Buscar

Desafio 5S

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

João é dono de uma fábrica de tijolos que vem enfrentando uma considerável redução em seus resultados, causada principalmente por baixa produtividade, altos índices de desperdício (por exemplo, elevado número de produtos devolvidos por defeitos) e grande volume de indenizações (muitas delas por acidentes de trabalho). João não entende como isso pode estar acontecendo, já que a fábrica conta com diversos funcionários e equipamentos, o que deveria estar gerando um volume de produção muito além do atual, bem como resultados muito melhores.
Na busca por soluções, João contrata você como consultor para lhe assessorar. Logo na primeira visita à fábrica, você identifica diversas causas para a situação atual:
​​​​​​​
Você recomenda a João que o trabalho seja iniciado com a implementação da Metodologia 5S, mas para isso precisa primeiro justificar sua indicação e explicar brevemente no que consiste o 5S. Além disso, para que João possa compreender melhor como será conduzido o trabalho, você precisa comentar sobre etapas e aspectos relevantes que deverão ser considerados na implantação. Para tanto, elabore um relatório com tais considerações, que será utilizado como base para o próximo encontro com João.
Para construir o relatório que será entregue para João, é necessário seguir os seguintes passos:
Fazer uma introdução ao método oriental de controle de qualidade chamado 5S, justificando a escolha com o fato desse método se encaixar no que a empresa necessita, de acordo com o anexo, trazendo resultados concretos na gestão organizacional.
Explicar sobre cada um dos pontos dessa metodologia: utilização, organização, limpeza, normalização e disciplina.
Relacionar esses pilares com os motivos causadores dos baixos resultados da empresa, vistos no anexo, apontando como essas causas podem ser solucionadas pela metodologia 5S.
Quais são os pilares da metodologia 5S?
Seiri (senso de utilização): foco no que realmente deve ser utilizado pela empresa como recursos, para gerar uma economia e evitar o desperdício.
Seiton (senso de organização): zelo pela arrumação de todo o ambiente de trabalho, uma vez que um local organizado favorece a boa produtividade dentro da empresa.
Seiso (senso de limpeza): Aliado com o pilar anterior, um ambiente limpo é também um estímulo a mais para o desempenho da equipe.
Seiketsu (senso de normalização): trata-se da constância na implementação de boas práticas de gestão, com a designação de princípios a serem seguidos.
Shitsuke (senso de disciplina): abordagem de toda a empresa na capacitação e aprimoramento dos colaboradores, permitindo que sejam desenvolvidos os esforços.

Outros materiais