Logo Passei Direto
Buscar

Módulo Eletrotécnica - Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "Para uma determinada potência fornecida, um fator de potência elevado reduz a corrente que circula num sistema de alimentação, o que consequentemente diminui as perdas e, portanto, resulta em custos mais baixos. As autoridades do setor clínico usam tarifas que estimulam os consumidores a operar num fator de potência razoavelmente elevado." Fonte: BIRD, J. Circuitos Elétricos: Teoria e Tecnologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, p. 280.
Um consumidor de energia elétrica utiliza 75 quilowatts de potência ativa (P) de um sistema elétrico. A concessionária entrega 88 quilo-volt-ampere de potência aparente (S). Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fator de potência, pode-se afirmar que o fator de potência e a potência reativa do sistema são respectivamente iguais a:
1. Fp = 0,852; Q = 46 kVAr.
2. Fp = 0,5; Q = 76 kVAr.
3. Fp = 0,866; Q = 44 kVAr.
4. Fp = 0,523; Q = 75 kVAr.
5. Fp = 1,17; Q = 64 kVAr.

Leia o trecho a seguir: “As relações entre as potências ativa, a reativa e a aparente podem ser representadas pelo triângulo de potências. Sendo assim essas potências podem ser equacionadas pelas relações trigonométricas do triângulo retângulo que utilizam as equações de Pitágoras.” Fonte: COTRIM, A. A. M. B., Instalações Elétricas. – 5. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. p. 34. Um gerador trifásico produz uma potência aparente (S) de doze quilo-volt-amperes, e a carga acoplada a esse gerador consome uma potência ativa (P) de dez quilo-watts. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre potência em circuitos trifásicos, a potência reativa (Q) e o ângulo (φ) do triângulo das potências serão respectivamente de:
1. Q = 2 kVAr; φ = 33,5°.
2. Q = 6,6 kVA; φ = 48,5°.
3. Q = 6,6 kW; φ = 56,5°.
4. Q = 22 kVAr; φ = 56,4°.
5. Q = 6,6 kVAr; φ = 33,5°.

Leia o trecho a seguir: “Em qualquer instalação alimentada em corrente alternada, a energia elétrica absorvida pela carga pode ser decomposta em: Energia ativa, medida em kWh, transformada em energia mecânica, em calor ou em outra modalidade; Energia reativa, medida em kVArh, necessária à excitação magnética dos equipamentos indutivos (motores, transformadores etc.).” Fonte: COTRIM, A. A. M. B., Instalações Elétricas. 5. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. p. 420.
Um motor elétrico industrial consome uma potência ativa (P) de 30 quilo-watts, e uma potência reativa (Q) de 17,32 kVAr. No entanto, esse motor tem um ciclo de trabalho de 6 horas por dia em trinta dias no mês. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre consumo de energia elétrica, o consumo da energia ativa e da energia reativa em cada mês será igual a:
1. consumo ativo = 5.400 kWh/ mês e Consumo reativo = 3118 kVArh/ mês.
2. consumo ativo = 150 kWh/ mês e Consumo reativo = 86,6 kVArh/ mês.
3. consumo ativo = 6.000 kWh/ mês e Consumo reativo = 3.464 kVArh/ mês.
4. consumo ativo = 5,4 kWh/ mês e Consumo reativo = 3,12 kVArh/ mês.
5. consumo ativo = 166 Wh/ mês e Consumo reativo = 96,2 VArh/ mês.

O fator de potência (Fp) é uma relação entre o consumo de potência ativa de uma carga e o fornecimento de potência aparente pela fonte de energia e mede qual parcela da potência aparente está sendo transformada em potência ativa pela carga. Nesse sentido, esse fator está diretamente relacionado com a eficiência de um sistema elétrico e com a redução das perdas em toda a instalação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fator de potência, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Um alto fator de potência indica uma alta potência ativa consumida, logo a carga do sistema é baixa e a eficiência é alta. II. ( ) Um alto fator de potência indica um melhor aproveitamento da potência aparente pela carga na transformação para trabalho útil. III. ( ) Quanto menor o fator de potência menor as perdas no sistema e melhor a eficiência energética de toda a instalação. IV. ( ) O alto fator de potência de um sistema elétrico reduz as perdas relativas a problemas com o consumo de energia reativa. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. F, V, F, V.
2. V, V, V, F.
3. F, F, V, V.
4. V, F, V, F.
5. V, V, F, F.

