Buscar

Desafios do Planejamento Urbano no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A implementação de políticas públicas setoriais urbanas enfrenta inúmeros desafios, uma vez que o Brasil possui uma grande extensão territorial, e cada região apresenta especificidades que devem ser levadas em consideração. Diante deste cenário, o planejamento urbano deve estar pautado no desenvolvimento ambiental, econômico e social, bem como na articulação de políticas públicas para promover o desenvolvimento sustentável das cidades
Nesse sentido, analise as seguintes afirmativas:
I – Os recursos naturais precisam ser levados em consideração para que o planejamento setorial ocorra de maneira efetiva, uma vez que estes influenciam na qualidade ambiental urbana e no cotidiano da população.
II – Dentre os desafios da gestão urbana do século XXI, destacam-se os relacionados aos conflitos ambientais no ambiente urbano, uma vez que estes podem estar associados a catástrofes como enchentes e deslizamentos.
III – As cidades devem pautar seus esforços na resolução de conflitos ambientais urbanos, priorizando o desenvolvimento econômico, uma vez que é o elemento mais importante no planejamento das cidades.
IV – A falta de capacitação técnica dos funcionários que trabalham nas prefeituras municipais é algo que impacta na efetividade do planejamento urbano. Desta forma, é importante investir em capacitação.
 
Assinale a alternativa CORRETA
A.Somente a afirmativa III está correta. 
B.Somente a afirmativa II está correta. 
C.As afirmativas I e IV estão corretas. 
D. As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Outros materiais