Buscar

Exercícios Coaching para Aposentadoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios Coaching para Aposentadoria
1. Na contemporaneidade, por diversos fatores, as políticas públicas orientadas à aposentadoria, à previdência social e ao envelhecimento da população têm tido centralidade para grande parte dos governos, assim como no setor privado. Tanto em países desenvolvidos quanto subdesenvolvidos, governos e organizações se mobilizam para atender às demandas das populações próximas da aposentadoria por meio, por exemplo, de ações voltadas para a saúde pública ou do controle do gasto previdenciário. Portanto, o envelhecimento populacional pode ser considerado um fenômeno global. Considerando os elementos expostos acima, marque a alternativa que corresponde corretamente ao fenômeno citado.
Correta – D. A relação direta que pode ser estabelecida é entre o envelhecimento populacional e a expansão contínua da expectativa de vida associada à queda das taxas de fecundidade.
2. Nair completou 60 anos e está se preparando para a aposentadoria. Ela é casada há 35 anos com Jorge, e tem 2 filhos já adultos, também casados e com filhos. Embora deseje passar mais tempo com a família e se dedicar a outras atividades para além das laborais, ela tem receio de que essa nova fase de sua vida não seja tão proveitosa, pois não se sentirá tão produtiva, ou mesmo sente que pode chegar a ser um peso para a família, já que estará mais tempo em casa. Por conta disso, ela procura Marília, uma coach de aposentadoria, para tentar administrar o que está sentindo. Considerando essa situação, escolha a alternativa que apresenta corretamente as estratégias que Marília pode sugerir para auxiliar Nair.
Correta - A. Uma estratégia possível é Nair se engajar em atividades como voluntariado e cursos livres, de forma a sentir-se mais produtiva utilizando o tempo livre que terá depois da aposentadoria.
4. A aposentadoria representa uma mudança significativa na vida das pessoas. Contudo, enfrentar essa transição é um momento de possível estresse por conta das transformações em atribuições e responsabilidade que os indivíduos passam a ter. Questões relativas a limitações de saúde, ao maior tempo livre e à presença com a família costumam trazer determinados receios que, apesar de desafiadores, são superáveis. Além disso, é imperativo lembrar que desde o início da preparação, o planejamento da situação econômica é prioritário, não podendo ser negligenciado. Dessa forma, o resultado desse processo pode ser um aposentado que conseguiu se planejar bem e, assim, acaba tendo opções de estilo de vida mais interessantes e menos estressantes para vivenciar esse período de transição com qualidade. Sobre o planejamento para a aposentadoria e a exposição feita acima, marque a alternativa correta.
Correta - B. A preparação para a aposentadoria deve iniciar no planejamento da situação financeira, pois esta afeta mais diretamente todos os outros âmbitos da vida do aposentado.
5. A empresa Omegatron criou uma equipe de trabalho focada em negociar um novo contrato com uma organização multinacional de outro setor. Essa medida é central para a empresa, pois conseguir esse contrato significará, já no curto prazo, maior visibilidade e presença da Omegatron no mercado e, por conseguinte, a expansão da sua abrangência de ação e dos seus lucros. Por conta disso, nesse processo de negociação estão envolvidos grandes investimentos de ambas as partes, logo, há uma determinada pressão para que a equipe designada consiga fechar o negócio com sucesso. Diante dessa situação, escolha a alternativa que indica acertadamente uma boa prática no processo de negociação.Correta - 
Correta - B. Para uma negociação produtiva e bem-sucedida é essencial construir um relacionamento de confiança mútua entre os envolvidos.

Continue navegando