Buscar

Atividade Contextualizada de Avaliação Nutricional Aplicada-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada de Avaliação Nutricional Aplicada
Nome: 
Matrícula: 
Curso: Nutrição
Segundo a semiologia nutricional das fáceis do paciente A.D.S, foi observado que mesmo apresentou algumas características de desnutrição, sendo assim observou-se também que o paciente se encontra consciente, mesmo estando acamado, porém, com um olhar perdido. Vale ressaltar, que o mesmo apresenta um quadro de diarreia e vômitos diários durante seis meses, acompanhado da queixa de fraqueza e a falta de apetite do paciente, tudo indica que o paciente se encontra com a fácies crônica.
A avaliação Subjetiva Global (ASG), foi feita, sendo assim, podendo indicar que o paciente se encontra com uma desnutrição gravíssima, essa avaliação e capaz de detectar apenas casos de desnutrição já instalados no paciente, podendo indicar um grau, não sendo um indicador de risco nutricional. Na avaliação Nutricional Subjetiva Global (ANSG), foi totalizado 35 pontos, considerando assim como desnutrição gravíssima, pois diante dos dados o paciente tinha seu peso habitual de 70kg, mais decorrente a sua saúde o peso atual é de 45kg, sua perda foi de 25kg, em seis meses a perda de peso ponderal foi de 35%, seu percentual foi de >10%, uma perda grave de peso, tornando assim desnutrido.
Na avaliação do estado nutricional do paciente A.D.S, foi apresentado os dados bioquímicos: Hemoglobina, 8,9g/dl, a hemoglobina e encontra-se baixa causando alguns sintomas para o paciente; a Hematócritos: 26,7%, indica anemia que e causada pela falta de ferro no organismo; a Albumina 2,4g/dl, acaba indicando uma depleção grave, pois está abaixo de <5mg/dl. 
O exame físico indicou que o paciente está com os olhos escovados e com exposição do arco zigomático, depleção acentuada da bola gordurosa de Bichart, entretanto o idoso encontra-se com um índice alto de desnutrição tornando-se gravíssima para sua saúde.
Sendo nutricionista, solicitaria além dos exames bioquímicos, uma avaliação antropométrica completa com uso das dobras cutâneas, circunferência, o peso e a altura do paciente e possível saber pelo IMC, porém essas avaliações visam obter uma avaliação mais assertiva, determinando assim, que sua perda de peso e gravíssima, faria também bioimpedância que é um exame de alta precisão destinada a uma avaliação corporal do paciente. 
 
Referências Bibliográficas: 
ACUÑA, Kátia; CRUZ, Thomaz. Avaliação do estado nutricional de adultos e idosos e situação nutricional da população brasileira. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, 2004, vol. 48, p. 345-361.
CAVALCANTI, Rafaella de Andrade Silva, Avaliação nutricional aplicada. Recife: Grupo Ser Educacional-2022. 84p..:pdf ISBN: 978-65-81507-35-0.
De Macedo, Antonio Vaz, and Manoel Otávio da Costa Rocha. "Avaliação e tratamento da perda de peso involuntária e significativa." Rev Med Minas Gerais 20.1 (2010): 115-123.
de Oliveira, Luna Mares Lopes, Ana Paula Coelho Rocha, and Jânia Maria Augusta da Silva. "AVALIAÇÃO NUTRICIONAL EM PACIENTES HOSPITALIZADOS." Saber Científico (1982-792X) 1.1 (2021): 240-252. 
Vitolo, Márcia Regina. Nutrição–da gestação ao envelhecimento. Editora Rubio, 2014.

Outros materiais