Buscar

TECIDO conjuntivo

Prévia do material em texto

*
HISTOLOGIA
TECIDOS CONJUNTIVOS
*
QUAL A SUA ORIGEM?
Das células mesenquimais: São grupos de células da mesoderme que separam e formam um tecido mole do embrião, o mesênquima. 
(Possuem grande quantidade de substância intercelular, formada por fibras, e uma parte amorfa, chamada matriz extracelular).
*
TECIDOS CONJUNTIVOS
Podemos dividi-los em:
Tecido conjuntivo propriamente dito;
Tecido adiposo;
Tecido cartilaginoso;
Tecido ósseo e tecido hematopoético
O sangue e a linfa são considerados tipos especiais de tecido conjuntivo, em que a substância intercelular é líquida.
*
1. TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO
Localização: abaixo do epitélio
Função: sustentação e nutrição, e em volta dos órgãos, com função de acolchoamento, preenchendo espaços e fazendo ligação entre dois tecidos diferentes.
Parte amorfa: gelatina formada principalmente por ácido hialurônico (glicoproteína) onde existem vários tipos de células como:
*
Tipos de células da parte amorfa:
Fibroblastos - produzem substância intercelular e originam outras células desse tecido;
Células adiposas ou adipócitos – armazenam gordura;
Macrófagos – fagocitam restos de microrganismos (células mortas etc...)
;Plasmócitos – fabricam anticorpos;
Mastócitos – produzem histamina(subst. Vasodilatadora), heparina (subst. Antigoaglante);
*
As fibras são de três tipos:
Colágenas – feitas de um tipo de colágeno, proteína muito resistente a tração;
Elásticas – feitas de elastina, glicoproteína que cede a tração, mas que retorna a forma original;
Reticulares – feitas de um tipo de colágenoo associado a uma glicoproteína, formando uma rede de sustentação de alguns órgãos
*
De acordo com a quantidade de fibras o tec. Conjuntivo é classificado em:
Frouxo – apresenta poucas fibras e está espalhado por todo o corpo, preenchendo espaços.
Denso – apresenta maior concentração de fibras, o que o torna mais resistente; é encontrado na derme, formando cápsulas em órgãos como fígado e o baço etc...
*
2. TECIDO ADIPOSO
ESTE É UM TECIDO MUITO RICO EM CÉLULAS ADIPOSAS.
SERVE DE RESERVA DE ENERGIA E PROTEÇÃO CONTRA FRIO;
ENVOLVE DIVEROS ÓRGÃOS, PROTEGENDO CONTRA TRAUMATISMOS DURANTE OS MOVIMENTOS DO CORPO;
ESTÁ PRESENTE NA CAVIDADES DE ALGUNS ÓSSOS E FORMA A HIPODERME.
*
3. TECIDO CARTILAGINOSO
Formado a partir de células mesenquimais que se transformam em céls cartilaginosas jovens (condroblastos) e estes em céls. Cartilaginosas adultas condrócitos que ficam alojadas em lacunas(regiões quase sem fibras com substância amorfa).
O tecido cartilaginoso é desprovido de vasos sanguíneos e de nervos. O alimento, necessário à manutenção de vida na célula, provém dos vasos sanguíneos presentes no tecido conjuntivo denso não-modelado que envolve a cartilagem. 
Essa bainha de tecido conjuntivo é denomina pericôndrio (do grego peri = em torno). 
*
TECIDO CARTILAGINOSO
Além de fibras colágenas e elásticas, o tecido cartilaginoso possui glicídios e glicoproteínas, que lhe dão uma consistência firme e flexível.
Certos vertebrados, como os peixes cartilaginosos (o tubarão e a arraia, por exemplo), têm esqueleto exclusivamente cartilaginoso. 
Nos outros vertebrados, o tecido cartilaginoso é gradativamente substituído pelo tecido ósseo, de consistência mais rígida. Assim, o nariz, a laringe, a traquéia e os brônquios contêm uma cartilagem chamada hialina (do grego hyalos = viro), cuja matriz é translúcida e dotada de fibras colágenas. 