A compreensão da potência elétrica em corrente alternada é fundamental para um bom entendimento de todo o sistema elétrico, sendo que, toda a instalação é dimensionada, planejada e seu consumo é tarifado de acordo com a potência. Existem cargas de diversos tipos conectadas ao sistema que produzem alguns efeitos na potência demandada.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre potência elétrica em corrente alternada monofásica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Em um circuito puramente resistivo, toda a potência elétrica dissipada nas cargas é ativa, ou seja, toda a potência é transformada em forma de calor no circuito. Porque: II. A resistência elétrica é passiva e não provoca uma defasagem angular na fase da corrente em relação à tensão do circuito, sendo assim, todo o trabalho produzido é calor. A seguir, assinale a alternativa correta:
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: "[...] a potência ativa consumida pela carga trifásica é igual ao triplo da potência ativa que passa por fase. Sendo assim se considerarmos os valores de tensão e corrente linha a potência não é o triplo, mas sim, raiz quadrada três (√3), vezes maior, que é uma constante do sistema trifásico." Fonte: COTRIM, A. A. M. B., Instalações Elétricas. 5. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. p. 33.
Em uma rede de distribuição trifásica equilibrada de baixa tensão com 440 volts de linha (VL), instalada em uma indústria, foi registrada a corrente elétrica de linha (IL) de 75 amperes. Considerando essas informações e o conteúdo estudado o que foi estudado sobre potência elétrica em corrente alternada trifásica, o valor da potência aparente do sistema é igual a:
1. S = 57,16 kW.
2. S = 99 kVA.
3. S = 33 kVA.
4. S = 19 kVAr.
5. S = 57,16 kVA.

Leia o trecho a seguir: "A injeção de reativos é uma valiosa ferramenta para melhorar a regulação de tensão e a eficiência de equipamentos, bem como para reduzir as perdas e as correntes elétricas nos circuitos de instalações industriais e comerciais de grande porte. Não basta o simples tratamento de questões relativas ao dimensionamento de capacitores, de forma a injetar energia reativa de acordo com aquela consumida pela carga; outras características da instalação também devem ser consideradas." Fonte: COTRIM, A. A. M. B., Instalações Elétricas. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009, p. 419.
A rede elétrica do setor de uma indústria apresenta o consumo de potência ativa no valor de 68 kW e seu fator de potência médio é de 0,79. Será necessário adequar o fator de potência para 0,92. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fator de potência, pode-se afirmar que o valor da energia reativa, que deve ser inserida por capacitores, é igual a:
1. 23,8 kVAr.
2. 29,2 kVAr.
3. 52,8 kVAr.
4. 86,1 kVAr.
5. 73,9 kVAr.

A potência elétrica em CA monofásica dissipada em componentes reativos é constituída por três potências distintas e forma o conhecido “Triângulo das Potências” e, para representá-lo, é utilizado um triângulo retângulo e suas relações.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre potência em corrente alternada, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) A potência chamada de reativa (Q) em um indutor é a potência responsável por gerar o campo eletromagnético e promover a autoindução no indutor. II. ( ) A potência ativa (P) consumida por uma bobina é dissipada na parcela resistiva do indutor e é a responsável por produzir, por exemplo, torque e rotação em um motor. III. ( ) A potência conhecida como aparente (S) é a diferença entre a potência ativa (P) e a potência reativa (Q) em um circuito reativo capacitivo. IV. ( ) É possível determinar a potência reativa (Q) em uma resistência elétrica conhecendo a sua potência aparente e o seu fator de potência. V. ( ) Quanto menor a potência ativa (P), mais trabalho útil é realizado em um circuito puramente resistivo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. V, V, F, F, F.
2. F, V, F, V, V.
3. F, F, V, V, F.
4. V, F, V, F, F.
5. V, F, F, V, V.

Leia o trecho a seguir: “Além de estudar a dinâmica ou a cinética dos gases, James Prescott Joule (1818 – 1889) estudou a natureza do calor e encontrou as relações entre o fluxo da corrente que passa por meio de uma resistência elétrica e o calor dissipado, formulando as Leis de Joule.” Fonte: SENAI. Eletricidade. 2. ed. São Paulo: SENAI-SP, 2019. p. 184.
Foi solicitado a um técnico que determinasse o valor da resistência elétrica de um equipamento sabendo que sua potência nominal é de 100 watts e sua tensão nominal de 24 volts. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre potência elétrica, pode-se afirmar que o valor da resistência elétrica é igual a:
1. 0,24 Ω.
2. 4,17 Ω.
3. 417 Ω.
4. 2400 Ω.
5. 5,76 Ω.

Leia o trecho a seguir: "A potência elétrica P em watts (W) usados em qualquer parte de um circuito é igual à corrente I em amperes (A) multiplicada pela tensão V em volts (V) nessa parte do circuito. A fórmula para o cálculo da potência é: P = V × I." Sendo assim a potência é a relação das grandezas elétricas presentes no circuito. Fonte: GUSSOW, M. Eletricidade básica. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2009, p. 55.
O trabalho realizado por um aparelho elétrico está relacionado com o produto das grandezas elétricas aplicadas a esse equipamento. Para o funcionamento, esses equipamentos necessitam de tensão elétrica e corrente elétrica. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre potência elétrica em corrente contínua, analise as afirmativas a seguir: I. A potência consumida por um aparelho elétrico é diretamente proporcional ao valor da corrente elétrica e da tensão elétrica aplicada no circuito. II. Um equipamento elétrico para realizar trabalho necessariamente converte tensão e corrente elétrica em outra forma de energia. III. O trabalho realizado por um dispositivo elétrico é nulo quando as grandezas elétricas aplicadas atingem valores negativos. IV. A potência elétrica em um circuito em corrente contínua é máxima se a tensão elétrica for máxima e a corrente elétrica for mínima. Está correto apenas o que se afirma em:
1. II e III.
2. III e IV.
3. I e II.
4. I e IV.
5. II e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "Para uma determinada potência fornecida, um fator de potência elevado reduz a corrente que circula num sistema de alimentação, o que consequentemente diminui as perdas e, portanto, resulta em custos mais baixos. As autoridades do setor clínico usam tarifas que estimulam os consumidores a operar num fator de potência razoavelmente elevado." Fonte: BIRD, J. Circuitos Elétricos: Teoria e Tecnologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, p. 280.
Um consumidor de energia elétrica utiliza 75 quilowatts de potência ativa (P) de um sistema elétrico. A concessionária entrega 88 quilo-volt-ampere de potência aparente (S). Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fator de potência, pode-se afirmar que o fator de potência e a potência reativa do sistema são respectivamente iguais a:
1. Fp = 0,852; Q = 46 kVAr.
2. Fp = 0,5; Q = 76 kVAr.
3. Fp = 0,866; Q = 44 kVAr.
4. Fp = 0,523; Q = 75 kVAr.
5. Fp = 1,17; Q = 64 kVAr.

Leia o trecho a seguir: “As relações entre as potências ativa, a reativa e a aparente podem ser representadas pelo triângulo de potências. Sendo assim essas potências podem ser equacionadas pelas relações trigonométricas do triângulo retângulo que utilizam as equações de Pitágoras.” Fonte: COTRIM, A. A. M. B., Instalações Elétricas. – 5. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. p. 34. Um gerador trifásico produz uma potência aparente (S) de doze quilo-volt-amperes, e a carga acoplada a esse gerador consome uma potência ativa (P) de dez quilo-watts. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre potência em circuitos trifásicos, a potência reativa (Q) e o ângulo (φ) do triângulo das potências serão respectivamente de:
1. Q = 2 kVAr; φ = 33,5°.
2. Q = 6,6 kVA; φ = 48,5°.
3. Q = 6,6 kW; φ = 56,5°.
4. Q = 22 kVAr; φ = 56,4°.
5. Q = 6,6 kVAr; φ = 33,5°.

