Buscar

O Germinal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

���
Resenha do filme “O Germinal”
 O Filme “Germinal” é baseado num romance francês, do escritor Émile Édouard Charles Atoine Zola, publicado em 1881, foi produzido em 1993, dirigido por Claude Berri. O filme está ambientado em uma mina de carvão na França, no século XIX, expõe à luta de classes, a exploração dos trabalhadores, as duras jornadas de trabalho, também questões econômicas e políticas, neste as ideias socialistas de Karl Marx são citadas, sendo contra o capitalismo. 
O filme começa contando a história de Etienne, que está desempregado e chega à mineradora em busca de trabalho, inicialmente não consegue a vaga, porém fica amigo de um senhor conhecido como Boa-Morte pai de Maheu e de sua família, este muito debilitado por conta das péssimas condições de trabalho e do tempo que trabalha na mina, arranja-lhe um serviço em decorrência da morte de uma mulher que trabalhava lá. Praticamente todos os membros da família de Maheu trabalham na mina, desde crianças, de gerações em gerações, pois quanto mais pessoas trabalhando no local, mais conseguiam dinheiro para as necessidades básicas, pois os salários eram muito baixos. 
As condições e o ambiente de trabalho eram péssimos, havia constante exploração dos trabalhadores, além de ficar expostos a riscos diariamente ao descer as profundezas das minas. Etienne acaba apaixonando-se por Catherine, a filha mais velha de Maheu, que já está comprometida com Chaval. Naquele lugar a fome e a miséria eram comuns, por causa disso, as mulheres se endividavam em um armazém, onde o dono abusava delas e de suas filhas, para pagarem suas dividas e conseguir crédito.
Um dos filhos de Maheu sai de casa, este convida Etienne para dividir as despesas, que passa a dormir na mesma cama com Catherine e uma de suas irmãs, Chaval decide tirar Catherine de casa para morar com ele, onde passa a espancar constantemente por conta dos ciúmes que sente por Etienne, ocorrendo muitas brigas entre os mesmos. Outro dos filhos de Maheu sofre um grave acidente na mina, não podendo mais trabalhar. Ocorre uma crise mundial de carvão e a mão de obra passa a ser ainda mais desvalorizada.
Etienne inconformado com a situação dos mineiros começa a difundir seus ideais socialistas, resolve instigar os operários a iniciar uma greve, decidem fazer um fundo de reserva para se sustentar durante a mesma, os grevistas vão a mina, destroem muitas coisas, paralisam elevadores, essas revoluções causam muitas mortes, entre elas a de Maheu. As mulheres também inconformadas com a situação vão até o armazém do senhor que as abusava, roubam as mercadorias, este desesperado foge até o telhado, acaba caindo e morrendo, uma das mulheres ainda inconformada com os abusos que sofria corta seu órgão masculino fora. Porém, o dinheiro arrecadado não durou muito e seus patrões começam a ameaçar os trabalhadores falando em demissões, etc. Alguns operários começam a voltar ao trabalho, outros continuam com a greve. Chaval tenta matar Etienne, porém sem sucesso, expulsou Catherine de casa e esta volta a morar na casa da mãe, ficando mais próxima de Etienne. A mina é reaberta com pequenas melhorias salariais, porém Etienne ainda inconformado com as péssimas condições mexe na estrutura da mina para impedir a volta ao trabalho. Ocorre um desabamento, muitos mineiros ficam em baixo da terra, entre eles Etienne, Catherine e Chaval. Etienne acaba matando Chaval por não concordar com seu comportamento com Catherine. Catherine se declara para Etienne e eles se beijam. O socorro demora muito e apenas Etienne consegue sair da mina com vida.
O filme termina com mineiros retornando aos seus trabalhos, sem grandes avanços e Etienne indo embora a procura de outro emprego, ainda com seus ideais socialistas, com esperança de ser ouvido. 
Fazendo uma comparação com o nosso modelo trabalhista atual conseguimos ver algumas mudanças no cenário retratado no filme, tais com a jornada de trabalho que ganhou limite de horas sendo as horas extras recompensadas de acordo com a lei, mas em uma visão ampla vemos que a maioria das coisas erradas colocadas em cena no filme continuam as mesmas, tais como a exploração dos trabalhadores por parte dos empregadores, as más condições de trabalho e os salários não condizentes com seus esforços. Um exemplo clássico que mostra bem o que acontecia no século XIX e que continua acontecendo até hoje, é o caso dos mineiros que trabalhavam no Chile sob péssimas condições (parecidas com a do filme) e que em determinado momento ficaram presos quando a mina veio a desabar e deixá-los soterrados à beira da morte.
Tendo em vista esse caso e muitos outros, vemos que esse modelo de trabalho onde a ‘’burguesia’’ fica acomodada e os empregados totalmente exauridos de seus direitos e explorados, chegamos à conclusão de que o cenário do filme não mudou muito em todos esses anos, pois a situação continua a mesma, o empregador deixa o empregado, na maioria das vezes em situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho, tendo estes subordinados ainda ter que lidar com um salário baixo e seus direitos escondidos atrás de ganância de seu empregador, obrigando estes na maioria das vezes a ingressar com ação contra seus empregadores para garantir seus direitos.
�

Outros materiais