigações de Foucault, era importante 
Alternativas:
a) o estudo sobre a história da humanidade.
b) o estudo do comportamento humano diante do poder.
c) o estudo de culturas diferentes.
d) os processos pelos quais nos tornamos sujeitos. Alternativa Assinalada
e) a investigação sobre a vida em sociedade.
2) Ao pensarmos com Foucault a questão da sexualidade, podemos questionar sobre o intenso discurso atual que entende a sexualidade pela ideia da repressão e do caráter reprodutor onde o casamento heterossexual seria o único possível para manter essa regra, algo que no século XVIII de fato ocorreu. Porém, com o advento da burguesia era preciso tornar o corpo e o sujeito dócil e útil e assim, passou a permitir e controlar ao mesmo tempo sexualidades diversas, mirando na produção de capital. Hoje percebemos, por exemplo, a indústria pornográfica, os consultórios de terapeutas sexuais, os medicamentos e as revistas vendendo o caminho para o prazer sexual. Nesse sentido, Foucault chama de hipótese repressiva, porque não se proíbe, se fala e muito sobre sexo para que assim possa controlar e torná-lo positivamente produtivo. Ao se criar um discurso pretensamente repressivo, produz-se uma verdade sobre o sexo que não interdita, mas o qual se escreve a história do sexo, numa técnica de poder e a partir de uma vontade de saber.
 
Considere as seguintes assertivas sobre essa discussão:
 
1 - o poder  incitou a proliferação de discursos, seja na igreja, na escola, na família ou no consultório médico, que não visavam proibir ou reduzir a prática sexual, mas sim o controle do sujeito e seu corpo.
 
2 - deve-se falar de sexo, não apenas algo a ser tolerado, mas gerido e inserido para o "bem de todos" com intuito de fazê-lo funcionar, pois não se julga, administra-se o sexo, visando regulá-lo e aumentar sua potência como regulador da sociedade. 
 
3 - os discursos médicos e de outras áreas da ciência despertaram sua atenção sobre a sexualidade, a exemplo da pedagogia que elaborou um discurso sobre o sexo da criança, que aliada a psiquiatria, estabeleceu uma conexão com as ditas perversões sexuais, assinalando perigos ao se falar constantemente sobre.
 
4 - a investigação psiquiátrica, o relatório pedagógico e o controle familiar não tem a função  de vigiar e reprimir essas sexualidades, apenas ajudar a tornar a sexualidade algo melhor para todos.
 
Considerando a discussão sobre a hipótese repressiva de Foucault e sua atualidade, as assertivas 1, 2, 3 e 4 são, respectivamente:
Alternativas:
a) V, V, V, V.
b) V, V, F, F.
c) V, V, V, F. Alternativa Assinalada
d) F, F, V, F.
e) V, F, V, F.
3) "O gênero é uma das referências recorrentes pelas quais o poder político tem sido concebido, legitimado e criticado. Ele não apenas faz referência ao significado da oposição homem/mulher; ele também o estabelece. Para proteger o poder político, a referência deve parecer certa e fixa, fora de toda construção humana, parte da ordem natural ou divina. Desta maneira, a oposição binária e o processo social das relações de gênero tornam-se parte do próprio significado de poder; por em questão ou alterar qualquer de seus aspectos ameaça o sistema inteiro" (SCOTT, 1995, p. 92).
 
(SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, 1995)
 
Sobre a relação de gênero e poder político proposto pela historiadora feminista Joan Scott, considere V para Verdadeiro e F para Falsa, nas assertivas abaixo:
 
(   ) nessa relação, por exemplo, pode se pensar na Revolução Francesa, onde as sans culottes eram vistas como "megeras do inferno", vis e desnaturalizadas em oposição a "feminilidade" de Maria Antonieta, que escapa à multidão, procurou refúgio na servidão a um rei, seu marido e cuja beleza inspirou o orgulho nacional, desenhando qual o papel apropriado ao dito feminino na política.
 
