Buscar

Atividade Contextualizada do ENSINO DE ARTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada
Conteúdo do exercício
Preparado (a)? Vamos começar!
Aqui, você irá desenvolver e apresentar sua opinião no que diz respeito à disciplina. Além disso, para concluir esta atividade, é necessário que você leia textos, artigos científicos, artigos publicados em revistas e demais informações que te auxiliem em seus argumentos e possíveis questionamentos. Por isso, atenha-se ao tema proposto e busque utilizar de termos técnicos com clareza, para a compreensão do texto.
Baseado (a) nesses conhecimentos adquiridos e em suas pesquisas, elabore sua resposta autoral e evite utilizar textos integrais, tanto dos materiais de estudo, quanto dos disponíveis na internet. Não se esqueça de inserir as devidas referências utilizadas na sua produção.
Dito isso, vamos em frente.
Uma escola está passando por uma reorganização de seu currículo. Dentre as várias discussões uma é muito importante nesse momento: que concepção de educação essa escola tem por base. Assim, as disciplinas são pensadas, os conteúdos e abordagens escolhidas e as atividades de ensino e aprendizagens são elaboras.
Quando discutiam a disciplina de Artes para a escola, os professores e equipe gestora ficaram um pouco indecisos sobre o conceito de arte. Após várias discussões uma professora fez a reflexão de que Arte é um elemento da vida humana bastante subjetivo e que não poderia estar fechado em um conceito rígido, construído histórica e culturalmente apenas por uma perspectiva.
Assim, decidiram acessar algumas referências para poder dizer a ideia de Arte, a concepção que mais dialoga com proposta pedagógica de uma escola plural e assim fecharem o currículo da escola.
Proposta da atividade:
A partir da leitura do ebook da disciplina, comente os principais acontecimentos (de 1816 a 1996) do ensino de Arte nas escolas brasileiras.

Outros materiais