Buscar

APx1- 2020 1 - A Noção de Comunidade e os modelos de polícia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE AVALIAÇÃO PRESENCIAL 1- 2020.1
Consórcio CEDERJ
Curso: Tecnólogo em Segurança Pública e Social 
Disciplina: A Noção de Comunidade e Modelos de Polícia 
Questão 1 (2 pontos)
O processo de formação do Estado moderno acompanha dinâmicas de secularização, por um lado, e o desenvolvimento dos instrumentos bélicos, por outro. Max Weber, por sua vez, indica que o Estado moderno é um agrupamento de dominação que apresenta caráter institucional e que procurou monopolizar, nos limites de um território, a violência física legítima (WEBER, 2008, p. 46).
A partir de seus conhecimentos acerca da formação dos estados modernos, disserte sobre a importância do processo de secularização, ou seja, de separação entre os interesses religiosos e cívicos no âmbito do estado, para a formação da noção de democracia na modernidade.
Por meio de uma pequena analise histórica pode se perceber que durante muitos anos a religião exercia poder de influência nas decisões politicas ou seja o que a igreja falasse era legitimo.
Por outro lado, com o passar dos anos diante de alguns processos históricos como o Iluminismo, a Revolução Francesa, a Revolta Protestante, o Período Republicano, dentre outros foi sendo criado um ideia de que a igreja não servia como base para justificar as ações do governo.
E então, pode se chegar ao que é hoje tomando como exemplo o Brasil que possui um Estado Laico, no qual a liberdade religiosa é um direito humano fundamental mas que não influencia na competência dos agentes públicos e no âmbito do Estado.
Portanto, este processo de secularização tem grande importante na formação do Estado moderno e consequentemente a forma de democracia atual no qual permite que a ordem política seja disposta de acordo com os desejos populares, sendo prevalecido a liberdade e a razão do homem e não simplesmente por influência de um pensamento religioso.
Questão 2 (2 pontos)
É possível dizer que a democracia é um regime e um comportamento político. Tanto o regime como o comportamento político democrático têm como pressuposto a liberdade contra as formas autoritárias de exercício de poder. Considerando o monopólio do uso da força legítima pelo estado na modernidade, como apresenta Weber, explique quais são os limites entre o uso da força estatal e a garantia de direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos, em um regime democrático.
-Os limites entre o uso da força estatal e a garantia de direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos, em um regime democrático são obtidos quando o Estado opera sob as regras da leis, protegendo a democracia , dando seu exemplo de respeito á lei e suprimindo as formas autoritárias de poder. 
Portanto, para que aja o limite entre o uso da força estatal e a garantia de direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos, em um regime democrático é preciso que aja um, equilíbrio, entre o Estado e a sociedade visto a concretização da ordem e o pleno exercício da democracia. 
Questão 3 (2 pontos)
“Remoções na Vila Autódromo expõem o lado B das Olimpíadas do Rio - Moradores resistem a deixar a Vila Autódromo, comunidade ao lado do Parque Olímpico: Milhares de pessoas deixaram suas casas devido à organização do megaevento”.
“‘Bem-vindos’ à Vila Autódromo, ‘a comunidade que venceu o prêmio internacional de urbanismo’. Não há tráfico e nem milícia. O terreno é plano, de fácil acesso. E a vida, mesmo com todas as suas dificuldades, sempre foi tranquila, feliz. Seus moradores, há décadas vivendo lado a lado, batem papo nas esquinas, nos comércios e nos botecos. Mas o assunto parece ser único: resistir a deixar o local. ‘Todos nós temos medo, mas não podemos nos acovardar’, discursa uma moradora, de 50 anos, diante de duas dezenas de vizinhos que, às seis horas da tarde de um sábado, se reúnem na pequena igreja da comunidade. Na verdade, o projeto de urbanismo premiado internacionalmente nunca foi implantado. A maioria das casas parecem ter sido bombardeadas — e nesse caso, pela própria Prefeitura do Rio.
Rio de Janeiro, 5 de agosto de 2015.
Retirado de: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/06/20/politica/1434753946_363539.html
Valendo-se da diferenciação entre direito legal e (insulto) moral, explique a importância de associações de moradores para reivindicar direitos de cidadania, incluindo o de habitação digna.
Tome como exemplo as políticas de renovação urbana exercidas pelos poderes públicos, no contexto dos grandes eventos na cidade do Rio de Janeiro.
Tomando como exemplo as políticas de renovação urbana exercidas pelos poderes públicos, no contexto dos grandes eventos na cidade do Rio de Janeiro as associações dos moradores tem grande importância neste processo de reivindicações de direito de cidadania, habitação, infraestrutura, saneamento, dentre outras.
Estas associações entendem a dinâmica do bairro, reivindicam direitos, sendo um representante da voz daquele determinado grupo da população tornando público para um observado externo reunindo diferentes interesses, servindo de mediador e conciliador traduzindo as necessidades deste grupo para o Estado.
De modo que, por meio de uma norma legal que deve ser seguida, mantendo-se o dialogo continuo, representando seu papel social tendo influência nas lutas sociais sobre a construção e a afirmação de sentidos de justiça, no que diz respeito a convivência com a diversidade e as representações indicativas de pertencimento ao lugar que estes grupos estão inseridos na sociedade. E essas associações como no caso do projeto de urbanismo apresentado, podem cobrar das autoridades de direito o cumprimento desta promessa.
Além disso, deve respeitar a moralidade e normais legais que constituem o indivíduos como ser social buscando a legalidade dos diferentes usos do espaço e utilizando-se dos direito legal que esta ligado as normais legais previstas na lei e o (insulto) moral, que está ligado a princípios de justiça que a população tem interesse em conciliar ou seja princípios de justiça percebido pelas pessoas.
Portanto, as associações exercem papel importante neste processo de reivindicações de direito de cidadania, habitação, infraestrutura e muitas outras que são obtidas por meio de sua liderança e representatividade, utilizando-se de subsídios e ferramentas para garantir os direitos deste determinado grupo.
Questão 4 (2 pontos)
Essa questão deve ser respondida em duas partes:
· Apresente três características dos modelos de polícia Anglo-Saxão e Continental (três características de cada modelo); (1,0)
- Modelo de política Anglo-Saxão: Menos centralizado e militarizado, maior ênfase no controle comunitário e fonte da politica comunitária.
Modelo de política Continental: Mais centralizado e militarizado, maior ênfase nos desafios políticos e administrativos e alta visibilidade e com poderes amplos 
· Indique qual dos modelos possui maior influência sobre a polícia brasileira e por que (ofereça pelo menos uma evidência dessa influência). (1,0)
Modelo político Continental pois, este preconizava a centralização e militarização das forças armadas.
Questão 5 (2 pontos)
Essa questão deve ser respondida em duas partes:
De acordo com o material ao qual você teve acesso, responda:
· De que maneiras é possível exercer a democracia? Justifique a sua resposta. (1,0)
É possivel exercer a democracia quando se concretiza a ordem e a liberdade sendo contra as formas autoritárias de exercícios do poder.
· Tendo em mente o bom funcionamento de uma democracia, é possível afirmar que as manifestações públicas contribuem ou prejudicam o exercício da democracia? Justifique a sua resposta. (1,0)
Positiva, mas que deve ser feita de uma forma pacifica buscando manter a ordem pública exercendo assim seu direito de liberdade de fazer maninfestação contribuindo para o exercicio da democracia e a conetização da ordem pública.

Outros materiais