Buscar

Projeto de Responsabilidade Social para Famílias Vulneráveis em Caetité

Prévia do material em texto

Aluno (a)
	Marta Alves Mulato
	RA
	
	Disciplina
	Sustentabilidade e Responsabilidade Social
A partir dos estudos e análise de informações, o MAPA busca compreender o desenvolvimento do projeto e as estratégias utilizadas junto às famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade de Caetité no estado da Bahia. A pesquisa buscou identificar a necessidade social desta região apresentando assim, um projeto de responsabilidade social para as famílias com perfil de vulnerabilidade perante os parâmetros, objetivos e diretrizes do Projeto. 
As estratégias colaborativas de intervenção com famílias vulneráveis pretende contribuir para maior clareza do conteúdo estudado entre todos os setores que compõem o todo, sendo eles, o Primeiro, Segundo e Terceiro Setor bem como seu fortalecimento, tendo em vista os grandes desafios da intervenção com famílias vulneráveis.
O profissional de serviço social, em atuação, estabelece interconexões decorrentes de suas configurações relacionadas entre Estado, sociedade e as transformações gestadas a partir dos processos de produção e reprodução sociais que impõem limites à atuação do assistente social, interferindo, inclusive, na proposição de respostas destes profissionais às questões que lhe são demandadas. O assistente social necessita apresentar respostas concretas e práticas para questões sociais, que são o objeto de intervenção de organizações em que estiver inserido e, com a atuação crítica e propositiva do profissional, pode apresentar projetos que de fato atendam às reais necessidades de seus usuários.
	A) Público atendido:
Famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. 
	C) Projeto para suprir essa demanda:
De início, definir o que é possível agrupar no conjunto de necessidades apresentadas pelas famílias, montando, assim, uma intervenção mais estratégica para ações mais articuladas e integradas entre as equipes que atuam no território.
É preciso um projeto que integre Estado, instituições e as comunidades com o objetivo de assegurar uma coesão social mais sólida, por consequência, tornará as famílias vulneráveis, mais imponderadas e consequentemente mais resilientes.
Quando se trabalha encima de uma gestão pública que coopera para uma maior expansão dos processos de diálogo, reforça o crescimento local inteligente e sustentável e instigando a inovação, em especial, a inovação social. 
No desenvolver do projeto de desenvolvimento do território, iremos trabalhar o crescimento na medida em que os recursos sejam utilizados, de forma eficiente atendendo as necessidades mais prementes do lugar.
	B) Necessidades desse público:
Pode-se observar uma necessidade de promoção e apoio a essas famílias vulneráveis através de políticas sociais bem articuladas e focalizadas. O reconhecimento das mesmas, como objeto de políticas públicas, constitui fator decisivo para atingir objetivos do projeto minimizando a pobreza, e aumentando o acesso à educação, saúde, alimentação e moradia. 
	D) Quem realiza o projeto:
Primeiro Setor
	Motivos para o Terceiro Setor realizar projetos como esse:
Para uma sociedade civil ativa e participativa, buscando o interesse público e proporciona melhores serviços à comunidade. Por consequência a sociedade civil se torna mais engajada e interessada na participação das decisões do Estado, possibilitando que os serviços públicos sejam desempenhados de forma mais eficiente, tornando as atividades administrativas e os serviços prestados pelo Estado mais democráticos.
	Motivos para o Segundo Setor realizar projetos sociais:
O Segundo Setor capitaliza a sua imagem institucional beneficiando sua marca permitindo obter um benefício fiscal mediante compromisso educativo e social. As pessoas reconhecem sua participação na mudança para fazer uma sociedade moderna e democrática privilegiando
comunidades carentes, levando cultura, esporte e ações para a sociedade com mais facilidade e com o intuito de promover um futuro melhor para o nosso país.

Continue navegando

Outros materiais