Buscar

Hipopotassemia: diagnóstico e exames

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hipopotassemia
A hipopotassemia ou hipocalemia é conhecida por baixos níveis de potássio no sangue, sendo o diagnóstico feito por concentrações desse íon abaixo de 3,5 mEq/L. As causas da hipopotassemia são variadas, entretanto, é mais frequente devido à translocação de potássio para o intracelular, vômitos, diarreias ou por perda renal. Os sintomas mais comuns em pacientes com hipocalemia são alterações no ritmo cardíaco, fadiga, paralisia e constipação.
Diante deste contexto, responda:
a) Quais exames podem ser realizados para a detecção de hipopotassemia?
b) O potássio urinário pode auxiliar no diagnóstico de hipopotassemia?
Padrão de resposta esperado
a) Quais exames podem ser realizados para a detecção de hipopotassemia?
Os exames mais frequentes para determinar a causa da hipopotassemia são a gasometria arterial e o eletrocardiograma (ECG). Na gasometria arterial, o aparelho chamado gasômetro avalia a pressão dos gases oxigênio e dióxido de carbono, bem como o pH e os eletrólitos cloreto, sódio, potássio e cálcio iônico. Além disso, é útil a solicitação de potássio em amostra de urina, bem como a avaliação do sistema renina-angiotensina, dosagem de cálcio e magnésio séricos urinários, hemograma, glicose, ureia, creatinina, sódio, cloro e reserva alcalina.
b) O potássio urinário pode auxiliar no diagnóstico de hipopotassemia?
O potássio urinário pode auxiliar no diagnóstico da causa da perda desse íon na urina, pois níveis acima de 20 mEq/L sugere perda pelos rins e abaixo de 20 mEq/L indica perda de potássio extrarrenal.

Continue navegando