Leia o trecho a seguir: “Em qualquer instalação alimentada em corrente alternada, a energia elétrica absorvida pela carga pode ser decomposta em: Energia ativa, medida em kWh, transformada em energia mecânica, em calor ou em outra modalidade; Energia reativa, medida em kVArh, necessária à excitação magnética dos equipamentos indutivos (motores, transformadores etc.).” Fonte: COTRIM, A. A. M. B., Instalações Elétricas. 5. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. p. 420.
Um motor elétrico industrial consome uma potência ativa (P) de 30 quilo-watts, e uma potência reativa (Q) de 17,32 kVAr. No entanto, esse motor tem um ciclo de trabalho de 6 horas por dia em trinta dias no mês. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre consumo de energia elétrica, o consumo da energia ativa e da energia reativa em cada mês será igual a:
1. consumo ativo = 5.400 kWh/ mês e Consumo reativo = 3118 kVArh/ mês.
2. consumo ativo = 150 kWh/ mês e Consumo reativo = 86,6 kVArh/ mês.
3. consumo ativo = 6.000 kWh/ mês e Consumo reativo = 3.464 kVArh/ mês.
4. consumo ativo = 5,4 kWh/ mês e Consumo reativo = 3,12 kVArh/ mês.
5. consumo ativo = 166 Wh/ mês e Consumo reativo = 96,2 VArh/ mês.

O fator de potência (Fp) é uma relação entre o consumo de potência ativa de uma carga e o fornecimento de potência aparente pela fonte de energia e mede qual parcela da potência aparente está sendo transformada em potência ativa pela carga. Nesse sentido, esse fator está diretamente relacionado com a eficiência de um sistema elétrico e com a redução das perdas em toda a instalação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fator de potência, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Um alto fator de potência indica uma alta potência ativa consumida, logo a carga do sistema é baixa e a eficiência é alta. II. ( ) Um alto fator de potência indica um melhor aproveitamento da potência aparente pela carga na transformação para trabalho útil. III. ( ) Quanto menor o fator de potência menor as perdas no sistema e melhor a eficiência energética de toda a instalação. IV. ( ) O alto fator de potência de um sistema elétrico reduz as perdas relativas a problemas com o consumo de energia reativa. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. F, V, F, V.
2. V, V, V, F.
3. F, F, V, V.
4. V, F, V, F.
5. V, V, F, F.

A compreensão da potência elétrica em corrente alternada é fundamental para um bom entendimento de todo o sistema elétrico, sendo que, toda a instalação é dimensionada, planejada e seu consumo é tarifado de acordo com a potência. Existem cargas de diversos tipos conectadas ao sistema que produzem alguns efeitos na potência demandada.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre potência elétrica em corrente alternada monofásica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Em um circuito puramente resistivo, toda a potência elétrica dissipada nas cargas é ativa, ou seja, toda a potência é transformada em forma de calor no circuito. Porque: II. A resistência elétrica é passiva e não provoca uma defasagem angular na fase da corrente em relação à tensão do circuito, sendo assim, todo o trabalho produzido é calor. A seguir, assinale a alternativa correta:
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: "[...] a potência ativa consumida pela carga trifásica é igual ao triplo da potência ativa que passa por fase. Sendo assim se considerarmos os valores de tensão e corrente linha a potência não é o triplo, mas sim, raiz quadrada três (√3), vezes maior, que é uma constante do sistema trifásico." Fonte: COTRIM, A. A. M. B., Instalações Elétricas. 5. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. p. 33.
Em uma rede de distribuição trifásica equilibrada de baixa tensão com 440 volts de linha (VL), instalada em uma indústria, foi registrada a corrente elétrica de linha (IL) de 75 amperes. Considerando essas informações e o conteúdo estudado o que foi estudado sobre potência elétrica em corrente alternada trifásica, o valor da potência aparente do sistema é igual a:
1. S = 57,16 kW.
2. S = 99 kVA.
3. S = 33 kVA.
4. S = 19 kVAr.
5. S = 57,16 kVA.