(   ) Louis de Bonald em 1816, quando da discussão sobre o divórcio  na legislação da Revolução Francesa, ponderou que a democracia permite ao povo enquanto parte fraca da sociedade se voltar contra o poder; enquanto o divórcio, permitira às esposas, como parte fraca, rebelar-se contra a autoridade do marido, por isso da mesma forma que se mantinha o Estado longe do povo, deveria se manter a família fora do poder das esposas.
 
(   ) ainda há que se estudar a conexão entre os regimes autoritários e o controle das mulheres, como durante a tomada hegemônica dos jacobinos na Revolução Francesa, ou quando Stalin se apoderou do controle da autoridade na ex. URSS e mesmo na implementação da política nazista a Alemanha ou no triunfo do Ayatolá Komehini no Irã, onde todos utilizaram a autoridade e o poder como dominante masculinos, tratando no feminino os inimigos, forasteiros e subversivos, traduzindo em leis e códigos que proibiram as mulheres de participar da vida política, abortar, códigos de vestuários e tantas outras ações de controle.
 
(Adaptado de Scott (1995))
 
Assinale a alternativa que elenca corretamente a sequência entre verdadeiro e falso:
Alternativas:
a) V - V - F.
b) F - F- V.
c) V - V - V. Alternativa Assinalada
d) V - F - V.
e) V - F - F.
4) Ações afirmativas são políticas resultantes de reivindicações de movimentos sociais que têm a ver com democracia e direitos civis. Elas são elaboradas "pelo governo ou pela iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades raciais presentes na sociedade, acumuladas ao longo de anos. (O que são ações afirmativas.  Ministério da justiça e cidadania . Disponível em http://www.seppir.gov.br/assuntos/o-que-sao-acoes-afirmativas acesso em 11/12/2016)
As ações afirmativas são praticadas em muitos países do mundo. No entanto, ela tem uma origem. Assinale a afirmativa correta que mostra a origem desse tipo de política:
Alternativas:
a) Têm origem no Brasil nos anos 1964 e vem atreladas aos movimentos contra o governo militar que, possibilitava uma conversa ampla com diversos setores da sociedade.
b) Têm origem nos anos 1960 nos Estados Unidos da América e vêm atreladas, principalmente, aos Movimentos Negros, ao desmantelamento das leis segregacionais e aos direitos humanos. Alternativa Assinalada
c) Tem origem no Brasil colônia com os problemas enfrentados com os negros e indígenas que se rebelavam contra a escravatura e os maus tratos.
d) As ações afirmativas surgiram com as discussões sobre a imigração de europeus para o Brasil em substituição ao trabalho escravo dos negros africanos, que ficaram sem trabalho.
e) Tem origem nos Estados Unidos da América a partir da Lei seca que vigorou de 1920 a 1933 e o governo norte americano promoveu intenso trabalho médico de recuperação de alcoólatras. 
5) (Adaptada CONSULPLAN - 2012 - TSE - Analista Judiciário - Pedagogia. disponível em: https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/prova/consulplan-2012-tse-analista-judiciario-pedagogia)
 
O precursor da educação de jovens e adultos foi Paulo Freire. Ele mostra a importância da educação, pois segundo esse autor, a educação é um instrumento que o homem pode produzir mudanças. O trabalho educativo com jovens e adultos, seja em espaços formais ou informais, deve promover um espaço de aprendizagens que seja dinâmico e múltiplo. A metodologia de trabalho deve partir de uma concepção dialógica e dialética, cujos debates não deveriam se contentar somente com as empírias, aparências e as explicações mágicas e conciliadoras. 
 
Fonte: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2002. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdfAcesso em 07/12/2016.
Na perspectiva de Paulo Freire, a concepção descrita anteriormente é exemplo de um trabalho pedagógico. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de trabalho pedagógico do EJA:
Alternativas:
a) enaltece o pensamento mágico e o saber comum.
b) desfavorece embates com a consciência ingênua.
c) dá relevo à formação da consciência crítica. Alternativa Assinalada
d) favorece o conhecimento científico em detrimento do prático.
e) subestima a realidade do homem simples.
	Givanildo Pereira da Cruz
	2

Outros materiais