Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA NUTRIÇÃO NA PRATICA ESPORTIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
NUTRIÇÃO NA PRÁTICA ESPORTIVA
 Cirlete castro de Macedo
 28295119
 Nutrição
A nutrição na pratica esportiva é responsável por oferecer ao corpo todos os nutrientes necessários para suprir o organismo. No caso do diabético e com sobrepeso é preciso controlar a insulina (monitorar a glicemia), hemoglobina glicada, lipídios séricos, pressão arterial e a função renal, para avaliar os resultados da terapia nutricional, refeições para atender a demanda energética, alimentação individualizada para necessidade especial TMB. Orientar a consumir diariamente legumes e verduras (3 a 5 porções) no almoço e jantar. Preferir versões integrais dos pães, torradas, biscoitos, arroz e massas, consumir legumes em geral, exceto batata, batata doce, mandioca e inhame, pois tem elevada concentração de carboidratos. Consumir com moderação alimentos com fontes de boas gorduras: azeite de oliva, abacate, castanhas, salmão, carnes magras em geral, peixe, frango sem pele e gordura visível, evitar também carnes gordurosas, embutidos, creme de leite, queijos amarelos, carboidratos refinados e açúcares e priorizar o consumo de carboidratos de vegetais, legumes, leguminosas, frutas, laticíneos e grãos integrais . Evitar o consumo de bebidas alcólicas.
 Incentivar a perda de peso estruturada em um plano alimentar saudável, com redução de calorias, redução de gorduras saturadas e aumentar a ingestão de fibras associada a prática de exercício físico, ao qual ela já pratica. Estudos revisados demonstram que o exercício físico pode diminuir as concentrações de glicose sanguínea, melhora a sensibilidade à insulina e até mesmo diminui o uso de medicamentos utilizados para o controle sanguíneo. 
 Fazer uma análise bioquímica para observar se há deficiência de micronutrientes como a vitamina D, C, E, zinco e magnésio, geralmente costuma estar em baixos níveis na dieta destes pacientes devido a má alimentação. Consumir suplemento de zinco pode melhorar o controle glicêmico. O Picolinato de cromo é um bom suplemento, ajuda reduzir a vontade de comer doces e massas, ajuda na prevenção e auxílio no controle do diabetes.
 De acordo com os guias e consensos nacionais e internacionais a distribuição dos macronutrientes fica em torno de 35% a 65% do VET de carboidratos. 15% a 25% do VET de proteínas e 20% a 40% do VET de lipídios.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
https://diretriz.diabetes.org.br
https://profissional.diabetes.org.br
https://superafarma.com.br>
https://blog.winsocial.com.br >

Outros materiais