Leia o trecho a seguir: "A injeção de reativos é uma valiosa ferramenta para melhorar a regulação de tensão e a eficiência de equipamentos, bem como para reduzir as perdas e as correntes elétricas nos circuitos de instalações industriais e comerciais de grande porte. Não basta o simples tratamento de questões relativas ao dimensionamento de capacitores, de forma a injetar energia reativa de acordo com aquela consumida pela carga; outras características da instalação também devem ser consideradas." Fonte: COTRIM, A. A. M. B., Instalações Elétricas. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009, p. 419.
A rede elétrica do setor de uma indústria apresenta o consumo de potência ativa no valor de 68 kW e seu fator de potência médio é de 0,79. Será necessário adequar o fator de potência para 0,92. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fator de potência, pode-se afirmar que o valor da energia reativa, que deve ser inserida por capacitores, é igual a:
1. 23,8 kVAr.
2. 29,2 kVAr.
3. 52,8 kVAr.
4. 86,1 kVAr.
5. 73,9 kVAr.

A potência elétrica em CA monofásica dissipada em componentes reativos é constituída por três potências distintas e forma o conhecido “Triângulo das Potências” e, para representá-lo, é utilizado um triângulo retângulo e suas relações.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre potência em corrente alternada, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) A potência chamada de reativa (Q) em um indutor é a potência responsável por gerar o campo eletromagnético e promover a autoindução no indutor. II. ( ) A potência ativa (P) consumida por uma bobina é dissipada na parcela resistiva do indutor e é a responsável por produzir, por exemplo, torque e rotação em um motor. III. ( ) A potência conhecida como aparente (S) é a diferença entre a potência ativa (P) e a potência reativa (Q) em um circuito reativo capacitivo. IV. ( ) É possível determinar a potência reativa (Q) em uma resistência elétrica conhecendo a sua potência aparente e o seu fator de potência. V. ( ) Quanto menor a potência ativa (P), mais trabalho útil é realizado em um circuito puramente resistivo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. V, V, F, F, F.
2. F, V, F, V, V.
3. F, F, V, V, F.
4. V, F, V, F, F.
5. V, F, F, V, V.

Leia o trecho a seguir: “Além de estudar a dinâmica ou a cinética dos gases, James Prescott Joule (1818 – 1889) estudou a natureza do calor e encontrou as relações entre o fluxo da corrente que passa por meio de uma resistência elétrica e o calor dissipado, formulando as Leis de Joule.” Fonte: SENAI. Eletricidade. 2. ed. São Paulo: SENAI-SP, 2019. p. 184.
Foi solicitado a um técnico que determinasse o valor da resistência elétrica de um equipamento sabendo que sua potência nominal é de 100 watts e sua tensão nominal de 24 volts. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre potência elétrica, pode-se afirmar que o valor da resistência elétrica é igual a:
1. 0,24 Ω.
2. 4,17 Ω.
3. 417 Ω.
4. 2400 Ω.
5. 5,76 Ω.

Leia o trecho a seguir: "A potência elétrica P em watts (W) usados em qualquer parte de um circuito é igual à corrente I em amperes (A) multiplicada pela tensão V em volts (V) nessa parte do circuito. A fórmula para o cálculo da potência é: P = V × I." Sendo assim a potência é a relação das grandezas elétricas presentes no circuito. Fonte: GUSSOW, M. Eletricidade básica. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2009, p. 55.
O trabalho realizado por um aparelho elétrico está relacionado com o produto das grandezas elétricas aplicadas a esse equipamento. Para o funcionamento, esses equipamentos necessitam de tensão elétrica e corrente elétrica. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre potência elétrica em corrente contínua, analise as afirmativas a seguir: I. A potência consumida por um aparelho elétrico é diretamente proporcional ao valor da corrente elétrica e da tensão elétrica aplicada no circuito. II. Um equipamento elétrico para realizar trabalho necessariamente converte tensão e corrente elétrica em outra forma de energia. III. O trabalho realizado por um dispositivo elétrico é nulo quando as grandezas elétricas aplicadas atingem valores negativos. IV. A potência elétrica em um circuito em corrente contínua é máxima se a tensão elétrica for máxima e a corrente elétrica for mínima. Está correto apenas o que se afirma em:
1. II e III.
2. III e IV.
3. I e II.
4. I e IV.
5. II e IV.

