Buscar

PROVA- DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
A influência da cultura negra na formação da cultura do Brasil é visível em vários campos. Essa cultura, associando-se à cultura ameríndia e à cultura do colonizador, formou a base da cultura brasileira num processo de sincretismo cultural. Entre as principais contribuições africanas podemos citar:
a )a música, a religiosidade, a culinária.
b )a literatura, a religiosidade, a culinária.
c )a literatura, a música, a culinária.
d )a música, a religiosidade, o vestuário.
QUESTÃO 2
"O início da era dos direitos é reconhecido com o pós-guerra, já que somente depois da Segunda Guerra Mundial é que esse problema passou da esfera nacional para a internacional, envolvendo - pela primeira vez na história - todos os povos".
(BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. p. 49.)
Em relação ao sistema internacional de proteção dos direitos humanos, é correto afirmar:
a )Foi a Revolução Francesa de 1789 o marco de internacionalização da proteção dos direitos humanos.
b )A Carta das Nações Unidas de 1945 consolidou o movimento de internacionalização dos direitos humanos, por meio do consenso de Estados que elevaram a promoção desses direitos a propósito e finalidade das Nações Unidas.
c )Foi após a assinatura do Tratado do Atlântico Norte, em 4 de abril de 1949, e da criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que se consolidou a proteção internacional dos direitos humanos.
d )foi com a Liga das Nações, em 1919, que se consolidou a proteção internacional dos direitos humanos e se deu início à ONU.
e )Embora tenha havido um esforço conjunto das nações após a Segunda Guerra Mundial, a criação das Nações Unidas não passou de um fracasso, pois não houve o respeito esperado pelos países à Carta de 1945.
QUESTÃO 3
O sistema de avaliação brasileiro, implantado nos anos 1990, resulta em:
a )Igualdade crescente já que as escolas piores nos testes receberam mais recursos para alcançar as mais bem sucedidas, diminuindo a distância entre centro e periferia.
b )A partir de 2003 o governo manteve sistemas avaliativos, mas ampliou este sistema com outros parâmetros sociais, que ajudam a explicar a condição do aluno e da escola no sistema de avaliação nacional.
c )Testes sempre mostram a realidade dos alunos, professores e escolas como elas são.
d )Igualdade entre escolas, segundo o sistema, já que todas seguem os mesmos conteúdos e recebem recursos iguais.
QUESTÃO 4
"A Lei 10.741, de 1.º de outubro de 2003, que institui o Estatuto do Idoso, dispõe sobre papel da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público de assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária" (SDH, 2016).
Sobre o Estatuto do Idoso, assinale a alternativa correta.
a )A pessoa idosa, com idade igual ou superior a setenta anos, tem direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas.
b )O Estatuto do Idoso, em referência ao disposto na Lei 10.741/2003, autoriza a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.
c )Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra idosos serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde especificamente ao Conselho Nacional do Idoso.
d )A priorização do atendimento a idosos em órgãos públicos e privados prestadores de serviços, quando desabrigados e sem família, deverá respeitar as diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre os meios rural e urbano, sendo, portanto, obrigatório o estabelecimento de um processo de triagem que impeça a permanência dos idosos oriundos do meio rural nos núcleos urbanos.
e )A lei atribui ao Poder Público o dever de estimular e criar programas voltados para a profissionalização da pessoa idosa, aproveitando seus potenciais e habilidades para atividades regulares e remuneradas; estimular as empresas privadas para a admissão de pessoas idosas no trabalho e preparar os trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de um ano.
QUESTÃO 5
(INSTITUTO AOCP/EBSERH-2015) É importante pautar a atuação profissional nos princípios bioéticos. Sobre a bioética, assinale a alternativa correta.
a )Não maleficência: a finalidade é reduzir os efeitos adversos ou indesejáveis das ações diagnósticas e terapêuticas no ser humano.
b ) Beneficência: a obrigação ética de minimizar o benefício e maximizar o prejuízo.
c )Respeito à autonomia: as pessoas têm o direito, em partes, de decidir sobre as questões relacionadas ao seu corpo e à sua vida. Na atenção à saúde, as ações devem ser autorizadas pelos profissionais.
d )Justiça: todas as pessoas devem ser tratadas com igual consideração, porém a situação socioeconômica, cultural, étnica, orientação sexual, religião e profissão podem sugerir preferências de atendimento.
e )Consentimento informado: qualquer procedimento deve ser informado, desde que o profissional ache necessário.
QUESTÃO 6
Os jovens estudantes provenientes da Casa do Estudante do Império em Lisboa e em Coimbra tiveram uma importância crucial na tomada de consciência que levou ao movimento de independência dos países africanos. Dentre as ações mais importantes desses jovens, destacam-se 
a )criação de jornais de oposição e a organização política.
b )produção artístico-literária e a criação de jornais de oposição.
c )criação de jornais de oposição e a luta armada.
d ) produção artístico-literária e a organização política.
QUESTÃO 7
"Ao romper com a sistemática das Cartas anteriores, a Constituição de 1988, ineditamente, consagra o primado do respeito aos direitos humanos, como paradigma propugnado para a ordem internacional. Esse princípio invoca a abertura da ordem jurídica interna ao sistema internacional de proteção dos direitos humanos. A partir do momento em que o Brasil se propõe a fundamentar suas relações internacionais com base na prevalência dos direitos humanos, está ao mesmo tempo reconhecendo a existência de limites e condicionamentos à noção de soberania estatal, do modo pelo qual tem sido tradicionalmente concebida. Isto é, a soberania do Estado brasileiro fica submetida a regras jurídicas, tendo como parâmetro obrigatório a prevalência dos direitos humanos. Surge, pois, a necessidade de interpretar os antigos conceitos de soberania nacional e não intervenção à luz de princípios inovadores da ordem constitucional; dentre eles, destaque-se o princípio da prevalência dos direitos humanos. Esses são os novos valores incorporados pelo Texto de 1988 e que compõem a tônica do constitucionalismo contemporâneo."
(PIOVESAN. Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 8. ed. rev. amp. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007. p. 342.)
Considerando a questão dos direitos humanos no âmbito nacional, analise as assertivas abaixo.
I) A atual Constituição Federal, seguindo os parâmetros internacionais, além de estabelecer um rol de direitos civis e políticos, também prevê direitos humanos de segunda geração, estipulando expressamente direitos econômicos, sociais e culturais.
II) Além de criar um rol de direitos humanos, a CF/88 estabelece expressamente que esse rol não é taxativo, pois em seu art. 5.º, §2.º prevê: "os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte".
III) Contudo, tais direitos e garantias previstos expressamente na CF/88 podem estar submetidas à vontade do "governante de plantão", pois podem ser suprimidas do texto constitucional, haja vista que não são consideradas cláusulas pétreas.
Embora a CF/88 traga um rol de direitos humanos, não faz referência expressa ao fundamento destes direitos: a dignidade da pessoa humana.
a ) As alternativasI e II estão corretas.
b )Apenas a alternativa IV está correta.
c ) Apenas a alternativa II está correta.
d )Apenas a alternativa I está correta.
e ) Apenas a alternativa III está correta.
QUESTÃO 8
(Fuvest-2009) O Brasil ainda não conseguiu extinguir o trabalho em condições de escravidão, pois ainda existem muitos trabalhadores nessa situação. Com relação a tal modalidade de exploração do ser humano, analise as afirmações abaixo.
I. As relações entre os trabalhadores e seus empregadores marcam-se pela informalidade e pelas crescentes dívidas feitas pelos trabalhadores nos armazéns dos empregadores, aumentando a dependência financeira para com eles.
II. Geralmente, os trabalhadores são atraídos de regiões distantes do local de trabalho, com a promessa de bons salários, mas as situações de trabalho envolvem condições insalubres e extenuantes.
III. A persistência do trabalho escravo ou semiescravo no Brasil, não obstante a legislação que o proíbe, explica-se pela intensa competitividade do mercado globalizado.
Está correto o que se afirma em
a )I, somente. 
b )I e II, somente.
c )II e III, somente.
d ) I, II e III.
e )II, somente.

Outros materiais