Buscar

D Proc Civil II - semana 4 - Respostas do réu no procedimento sumário e no sistema dos juizados especiais cíveis. Em outros procedimentos especiais.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto


	 
			
			 Plano de Aula: Respostas do réu no procedimento sumário e no sistema dos juizados especiais cíveis. Em outros procedimentos especiais.
			 DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
			
		
		
			Título
			Respostas do réu no procedimento sumário e no sistema dos juizados especiais cíveis. Em outros procedimentos especiais.
			 
			Número de Aulas por Semana
			
				
			
			Número de Semana de Aula
			
				4
			
 
 Tema
		 Respostas do réu no procedimento sumário e no sistema dos  juizados especiais cíveis. Em outros procedimentos especiais.
		
		 Objetivos
		 
- Conhecer e ter a capacidade de analisar a sequência de atos processuais desenvolvida a partir da inicial e das respostas do réu, no procedimento sumário, nos juizados especiais cíveis e outros determinados procedimentos especiais.
- Observar e analisar procedimento e prazos de que dispõe o réu para as suas respostas, nos procedimentos em questão.
- Concentração de defesas e caráter dúplice, existentes nos procedimentos em questão, face a predominância da oralidade do procedimento sumário e no sumaríssimo dos Juizados Especiais.
- Conhecer o tratamento dado à matéria no Projeto de novo CPC (Projeto 166/2010).
- Redigir as respostas das questões das avaliações e casos concretos sobre o tema objeto da aula, observando, necessariamente, as diretrizes estabelecidas pelo ENADE e OAB.
		
		 Estrutura do Conteúdo
	 
1. Breve apresentação do procedimento sumário, do sistema dos juizados especiais cíveis, das características das possessórias, consignação em pagamento e monitória, no que venha a influenciar as respostas do réu.
2.  Respostas do réu nos procedimentos em questão.
3. Concentração de defesas e caráter dúplice, existentes nos procedimentos em questão.
4. Tratamento dado à matéria no Projeto de novo CPC (Projeto 166/2010).
	
	 Aplicação Prática Teórica
 
1ª Questão: 
Foi proposta, perante uma das Varas Cíveis da Comarca da Capital (Justiça Estadual), determinada ação de indenização em face de pessoa jurídica de direito privado, em razão de determinado ato ilícito e lesivo causado por seu funcionário, pleiteando, no total, a quantia de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). À audiência de conciliação, compareceu o réu, acompanhado de seu advogado, apresentando contestação, e, em razão de fundamentos conexos ao da inicial do autor, apresentou, também, pedido de indenização em face deste. O autor não compareceu à audiência, assim como também o advogado (esteve ausente). Nesta audiência, o juízo entendeu haver necessidade de prova pericial para o regular julgamento dos pedidos apresentados por ambas as partes, tal como havia, inclusive, requerido o autor, em sua petição inicial.
Indaga-se:
1.1 Por qual procedimento tramita a ação narrada? Neste procedimento, a(s) resposta(s) do réu é(são) apresentada(s) em que prazo? Existe prazo diferenciado para a fazenda pública? Explique, apresentando os fundamentos legais correspondentes.
1.2 Qual modalidade de ?resposta do réu? foi utilizada para a apresentação do pleito indenizatório (pelo réu) narrado? Explique, apresentando o fundamento legal correspondente.
1.3 Qual a conseqüência da ausência do autor (e advogado) à audiência de conciliação, no procedimento perante o qual tramita a narrada ação? Trata-se da mesma conseqüência da ausência do réu? Explique, apresentando os fundamentos legais correspondentes.
1.4 Diante da prova pericial deferida, caberia ao juízo permitir ao autor que apresentasse seus quesitos, em prazo a ser, por ele (juízo), determinado? Explique, apresentando os fundamentos legais correspondentes.
 
2ª Questão: 
Assinale a alternativa correta, que diga respeito aos procedimentos especiais:
a) Na ação monitória, não cabe reconvenção, por se tratar de procedimento especial; 
b) A ação de consignação em pagamento é reconhecidamente dúplice, porque, quando o réu alega insuficiência do depósito e o autor não o complementa, a sentença que reconhecê-la (a insuficiência) valerá como título executivo judicial em favor daquele (réu), que poderá, independentemente de outra ação ou processo, promover a execução (cumprimento de sentença) da diferença (obrigação de pagar) não depositada; 
c) Na ação possessória, caso queira o réu demandar em favor de sua posse, referente ao mesmo bem objeto da ação, deverá fazê-lo, por reconvenção; 
d) Nos juizados especiais cíveis estaduais, a contestação deve ser apresentada na audiência de conciliação, mesmo que a fase instrutória ocorra em dia posterior.

Outros materiais