Buscar

Ludicidade na Infância: Importância e Conceitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
 PEDAGOGIA EaD
Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares Semestre: 3º NOTA: 0,0 a 2,5
Professora Mestre: Lucia Eugenia Pittas Martini 
Acadêmico (a): RGM: 053.
Polo:
As atividades deverão ser respondidas após a leitura das Orientações para cursar a disciplina, no Arquivo. 
Antes de responder as atividades, estude com calma o conteúdo das aulas 1 e 2, assista as aulas vídeo e leia os artigos postados no Arquivo, correspondentes a essas duas aulas. 
As demais Atividades deverão ser respondidas e postadas gradativamente, após receber as atividades anteriores com as correções, verificando onde errou e onde deve retomar para assimilar os conteúdos. Lembre-se: cada professor tem estratégias diferentes. Estude para aprender e será um profissional de sucesso no futuro!
Atividades da Aula 1 – 2023 1
1.1 - A relação da criança com o lúdico inicia-se nos primeiros meses de vida quando movimenta as mãos, ergue os pés, consegue coloca-los na boca e sorri feliz. Aos poucos ela vai descobrindo o meio em que vive e as “trocas” que ocorrem na convivência com os outros comprovam que a brincadeira é uma necessidade infantil que inclui a afeição, a imitação e a representação, aspectos que favorecem a vontade de crescer, aprender e se desenvolver. Portanto, pode-se afirmar que:
I – A brincadeira que ocorre já nos primeiros meses de vida da criança, é uma necessidade não apenas na infância, mas de todo o ser humano.
II - A criança brinca inicialmente por imitação, isto é, reproduz tudo o que vê e ouve e essas ações permitem entrar em contato com o meio e com outras crianças e adultos.
III - O faz de conta, que ocorre já nos primeiros meses de vida, causa prazer e alegria e a criança procura então repetir várias vezes essa atividade.
IV - Na brincadeira a criança realiza ações que não conseguiria fazer na vida real, pois brincado ela pode sonhar, imaginar, criar, inventar situações diferenciadas.
V - O manuseio de brinquedos ou objetos domésticos, propicia à criança pequena exercitar e representar tudo aquilo que, na vida real, lhe é proibido.
 Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
São afirmações corretas: 
A ( ) I, II e III 
B ( ) I, II e IV 
C ( ) II, III e IV 
D ( ) III, IV e V 
E ( ) Todas as afirmações são corretas e completam o enunciado. 
1.2 – Vários estudiosos da ludicidade consideram a brincadeira como uma ação necessária para o desenvolvimento integral da criança e afirmam que:
I - A brincadeira é a principal atividade/ação da criança e enquanto brinca, ela entra em contato com o meio e com outras crianças.
II - A brincadeira é um processo que inclui a afeição, a imitação e a representação, capacidades que ampliam o crescimento e o desenvolvimento da criança. 
III - A brincadeira é necessária porque permite à criança expressar suas emoções, alegrias, medos, angustias e decepções.
IV - A brincadeira entre as crianças propicia a construção da consciência de si, do outro e da relação entre ambos.
V - A brincadeira produz estímulos que desenvolvem diferentes aspectos: cognitivo, afetivo, moral, psicomotor e social, como um todo integrado.
 Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
São afirmações adequadas:
A ( ) I, II e III 
B ( ) I, II e IV 
C ( ) II, III e V
D ( ) II, IV e V 
E ( ) Todas as afirmações são corretas 
1.3 - Conceitos são expressões que definem, caracterizam ou representam uma ideia, um termo ou uma categoria, dentro de um contexto específico. Para entender a teoria lúdica, é preciso conhecer os principais conceitos que se aplicam na sua prática e destacam-se:
I – Atividade lúdica é uma expressão que engloba as ações ou atividades que proporcionam diversão, alegria e prazer ou que propicia a “plenitude da experiência”, quando o sujeito sente-se inteiro, pleno, flexível, alegre e saudável. 
II – Brincadeira é uma atividade inata da criança que resulta em comportamentos mecânicos e geradores de ansiedade. 
III - Jogos pedagógicos ou didáticos são atividades que favorecem a aprendizagem, independentemente de estarem relacionados a determinado assunto ou conteúdo.
IV – Lúdico é um termo que remete especificamente à infância, é a qualidade de qualquer ação que estimula a fantasia, o divertimento ou a brincadeira da criança. 
V - Brinquedos educativos são os materiais utilizados na educação infantil e que facilitam à criança adentrar no universo sociocultural, ampliando o desenvolvimento das áreas psicomotoras, afetivas, cognitivas e sociais.
 Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
São afirmações falsas:
A ( ) I e II
B ( ) II e III
C ( ) II e IV
D ( ) III e IV
E ( ) IV e V
1.4 - Observando uma criança brincar com seu corpo e com os objetos, durante os primeiros meses de vida, comprova-se como ela apropria-se de si e do mundo a sua volta. Nesses contatos inicia-se a relação entre o lúdico e a criança, processo que continuará pela vida afora. Portanto, pode-se afirmar que: 
I – Nos primeiros meses a ação lúdica da criança inclui também a afeição, a imitação e, mais tarde a representação, ações que favorecem a vontade de crescer, de se desenvolver.
II – Nessa fase, a criança repete várias vezes a mesma ação porque lhe dá prazer e alegria e permite a ela conhecer, aprender e constituir-se como sujeito pertencente ao grupo social e cultural no qual convive. 
III - Essas primeiras ações lúdicas têm como finalidade desenvolver a identidade e a capacidade simbólica da criança. 
IV - A relação entre a criança e o adulto e dela com os objetos envolve não apenas o brincar pelo brincar, mas é bem mais complexo. 
V - O contato com o meio e com outras crianças, nos primeiros meses de vida é fundamental para que ela construa sua autonomia. 
 Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
São afirmações corretas:
A ( ) I, II e III
B ( ) I, II e IV
C ( ) II, III e IV
D ( ) II, III e V
E ( ) III, IV e V 
Atividades da Aula 2 – 2023 1
Atenção: No conteúdo da aula 2, página 20 tem um erro, o correto é Pestalozzi, educador suíço e um dos pioneiros da pedagogia moderna, influenciou profundamente todas as correntes educacionais. Froebel pedagogo alemão, que influenciou a Educação Infantil.
2.1- O uso dos jogos na educação ocidental esteve presente, conforme comprovam obras de muitos estudiosos e educadores, em diferentes épocas, desde a Grécia Antiga. Essa prática ainda precisa ser estudada com mais profundidade. São contribuições de autores citados:
I – Platão (428-348 a.C.), filósofo grego, escreveu “As Leis” e afirmou que a formação do cidadão iniciava na infância, com brincadeiras e jogos sempre supervisionados por adultos. 
II – Comenius (1592-1670), pastor e professor, em sua obra “Didática Magna” prescreve que a escola deve ser um lugar de prazer e alegria, mas não citou o uso de jogos.
III – Froebel (1782-1852) professor alemão, criou o “Kindergarten” ou Jardim de Infância, local onde as crianças deviam realizar brincadeiras criativas e atividades lúdicas planejadas.
IV – Wallon (1879-1962), médico e filósofo francês considera que toda ação da criança é lúdica e deve ser uma atividade voluntária, se imposta passa a ser trabalho ou ensino.
V - Piaget comprovou que o jogo (a brincadeira) favorece o desenvolvimento de diferentes aspectos da criança: afetivo, cognitivo, moral, psicomotor e social.A resposta correta é: Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
A ( ) I, II e III
B ( ) II, IV e V
C ( ) III e V
D ( ) Todas as alternativas são falsas.
E ( ) Todas as alternativas são verdadeiras
2.2 - Froebel, pedagogo alemão, é considerado o reformador educacional mais completo do século XIX e foi o primeiro educador a utilizar o brinquedo como atividade importante na educação das crianças. Dentre suas contribuições, destacamos:
I – O autor enfatizava que a educação infantil é indispensável para a formação da criança e criou blocos de construção para o treino de habilidades nas atividades criadoras. 
II – O educador desenvolveu também um método pedagógico para educar órfãos de guerra e escreveu suas ideias sobre educação na obra “Como Gertrudes ensina suas crianças”. 
III - Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho para a aprendizagem. Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entende-lo. 
IV – Os objetos criados por Froebel eram chamados de “dons” ou “presentes” e havia regras para usá-los, que precisariam ser dominadas para garantir o aproveitamento pedagógico. 
V – O educador também foi precursor dos estudos da psicologia infantil, defendeu o uso do jogo na escola, seu papel na busca do prazer e como preparação para a vida adulta. 
São afirmações falsas: Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
A ( ) I e V
B ( ) II e IV
C ( ) III e IV
D ( ) II e V 
E ( ) III e V
2.3 - O ato de brincar, para a criança, é tão importante quanto o acesso a saúde e a educação. As pesquisas sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança foram reconhecidas e o seu direito à brincadeira passou a ser garantido em diferentes documentos a nível nacional e internacional. Destacam-se os seguintes:
I – Declaração Universal dos Direitos da Criança, Princípios 4 e 7.
II – Estatuto da Criança e do Adolescente: Artigo 16, inciso IV.
III – Convenção sobre os Direitos da Criança, assinada por 192 países, inclusive o Brasil. 
IV – Aliança pela Infância –Associação Internacional que luta pelos direitos da criança.
V – Constituição da República Federativa do Brasil, no Artigo 227.
 Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
A ordem cronológica (datas) dessas leis corresponde a letra:
A ( ) I, V, III, II e IV
B ( ) II, III, I, V e IV
C ( ) V, IV, III, II e I
D ( ) I, II, III, IV e V
E ( ) I, IV, III, V e II
2.4 - O direito ao brincar para todas as crianças, contemplado na Constituição Brasileira, no Estatuto da Criança e do Adolescente e em diversos documentos ainda não está garantido para muitas crianças brasileiras. É preciso alertar pais, sociedade e governantes da necessidade de construção de espaços lúdicos para atender esse direito. 
 Valor: 0,0 ( ); 0,2 ( ) ou 0,4 ( )
Elabore uma carta ao prefeito de sua cidade a necessidade e solicitando a criação de espaços lúdicos e diferentes espaços públicos adequados à prática de brincadeiras, jogos e lazer para crianças e jovens, justificando com base nos conteúdos estudados.
- O texto deve ter no mínimo 10 linhas, ser coerente, coeso e sem erros de grafia.

Continue navegando