Buscar

A distribuição da ventilação entre o ápice e a base pulmonar varia de acordo com a posição do corpo e efeitos da gravidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A distribuição da ventilação entre o ápice e a base pulmonar varia de acordo com a posição do corpo e efeitos da gravidade. Isso ocorre também com a distribuição do fluxo sanguíneo pulmonar, sendo as desigualdades na perfusão maiores que as desigualdades na ventilação. Existem fatores ativos e passivos que afetam o fluxo sanguíneo pulmonar. Fatores ativos são provenientes da inervação autônoma e regulação humoral. Exemplos de fatores passivos são o débito cardíaco e a gravidade.
 
Considera-se três possíveis situações em relação à distribuição do fluxo sanguíneo pulmonar:
 
I. Zona 1: fluxo sanguíneo menor.
II. Zona 2: fluxo sanguíneo médio.
III. Zona 3: fluxo sanguíneo maior.
 
Analise as descrições abaixo correspondentes às zonas I, II e III de distribuição do fluxo sanguíneo pulmonar:
 
( ) Pressão arterial maior que a pressão venosa, que é maior que a pressão alveolar. O fluxo ocorre pela diferença entre pressão arterial e venosa.
( ) Pressão alveolar maior que a arterial, que é maior que a venosa. A pressão alveolar comprime os capilares, reduzindo o fluxo sanguíneo. Isso pode ocorrer em uma situação de hemorragia, por exemplo.
( ) Pressão arterial maior que a alveolar, que é maior que a venosa, havendo fluxo sanguíneo decorrente da diferença entre pressão alveolar e arterial.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
III, I, II
Resposta correta. Na zona 1, a pressão alveolar elevada pode comprimir os capilares e reduzir o fluxo sanguíneo. Uma hemorragia pode reduzir a pressão arterial de forma a criar essa situação. Na zona 2, o fluxo sanguíneo é médio. Na zona 3, o fluxo sanguíneo é produzido de forma semelhante à maioria dos leitos vasculares, pela diferença entre as pressões arterial e venosa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes