Buscar

Atividade 02 UC 10 Logística SENAC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Manutenção preventiva – Corretiva = + economia $ + segurança para nossos colaboradores
Assim como a Chairis, outras empresas trabalham com as manutenções preventivas programadas, pois o maquinário necessário para fabricação é composto por diversas peças e etapas até chegar no produto final.
Hoje nosso processo de produção é bastante automatizado. Temos maquinas designada para cada etapa de nosso processo, desde a fixação dos pregos até a furação roscável para as rodas, e cada etapa desse processo trabalha em sincronia, pois há milhares de sensores para desempenhar sincronismo. Se uma dessas etapas ocasionar parada por falta de manutenção, iremos ter quebra de produção e maquina parada é sinônimo de perda de dinheiro.
Afim de evitar paradas inesperadas na produção, em conjunto com a equipe mecânica e elétrica, foram montadas manutenções preventivas programadas (baseado nos manuais dos fabricantes de cada componente) e nelas há, preventivas semanais, como lubrificação de peças, checagem de nível de óleo, até as anuais, aonde é feito uma parada programada em certos equipamentos que demandam mais tempo para realização da manutenção.
Após adesão das preventivas programadas, foi possível aumentar a vida útil de diversos componentes de nosso maquinário, e consequentemente, houve uma economia gigantesca. Peças que eram trocadas com muita frequência e eram caras, foi possível aumentar o prazo de suas trocas e muitas delas não teriam necessidade de serem substituídas se houvesse uma inspeção e ajuste adequado e programado.
Infelizmente com a saída do nosso maior cliente, tivemos que reduzir, cortar gastos e consequentemente, nossos investimentos em melhorias tiveram que ser adiados afim de cumprir nosso compromisso em pagar nossos fornecedores. Já estava sendo estudado a adesão de um programa para gestão de manutenção, aonde tornaria mais eficiente nossas manutenções. O programa de gerenciamento se chama Sim+, nele é possível visualizar as preventivas que já foram feitas e quem as executou, além de ser possível relatar em cada OS (ordem de serviço) detalhamento o que foi feito ou trocado nas manutenções, afim de deixar ciente todas as equipes do ocorrido. Além disso tudo, o próprio operador dos maquinários, conseguem abrir uma OS e relatar quaisquer anomalias ou risco de acidente nas maquinas.
Aluno Vítor Chagas Técnico em Logística SENAC EAD

Outros materiais