Prévia do material em texto

Módulo A - Eletrotécnica 
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - 
Questionário 
 
1. 
Pergunta 1 
1 ponto 
Leia o trecho a seguir: 
“Para uma determinada potência fornecida, um fator de potência elevado reduz a corrente que 
circula num sistema de alimentação, o que consequentemente diminui as perdas e, portanto, resulta 
em custos mais baixos. As autoridades do setor clínico usam tarifas que estimulam os consumidores 
a operar num fator de potência razoavelmente elevado.” 
Fonte: BIRD, J. Circuitos Elétricos: Teoria e Tecnologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, p. 
280. 
Um consumidor de energia elétrica utiliza 75 quilowatts de potência ativa (P) de um sistema elétrico. 
A concessionária entrega 88 quilo-volt-ampere de potência aparente (S). Considerando essas 
informações e o conteúdo estudado sobre fator de potência, pode-se afirmar que o fator de potência e 
a potência reativa do sistema são respectivamente iguais a: 
1. 
Fp = 0,852; Q = 46 kVAr. 
2. 
Fp = 0,5; Q = 76 kVAr. 
3. 
Fp = 0,523; Q = 75 kVAr. 
4. 
Fp = 0,866; Q = 44 kVAr. 
5. 
Fp = 1,17; Q = 64 kVAr. 
2. 
Pergunta 2 
1 ponto 
Leia o trecho a seguir: 
“As relações entre as potências ativa, a reativa e a aparente podem ser representadas pelo triângulo 
de potências. Sendo assim essas potências podem ser equacionadas pelas relações trigonométricas do 
triângulo retângulo que utilizam as equações de Pitágoras.” 
Fonte: COTRIM, A. A. M. B., Instalações Elétricas. – 5. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 
2009. p. 34. 
Um gerador trifásico produz uma potência aparente (S) de doze quilo-volt-amperes, e a carga 
acoplada a esse gerador consome uma potência ativa (P) de dez quilo-watts. Considerando essas 
informações e o conteúdo estudado sobre potência em circuitos trifásicos, a potência reativa (Q) e o 
ângulo (φ) do triângulo das potências serão respectivamente de: 
1. 
Q = 22 kVAr; φ = 56,4°. 
2. 
Q = 6,6 kVAr; φ = 33,5°. 
3. 
Q = 6,6 kW; φ = 56,5° 
4. 
Q = 6,6 kVA; φ = 48,5°. 
5. 
Q = 2 kVAr; φ = 33,5°. 
3. 
Pergunta 3 
1 ponto 
Leia o trecho a seguir: 
“Em qualquer instalação alimentada em corrente alternada, a energia elétrica absorvida pela carga 
pode ser decomposta em: Energia ativa, medida em kWh, transformada em energia mecânica, em 
calor ou em outra modalidade; Energia reativa, medida em kVArh, necessária à excitação magnética 
dos equipamentos indutivos (motores, transformadores etc.).” 
Fonte: COTRIM, A. A. M. B., Instalações Elétricas. 5. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. 
p. 420. 
Um motor elétrico industrial consome uma potência ativa (P) de 30 quilo-watts, e uma potência 
reativa (Q) de 17,32 kVAr. No entanto, esse motor tem um ciclo de trabalho de 6 horas por dia em 
trinta dias no mês. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre consumo de energia 
elétrica, o consumo da energia ativa e da energia reativa em cada mês será igual a: 
1. 
consumo ativo = 5.400 kWh/ mês e Consumo reativo = 3118 kVArh/ mês. 
2. 
consumo ativo = 150 kWh/ mês e Consumo reativo = 86,6 kVArh/ mês. 
3. 
consumo ativo = 6.000 kWh/ mês e Consumo reativo = 3.464 kVArh/ mês. 
4. 
consumo ativo = 5,4 kWh/ mês e Consumo reativo = 3,12 kVArh/ mês. 
5. 
consumo ativo = 166 Wh/ mês e Consumo reativo = 96,2 VArh/ mês. 
4. 
Pergunta 4 
1 ponto 
O fator de potência (Fp) é uma relação entre o consumo de potência ativa de uma carga e o 
fornecimento de potência aparente pela fonte de energia e mede qual parcela da potência aparente 
está sendo transformada em potência ativa pela 
carga. Nesse sentido, esse fator está diretamente relacionado com a eficiência de um sistema elétrico 