*
TECIDO CARTILAGINOSO
*
4. TECIDO ÓSSEO
Trata-se de um tecido de sustentação definitivo mais duro e mais forte que a cartilagem, pois sua substância intercelular é calcificada, formada por fibras colágenas e sais de cálcio;
Possuem células vivas (osteócitos) que se alojam em lacunas ligadas por canalículos;
Os ossos são órgãos ricos em vasos sanguíneos. Além do tecido ósseo, apresentam outros tipos de tecido: reticular, adiposo, nervoso e cartilaginoso. 
Por serem um estrutura inervada e irrigada, os ossos apresentam sensibilidade, alto metabolismo e capacidade de regeneração. 
Quando um osso é serrado, percebe-se que ele é formado por duas partes: uma sem cavidades, chamada osso compacto, e outra com muitas cavidades que se comunicam, chamada osso esponjoso.
*
TECIDO ÓSSEO
A estrutura microscópica de um osso consiste de inúmeras unidades, chamadas sistemas de Havers. Cada sistema apresenta camadas concêntricas de matriz mineralizada, depositadas ao redor de um canal central onde existem vasos sanguíneos e nervos que servem o osso. 
Os canais de Havers comunicam-se entre si, com a cavidade medular e com a superfície externa do osso por meio de canais transversais ou oblíquos, chamados canais perfurantes (canais de Volkmann). O interior dos ossos é preenchido pela medula óssea, que pode ser de dois tipos: amarela, constituída por tecido adiposo, e vermelha, formadora de células do sangue. 
*
TECIDO ÓSSEO
*
Tipos de células do osso: 
As células ósseas ficam localizadas em pequenas cavidades existentes nas camadas concêntricas de matriz mineralizada.
Quando jovens, elas são chamadas osteoblastos. 
Quando a célula óssea se torna madura, transforma-se em osteócito (do grego osteon, osso, e kyton, célula), e seus prolongamentos citoplasmáticos se retraem, de forma que ela passa a ocupar apenas lacuna central.
Os osteoclástos (do grego klastos, quebrar, destruir) são células especialmente ativas na destruição de áreas lesadas ou envelhecidas do osso, abrindo caminho para a regeneração do tecido. 
*
5. SANGUE
O sangue (originado pelo tecido hemocitopoiético) é um tecido altamente especializado, formado por alguns tipos de células, que compõem a parte figurada, dispersas num meio líquido – o plasma -, que corresponde à parte amorfa. 
Os constituintes celulares são: glóbulos vermelhos (também denominados hemácias ou eritrócitos); glóbulos brancos (também chamados de leucócitos)e plaquetas. 
O plasma é composto principalmente de água com diversas substâncias dissolvidas, que são transportadas através dos vasos do corpo. 
Todas as células do sangue são originadas na medula óssea vermelha a partir das células indiferenciadas pluripotentes (células-tronco). 
*
SANGUE
As Plaquetas 
Plaquetas são restos celulares originados da fragmentação de células gigantes da medula óssea, conhecidas como megacariócitos. Possuem substâncias ativas no processo de coagulação sangüínea, sendo, por isso, também conhecidas como trombócitos (do grego, thrombos = coágulo), que impedem a ocorrência de hemorragias
*
SANGUE
Os glóbulos vermelhos 
Glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos (do grego, eruthrós = vermelho, e kútos = célula) são anucleados, possuem aspecto de disco bicôncavo. São ricos em hemoglobina, a proteína responsável pelo transporte de oxigênio.
Os glóbulos brancos 
Glóbulos brancos, também chamados de leucócitos (do grego, leukós = branco), são células sanguíneas envolvidas com a defesa do organismo.
*
SANGUE
Costuma-se classificar os glóbulos brancos (LEUCÓCITOS) de acordo com a presença ou ausência, em seu citoplasma, de grânulos específicos, e agranulócitos, os que não contêm granulações específicas, comuns a qualquer célula. 
*
6. LINFA
As células do corpo são banhadas pelo líquido intersticial, que sai dos capilares e é formado por água, nutrientes e oxigênio.
Parte desse líquido volta para os capilares com gás carbônico e outras excretas produzidas pelas células.
Outra parte é recolhida por um conjunto de vasos bem finos, que se unem e formam vasos maiores, os vasos linfáticos.
Depois de circular por esses vasos, o excesso de líquido, chamada de linfa, é devolvido ao sangue por meio da veia situada sob a clavícula esquerda.
Os órgãos linfáticos removem bactérias e impurezas, limpando a linfa.
*
TECIDO MUSCULAR
Tecidos musculares 
Os tecidos musculares são de origem mesodérmica e relacionam-se com a locomoção e outros movimentos do corpo, como a contração dos órgãos do tubo digestório, do coração e das artérias. 
As células dos tecidos musculares são alongadas e recebem o nomede fibras musculares ou miócitos. Em seu citoplasma, são ricas em dois tipos de filamento protéico: os de actina e os de miosina, responsáveis pela grande capacidade de contração e distensão dessas células. 
*
Tipos de tecidos musculares:
*
Tipos de músculos:
*
TECIDO NERVOSO
Os seres vivos reagem aos estímulos ambientais. Mudanças nas condições do ambiente, tais como sons, choques, calor e frio, são percebidas pelo organismo, que reage adotando uma postura correspondente ao estímulo. 
Embora sejam os músculos que respondem aos estímulos, é o tecido nervoso o responsável por sua recepção e escolha da resposta adequada. 
O tecido nervoso tem origem ectodérmica, nele a substância intercelular praticamente não existe. Os principais componentes celulares são os neurônios e as células da glia. 
*
TECIDO NERVOSO
As células da glia ou neuroglia são vários tipos celulares relacionados com a sustentação e a nutrição dos neurônios, com a produção de mielina e com a fagocitose. 
Os neurônios, ou células nervosas, têm a propriedade de receber e transmitir estímulos nervosos, permitindo ao organismo responder a alteração do meio. 
Os neurônios são alongados, podendo atingir, em alguns casos, cerca de 1 metro de comprimento, como nos neurônios que se estendem desde nossas costas até o pé. 
São células formadas por um corpo celular ou pericárdio, de onde partem dois tipos de prolongamentos: dendritos e axônio. 
*
TECIDO NERVOSO
Os dentritos são prolongamentos ramificados da célula especializados em receber estímulos, que também podem ser recebidos pelo corpo celular. O impulso nervoso é sempre transmitido no sentido dendrito – corpo – axônio. 
O axônio é uma expansão celular fina, alongada e de diâmetro constante, com ramificações em sua porção final. 
É uma estrutura especializada na transmissão de impulsos nervosos para outros neurônios ou para outros tipos celulares, como as células de órgãos efetores (musculares e glandulares). 
*
 Outras células do tecido nervoso: 
Células de Schwann 
Certos tipos de neurônios são envolvidos por células especiais, as células de Schwann. Essas células se enrolam dezenas de vezes em torno do axônio e formam uma capa membranosa, chamada bainha de mielina. 
A bainha de mielina atua como um isolamento elétrico e aumenta a velocidade de propagação do impulso nervoso ao longo do axônio. 
*
Outras células do tecido nervoso:
Células da glia
O tecido nervoso apresenta outras células auxiliares que dão suporte ao funcionamento do sistema nervoso: são as células da glia ou gliais. Elas diferem em forma e função, cada uma desempenha um papel diferente na estrutura e no funcionamento do tecido nervoso. 
*
TECIDO NERVOSO
Transmissão do impulso nervoso 
Os estímulos se propagam sempre no mesmo sentido: 
São recebidos pelos dendritos, seguem pelo corpo celular, percorrem o axônio e, da extremidade deste, são passados à célula seguinte (dendrito – corpo celular – axônio). 
O impulso nervoso que se propaga através do neurônio é de origem elétrica e resulta de alterações nas cargas elétricas das superfícies externa e interna da membrana celular. 
*
EXERCICÍOS:
Pesquisar em grupo de 5 pessoas as seguintes questões:
1- Como se forma o tecido ósseo?
2- O que é policitemia?
3- Quais são os elementos figurados do sangue e descreva-os:
*

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes