Buscar

QUESTÕES DE REVISÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE REVISÃO: 
1. Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica? 
Resp: Os preços relativos têm seu papel fundamental, pois as escolhas dos agentes econômicos são baseadas na diferença de preços dos bens (os preços relativos entre os diferentes bens e serviços) e não nos absolutos. 
2. No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese de coeteris paribus? 
Resp: Num contexto de equilíbrio parcial, no qual observamos somente a oferta e a demanda de um determinado mercado, utilizamos esta hipótese para que alterações em outras partes da economia não interfiram na nossa analise de forma a alterar o equilíbrio. Com isso, obtemos um estudo mais simples e objetivo das variáveis que influenciam mais diretamente o comportamento dos agentes econômicos neste mercado (obtemos um efeito “puro” ou “liquido” de cada uma dessas variáveis). 
3. Qual o principal campo de atuação da teoria microeconômica? 
Resp: Os campos de atuação da teoria microeconômica, preocupada na determinação dos preços de bens e serviços e dos fatores de produção, estão relacionados ao planejamento estratégico das empresas, bem como à política e programação econômica do setor público. 
4. Como se divide o estudo microeconômico? 
Resp: Análise da Demanda, na qual temos Teoria do Consumidor e Teoria da Demanda do Mercado; Análise da Oferta: Baseada na Teoria da Produção; Análise das Estruturas de Mercado; Equilíbrio Geral. 
5. Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade de demanda? 
Resp: Função Demanda de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade ofertada e o preço do bem ou serviço. A diferença entre demanda e quantidade é que por demanda entende-se toda curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades, enquanto por quantidade demandada devemos entender um ponto especifico da curva relacionando preço a quantidade. 
6. Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria? 
Resp: A função oferta de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade ofertada e o preço desse bem ou serviço. Além do preço do bem, a oferta de um bem ou serviço é afetada pelos custos dos fatores de produção (matérias-primas, salários, preços da terra), por alterações tecnológicas e pelo aumento do número de empresas no mercado.

Outros materiais