e com a redução das perdas em toda a instalação. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fator de potência, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Um alto fator de potência indica uma alta potência ativa consumida, logo a carga do sistema é 
baixa e a eficiência é alta. 
II. ( ) Um alto fator de potência indica um melhor aproveitamento da potência aparente pela carga na 
transformação para trabalho útil. 
III. ( ) Quanto menor o fator de potência menor as perdas no sistema e melhor a eficiência energética 
de toda a instalação. 
IV. ( ) O alto fator de potência de um sistema elétrico reduz as perdas relativas a problemas com o 
consumo de energia reativa. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
1. 
F, V, F, V. 
2. 
V, V, V, F.. 
3. 
F, F, V, V. 
4. 
V, F, V, F. 
5. 
V, V, F, F 
5. 
Pergunta 5 
1 ponto 
A compreensão da potência elétrica em corrente alternada é fundamental para um bom entendimento 
de todo o sistema elétrico, sendo que, toda a instalação é dimensionada, planejada e seu consumo é 
tarifado de acordo com a potência. Existem cargas de diversos tipos conectadas ao sistema que 
produzem alguns efeitos na potência demandada. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre potência elétrica em corrente alternada 
monofásica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Em um circuito puramente resistivo, toda a potência elétrica dissipada nas cargas é ativa, ou seja, 
toda a potência é transformada em forma de calor no circuito. 
Porque: 
II. A resistência elétrica é passiva e não provoca uma defasagem angular na fase da corrente em 
relação à tensão do circuito, sendo assim, todo o trabalho produzido é calor. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I. 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
6. 
Pergunta 6 
1 ponto 
Leia o trecho a seguir: 
“[...] a potência ativa consumida pela carga trifásica é igual ao triplo da potência ativa que passa por 
fase”. Sendo assim se considerarmos os valores de tensão e corrente linha a potência não é o triplo, 
mas sim, raiz quadrada três (√3), vezes maior, que é uma constante do sistema trifásico.” 
Fonte: COTRIM, A. A. M. B., Instalações Elétricas. 5. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. 
p. 33. 
Em uma rede de distribuição trifásica equilibrada de baixa tensão com 440 volts de linha (VL), 
instalada em uma indústria, foi registrada a corrente elétrica de linha (IL) de 75 amperes. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado o que foi estudado sobre potência elétrica 
em corrente alternada trifásica, o valor da potência aparente do sistema é igual a: 
1. 
S = 57,16 kVA. 
2. 
S = 57,16 kW. 
3. 
S = 33 kVA. 
4. 
S = 19 kVAr. 
5. 
S = 99 kVA. 
7. 
Pergunta 7 
1 ponto 
Leia o trecho a seguir: 
“A injeção de reativos é uma valiosa ferramenta para melhorar a regulação de tensão e a eficiência 
de equipamentos, bem como para reduzir as perdas e as correntes elétricas nos circuitos de 
instalações industriais e comerciais de grande porte. Não basta o simples tratamento de questões 
relativas ao dimensionamento de capacitores, de forma a injetar energia reativa de acordo com 
aquela consumida pela carga; outras características da instalação também devem ser consideradas.” 
Fonte: COTRIM, A. A. M. B., Instalações Elétricas. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009, 
p. 419. 
A rede elétrica do setor de uma indústria apresenta o consumo de potência ativa no valor de 68 kW e 
seu fator de potência médio é de 0,79. Será necessário adequar o fator de potência para 0,92. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fator de potência, pode-se afirmar que 
o valor da energia reativa, que deve ser inserida por capacitores, é igual a: 
