Buscar

Análises Ambientais e Gestão Laboratorial II

Prévia do material em texto

1. Desastres como o de Mariana (MG), com o rompimento da barragem de rejeitos, geram diversos impactos ambientais, como contaminação de rios e sedimentos, contaminação atmosférica e do solo, alteração dos ciclos de vetores, hospedeiros e reservatórios de doenças, danos às habitações e infraestruturas e impactos socioeconômicos. Quais os possíveis efeitos na saúde decorrentes de impactos ambientais que geram alteração dos ciclos de vetores, hospedeiros e reservatórios de doenças?   
Infecções das vias aéreas superiores, asma, diarreia, gastroenterite e zika.
Danos em órgãos-alvo específicos e no sistema nervoso, e diabetes mellitus.
Diarreia, gastroenterite, parasitoses, mordeduras, picadas e arboviroses. (Alternativa correta)
Transtornos mentais, picadas, dermatite, parasitoses e mordeduras.
2. Gurevitch et al. (2009) colocaram que a palavra ecossistema foi cunhada por Sir Arthur Tansley, em 1935, para descrever um sistema completo, ou seja, os organismos vivos e os fatores abióticos que são dependentes e conectados entre si. No entanto, outros conceitos são fundamentais na ecologia. Acerca do assunto, analise as sentenças abaixo e marque a alterantiva que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).  
I - Heterotróficos são organismos que sintetizam sua própria energia.
II - Ciclagem de nutrientes é o movimento cíclico de nutrientes nos ecossistemas.
III - Comunidade é o conjunto de organismos de uma mesma espécie.                           
Apenas II. (Alternativa correta)
Apenas I e II.
  Apenas III.
Apenas I.
3. Um dos profissionais responsáveis pelo monitoramento de resíduos sólidos é o analista ambiental. A Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, pontuando o conteúdo mínimo obrigatório do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), em que alguns pontos são obrigatórios e outros não. Das práticas elencadas a seguir, qual faz parte dos requisitos mínimos do PGRS, mas que não é obrigatória?                       
Descrição da atividade realizada.
Laudo de análises laboratoriais. (Alternativa correta)
  Destinação final dos resíduos sólidos.
Diagnóstico dos resíduos sólidos gerados ou administrados.
4. Muitas doenças que afetam a saúde humana são relacionadas à falta de saneamento básico adequado e podem ser transmitidas por vários agentes patogênicos, como bactérias, vírus e protozoários. Dentre as doenças relacionadas a seguir, que apresentam transmissão associada à baixa qualidade hídrica, marque a única alternativa que indica uma doença diretamente associada à urina de animais, como roedores.              
  Leptospirose. (Alternativa correta)
Cólera.
Salmonela.
Hepatite A.
5. Cada paisagem observada na Terra é resultado da interação entre os seus componentes, ou mesmo entre si, durante o tempo de seu desenvolvimento; é o que se pode chamar de bioma. Com relação ao assunto, marque a alternativa correta.                         
Bioma pode ser definido como os diferentes ecossistemas da Terra.
Bioma se refere às distintas paisagens da Terra, seus elementos bióticos e abióticos. (Alternativa correta)
Bioma se refere aos elementos bióticos, ou seja, não vivos, das distintas paisagens da Terra.
  Bioma se refere aos elementos abióticos, ou seja, vivos, das distintas paisagens da Terra.
6. As Unidades de Conservação (UC) são áreas naturais criadas e protegidas pelos poderes públicos com o objetivo de conservar os recursos naturais em longo prazo. A criação e a gestão dessas unidades são realizadas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). As UC são divididas em Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. Assinale a seguir a alternativa que cita respectivamente uma Unidade de Proteção Integral e uma Unidade de Uso Sustentável.   
Estação Ecológica e Reserva Biológica.
Parque Nacional e Refúgio da Vida Silvestre.
Área de Proteção Ambiental e Reserva Extrativista.
Refúgio da Vida Silvestre e Floresta Nacional. (Alternativa correta)
7. Os remanescentes naturais de cada um dos biomas brasileiros ocorrem por meio do estabelecimento legal das áreas protegidas, como Unidades de Conservação (UCs), por exemplo. Já hotspots são áreas delimitadas no mundo que apresentam alta biodiversidade e, sobretudo, espécies endêmicas e em perigo de extinção. Marque a alternativa que evidencia um bioma considerado hotspot brasileiro.                       
Bioma Cerrado. (Alternativa correta)
Bioma Amazônia.
Bioma Pampa.
  Bioma Caatinga.
8. Recurso natural é qualquer insumo de que organismos, populações e ecossistemas necessitam para sua manutenção. Os recursos naturais podem ser classificados em dois grandes grupos: os renováveis e os não renováveis. Assinale a alternativa que apresenta um recurso natural não renovável.       
Vento.
Água.
Carvão mineral. (Alternativa correta)
Luz solar.
9. Zoneamento ambiental é um mecanismo de gestão que consiste na delimitação de zonas ambientais e atribuição de atividades compatíveis com cada uma, priorizando uso sustentável dos recursos e equilíbrio dos ecossistemas. A zona, na qual haja mínima intervenção humana, contendo espécies
da flora e da fauna ou fenômenos naturais de grande valor científico, que objetiva condução e preservação do meio ambiente, pesquisas e educação ambiental, além de proporcionar formas primitivas de recreação, é denominada zona:         
de uso intensivo.
de uso especial.
de uso extensivo.
primitiva. (Alternativa correta)
10. A gestão de resíduos sólidos é embasada na Lei nº 12.305, e a Agenda 21 estabeleceu o princípio dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. É uma medida para o primeiro R:                     
reutilizar potes de sorvete.
  reutilizar garrafas de vidro.
evitar produtos que gerem impacto ambiental. (Alternativa correta)
reciclar material de construção.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes