Buscar

Anatomofisilogia - ativ 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Anatomofisiologia Humana
Atividade 4
 A drenagem linfática manual é um procedimento muito comum em clínicas de estética para combater a celulite, desintoxicar o organismo e ativar o sistema imunológico. Do ponto de vista médico, a drenagem linfática é uma técnica que pode ser utilizada para a remoção da linfa depositada nos espaços teciduais, contribuindo para a diminuição do edema de membros inferiores e superiores.
De acordo com o texto-base da disciplina, esse edema 
surge quando há acúmulo de líquido nos tecidos. Sendo assim, a drenagem linfática é eficiente porque:
Resposta Selecionada:	 drena o excesso de líquido intersticial para o sistema venoso.
Nós estamos diariamente expostos aos patógenos do meio que nos cerca, como bactérias, fungos, vírus e outros agentes agressores, que tentam penetrar em nosso organismo. Alguns deles até conseguem e vivem no interior de nosso corpo, como é o caso das bactérias da microflora intestinal. Entretanto, os patógenos causadores de doenças devem ser repelidos. Para tanto, nosso corpo dispõe de um sistema de defesa que lança mão de mecanismos inespecíficos, as chamadas linhas de defesa, e específicos, que envolvem ações minuciosamente coordenadas.
Tendo em vista esses mecanismos, correlacione as duas colunas a seguir:
1- Defesa inespecífica.
2- Defesa específica.
( ) Pele e mucosas.
( ) Imunidade humoral.
( ) Imunidade celular.
( ) Célula B.
( ) Célula T.
( ) Febre.
( ) Célula NK.
( ) Monócito.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:	1, 2, 2, 2, 2, 1, 1, 1.
	A sobrevivência da espécie humana depende do funcionamento adequado dos sistemas genitais masculino e feminino, embora não sejam vitais para o corpo. Ambos têm seu funcionamento mais ativado durante e a partir da puberdade e possuem as funções compartilhadas de produção e condução de gametas, sintetização e secreção de hormônios que definem as características e os órgãos sexuais e fornecimento da resposta sexual, denominada libido.
Vimos no texto-base da disciplina quais estruturas do sistema genital masculino estão relacionadas à produção e condução de gametas. Analise cada uma delas e as correlacione com suas descrições corretas:
1- Ducto deferente.
2- Funículo espermático.
3- Epidídimo.
4- Túbulo seminífero.
( ) Unidade anatomofuncional dos testículos, ou seja, menor unidade que já cumpre funções do órgão, que é produzir os espermatozoides no processo denominado espermatogênese.
( ) Local onde os espermatozoides sofrem um processo de maturação, que pode levar em torno de 8 a 10 semanas.
( ) Local por onde os espermatozoides são conduzidos por contrações peristálticas após a maturação.
( ) Conjunto formado pelos vasos sanguíneos, nervos e vasos linfáticos, que também atravessam o canal inguinal.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:	 4, 3, 1, 2.
	
 Em ambientes de unidades de tratamento intensivo, o coração de algum paciente pode apresentar uma parada cardíaca, possível de ser revertida por algumas medidas clínicas, incluindo a administração de medicamentos que estimulem o órgão a voltar a bater e o uso de um desfibrilador. Na sequência de alguns dias, dependendo do quadro geral desse paciente, seu estado clínico pode evoluir positivamente e ele pode receber alta, mesmo depois de ter tido uma parada cardíaca. Entretanto, quando pacientes de unidades de tratamento intensivo apresentam falhas renais que evoluem progressivamente para uma parada na função renal, o prognóstico costuma não ser bom e a recuperação fica bem complicada.
Esse contexto mostra a complexidade e a importância dos rins no funcionamento do corpo humano. Vimos no texto-base que esse órgão é fundamental para a excreção de substâncias que devem ser eliminadas de nosso organismo. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir e marque V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) O processo de excreção é vital para manter a homeostase, uma vez que produtos das reações celulares podem ser tóxicos ou alterar vários fatores do equilíbrio interno. Os rins contribuem para a manutenção do equilíbrio hídrico, mantendo o volume sanguíneo dentro dos parâmetros de normalidade, agregando água ou eliminando o excesso que poderia aumentar a pressão arterial.
II. ( ) A medula renal é a região periférica dos rins que contém as pirâmides renais, as menores estruturas do rim capazes de realizar a filtração do sangue, eliminando produtos em excesso no corpo humano, como creatinina e sais minerais, e substâncias tóxicas resultantes de reações celulares, como a ureia.
III. ( ) Os rins agem para manter o equilíbrio eletrolítico, regulando os níveis de vários íons, como sódio, potássio, cálcio, cloreto e fosfato. Também ajustam o pH do sangue por meio do controle da concentração de íons hidrogênio, eliminando os excessos na urina e mantendo os níveis adequados de íons bicarbonato, que servem como tampão do H+, que limita as variações do pH.
IV. ( ) Vários cálices renais menores se unem e formam os cálices renais maiores, que se integram para formar a pelve renal, a porção inicial e dilatada do ureter. Os cálices renais coletam a urina formada pela filtração do sangue e a lançam na pelve renal, que a conduz para o ureter, que por sua vez leva a urina até a bexiga com movimentos peristálticos.
V. ( ) No seio renal, localizado na porção mais externa do rim, encontram-se néfrons renais, que conduzem a urina produzida pela filtração do sangue nos néfrons menores para a região mais interna do rim, denominada córtex renal, onde também ficam ramificações de vasos sanguíneos que captam o sangue filtrado e o conduzem para a artéria renal.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:	 V, F, V, V, F.

Continue navegando