Buscar

A natureza social da motricidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A natureza social da motricidade
1.  É possível, pois, afirmar, como Wallon (1963a, 1969), que a motricidade é de natureza social, (Fonseca 1977a, 1989, 1999a), tendo em atenção que ela emana das interações sociais, conferindo-lhe tal essência transcendente, dado que é por ela e através dela que se processa, provoca e detona a maturação do sistema nervoso da criança, que é, no seu acabamento e formação intra-individual, função da amálgama das relações e das correlações entre a ação e a sua representação social. Sendo assim, a motricidade, pensamento transformado ao longo do processo histórico-cultural, é o resultado das relações e das correlações entre o:
Resposta: biológico e o sociológico.
2.  A motricidade, ao longo da filogênese, tornou-se uma técnica e um simbolismo. Refere-se ao plano da representação e do conhecimento, algo que é específico da espécie humana, sem analogia nas outras espécies. A adaptação das estruturas da motricidade às características do mundo exterior, ditas ecológicas, é regulada pelos substratos neurológicos e, quando põe em jogo a manipulação dos objetos, é controlada pela imagem e pela noção internalizada destes, que, por si sós, estão indissociavelmente ligadas à sua representação mental e intelectual, algo inacessível à motricidade animal. Ao analisar a motricidade humana podemos afirmar que ela tem início em que fase?
Resposta: Na vida intrauterina
3.  O movimento surge, na ótica walloniana, como o resultado de uma rede de processos cognitivos, de imagens e de simbolizações, que simultaneamente são ação e representação, motricidade e psiquismo. Desta forma a motricidade está permanentemente associada a quais processos?
Resposta: Processos psicológicos.
4. Para compreender a motricidade podemos compará-la ao processo da linguagem - a qual não se resume apenas à voz, que é observável e mensurável, mas depende também de diversos outros elementos complexos, internos e internalizados, para se constituir em linguagem. A motricidade, da mesma forma não se reduz ao movimento observável, mas está ligado à uma complexidade de processos psíquicos que, junto ao movimento, pode ser entendido como motricidade. Assinale a alternativa que apresenta o principal fator interno ao indivíduo e que o faz gerar o movimento.
Resposta: Motivações internas.
5. De acordo com Wallon, o afetivo e o cognitivo têm sempre como suporte o motor. A expressão motora ilustra, consequentemente, uma alternância funcional: ou é virada para o conhecimento interior (noção do eu-espaço subjetivo-afetivo), ou é virada para o conhecimento exterior (noção do não-eu-espaço objetivo-cognitivo), isto é, o desenvolvimento psicomotor da criança espelha igualmente uma sucessão de predominâncias funcionais entre os três componentes da psicomotricidade. Assinale a alternativa que indica os três componentes presentes na motricidade.
Resposta: o motor, o afetivo e o cognitivo.

Outros materiais