Buscar

Atividade 03 UC09 Técnico de logística Senac EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 03- UC09
Aluna.: Bruna R. Felipe da Costa
· EMPRESA.: Natura
· FUNÇÃO.: Empresa multinacional brasileira de cosméticos, produtos de higiene e beleza.
· FUNCIONAMENTO DO FLUXO LOGÍSTICO.: 
A natura entende que a logística é muito mais que uma operação da empresa, e sim um braço estratégico no alcance dos seus resultados. Destacaremos a seguir alguns elementos chaves nos processos operacional logística da empresa:
· Estudo e planejamento logístico: A empresa faz um estudo da malha logística do país com objetivo de aperfeiçoar o atendimento aos clientes, e reduzir os prazos de entrega, além e claro de reduzir os custos com transportes.
· Estoque descentralizado: É caracterizado pela diluição dos produtos em dois ou mais pontos distanciados geograficamente, não concentrando o estoque em apenas um local.
· Agilidade operacional: Em alguns transportes especiais o processo de carga e descarga da empresa acontece em até 5 minutos.
· Controle operacional logístico: Todo o processo de operação e transporte da natura e monitorado 24 horas por uma central de experiência. Através deste controle, a empresa coleta informações precisas sobre todos os processos logísticos. Desse modo, as informações permitem a tomada de ações preventivas ou mesmo a alocação de recursos de forma efetiva, tornando os resultados cada vez melhores. Além de identificar os gargalos operacionais a central de experiência implantada pela natura permite ainda que seus consultores possam monitorar os seus pedidos a qualquer momento, aumentando ainda mais a confiabilidade e fidelidade dos seus clientes.
· Logística reversa: Se tratando em logística reversa a natura se destaca em dois pontos: utilização de refil e reciclagem. O primeiro item é responsável pela retirada de 2,2 mil embalagens do mercado, além de redução de 54% de massa média do produto (em comparação com a embalagem regular). A reciclagem também é um assunto importante para a natura. A empresa lançou um programa chamado ELOS que estabeleceu uma cadeia logística reversa para recolhimento dos resíduos gerados pela empresa.
( Fonte: https://saclogistica.com.br/a-logistica-da-natura/#:~:text=no%20processo%20operacional.-,%F0%9F%94%B9%20Controle%20operacional%20log%C3%ADstico%20%E2%80%93%20Todo%20o%20processo%20de%20opera%C3%A7%C3%A3o%20e,todos%20os%20seus%20processos%20log%C3%ADsticos. )
· METODOLOGIA DE GESTÃO DA EMPRESA.:
A Natura trabalha hoje com a gestão por processos, a empresa trabalha também com unidades de negócios, distribuindo poder e autoridade para as pontas da cadeia de produção garantindo uma operação padronizada e de alto desempenho.
· ULTILIZAÇÃO DE EPI’S.:
A utilização de EPI’S é imprescindível, e na Natura todos os colaboradores fazem uso tanto os que trabalham na produção e os que tem acesso a produção. São eles: botinas, luvas, óculos de proteção, mascara, avental e protetor facial. 
· LEIAUTE DA EMPRESA .: 
O leiaute da Natura é o SSI SCHAEFER que é uma solução econômica para o manuseio altamente dinâmico de paletes em sistema de armazenamento em canal.
Os equipamentos SLR é usado tipicamente para o armazenamento e retirada de paletes a uma altura de até 8 metros, podendo operar em dois até quatro níveis de prateleiras por corredor. Eles são controlados através de software de logística WAMAS da SSI SCHAEFER, este software abrange o registro de entrada e saída de mercadorias, inclusive controles de transferências, bem como gestão de estoques e locais de armazenamento. Além disso, o software cuida do controle dos fluxos de materiais e transportes internos da empresa.
(Fonte: https://www.ssi-schaefer.com/pt-br/produtos/armazenamento/armazenamento-em-paletes/schaefer-lift-run-307736 )

Outros materiais