1. 
73,9 kVAr. 
2. 
29,2 kVAr. 
3. 
86,1 kVAr. 
4. 
23,8 kVAr.5. 
52,8 kVAr. 
8. 
Pergunta 8 
1 ponto 
A potência elétrica em CA monofásica dissipada em componentes reativos é constituída por três 
potências distintas e forma o conhecido “Triângulo das Potências” e, para representá-lo, é utilizado 
um triângulo retângulo e suas relações. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre potência em corrente alternada, analise 
as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A potência chamada de reativa (Q) em um indutor é a potência responsável por gerar o campo 
eletromagnético e promover a autoindução no indutor. 
II. ( ) A potência ativa (P) consumida por uma bobina é dissipada na parcela resistiva do indutor e é 
a responsável por produzir, por exemplo, torque e rotação em um motor. 
III. ( ) A potência conhecida como aparente (S) é a diferença entre a potência ativa (P) e a potência 
reativa (Q) em um circuito reativo capacitivo. 
IV. ( ) É possível determinar a potência reativa (Q) em uma resistência elétrica conhecendo a sua 
potência aparente e o seu fator de potência. 
V. ( ) Quanto menor a potência ativa (P), mais trabalho útil é realizado em um circuito puramente 
resistivo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta 
1. 
V, V, F, F, F. 
2. 
F, V, F, V, V 
3. 
F, F, V, V, F. 
4. 
V, F, V, F, F. 
5. 
V, F, F, V, V. 
9. 
Pergunta 9 
1 ponto 
“Além de estudar a dinâmica ou a cinética dos gases, James Prescott Joule (1818 – 1889) estudou a 
natureza do calor e encontrou as relações entre o fluxo da corrente que passa por meio de uma 
resistência elétrica e o calor dissipado, formulando as Leis de Joule.” 
Fonte: SENAI. Eletricidade. 2. ed. São Paulo: SENAI-SP, 2019. p. 184. 
Foi solicitado a um técnico que determinasse o valor da resistência elétrica de um equipamento 
sabendo que sua potência nominal é de 100 watts e sua tensão nominal de 24 volts. Considerando 
essas informações e o conteúdo estudado sobre potência elétrica, pode-se afirmar que o valor da 
resistência elétrica é igual a: 
1. 
0,24 Ω. 
2. 
4,17 Ω. 
3. 
417 Ω. 
4. 
2400 Ω. 
5. 
5,76 Ω. 
10. 
Pergunta 10 
1 ponto 
Leia o trecho a seguir: 
“A potência elétrica P em watts (W) usados em qualquer parte de um circuito é igual à corrente I em 
amperes (A) multiplicada pela tensão V em volts (V) nessa parte do circuito. A fórmula para o 
cálculo da potência é: P = V × I.” Sendo assim a potência é a relação das grandezas elétricas 
presentes no circuito.” 
Fonte: GUSSOW, M. Eletricidade básica. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2009, p. 55. 
O trabalho realizado por um aparelho elétrico está relacionado com o produto das grandezas elétricas 
aplicadas a esse equipamento. Para o funcionamento, esses equipamentos necessitam de tensão 
elétrica e corrente elétrica. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre potência 
elétrica em corrente contínua, analise as afirmativas a seguir: 
I. A potência consumida por um aparelho elétrico é diretamente proporcional ao valor da corrente 
elétrica e da tensão elétrica aplicada no circuito. 
II. Um equipamento elétrico para realizar trabalho necessariamente converte tensão e corrente 
elétrica em outra forma de energia. 
III. O trabalho realizado por um dispositivo elétrico é nulo quando as grandezas elétricas aplicadas 
atingem valores negativos. 
IV. A potência elétrica em um circuito em corrente contínua é máxima se a tensão elétrica for 
máxima e a corrente elétrica for mínima. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
1. 
II e III. 
2. 
I e II. 
3. 
II e IV. 
4. 
III e IV. 
5. 
I e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina