Logo Passei Direto
Buscar

Apostila de exercício- AUDITORIA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

De acordo com as NBC TA, o relatório de auditoria interna deve incluir, necessariamente,
a) os riscos cogitados inicialmente no planejamento, mesmo que não tenham sido utilizados para a auditoria.
b) a carta da gerência da instituição auditada com a comunicação da necessidade de se realizar a auditoria.
c) as eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria.
d) os nomes das instituições externas que emitiram notas fiscais em favor do órgão auditado.
e) as discussões minuciosas de toda a equipe de auditoria interna.

Sabendo que, apesar de as classes das afirmacoes de auditoria contidas nas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas à Técnica de Auditoria (NBC TA) no Brasil seguirem o modelo das Normas Internacionais de Auditoria (NIA), essa classificação é diferente da utilizada nas normas de auditoria nos Estados Unidos da América (EUA), por exemplo, assinale a opção correta, a respeito das características gerais das afirmações aplicadas no Brasil.
a) O conjunto das afirmações, apesar de ser utilizado tanto pela auditoria independente como pela auditoria interna, possui finalidades distintas para aplicação nos procedimentos e na coleta de evidências.
b) Conceitualmente, as afirmações de auditoria são provenientes dos auditores ? que as utilizam como critérios pré-estabelecidos ? e norteiam a execução da auditoria.
c) As afirmações utilizadas na auditoria são provenientes da administração da própria instituição auditada.
d) No setor público brasileiro, existência para a classe de transações e eventos tem a mesma definição de ocorrência, utilizada para a classe de saldos no final do período.
e) O grupo das afirmações sobre classes de transações e o grupo das afirmações sobre apresentação e divulgação compreendem todas as afirmações de auditoria.

De acordo com a NBC TA 530 ? AMOSTRAGEM EM AUDITORIA, em relação ao efeito de alguns fatores no tamanho da amostra para testes de detalhes, julgue os itens a seguir como Verdadeiros ou Falsos e, em seguida, assinale a opção CORRETA.I. Quanto mais o auditor confia em outros procedimentos substantivos para reduzir a um nível aceitável o risco de detecção relacionado com uma população em particular, mais segurança o auditor precisa da amostragem e, portanto, maior deve ser o tamanho da amostra.II. Quanto maior for o valor da distorção que o auditor espera encontrar na população, maior deve ser o tamanho da amostra para se fazer uma estimativa razoável do valor real de distorção na população.III. Quanto menor for a distorção tolerável, maior precisa ser o tamanho da amostra.A sequência CORRETA é:
I. Quanto mais o auditor confia em outros procedimentos substantivos para reduzir a um nível aceitável o risco de detecção relacionado com uma população em particular, mais segurança o auditor precisa da amostragem e, portanto, maior deve ser o tamanho da amostra.
II. Quanto maior for o valor da distorção que o auditor espera encontrar na população, maior deve ser o tamanho da amostra para se fazer uma estimativa razoável do valor real de distorção na população.
III. Quanto menor for a distorção tolerável, maior precisa ser o tamanho da amostra.
a) F, F, F.
b) F, V, V.
c) V, F, F.
d) V, V, V.

Grande parte da auditoria operacional é baseada em entrevistas. Trata-se de um método presencial de obtenção de informações. As entrevistas semi-estruturadas caracterizam-se pela aplicação de questões abertas e fechadas.
a) Certo
b) Errado

O exercício da auditoria governamental, que tem como foco a boa aplicação dos recursos públicos, não se restringe às entidades de direito público e da Administração Pública, mas se estende à aplicação desses recursos por entidades privadas.
a) Certo
b) Errado

A legislação faz menção à opinião emitida pelo órgão ou pela unidade de controle interno do Poder Executivo Federal, sob a forma de relatório, parecer, certificado ou nota. Trata-se de uma peculiaridade do setor público, pois, sendo a auditoria contábil prerrogativa de profissional da área, opera-se uma espécie de transferência de responsabilidade institucional para um órgão/uma entidade ou seu dirigente.
a) Certo
b) Errado

No setor público federal, o controle externo e o sistema de controle interno para concepção de seus objetivos, entre outras atividades, realiza auditorias nas entidades da Administração direta e indireta. No âmbito do poder executivo federal, as auditorias realizadas pelo sistema de controle interno, segundo a Instrução Normativa SFCI no 01/2001, classificam-se em avaliação de gestão,
a) acompanhamento da gestão, financeira, orçamentária e patrimonial.
b) inspeção, monitoramento, patrimonial e operacional.
c) acompanhamento da gestão, conformidade, orçamentária e operacional.
d) contábil, legalidade, financeira e patrimonial.
e) acompanhamento de gestão, contábil, operacional e especial.

Conforme estabelece a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC TP 01, 2015) o planejamento da perícia contábil tem como objetivos:I. Conhecer o objeto e a finalidade da perícia, a fim de permitir a adoção de procedimentos que conduzam à revelação da verdade, a qual subsidiará o juízo, o árbitro ou o interessado a tomar a decisão a respeito da lide.II. Identificar potenciais problemas e riscos que possam vir a ocorrer no andamento da perícia.III. Identificar fatos importantes para a solução da demanda, de forma que passem despercebidos ou não recebam a atenção necessária.IV. Identificar a legislação aplicável ao objeto da perícia.V. Estabelecer como ocorrerá a divisão das tarefas entre os membros da equipe de trabalho, sempre que o perito necessitar de auxiliares.VI. Definir a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos a serem aplicados, em consonância com o objeto da perícia.VII. Facilitar a execução e a revisão dos trabalhos.Estão corretas as afirmativas:
a) Todas as afirmativas
b) As afirmativas I, II, III, V e VI, apenas
c) As afirmativas I, II, IV, V, VI e VII, apenas
d) As afirmativas II, IV, V, VI e VII, apenas
e) As afirmativas III, V, VI e VII, apenas

Procedimento analítico significa avaliações de informações contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. A determinação da adequação de procedimentos analíticos substantivos específicos é influenciada pela natureza da afirmação e pela avaliação do auditor sobre o risco de
a) auditoria independente.
b) informação enviesada.
c) distorção relevante.
d) fraude contábil.

De acordo com a NBC TI 01, a atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização. Qual é o procedimento de Auditoria Interna que visa verificar registros, documentos e ativos tangíveis?
a) Observação.
b) Confirmação.
c) Indagação.
d) Inspeção.

A relevância trata da ligação lógica ou influência sobre a finalidade do procedimento de auditoria e, quando apropriado, sobre a afirmação da administração em consideração. A relevância das informações a serem utilizadas como evidência de auditoria pode ser afetada
a) pela direção do teste.
b) pelas fontes de evidência.
c) pelas amostras disponíveis.
d) pela natureza da transação.

O auditor deve considerar a relevância e confiabilidade das informações a serem utilizadas como evidência de auditoria ao
a) obter entendimento do trabalho do especialista.
b) estabelecer e executar procedimentos de auditoria.
c) determinar modificações nos processos de auditorias.
d) reputar os aspectos financeiros e jurídicos.

A análise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos e estão relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos. Um aspecto que deve ser considerado nessa análise de riscos é a
a) confirmação de obtenção de informações das transações que ocorrem na entidade.
b) amostra que possa proporcionar evidência de auditoria suficiente e apropriada.
c) extensão da responsabilidade do auditor interno no uso de trabalhos de especialistas.
d) imparcialidade das providências a serem tomadas pela administração da entidade.

A atitude de ceticismo profissional refere-se à maneira pela qual o auditor independente avalia criticamente, de forma mentalmente questionadora, a validade da evidência obtida e mantém-se alerta para qualquer evidência que contradiga ou ponha em dúvida a confiabilidade de documentos ou representações da parte responsável.
A partir dessa informação, assinale a opção que corresponde à realidade de auditoria quanto ao ceticismo profissional.
A As situações que o auditor deve observar com cuidado mais apurado não incluem aquelas que possam indicar possíveis fraudes, pois tais situações ensejam a instauração de inquérito policial.
B O auditor deve planejar e executar a auditoria com ceticismo profissional, mantendo-se alerta para circunstâncias que causem distorções relevantes nas demonstrações financeiras.
C O ceticismo profissional inclui executar a auditoria com máximo zelo, o que não obriga a considerar evidências de auditoria que contradigam outras evidências obtidas.
D Informações que coloquem em dúvida a confiabilidade dos documentos e respostas às indagações a ser usadas como evidências de auditoria em exame são fatos para a análise das futuras auditorias.
E Circunstâncias que gerem a necessidade de outros procedimentos de auditoria, que não estejam previstos nos padrões profissionais, não correspondem a possíveis alertas no que se refere a ceticismo profissional.

De acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade, o planejamento do trabalho da auditoria interna compreende exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado.
Acerca das características da auditoria interna, assinale a opção correta.
A Uma vez que é realizada pelo órgão fiscalizador da instituição, o processo de auditoria interna, ao visar à segurança de que o objetivo esteja sendo alcançado, dispensa a supervisão.
B O acesso a papéis de trabalho e relatórios da auditoria interna é vedado à auditoria externa, uma vez que os objetivos e as conclusões de ambas podem ser contraditórios.
C Os procedimentos e objetivos da auditoria interna são os mesmos da auditoria externa, devendo, entretanto, ser executados previamente à análise da auditoria externa, para prevenir problemas.
D Quanto à essência dos procedimentos, os conceitos de controle interno e de auditoria interna são equivalentes.
E Quanto às características e aos procedimentos, considera-se que a auditoria interna faz parte dos controles internos abrangentes.

Na análise qualitativa dos dados coletados e produzidos, pode-se adotar a triangulação, que, quando aplica diferentes métodos de pesquisa, pode valer-se de diferentes entrevistados para evitar vieses na coleta de dados.
a) Certo
b) Errado

A verificação do cumprimento de norma interna do órgão com vistas à comprovação de que somente clínicas devidamente habilitadas estejam autorizadas à realização de serviços especializados é objeto dos testes de observância.
a) Certo
b) Errado

No planejamento da auditoria interna, ao considerarem os fatores como relevantes na execução dos trabalhos, os auditores deverão desconsiderar as expectativas externadas pela Administração.
a) Certo
b) Errado

Considerando-se a NBC TA 700 – FORMAÇÃO DA OPINIÃO E EMISSÃO DO RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS e ainda o disposto na NBC TA 705 - MODIFICAÇÕES NA OPINIÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE, quando o auditor concluir que as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável, ele deve:
a) modificar sua opinião.
b) abster-se de emitir opinião.
c) emitir opinião com ressalva.
d) expressar uma opinião não modificada.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I. A avaliação de riscos pode ser definida como o processo dinâmico e interativo que visa a identificar, a avaliar e a mensurar os riscos relevantes que possam comprometer a integridade do órgão ou entidade e o alcance das metas e dos objetivos organizacionais.
II. A avaliação de riscos pode ser definida como o processo que visa a identificar e mensurar os riscos relevantes que possam comprometer a integridade do órgão ou entidade.
III. A avaliação de riscos pode ser definida como o processo que visa a identificar e avaliar os riscos relevantes que possam comprometer a integridade do órgão ou entidade.
a) I, II e III.
b) I, apenas.
c) II, apenas.
d) III, apenas.
e) I e III, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

De acordo com as NBC TA, o relatório de auditoria interna deve incluir, necessariamente,
a) os riscos cogitados inicialmente no planejamento, mesmo que não tenham sido utilizados para a auditoria.
b) a carta da gerência da instituição auditada com a comunicação da necessidade de se realizar a auditoria.
c) as eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria.
d) os nomes das instituições externas que emitiram notas fiscais em favor do órgão auditado.
e) as discussões minuciosas de toda a equipe de auditoria interna.

Sabendo que, apesar de as classes das afirmacoes de auditoria contidas nas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas à Técnica de Auditoria (NBC TA) no Brasil seguirem o modelo das Normas Internacionais de Auditoria (NIA), essa classificação é diferente da utilizada nas normas de auditoria nos Estados Unidos da América (EUA), por exemplo, assinale a opção correta, a respeito das características gerais das afirmações aplicadas no Brasil.
a) O conjunto das afirmações, apesar de ser utilizado tanto pela auditoria independente como pela auditoria interna, possui finalidades distintas para aplicação nos procedimentos e na coleta de evidências.
b) Conceitualmente, as afirmações de auditoria são provenientes dos auditores ? que as utilizam como critérios pré-estabelecidos ? e norteiam a execução da auditoria.
c) As afirmações utilizadas na auditoria são provenientes da administração da própria instituição auditada.
d) No setor público brasileiro, existência para a classe de transações e eventos tem a mesma definição de ocorrência, utilizada para a classe de saldos no final do período.
e) O grupo das afirmações sobre classes de transações e o grupo das afirmações sobre apresentação e divulgação compreendem todas as afirmações de auditoria.

De acordo com a NBC TA 530 ? AMOSTRAGEM EM AUDITORIA, em relação ao efeito de alguns fatores no tamanho da amostra para testes de detalhes, julgue os itens a seguir como Verdadeiros ou Falsos e, em seguida, assinale a opção CORRETA.I. Quanto mais o auditor confia em outros procedimentos substantivos para reduzir a um nível aceitável o risco de detecção relacionado com uma população em particular, mais segurança o auditor precisa da amostragem e, portanto, maior deve ser o tamanho da amostra.II. Quanto maior for o valor da distorção que o auditor espera encontrar na população, maior deve ser o tamanho da amostra para se fazer uma estimativa razoável do valor real de distorção na população.III. Quanto menor for a distorção tolerável, maior precisa ser o tamanho da amostra.A sequência CORRETA é:
I. Quanto mais o auditor confia em outros procedimentos substantivos para reduzir a um nível aceitável o risco de detecção relacionado com uma população em particular, mais segurança o auditor precisa da amostragem e, portanto, maior deve ser o tamanho da amostra.
II. Quanto maior for o valor da distorção que o auditor espera encontrar na população, maior deve ser o tamanho da amostra para se fazer uma estimativa razoável do valor real de distorção na população.
III. Quanto menor for a distorção tolerável, maior precisa ser o tamanho da amostra.
a) F, F, F.
b) F, V, V.
c) V, F, F.
d) V, V, V.

Grande parte da auditoria operacional é baseada em entrevistas. Trata-se de um método presencial de obtenção de informações. As entrevistas semi-estruturadas caracterizam-se pela aplicação de questões abertas e fechadas.
a) Certo
b) Errado

O exercício da auditoria governamental, que tem como foco a boa aplicação dos recursos públicos, não se restringe às entidades de direito público e da Administração Pública, mas se estende à aplicação desses recursos por entidades privadas.
a) Certo
b) Errado

A legislação faz menção à opinião emitida pelo órgão ou pela unidade de controle interno do Poder Executivo Federal, sob a forma de relatório, parecer, certificado ou nota. Trata-se de uma peculiaridade do setor público, pois, sendo a auditoria contábil prerrogativa de profissional da área, opera-se uma espécie de transferência de responsabilidade institucional para um órgão/uma entidade ou seu dirigente.
a) Certo
b) Errado

No setor público federal, o controle externo e o sistema de controle interno para concepção de seus objetivos, entre outras atividades, realiza auditorias nas entidades da Administração direta e indireta. No âmbito do poder executivo federal, as auditorias realizadas pelo sistema de controle interno, segundo a Instrução Normativa SFCI no 01/2001, classificam-se em avaliação de gestão,
a) acompanhamento da gestão, financeira, orçamentária e patrimonial.
b) inspeção, monitoramento, patrimonial e operacional.
c) acompanhamento da gestão, conformidade, orçamentária e operacional.
d) contábil, legalidade, financeira e patrimonial.
e) acompanhamento de gestão, contábil, operacional e especial.

Conforme estabelece a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC TP 01, 2015) o planejamento da perícia contábil tem como objetivos:I. Conhecer o objeto e a finalidade da perícia, a fim de permitir a adoção de procedimentos que conduzam à revelação da verdade, a qual subsidiará o juízo, o árbitro ou o interessado a tomar a decisão a respeito da lide.II. Identificar potenciais problemas e riscos que possam vir a ocorrer no andamento da perícia.III. Identificar fatos importantes para a solução da demanda, de forma que passem despercebidos ou não recebam a atenção necessária.IV. Identificar a legislação aplicável ao objeto da perícia.V. Estabelecer como ocorrerá a divisão das tarefas entre os membros da equipe de trabalho, sempre que o perito necessitar de auxiliares.VI. Definir a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos a serem aplicados, em consonância com o objeto da perícia.VII. Facilitar a execução e a revisão dos trabalhos.Estão corretas as afirmativas:
a) Todas as afirmativas
b) As afirmativas I, II, III, V e VI, apenas
c) As afirmativas I, II, IV, V, VI e VII, apenas
d) As afirmativas II, IV, V, VI e VII, apenas
e) As afirmativas III, V, VI e VII, apenas

Procedimento analítico significa avaliações de informações contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. A determinação da adequação de procedimentos analíticos substantivos específicos é influenciada pela natureza da afirmação e pela avaliação do auditor sobre o risco de
a) auditoria independente.
b) informação enviesada.
c) distorção relevante.
d) fraude contábil.

De acordo com a NBC TI 01, a atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização. Qual é o procedimento de Auditoria Interna que visa verificar registros, documentos e ativos tangíveis?
a) Observação.
b) Confirmação.
c) Indagação.
d) Inspeção.

A relevância trata da ligação lógica ou influência sobre a finalidade do procedimento de auditoria e, quando apropriado, sobre a afirmação da administração em consideração. A relevância das informações a serem utilizadas como evidência de auditoria pode ser afetada
a) pela direção do teste.
b) pelas fontes de evidência.
c) pelas amostras disponíveis.
d) pela natureza da transação.

O auditor deve considerar a relevância e confiabilidade das informações a serem utilizadas como evidência de auditoria ao
a) obter entendimento do trabalho do especialista.
b) estabelecer e executar procedimentos de auditoria.
c) determinar modificações nos processos de auditorias.
d) reputar os aspectos financeiros e jurídicos.

A análise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos e estão relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos. Um aspecto que deve ser considerado nessa análise de riscos é a
a) confirmação de obtenção de informações das transações que ocorrem na entidade.
b) amostra que possa proporcionar evidência de auditoria suficiente e apropriada.
c) extensão da responsabilidade do auditor interno no uso de trabalhos de especialistas.
d) imparcialidade das providências a serem tomadas pela administração da entidade.

A atitude de ceticismo profissional refere-se à maneira pela qual o auditor independente avalia criticamente, de forma mentalmente questionadora, a validade da evidência obtida e mantém-se alerta para qualquer evidência que contradiga ou ponha em dúvida a confiabilidade de documentos ou representações da parte responsável.
A partir dessa informação, assinale a opção que corresponde à realidade de auditoria quanto ao ceticismo profissional.
A As situações que o auditor deve observar com cuidado mais apurado não incluem aquelas que possam indicar possíveis fraudes, pois tais situações ensejam a instauração de inquérito policial.
B O auditor deve planejar e executar a auditoria com ceticismo profissional, mantendo-se alerta para circunstâncias que causem distorções relevantes nas demonstrações financeiras.
C O ceticismo profissional inclui executar a auditoria com máximo zelo, o que não obriga a considerar evidências de auditoria que contradigam outras evidências obtidas.
D Informações que coloquem em dúvida a confiabilidade dos documentos e respostas às indagações a ser usadas como evidências de auditoria em exame são fatos para a análise das futuras auditorias.
E Circunstâncias que gerem a necessidade de outros procedimentos de auditoria, que não estejam previstos nos padrões profissionais, não correspondem a possíveis alertas no que se refere a ceticismo profissional.

De acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade, o planejamento do trabalho da auditoria interna compreende exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado.
Acerca das características da auditoria interna, assinale a opção correta.
A Uma vez que é realizada pelo órgão fiscalizador da instituição, o processo de auditoria interna, ao visar à segurança de que o objetivo esteja sendo alcançado, dispensa a supervisão.
B O acesso a papéis de trabalho e relatórios da auditoria interna é vedado à auditoria externa, uma vez que os objetivos e as conclusões de ambas podem ser contraditórios.
C Os procedimentos e objetivos da auditoria interna são os mesmos da auditoria externa, devendo, entretanto, ser executados previamente à análise da auditoria externa, para prevenir problemas.
D Quanto à essência dos procedimentos, os conceitos de controle interno e de auditoria interna são equivalentes.
E Quanto às características e aos procedimentos, considera-se que a auditoria interna faz parte dos controles internos abrangentes.

Na análise qualitativa dos dados coletados e produzidos, pode-se adotar a triangulação, que, quando aplica diferentes métodos de pesquisa, pode valer-se de diferentes entrevistados para evitar vieses na coleta de dados.
a) Certo
b) Errado

A verificação do cumprimento de norma interna do órgão com vistas à comprovação de que somente clínicas devidamente habilitadas estejam autorizadas à realização de serviços especializados é objeto dos testes de observância.
a) Certo
b) Errado

No planejamento da auditoria interna, ao considerarem os fatores como relevantes na execução dos trabalhos, os auditores deverão desconsiderar as expectativas externadas pela Administração.
a) Certo
b) Errado

Considerando-se a NBC TA 700 – FORMAÇÃO DA OPINIÃO E EMISSÃO DO RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS e ainda o disposto na NBC TA 705 - MODIFICAÇÕES NA OPINIÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE, quando o auditor concluir que as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável, ele deve:
a) modificar sua opinião.
b) abster-se de emitir opinião.
c) emitir opinião com ressalva.
d) expressar uma opinião não modificada.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I. A avaliação de riscos pode ser definida como o processo dinâmico e interativo que visa a identificar, a avaliar e a mensurar os riscos relevantes que possam comprometer a integridade do órgão ou entidade e o alcance das metas e dos objetivos organizacionais.
II. A avaliação de riscos pode ser definida como o processo que visa a identificar e mensurar os riscos relevantes que possam comprometer a integridade do órgão ou entidade.
III. A avaliação de riscos pode ser definida como o processo que visa a identificar e avaliar os riscos relevantes que possam comprometer a integridade do órgão ou entidade.
a) I, II e III.
b) I, apenas.
c) II, apenas.
d) III, apenas.
e) I e III, apenas.

Prévia do material em texto

Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369180 Ano: 2017 Banca: CESPE Instituição: TRE-BA Cargo: Analista Judiciário - Contabilidade
1- De acordo com as NBC TA, o relatório de auditoria interna deve incluir, necessariamente,
a) os riscos cogitados inicialmente no planejamento, mesmo que não tenham sido utilizados para a auditoria.
b) a carta da gerência da instituição auditada com a comunicação da necessidade de se realizar a auditoria.
c) as eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria.
d) os nomes das instituições externas que emitiram notas fiscais em favor do órgão auditado.
e) as discussões minuciosas de toda a equipe de auditoria interna.
Questão: 369179 Ano: 2017 Banca: CESPE Instituição: TRE-BA Cargo: Analista Judiciário - Contabilidade
2- Sabendo que, apesar de as classes das afirmações de auditoria contidas nas Normas Brasileiras de Contabilidade
aplicadas à Técnica de Auditoria (NBC TA) no Brasil seguirem o modelo das Normas Internacionais de Auditoria (NIA), essa
classificação é diferente da utilizada nas normas de auditoria nos Estados Unidos da América (EUA), por exemplo, assinale a
opção correta, a respeito das características gerais das afirmações aplicadas no Brasil.
a) O conjunto das afirmações, apesar de ser utilizado tanto pela auditoria independente como pela auditoria interna, possui
finalidades distintas para aplicação nos procedimentos e na coleta de evidências.
b) Conceitualmente, as afirmações de auditoria são provenientes dos auditores ? que as utilizam como critérios
pré-estabelecidos ? e norteiam a execução da auditoria.
c) As afirmações utilizadas na auditoria são provenientes da administração da própria instituição auditada.
d) No setor público brasileiro, existência para a classe de transações e eventos tem a mesma definição de ocorrência,
utilizada para a classe de saldos no final do período.
e) O grupo das afirmações sobre classes de transações e o grupo das afirmações sobre apresentação e divulgação
compreendem todas as afirmações de auditoria.
Questão: 369178 Ano: 2017 Banca: CFC Instituição: CFC Cargo: 1º Exame - Bacharel em Ciências Contábeis
3- De acordo com a NBC TA 530 ? AMOSTRAGEM EM AUDITORIA, em relação ao efeito de alguns fatores no tamanho da
amostra para testes de detalhes, julgue os itens a seguir como Verdadeiros ou Falsos e, em seguida, assinale a opção
CORRETA.I. Quanto mais o auditor confia em outros procedimentos substantivos para reduzir a um nível aceitável o risco de
detecção relacionado com uma população em particular, mais segurança o auditor precisa da amostragem e, portanto, maior
deve ser o tamanho da amostra.II. Quanto maior for o valor da distorção que o auditor espera encontrar na população, maior
deve ser o tamanho da amostra para se fazer uma estimativa razoável do valor real de distorção na população.III. Quanto
menor for a distorção tolerável, maior precisa ser o tamanho da amostra.A sequência CORRETA é:
a) F, F, F.
b) F, V, V.
c) V, F, F.
d) V, V, V.
Questão: 369177 Ano: 2017 Banca: Quadrix Instituição: CFO-DF Cargo: Contador
4- Grande parte da auditoria operacional é baseada em entrevistas. Trata-se de um método presencial de obtenção de
informações. As entrevistas semi-estruturadas caracterizam-se pela aplicação de questões abertas e fechadas.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369176 Ano: 2017 Banca: Quadrix Instituição: CFO-DF Cargo: Contador
5- O exercício da auditoria governamental, que tem como foco a boa aplicação dos recursos públicos, não se restringe às
entidades de direito público e da Administração Pública, mas se estende à aplicação desses recursos por entidades privadas.
a) Certo
b) Errado
Página 1/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369175 Ano: 2017 Banca: Quadrix Instituição: CFO-DF Cargo: Contador
6- A legislação faz menção à opinião emitida pelo órgão ou pela unidade de controle interno do Poder Executivo Federal, sob
a forma de relatório, parecer, certificado ou nota. Trata-se de uma peculiaridade do setor público, pois, sendo a auditoria
contábil prerrogativa de profissional da área, opera-se uma espécie de transferência de responsabilidade institucional para um
órgão/uma entidade ou seu dirigente.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369174 Ano: 2017 Banca: FCC Instituição: TRE-SP Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa - Contabilidade
7- No setor público federal, o controle externo e o sistema de controle interno para concepção de seus objetivos, entre
outrasatividades, realiza auditorias nas entidades da Administração direta e indireta. No âmbito do poder executivo federal, as
auditoriasrealizadas pelo sistema de controle interno, segundo a Instrução Normativa SFCI no 01/2001, classificam-se em
avaliaçãode gestão,
a) acompanhamento da gestão, financeira, orçamentária e patrimonial.
b) inspeção, monitoramento, patrimonial e operacional.
c) acompanhamento da gestão, conformidade, orçamentária e operacional.
d) contábil, legalidade, financeira e patrimonial.
e) acompanhamento de gestão, contábil, operacional e especial.
Questão: 369173 Ano: 2017 Banca: IBFC Instituição: POLÍCIA CIENTÍFICA-PR Cargo: Perito Criminal - Área 7
8- Conforme estabelece a Norma Brasileira deContabilidade (NBC TP 01, 2015) o planejamento daperícia contábil tem como
objetivos:I. Conhecer o objeto e a finalidade da perícia, a fim depermitir a adoção de procedimentos que conduzam àrevelação
da verdade, a qual subsidiará o juízo, o árbitroou o interessado a tomar a decisão a respeito da lide.II. Identificar potenciais
problemas e riscos que possam vira ocorrer no andamento da perícia.III. Identificar fatos importantes para a solução da
demanda,de forma que passem despercebidos ou não recebam aatenção necessária.IV. Identificar a legislação aplicável ao
objeto da perícia.V. Estabelecer como ocorrerá a divisão das tarefas entreos membros da equipe de trabalho, sempre que o
peritonecessitar de auxiliares.VI. Definir a natureza, a oportunidade e a extensão dosprocedimentos a serem aplicados, em
consonância como objeto da perícia.VII. Facilitar a execução e a revisão dos trabalhos.Estão corretas as afirmativas:
a) Todas as afirmativas
b) As afirmativas I, II, III, V e VI, apenas
c) As afirmativas I, II, IV, V, VI e VII, apenas
d) As afirmativas II, IV, V, VI e VII, apenas
e) As afirmativas III, V, VI e VII, apenas
Questão: 369172 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Auditor
9- Procedimento analítico significa avaliações de informaçõescontábeis por meio de análise das relações plausíveis
entredados financeiros e não financeiros. A determinação daadequação de procedimentos analíticos substantivosespecíficos é
influenciada pela natureza da afirmação e pelaavaliação do auditor sobre o risco de
a) auditoria independente.
b) informação enviesada.
c) distorção relevante.
d) fraude contábil.
Página 2/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369171 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Auditor
10- De acordo com a NBC TI 01, a atividade da AuditoriaInterna está estruturada em procedimentos, com enfoquetécnico,
objetivo, sistemático e disciplinado, e tem porfinalidade agregar valor ao resultado da organização. Qualé o procedimento de
Auditoria Interna que visa verificarregistros, documentos e ativos tangíveis?
a) Observação.
b) Confirmação.
c) Indagação.
d) Inspeção.
Questão: 369170 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Auditor
11- A relevância trata da ligação lógica ou influência sobre afinalidade do procedimento de auditoria e, quandoapropriado,
sobre a afirmação da administração emconsideração. A relevância das informações a seremutilizadas como evidência de
auditoria pode ser afetada
a) pela direção do teste.
b) pelas fontes de evidência.
c) pelas amostras disponíveis.
d) pela natureza da transação.
Questão: 369169 Ano: 2017Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Auditor
12- O auditor deve considerar a relevância e confiabilidade dasinformações a serem utilizadas como evidência deauditoria ao
a) obter entendimento do trabalho do especialista.
b) estabelecer e executar procedimentos de auditoria.
c) determinar modificações nos processos de auditorias.
d) reputar os aspectos financeiros e jurídicos.
Questão: 369168 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Contador
13- A análise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita nafase de planejamento dos trabalhos e estão relacionados
àpossibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, oobjetivo dos trabalhos. Um aspecto que deve serconsiderado nessa
análise de riscos é a
a) confirmação de obtenção de informações das transações que ocorrem na entidade.
b) amostra que possa proporcionar evidência de auditoria suficiente e apropriada.
c) extensão da responsabilidade do auditor interno no uso de trabalhos de especialistas.
d) imparcialidade das providências a serem tomadas pela administração da entidade.
Questão: 369167 Ano: 2017 Banca: CESPE Instituição: TRE-BA Cargo: Analista Judiciário - Contabilidade
14- A atitude de ceticismo profissional refere-se à maneira pela qual o auditor independente avalia criticamente, de forma
mentalmente questionadora, a validade da evidência obtida e mantém-se alerta para qualquer evidência que contradiga ou
ponha em dúvida a confiabilidade de documentos ou representações da parte responsável. A partir dessa informação, assinale
a opção que corresponde à realidade de auditoria quanto ao ceticismo profissional.
a) As situações que o auditor deve observar com cuidado mais apurado não incluem aquelas que possam indicar possíveis
fraudes, pois tais situações ensejam a instauração de inquérito policial.
b) O auditor deve planejar e executar a auditoria com ceticismo profissional, mantendo-se alerta para circunstâncias que
causem distorções relevantes nas demonstrações financeiras.
c) O ceticismo profissional inclui executar a auditoria com máximo zelo, o que não obriga a considerar evidências de auditoria
que contradigam outras evidências obtidas.
d) Informações que coloquem em dúvida a confiabilidade dos documentos e respostas às indagações a ser usadas como
evidências de auditoria em exame são fatos para a análise das futuras auditorias.
e) Circunstâncias que gerem a necessidade de outros procedimentos de auditoria, que não estejam previstos nos padrões
profissionais, não correspondem a possíveis alertas no que se refere a ceticismo profissional.
Página 3/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369166 Ano: 2017 Banca: CESPE Instituição: TRE-BA Cargo: Analista Judiciário - Contabilidade
15- De acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade, o planejamento do trabalho da auditoria
interna compreende exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do
trabalho a ser realizado. Acerca das características da auditoria interna, assinale a opção correta.
a) Uma vez que é realizada pelo órgão fiscalizador da instituição, o processo de auditoria interna, ao visar à segurança de
que o objetivo esteja sendo alcançado, dispensa a supervisão.
b) O acesso a papéis de trabalho e relatórios da auditoria interna é vedado à auditoria externa, uma vez que os objetivos e as
conclusões de ambas podem ser contraditórios.
c) Os procedimentos e objetivos da auditoria interna são os mesmos da auditoria externa, devendo, entretanto, ser
executados previamente à análise da auditoria externa, para prevenir problemas.
d) Quanto à essência dos procedimentos, os conceitos de controle interno e de auditoria interna são equivalentes.
e) Quanto às características e aos procedimentos, considera-se que a auditoria interna faz parte dos controles internos
abrangentes.
Questão: 369165 Ano: 2017 Banca: Quadrix Instituição: CFO-DF Cargo: Contador
16- Na análise qualitativa dos dados coletados e produzidos, pode-se adotar a triangulação, que, quando aplica diferentes
métodos de pesquisa, pode valer-se de diferentes entrevistados para evitar vieses na coleta de dados.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369164 Ano: 2017 Banca: Quadrix Instituição: CFO-DF Cargo: Contador
17- A verificação do cumprimento de norma interna do órgão com vistas à comprovação de que somente clínicas
devidamente habilitadas estejam autorizadas à realização de serviços especializados é objeto dos testes de observância.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369163 Ano: 2017 Banca: Quadrix Instituição: CFO-DF Cargo: Contador
18- No planejamento da auditoria interna, ao considerarem os fatores como relevantes na execução dos trabalhos, os
auditores deverão desconsiderar as expectativas externadas pela Administração.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369162 Ano: 2017 Banca: Quadrix Instituição: CFO-DF Cargo: Contador
19- O superávit financeiro foi de R$ 200,00.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369161 Ano: 2017 Banca: CFC Instituição: CFC Cargo: 1º Exame - Bacharel em Ciências Contábeis
20- Considerando-se a NBC TA 700 ? FORMAÇÃO DA OPINIÃO E EMISSÃO DO RELATÓRIO DO AUDITOR
INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS e ainda o disposto na NBC TA 705 ? MODIFICAÇÕES NA
OPINIÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE, quando o auditor concluir que as demonstrações contábeis foram elaboradas, em
todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável, ele deve:
a) modificar sua opinião.
b) abster-se de emitir opinião.
c) emitir opinião com ressalva.
d) expressar uma opinião não modificada.
Página 4/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369160 Ano: 2017 Banca: INAZ do Pará Instituição: DPE-PR Cargo: Contador
21- A empresa Alegria de Vender Ltda. no mês de abril/20xx,solicitou uma Auditoria Independente para realizar aavaliação
das movimentações do seu estoque, como forma demensurar os seus resultados do primeiro trimestre. Houve umimprevisto e
o Auditor designado para a tarefa não estavapresente no momento da avaliação dos estoques. Nessecontexto, responda quais
os procedimentos que o Auditorpoderá tomar para concluir sua análise:
a) Poderá executar procedimentos administrativos para obter evidências de auditoria e acompanhar pelo sistema
administrativo o resultado da contagem.
b) Se o estoque for relevante, o Auditor poderá emitir Parecer de impossibilidade de avaliação, haja vista a não existência de
condições de avaliação.
c) Se o estoque for controlado por terceiros, o Auditor poderá seguir o que diz a NBC TA 580, que estabelece requisitos e
fornece orientações para a execução de procedimentos de ações externas.
d) Poderá executar procedimentos de auditoria sobre transações ocorridas entre duas datas posteriores, devendo efetuar ou
observar algumas contagens físicas.
e) Se o acompanhamento da contagem física do estoque for impraticável, o auditor deve abandonar a avaliação com a
justificativa de não haver condições ou normas que possam atender a essa avaliação.
Questão: 369159 Ano: 2017 Banca: IDECAN Instituição: MS Cargo: Analista Técnico de Políticas Sociais
22- No contexto de auditoria interna e externa, compete àControladoria-Geral da União traçar a orientaçãonormativa e realizar
a supervisão técnica do ÓrgãoCentral e dos órgãos setoriais do Sistema de ControleInterno do Poder Executivo Federal.
Quanto ao tema,analise as afirmativas a seguir.
I. Para efetuar a avaliação dos controles internos, asunidades de auditoria interna dos órgãos deverãoadotar as melhores
práticas, considerando oscomponentes: ambiente de controle, avaliação deriscos e atividades de controle, exclusivamente.
II. Os relatórios de auditoria prescindem de demonstraros critérios de análise utilizados, as causas, asconsequências
constatadas e as recomendações quevisam a aprimorar os controles avaliados, para osaneamento de impropriedades ou
irregularidadesporventuraidentificadas em cada achado deauditoria.
III. A avaliação de riscos pode ser definida como oprocesso dinâmico e interativo que visa a identificar,a avaliar e a mensurar
os riscos relevantes quepossam comprometer a integridade do órgão ouentidade e o alcance das metas e dos
objetivosorganizacionais.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
a) I, II e III.
b) I, apenas.
c) II, apenas.
d) III, apenas.
e) I e III, apenas.
Questão: 369158 Ano: 2017 Banca: FCC Instituição: TRE-SP Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa - Contabilidade
23- As demonstrações contábeis de determinada empresa de Economia mista do exercício de 2016 foram auditadas pela
firma deauditoria Pontual & Associados. No que tange a auditoria independente, segundo a NBC TA 200,
a) as demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, elaboradas pela sua administração, com supervisão
geral dos responsáveis pela governança.
b) o objetivo e recomendar à alta Administração soluções para as irregularidades ou impropriedades detectadas durante os
trabalhos de auditoria.
c) para expressar uma opinião exige-se que o auditor obtenha segurança razoável de que as demonstrações contábeis foram
avaliadas pelo controle interno da entidade.
d) o objetivo e auxiliar a Administração da entidade no cumprimento de suas metas e objetivos operacionais.
e) a administração da entidade utiliza-se de informações obtidas mediante evidências de auditoria registradas nos papeis de
trabalho, para o aperfeiçoamento da gestão e dos controles internos.
Página 5/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369157 Ano: 2017 Banca: IBFC Instituição: POLÍCIA CIENTÍFICA-PR Cargo: Perito Criminal - Área 7
24- A Norma Brasileira de Contabilidade (NBC PA 290(R1)), que versa sobre a auditoria independente,estabelece que a
prestação de serviços contábeis e deescrituração contábil a um cliente de auditoria, comoelaboração de registros contábeis ou
demonstraçõescontábeis, cria ameaça de autorrevisão quando a firmaposteriormente audita as demonstrações
contábeis.Todavia, o processo de auditoria necessita de diálogoentre a firma e a administração do cliente de auditoria,que
pode envolver:I. A aplicação de normas ou políticas contábeis e requisitosde divulgação de demonstrações contábeis.II. A
adequação do controle e dos métodos financeirose contábeis usados na determinação dos valoresdeclarados de ativos e
passivos.III. Proposta de ajuste de lançamentos no livro diário.Essas atividades são consideradas como parte normaldo
processo de auditoria e, geralmente, não criamameaças à independência.Estão corretas as afirmativas:
a) I e II, apenas
b) I e III, apenas
c) II e III, apenas
d) II, apenas
e) I, II e III
Questão: 369156 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Auditor
25- Atividades de controle são os meios de prevenção aosriscos planejados e definidos nas políticas da organização,devendo
ser suportados por normas e regras internas,contendo fluxos operacionais com funções eprocedimentos definidos. São
exemplos de atividades decontrole:
a) revisões de desempenho e segregações de funções.
b) conciliação e estrutura organizacional.
c) processamento de informações e integridade.
d) normatização interna e atribuições de autoridade.
Questão: 369155 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Auditor
26- Um fator importante na determinação da forma, doconteúdo e da extensão da documentação de auditoriasobre assuntos
significativos é a extensão do julgamentoprofissional exercido na execução do trabalho e naavaliação dos resultados. De
acordo com a NBC TA 230(R1), qual é a finalidade da documentação das decisõesprofissionais tomadas?
a) Demonstrar que o auditor planejou todo o processo de auditoria.
b) Explicar as conclusões do auditor e reforçar a qualidade da decisão.
c) Subsidiar a revisão de todas as transações acima de um valor específico.
d) Evidenciar que o auditor cumpriu todos os requisitos de expressar opinião.
Questão: 369154 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Auditor
27- A NBC TA 560 (R1) estabelece que o auditor independentedeve executar procedimentos de auditoria desenhados
paraobter evidência apropriada e suficiente de que todos os eventosocorridos entre a data das demonstrações contábeis e a
data dorelatório que precisam ser ajustados ou divulgados nasdemonstrações contábeis foram identificados. Neste caso, oque
o auditor deve fazer para determinar a natureza e extensãodesses procedimentos de auditoria?
a) Revisar os procedimentos de auditoria em relação às demonstrações contábeis, visando certificar a sua adequada
divulgação.
b) Indicar que os procedimentos do auditor sobre os eventos subsequentes estão restritos às alterações das demonstrações
contábeis.
c) Considerar a necessidade de representações formais que cubram determinados eventos subsequentes para corroborar as
evidências.
d) Indagar a administração sobre a ocorrência de eventos subsequentes que poderiam afetar as demonstrações contábeis.
Página 6/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369153 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Auditor
28- De acordo com a NBC TI 01 ? Da Auditoria Interna, oplanejamento deve ser documentado e os programas detrabalho
formalmente preparados, detalhando-se o que fornecessário à compreensão dos procedimentos que serãoaplicados, em
termos de:
a) amostra, controle, profundidade, hora-homem e riscos de auditoria.
b) evidência, pertinência, observação, testes substantivos e metodologia adotada.
c) natureza, oportunidade, extensão, equipe técnica e uso de especialistas.
d) aderência, amostragem, efetividade, avaliação da informação e contingências ativas.
Questão: 369152 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Contador
29- O auditor deve formar sua opinião sobre as demonstraçõescontábeis, sua elaboração, seus aspectos relevantes,
deacordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.Para formar essa opinião, o auditor deve concluir se
obtevesegurança razoável de que as demonstrações contábeistomadas em conjunto estão livres de distorção
relevante,independentemente se causada por fraude ou erro. Essaavaliação deve incluir também a consideração dos aspectos
a) societário e tributário das demonstrações contábeis.
b) qualitativos das políticas contábeis da entidade.
c) relacionados com a eficácia dos controles internos.
d) éticos e de independência do auditor independente.
Questão: 369151 Ano: 2017 Banca: CESPE Instituição: TRE-BA Cargo: Analista Judiciário - Contabilidade
30- Caso um auditor interno de determinado órgão público esteja interessado em analisar os pagamentos efetuados pelo
órgão, ele deve estar preparado para distinguir as situações caracterizadas como risco para a entidade, para então escolher
determinado procedimento de controle. Considerando essa informação, assinale a opção que corresponde a uma situação
caracterizada como tipo de controle a ser analisado pela auditoria no ciclo de pagamentos.
a) repasse de cheques a recebedores não autorizados
b) falhas em equipamentos que podem resultar em erros de processamento
c) acesso a equipamentos de tecnologia da informação por usuários não autorizados
d) continuidade de operações que podem ser afetadas ou interrompidas por desastres (incêndio, inundação etc.)
e) segregação de funções para programação e operação de computadores
Questão: 369150 Ano: 2017 Banca: CFC Instituição: CFC Cargo: 1º Exame - Bacharel em Ciências Contábeis
31- De acordo com a NBC TP 01 ? PERÍCIA CONTÁBIL, no que tange ao trabalho pericial, julgue os itens a seguir como
Verdadeiros ou Falsos e, em seguida, assinale a opção CORRETA.I. O planejamento da perícia é a etapa do trabalho pericial
que antecede as diligências, pesquisas, cálculos e respostas aos quesitos, na qual o perito do juízo estabelece a metodologia
dos procedimentos periciais a serem aplicados, elaborando-o a partir do conhecimentodo objeto da perícia.II. O laudo pericial
contábil e o parecer técnico-contábil são documentos escritos, nos quais os peritos devem registrar, de forma abrangente, o
conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam o seu objeto e as buscas de elementos de
prova necessários para a conclusão do seu trabalho.III. Indagação é o instrumento por meio do qual o perito solicita
documentos, coisas, dados e informações necessárias à elaboração do laudo pericial contábil e do parecer técnico-contábil. A
sequência CORRETA é:
a) V, V, F.
b) V, F, V.
c) F, V, F.
d) F, F, V.
Questão: 369149 Ano: 2017 Banca: Quadrix Instituição: CFO-DF Cargo: Contador
32- A matriz de achados, como representação sintética dos resultados da auditoria, é o principal instrumento de apoio à
elaboração do relatório de auditoria.
a) Certo
b) Errado
Página 7/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369148 Ano: 2017 Banca: Quadrix Instituição: CFO-DF Cargo: Contador
33- O auditor interno, no cumprimento de suas responsabilidades perante a entidade auditada, deve prover a auditoria
independente com as informações de que dispuser, mas seus papéis de trabalho são documentos de uso exclusivo, não
sendo obrigado a entregá-los ou exibi-los.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369147 Ano: 2017 Banca: Quadrix Instituição: CFO-DF Cargo: Contador
34- Para confrontar os dados sobre os profissionais em débito com o Conselho com as informações dos próprios associados,
pode-se utilizar a técnica da confirmação. Recomenda-se que sejam selecionados os associados com maiores débitos e com
pendências há mais tempo.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369146 Ano: 2017 Banca: IDECAN Instituição: MS Cargo: Analista Técnico de Políticas Sociais
35- No contexto de auditoria interna e externa, analise asafirmativas a seguir.
I. Um dos tipos de auditoria é o de conformidade, queexamina a legalidade dos atos de gestão dosresponsáveis sujeitos a sua
jurisdição, quanto aoaspecto assistencial, contábil, financeiro,orçamentário e patrimonial.
II. As evidências circunstanciais fornecem impressão aoauditor, servindo de evidência de auditoria, pois éobjetiva
suficientemente para embasar uma nãoconformidade.
III. Denomina-se análise de processos a verificação deindicadores e parâmetros da atenção; a avaliação dograu de satisfação
dos usuários e aspectos relativos àfuncionalidade dos serviços.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
a) I, II e III.
b) I, apenas.
c) II, apenas.
d) III, apenas.
e) I e III, apenas.
Questão: 369145 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Auditor
36- No processo de amostragem, população é o conjuntocompleto de dados sobre o qual a amostra é selecionada.
Oprocesso de dividir uma população em subpopulações,cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem
comcaracterísticas semelhantes, é denominado:
a) seleção.
b) distribuição.
c) projeção.
d) estratificação.
Questão: 369144 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Auditor
37- Uma das finalidades da auditoria na Administração Públicaé comprovar a legalidade e legitimidade dos
fatosadministrativos e avaliar os resultados alcançados. Aauditoria executada exclusivamente por servidores emexercício no
órgão central ou nos setoriais do Sistema deControle Interno do Poder Executivo Federal édenominada
a) integrada.
b) centralizada.
c) compartilhada.
d) simplificada.
Página 8/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369143 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Auditor
38- Risco de auditoria é o risco que tem o auditor de expressaruma opinião de auditoria inadequada sobre asdemonstrações
contábeis. Portanto, o auditor devedeterminar se qualquer um dos riscos identificados é, noseu julgamento, um risco
significativo. Ao exercer essejulgamento o auditor deve:
a) verificar o ambiente de controle interno.
b) considerar a complexidade das transações.
c) examinar os eventos subsequentes.
d) executar procedimentos substantivos.
Questão: 369142 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Auditor
39- O julgamento profissional é essencial para a conduçãoapropriada da auditoria e o exercício desse julgamento emqualquer
caso específico baseia-se nos fatos e nascircunstâncias que são conhecidos pelo auditor. O uso dojulgamento profissional é
necessário nas decisões queenvolvem:
a) indícios de possível fraude e erro.
b) confiabilidade e legitimidade dos documentos.
c) afirmação para classes de transações e saldos.
d) materialidade e risco de auditoria.
Questão: 369141 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Contador
40- A evidência de auditoria é necessária para sustentar a opinião eo relatório do auditor. Ela é de natureza cumulativa
eprimariamente obtida a partir de procedimentos de auditoriaexecutados durante o curso da auditoria. De acordo com aNBC
TA 200 (R1), a medida da quantidade de evidência deauditoria é denominada:
a) efetividade.
b) suficiência.
c) adequação.
d) relevância.
Questão: 369140 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Contador
41- Controle é uma forma de manter o equilíbrio na relaçãoexistente entre Estado e Sociedade, fazendo surgir asfunções que
lhe são próprias, exercidas por meio dos seusórgãos, sejam estes ligados ao Executivo, Legislativo ouJudiciário. O controle
exercido durante a própria realizaçãode determinado ato administrativo e que possui finalidadepreventiva, sem constituir
requisito para validade oueficácia, é denominado de:
a) concomitante.
b) prévio.
c) posterior.
d) gerencial.
Página 9/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369139 Ano: 2017 Banca: IBFC Instituição: POLÍCIA CIENTÍFICA-PR Cargo: Perito Criminal - Área 7
42- Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V )ou Falso (F ).A Norma Brasileira de Contabilidade (NBC PA 290
(R1))pondera que a execução de serviços de avaliação paracliente de auditoria pode criar ameaça de autorrevisão.A norma
ressalta também que a existência e aimportância de qualquer ameaça dependem de fatorescomo:( ) Se a avaliação terá efeito
relevante sobre asdemonstrações contábeis.( ) A extensão do envolvimento do cliente na determinaçãoe aprovação da
metodologia de avaliação e outrasquestões de julgamento importantes.( ) A indisponibilidade de metodologias e
orientaçõesprofissionais estabelecidas.( ) O grau de dependência em futuros eventos de talnatureza que poderia criar
volatilidade inerentesignificativa nos valores envolvidos.Assinale a alternativa que apresenta a sequênciacorreta de cima para
baixo.
a) V, V, F, V
b) F, F, V, F
c) F, V, F, V
d) V, V, V, V
e) V, F, V, F
Questão: 369138 Ano: 2017 Banca: CESPE Instituição: TRE-BA Cargo: Analista Judiciário - Contabilidade
43- Em um trabalho de asseguração razoável, na revisão dos papéis de trabalho de determinada conta contábil, o auditor
supervisor identificou que a conclusão do teste aplicado pelo auditor supervisionado menciona o conjunto completo de dados
sobre o qual a amostra foi selecionada e sobre o qual o auditor deseja concluir. Além disso, observou que foram testadas, por
amostragem estatística, apenas 15% das transações dessa conta. Assim sendo, o auditor supervisionado extrapolou os limites
da amostra ao fazer inferência sobre o todo.A partir da situação apresentada e considerando que na amostragem estatística,
mesmo quando se utiliza a abordagem baseada em risco e se testam todas as áreas com alto risco de distorção relevante, o
auditor só poderá formar uma opinião sobre aqueles elementos que foram realmente testados, assinale a opção correta.
a) As análises que extrapolam a amostra dependem dos resultados obtidos a partir da amostragem estatística; as análises de
riscos não se sujeitam a essa dependência, sendo realizadas posteriormente à seleção amostral. Essa abordagem baseada
em risco direciona os esforços para áreas de alto risco, reduzindoa quantidade de testes necessários.
b) Caso o auditor não consiga obter evidências de auditoria suficientes usando o teste de reexecução (walkthrough), novas
análises de risco poderão ser consideradas, mas fica prejudicada a utilização de outros procedimentos de amostragem.
c) Amostragem em auditoria consiste na aplicação dos procedimentos de auditoria a todos os itens da população relevante
para fins de auditoria, de forma que todas as unidades de amostragem tenham a mesma chance de ser selecionadas para
proporcionar uma base razoável que possibilite ao auditor obter conclusão sobre toda a população.
d) Considerando-se o Manual de Auditoria Financeira do setor público federal, na situação apresentada a amostragem
estatística é fundamental para que se obtenha segurança razoável sobre todo o conjunto de elementos auditados a partir de
uma extrapolação dos resultados.
e) Ao contrário da amostragem estatística, a avaliação de risco preliminar é fundamental para permitir extrapolar os
resultados da auditoria ? obtidos para determinada amostra ? para todo o conjunto de informações da entidade.
Questão: 369137 Ano: 2017 Banca: CFC Instituição: CFC Cargo: 1º Exame - Bacharel em Ciências Contábeis
44- De acordo com a NBC PP 01 ? PERITO CONTÁBIL, a respeito de suspeição e impedimento legal, julgue os itens a seguir
como Verdadeiros ou Falsos e, em seguida, assinale a opção CORRETA.I. O perito do juízo ou assistente deve declarar-se
suspeito quando, após nomeado ou contratado, verificar a ocorrência de situações que venham suscitar suspeição em função
da sua imparcialidade ou independência e, dessa maneira, comprometer o resultado do seu trabalho em relação à decisão.II.
O perito deve declarar-se suspeito apenas nos casos previstos da NBC PP 01 ? PERITO CONTÁBIL, não sendo possível
declarar-se suspeito por motivo íntimo.III. São exemplos de casos de suspeição a que está sujeito o perito do juízo: ser amigo
íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes.A sequência CORRETA é:
a) F, F, V.
b) F, V, F.
c) V, F, V.
d) V, V, F.
Página 10/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369136 Ano: 2017 Banca: Quadrix Instituição: CFO-DF Cargo: Contador
45- Na execução dos trabalhos de auditoria, os testes de observância são aplicados com a finalidade de verificar se os
controles internos estão sendo efetivamente colocados em prática, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos empregados e
administradores da entidade auditada.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369135 Ano: 2017 Banca: Quadrix Instituição: CFO-DF Cargo: Contador
46- A utilização dos papéis de trabalho é essencial para o auditor do sistema de controle interno do Poder Executivo, pois
eles devem ser disponibilizados para servir como suporte à atuação dos auditores dos Tribunais de Contas.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369134 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Auditor
47- De acordo com as normas relativas à execução dostrabalhos no Sistema de Controle Interno do PoderExecutivo Federal,
o programa de trabalho consta daordem de serviço preparada pela área de controle queelabora o plano estratégico e
operacional. A elaboração deum adequado programa de trabalho exige:
a) evidenciação dos sistemas de controle.
b) detecção de impropriedades.
c) identificação do universo a ser examinado.
d) avaliação da efetividade operacional.
Questão: 369133 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Auditor
48- Técnica de auditoria é denominada como um conjunto deprocessos e ferramentas operacionais de que se serve ocontrole
para a obtenção de evidências, as quais devem sersuficientes, adequadas, relevantes e úteis para conclusãodos trabalhos. Na
auditoria do setor público federal, qual atécnica que procura a consistência mútua entre diferentesamostras de evidência?
a) Indagação escrita e oral.
b) Circularização externa.
c) Observação das atividades e condições.
d) Correlações das informações obtidas.
Questão: 369132 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Auditor
49- Controle interno é o processo planejado, implementado emantido pela alta administração para fornecer
segurançarazoável quanto à realização dos objetivos da entidade.Quando são detectados desvios de controles nos quais
oauditor pretende confiar, ele deve fazer indagaçõesespecíficas para entender esses assuntos e determinar se osriscos
a) inerentes ocasionam desvios de controles internos.
b) relacionados aos procedimentos adicionais de auditoria devem ser executados.
c) potenciais de distorção precisam ser tratados usando procedimentos substantivos.
d) gerais afetam a relevância da evidência de auditoria obtida no planejamento.
Página 11/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369131 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Contador
50- Ao considerar as características de uma população, paratestes de controles, o auditor faz uma avaliação da taxaesperada
de desvio com base no seu entendimento doscontroles relevantes. Considerando a resolução do CFC n°1.222/2009, qual é a
finalidade dessa avaliação?
a) Identificar todos os itens da população que tenham a característica em comum.
b) Fornecer orientação quando são detectados falhas em controles que o auditor pretende confiar.
c) Possibilitar a avaliação da relação entre a distorção real da população versus a distorção tolerável.
d) Estabelecer a amostra de auditoria e determinar o tamanho dessa amostra.
Questão: 369130 Ano: 2017 Banca: IBFC Instituição: POLÍCIA CIENTÍFICA-PR Cargo: Perito Criminal - Área 7
51- De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade(NBC PP 01), de 2015 que versa sobre perícia contábil,analise as
afirmativas abaixo e, em seguida assinale aalternativa correta.I. Perito é o contador, regularmente registrado emConselho
Regional de Contabilidade, que exerce aatividade pericial de forma impessoal, devendo sermero conhecedor, por suas
qualidades e experiências,da matéria periciada.II. Perito oficial é o nomeado pelo juiz, árbitro, autoridadepública ou privada
para exercício da perícia contábil.III. Perito-assistente é o investido na função por lei epertencente a órgão especial do Estado
destinado,exclusivamente, a produzir perícias e que exerce aatividade por profissão.
a) Estão corretas as afirmativas I e II, apenas
b) Está correta a afirmativa II, apenas
c) Está correta a afirmativa III, apenas
d) Estão incorretas as afirmativas I, II e III
e) Estão corretas as afirmativas I, II e III
Questão: 369129 Ano: 2017 Banca: CESPE Instituição: TRE-BA Cargo: Analista Judiciário - Contabilidade
52- Na sua prestação de contas, um servidor de determinado órgão federal apresentou recibos da utilização de taxi, notas
fiscais de alimentação e de hospedagem. O setor financeiro processou a prestação de contas e fez a devida guarda da
documentação após registro na contabilidade da entidade.Nesse caso, se o auditor interno desejar verificar a integridade
dessas informações contábeis, o procedimento adequado será o(a)
a) confirmação externa.
b) vouching.
c) inspeção física.
d) rastreamento.
e) conferência de cálculos.
Questão: 369128 Ano: 2017 Banca: CESPE Instituição: TRE-BA Cargo: Analista Judiciário - Contabilidade
53- Ao examinar as demonstrações financeiras de uma entidade, o auditor verifica as relações entre dados que envolvem
cálculos e o emprego de índices financeiros simples, faz a análise vertical das demonstrações, coteja quantias reais com
dados históricos e quantias orçadas etc. Nesse caso, ao utilizar modelos matemáticos e estatísticos, como a análise de
regressão, o auditor adota o procedimento denominado
a) inspeção.
b) confirmação.
c) recálculo.
d) contagem.
e) revisão analítica.
Questão: 369127 Ano: 2017 Banca: Quadrix Instituição: CFO-DF Cargo: Contador
54- Estão fora do âmbito de atuação do sistema de controle interno do Poder Executivo Federal, por disporem de orçamentos
próprios, os serviços sociais autônomos consideradoscomo entidades paraestatais.
a) Certo
b) Errado
Página 12/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369126 Ano: 2017 Banca: Quadrix Instituição: CFO-DF Cargo: Contador
55- Quando o órgão ou a unidade de controle interno não obtiver elementos comprobatórios suficientes e adequados para
formar opinião quanto à regularidade da gestão, pelas normas do sistema de controle interno, deverá ser emitido parecer com
abstenção de opinião, a exemplo do que ocorre no setor privado.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369125 Ano: 2017 Banca: Quadrix Instituição: CFO-DF Cargo: Contador
56- A aplicação do método da amostragem é decorrência da necessidade de ajustar a realização do trabalho de auditoria às
limitações de tempo e aos recursos. No modelo não probabilístico, a experiência do servidor é considerada como fundamental
para a obtenção de informações detalhadas sobre questões específicas, circunstância em que não se pode generalizar os
resultados de uma amostra.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369124 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Contador
57- O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nasdemonstrações contábeis por parte dos usuários e isso
éalcançado mediante a expressão de uma opinião peloauditor. Essa opinião expressa se as demonstraçõescontábeis estão
apresentadas adequadamente, em todos osaspectos relevantes, em conformidade com a
a) norma de auditoria independente.
b) legislação fiscal e contábil.
c) evidência suficiente e adequada.
d) estrutura de relatório financeiro.
Questão: 369123 Ano: 2017 Banca: IBFC Instituição: POLÍCIA CIENTÍFICA-PR Cargo: Perito Criminal - Área 7
58- Com base na Norma Brasileira de Contabilidade (NBCTA 200 (R1)) que trata de auditoria independente dedemonstrações
contábeis, assinale a alternativaincorreta.
a) O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é
alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em
todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. No caso da maioria das
estruturas conceituais para fins gerais, essa opinião expressa se as demonstrações contábeis estão apresentadas
adequadamente, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro. A auditoria
conduzida em conformidade com as normas de auditoria e exigências éticas relevantes capacita o auditor a formar essa
opinião
b) As demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, elaboradas pela sua administração, com supervisão
geral dos responsáveis pela governança. As NBCs TA não impõem responsabilidades à administração ou aos responsáveis
pela governança e se sobrepõe às leis e regulamentos que governam as suas responsabilidades. Todavia, a auditoria em
conformidade com as normas de auditoria é conduzida com base na premissa de que a administração e, quando apropriado,
os responsáveis pela governança têm conhecimento de certas responsabilidades que são fundamentais para a condução da
auditoria. A auditoria das demonstrações contábeis exime dessas responsabilidades a administração ou os responsáveis pela
governança
c) Como base para a opinião do auditor, as NBCs TA exigem que ele obtenha segurança razoável de que as demonstrações
contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro. Asseguração
razoável é um nível elevado de segurança. Esse nível é conseguido quando o auditor obtém evidência de auditoria apropriada
e suficiente para reduzir a um nível aceitavelmente baixo o risco de auditoria, isto é, o risco de que o auditor expresse uma
opinião inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. Contudo, asseguração razoável não
é um nível absoluto de segurança porque há limitações inerentes em uma auditoria, as quais resultam do fato de que a maioria
das evidências de auditoria em que o auditor baseia suas conclusões e sua opinião, é persuasiva e não conclusiva
d) A opinião do auditor considera as demonstrações contábeis como um todo e, portanto, o auditor não é responsável pela
detecção de distorções que não sejam relevantes para as demonstrações contábeis como um todo
e) Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, um dos objetivos gerais do auditor é que, em todos os casos onde
não for possível obter segurança razoável e a opinião com ressalva no relatório do auditor for insuficiente nas circunstâncias
para atender aos usuários previstos das demonstrações contábeis, as NBCs TA requerem que o auditor se abstenha de emitir
sua opinião ou renuncie ao trabalho, quando a renúncia for possível de acordo com lei ou regulamentação aplicável
Página 13/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369122 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Auditor
59- O servidor do Sistema de Controle Interno do PoderExecutivo Federal deve realizar os testes adequados
nascircunstâncias para obter evidências qualitativamenteaceitáveis que fundamentem, de forma objetiva, seutrabalho. Quando
há coerência com as observações,conclusões e recomendações formuladas, essa evidência éconsiderada
a) pertinente.
b) suficiente.
c) adequada.
d) razoável.
Questão: 369121 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Auditor
60- A auditoria governamental que tem como objetivo atuar emtempo real sobre os atos efetivos e os efeitos
potenciaispositivos e negativos de uma unidade ou entidade federal,evidenciando melhorias e economias existentes
noprocesso ou prevenindo gargalos ao desempenho da suamissão institucional, é denominada de:
a) avaliação da gestão.
b) acompanhamento da gestão.
c) programas governamentais.
d) procedimentos especiais.
Questão: 369120 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Auditor
61- A gestão de riscos refere-se ao processo de aplicaçãosistemática de políticas, procedimentos e práticas de gestãopara as
atividades de comunicação, estabelecimento docontexto, avaliação, tratamento, monitoramento e análisecrítica dos riscos. A
gestão de riscos envolve também acontínua avaliação da eficácia dos controles internosimplantados na organização para
a) uniformizar os riscos gerenciais.
b) mitigar os riscos relevantes.
c) eliminar os riscos críticos.
d) corrigir os riscos inerentes.
Questão: 369119 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Auditor
62- O ceticismo profissional é necessário para a avaliaçãocrítica das evidências de auditoria. Isso inclui questionarevidências
de auditoria contraditórias, a confiabilidade dosdocumentos, as respostas a indagações e outrasinformações obtidas junto à
administração e aos
a) responsáveis pela governança.
b) membros do conselho fiscal.
c) gestores do controle interno.
d) acionistas majoritários.
Questão: 369118 Ano: 2017 Banca: UFG Instituição: UFG Cargo: Contador
63- O planejamento da auditoria envolve a definição deestratégia global para o trabalho e o desenvolvimento deplano de
auditoria. Ao planejar a auditoria, o auditor exercejulgamento sobre as distorções que são consideradasrelevantes. Esses
julgamentos fornecem a base paradeterminar a
a) natureza, a época e a extensão de procedimentos adicionais de auditoria.
b) suficiência dos procedimentos de riscos inerentes, de gestão e detecção.
c) materialidade para classes específicas de transações, saldos contábeis e divulgações.
d) aderência às principais divulgações referentes ao setor no qual a entidade atua.
Página 14/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369384 Ano: 2016 Banca: CFC Instituição: CFC Cargo: 1º Exame - Bacharel em Ciências Contábeis
64- De acordo com a NBC TA 530 ? Amostragem em Auditoria, quanto àdefinição da amostra, tamanho e seleção dos itens
para teste, julgue ositens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos ( F ) e, em seguida, assinalea opção CORRETA.
I. Em auditoria, é permitida somente a amostragem de proporçãoestatística ou censo.
II. A consideração da natureza da evidência de auditoria desejadae as eventuais condições de desvio ou distorção ou
outrascaracterísticas relacionadas a essa evidência de auditoriaajudam o auditor a definir o que constitui desvio ou distorção
equal população usar para a amostragem.
III. O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto aaceitar afeta o tamanho da amostra exigido.
A sequência CORRETA é:
a) F, V, F.
b) F, V, V.
c) V, F, V.
d) V, V, V.
Questão: 369383 Ano: 2016 Banca: CFC Instituição: CFC Cargo: 2º Exame - Bacharel em Ciências Contábeis
65- Um auditor realizou trabalhos de auditoria contábil e obteve evidência de auditoria apropriada e suficiente. Detectou,
todavia, que a entidade auditada não houvera conduzido os testes para determinação do Valor Realizável Líquido em seus
Estoques, de acordo com o determinado pela NBC TG 16 (R1) ? ESTOQUES.Apesar de seus questionamentos, os referidos
testes seguiram sem realização. A sua análise o conduziu a concluir que a distorção é relevante, mas não generalizada nas
Demonstrações Contábeis.Quanto aos demais itens examinados, concluiu que, em todos os aspectos relevantes, a posição
patrimonial e financeira, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa, bem como o desempenho consolidado
de suas operações e os seus fluxos de caixa consolidados para o exercício findo estavam de acordo com as práticas
contábeis adotadas no Brasil e as Normas Internacionais de Relatório Financeiro ? IFRS emitidas pelo International
Accounting Standards Board ? IASB.Diante apenas das informações apresentadas e de acordo com a NBC TA 700 ?
FORMAÇÃO DA OPINIÃO E EMISSÃO DO RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES
FINANCEIRAS e com a NBC TA 705 ? MODIFICAÇÕES NA OPINIÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE, deve o auditor:
a) expressar uma opinião não modificada.
b) expressar uma opinião com ressalva.
c) expressar uma opinião adversa.
d) abster-se de expressar uma opinião.
Questão: 369382 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IF-BAIANO Cargo: Auditor
66- A apresentação dos resultados dos trabalhos de auditoria interna seráefetuada por meio do
a) relatório de gestão e de controle interno.
b) plano anual de atividades de auditoria externa.
c) relatório anual de atividades de auditoria externa.
d) plano anual de atividades de auditoria interna.
e) relatório anual de atividades de auditoria interna.
Questão: 369381 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IF-BAIANO Cargo: Auditor
67- As atividades a cargo do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal destinam-se a subsidiar a
a) avaliação da execução dos programas de governo.
b) supervisão ministerial.
c) avaliação do cumprimento das metas do Plano Plurianual.
d) avaliação da execução dos orçamentos da União.
e) avaliação da gestão dos administradores públicos federais.
Página 15/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369380 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IF-BAIANO Cargo: Auditor
68- É competência privativa do Senado FederalI - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que
acarretem encargos ou compromissos gravososao patrimônio nacional.II - aprovar previamente, por voto secreto, após
arguição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática decaráter permanente.III - autorizar operações
externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dosTerritórios e dos Municípios.IV -
fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dosEstados,
do Distrito Federal e dos Municípios.V - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da República a se ausentarem do País,
quando a ausência exceder a quinzedias.VI- dispor sobre limites globais e condições para as operações de crédito externo e
interno da União, dos Estados, do DistritoFederal e dos Municípios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo
Poder Público federal.Está correto o que se afirma apenas em
a) I, II, IV e VI.
b) III, IV, V e VI.
c) I, III, IV e V.
d) I, II, V e VI.
e) II, III, IV e VI.
Questão: 369379 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IF-BAIANO Cargo: Auditor
69- De acordo com o artigo 103 da Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, o Balanço Financeiro
a) demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.
b) evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do
patrimônio público.
c) evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o
resultado patrimonial do exercício.
d) demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza
extraorçamentária.
e) demonstrará a evolução do patrimônio líquido da entidade.
Questão: 369377 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
70- Os relatórios de gestão e os processos de contas constituídos pelo Tribunal serão organizados de acordo com a
seguinteclassificação:
a) individual e consolidado.
b) individual e agregado.
c) consolidado e agregado.
d) individual, consolidado e agregado.
e) individual, consolidado, agregado e misto.
Questão: 369376 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
71- A investigação minuciosa, com exame de documentos, setores, unidades, órgãos e procedimentos interligados, visando
darsegurança à opinião do responsável pela execução do trabalho sobre o fato observado refere-se a
a) exame de registro.
b) rastreamento.
c) conferência de cálculos.
d) inspeção física.
e) indagação escrita ou oral.
Página 16/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369375 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
72- Não constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil
a) a livre manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.
b) garantir o desenvolvimento nacional.
c) erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.
d) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
e) construir uma sociedade livre, justa e solidária.
Questão: 369374 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
73- A lei de diretrizes orçamentárias conterá documento em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes
econstantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a
quese referirem e para os dois seguintes, denominado
a) plano plurianual.
b) balanço patrimonial.
c) lei orçamentária anual.
d) anexo de metas fiscais.
e) anexo de riscos fiscais.
Questão: 369373 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
74- Terminativa é a decisão pela qual o Tribunal
a) julga as contas regulares, regulares com ressalva, ou irregulares.
b) ordena o trancamento das contas que forem consideradas iliquidáveis, nos termos dos artigos 20 e 21 da lei 8.443/92.
c) resolve sobrestar o julgamento, ordenar a citação ou a audiência dos responsáveis ou, ainda, determinar outras diligências
necessárias ao saneamento do processo.
d) ordenará a citação do responsável para, no prazo estabelecido no Regimento Interno, apresentar defesa ou recolher a
quantia devida.
e) definirá a responsabilidade individual ou solidária pelo ato de gestão inquinado.
Questão: 369372 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
75- Quais fatores relevantes devem ser considerados no planejamento da Auditoria Interna na execução dos trabalhos?
I - O conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade;
II - O conhecimento detalhado das atividadesoperacionais e dos sistemas contábil e de controles internos e seu grau
deconfiabilidade da entidade;
III - A existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas que estejam no âmbito dos trabalhos da
AuditoriaInterna;
IV - O uso do trabalho de especialistas;
V - A natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria interna a serem aplicados, alinhados com
apolítica econômica da entidade;
Marque a alternativa correta.
a) I, II, III e V.
b) I, II, III e IV.
c) II, III, IV e V.
d) I, III, IV e V.
e) I, II, IV e V.
Página 17/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369371 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
76- É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:
a) na contratação de fornecimento ou suprimento de energia elétrica e gás natural com concessionário, permissionário ou
autorizado, segundo as normas da legislação específica.
b) para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que
consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
c) na celebração de contrato de programa com ente da Federação ou com entidade de sua administração indireta, para a
prestação de serviços públicos de forma associada nos termos do autorizado em contrato de consórcio público ou em
convênio de cooperação.
d) na aquisição de bens e contratação de serviços para atender aos contingentes militares das Forças Singulares brasileiras
empregadas em operações de paz no exterior, necessariamente justificadas quanto ao preço e à escolha do fornecedor o
executante e ratificadas pelo Comandante da Força.
e) na contratação de entidades privadas sem fins lucrativos, para a implementação de cisternas ou outras tecnologias sociais
de acesso à água para consumo humano e produção de alimentos, para beneficiar as famílias rurais de baixa renda atingidas
pela seca ou falta regular de água.
Questão: 369370 Ano: 2016 Banca: FCC Instituição: TRF - 3ª REGIÃO Cargo: Analista Judiciário - Contadoria
77- A NBC TA 200 dita que o auditor deve emitir opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos
os aspectosrelevantes. Todavia, a forma que essa opinião será emitida depende
a) da estrutura de relatório financeiro e de lei ou regulamento aplicáveis.
b) do organograma da entidade auditada.
c) da experiência do auditor.
d) do contrato de trabalho celebrado entre o auditor independente e a entidade auditada.
e) das evidências de auditoria encontradas.
Questão: 369369 Ano: 2016 Banca: FCC Instituição: TRF - 3ª REGIÃO Cargo: Analista Judiciário - Contadoria
78- A Resolução CFC n 986/2003 (NBC TI 01), no que se refere aos papéis de trabalho, estabelece que
a) são ferramentas destinadas apenas ao registro em meio físico, que devem ser organizadas e arquivadas de forma
sistemática e racional.
b) são documentos e registros dos fatos, informações e provas obtidos no curso da auditoria para dar suporte à opinião do
auditor.
c) devem ter abrangência superficial, uma vez que se trata de ferramenta de suporte.
d) não é ferramenta adequada para proporcionar a compreensão da extensão dos procedimentos de auditoria aplicados.
e) a boa prática dos trabalhos não recomenda que sejam anexados a outros tipos de documentos.
Questão: 369368 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
79- No planejamento da auditoria, o auditor independente julga amagnitude das distorções consideradas relevantes para,
entreoutras finalidades, determinar a natureza, a época e a extensãode procedimentos adicionais de auditoria.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369367 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
80- Uma das vantagens de se estratificar a população no processode amostragem é reduzir o tamanho da amostra, sem
aumentaro risco de amostragem.
a) Certo
b) Errado
Página 18/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369366 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
81- Os testes de subavaliação são comumente indicadospara itens que compõem os ativos e as despesas; e os testesde
superavaliação costumam ser recomendados às contas depassivo e de receitas.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369365 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
82- A credibilidade das demonstrações contábeis é reforçada peloauditor independente quando este manifesta opinião de que
taisdemonstrações foram elaboradas, em todos os aspectosrelevantes, em conformidade com uma estrutura de
relatóriofinanceiro aplicável.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369364 Ano: 2016 Banca: IF-TO Instituição: IF-TO Cargo: Auditor
83- Técnica de Auditoria compreende os processos eferramentas operacionais utilizados pelo auditorpara obtenção de
evidências que fundamentarão asua opinião acerca dos trabalhos realizados.Assinale a alternativa que contém
exclusivamentetécnicas de auditoria:
a) Exame dos registros; triangulação; econometria; inspeção física; conferência de cálculos.
b) Inspeção física; indagação escrita ou oral; triangulação; observação das atividades e condições; corte das operações.
c) Indagação escrita ou oral; corte das operações; inspeção física; circularização; análise documental.
d) Indagação escrita ou oral; hermenêutica; exame dos registros; conferência de cálculos; inspeção física.
e) Análise documental; circularização; triangulação; exame dos registros; corte das operações.
Questão: 369363 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Engenharia Civil
84- Com relação ao exercício profissional de auditoria, assinale a opçãocorreta de acordo com o IIA.
a) Não há impedimento a que auditor interno preste serviços de consultoria relacionados a operações pelas quais tenha sido
responsável anteriormente. Nesse caso, ele próprio deverá avaliar tais operações.
b) Ao realizar trabalho de consultoria, o auditor interno deve ater-se aos seguintes pontos chave: necessidades e expectativas
do cliente; complexidade e extensão requeridas para sua execução.
c) A independência da auditoria interna não deve ser prejudicada pelo fato de ela estar integrada à estrutura do órgão
auditado: a influência do auditado implicaria prejuízo ao propósito das avaliações.
d) As avaliações internas de qualidade dos trabalhos da auditoria incluem os seguintes tipos de revisão: contínuas,
preventivas e periódicas.
e) As avaliações externas de qualidade dos trabalhos da auditoria terão de ser realizadas a cada
Questão: 369362 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Contabilidade
85- Constitui atribuição do responsável pela supervisão do trabalho deauditoria
a) verificar se foram levantados assuntos significativos para consideração adicional.
b) avaliar se o trabalho realizado é compatível com as conclusões obtidas.
c) examinar se os objetivos dos procedimentos do trabalho foram alcançados.
d) identificar os assuntos que deverão ser submetidos à consulta de membros mais experientes.
e) certificar se o trabalho concluído foi realizado de acordo com as normas técnicas.
Página 19/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369361 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Contabilidade
86- A respeito dos procedimentos preliminares de auditoriarelacionados à identificação e avaliação de riscos, assinale a
opçãocorreta.
a) Todas as informações obtidas pelo auditor em auditorias prévias na mesma entidade auditada terão de ser consideradas
na avaliação de riscos.
b) No exame dos riscos decorrentes do uso da tecnologia de informação, cabe exclusivamente ao auditor a tarefa de verificar
a fidedignidade dosrelatórios eletrônicos que forem gerados.
c) As conclusões e os pareceres da auditoria interna a respeito das demonstrações contábeis são considerados irrelevantes
para o auditor independente.
d) Os riscos de negócio devem constituir declarações da administração, explícitas ou não, incorporadas às demonstrações
contábeis.
e) Procedimentos analíticos de avaliação de riscos incluem a análise de informações como, por exemplo, a relação entre
compras e volume de produtos em estoque.
Questão: 369360 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Contabilidade
87- Com relação ao exercício profissional de auditoria, assinale a opçãocorreta de acordo com o IIA.
a) Não há impedimento a que auditor interno preste serviços de consultoria relacionados a operações pelas quais tenha sido
responsável anteriormente. Nesse caso, ele próprio deverá avaliar tais operações.
b) Ao realizar trabalho de consultoria, o auditor interno deve ater-se aos seguintes pontos chave: necessidades e expectativas
do cliente; complexidade e extensão requeridas para sua execução.
c) A independência da auditoria interna não deve ser prejudicada pelo fato de ela estar integrada à estrutura do órgão
auditado: a influência do auditado implicaria prejuízo ao propósito das avaliações.
d) As avaliações internas de qualidade dos trabalhos da auditoria incluem os seguintes tipos de revisão: contínuas,
preventivas e periódicas.
e) As avaliações externas de qualidade dos trabalhos da auditoria terão de ser realizadas a cada dois anos, por auditores
qualificados e independentes.
Questão: 369359 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Contabilidade
88- A respeito de controles internos, de acordo com o Manualde Gerenciamento de Riscos Corporativos ? Estrutura
Integrada(COSO II), do Committee of Sponsoring Organization, assinalea opção correta.
a) No gerenciamento de riscos corporativos, a fixação dos objetivos será realizada após a identificação dos eventos, a fim de
se determinar quais ações serão realizadas para cada tipo de risco.
b) Risco inerente é aquele que perdura mesmo depois da resposta dos dirigentes da organização.
c) Em uma organização, o gerenciamento de riscos corporativos, processo conduzido pelos seus membros, consiste em
estabelecer estratégias para identificar e administrar potenciais eventos capazes de afetá-la.
d) Nas atividades de monitoramento, a organização deve escolher e executar avaliações para averiguar se os componentes
do controle externo estão em operação.
e) Segundo o COSO II, são quatro os componentes para o gerenciamento de riscos corporativos: ambiente externo; fixação
de objetivos; estabelecimento de riscos; atividades de controle; e monitoramento.
Questão: 369358 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PA Cargo: Auditor de Controle Externo - Conhecimentos Básicos - Cargos 20 a
23 e de 27 a 31
89- A amostragem estatística, por permitir a generalização deevidências encontradas pelo auditor a partir de uma amostra
dapopulação examinada, é especialmente recomendada asituações em que os itens objetos do trabalho
apresentamcaracterísticas marcadamente distintas.
a) Certo
b) Errado
Página 20/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369357 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PA Cargo: Auditor de Controle Externo - Conhecimentos Básicos - Cargos 3 e 6
90- A importância da amostragem estatística aplicada à auditoriareside no fato de que a amostra examinada é
selecionadacientificamente, o que implica dizer que os resultados obtidossão considerados válidos para a população, isto é,
parao conjunto dos dados existentes. O método permite, assim,limitar a extensão dos testes realizados.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369356 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PA Cargo: Auditor de Controle Externo - Área Fiscalização: Contabilidade -
Cargo 23
91- Risco inerente consiste na possibilidade de que uma afirmaçãoa respeito de uma classe de transação seja distorcida;
risco decontrole é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito deuma transação, saldo contábil ou divulgação.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369355 Ano: 2016 Banca: FGV Instituição: IBGE Cargo: Analista - Auditoria
92- Conforme as definições propostas pelas Normas Internacionaispara a Prática Profissional de Auditoria Interna, emitidas
peloInstitute of Internal Auditors, a atividade cuja natureza e escopoestão sujeitos a um acordo com o cliente do trabalho é:
a) asseguração;
b) assurance;
c) auditoria interna;
d) auditoria externa;
e) consultoria.
Questão: 369354 Ano: 2016 Banca: FGV Instituição: Prefeitura de Cuiabá - MT Cargo: Auditor Fiscal Tributário da Receita Municipal Prova I
93- A comunicação efetiva entre o auditor interno e o auditorindependente cria um ambiente no qual o auditor
independentepode ser informado sobre assuntos significativos que podemafetar o seu trabalho. No entanto, existem
circunstâncias nasquais o auditor independente não pode utilizar o trabalho daauditoria interna para os fins da auditoria.De
acordo com a NBC TA 610, Utilização do Trabalho de AuditoriaInterna, assinale a opção que indica o trabalho da
auditoriainterna que não pode ser utilizado pelo auditor independente.
a) Testes da eficácia operacional dos controles.
b) Observação das contagens do estoque.
c) Rastreamento de transações pelo sistema de informações aplicável para as demonstrações contábeis.
d) Testes sobre a observância dos requisitos de regulamentação.
e) Julgamento sobre processos de riscos judiciais.
Questão: 369353 Ano: 2016 Banca: FGV Instituição: Prefeitura de Cuiabá - MT Cargo: Auditor Fiscal Tributário da Receita Municipal Prova I
94- Para fins das normas de auditoria, os valores fixados pelo auditor,para reduzir a um nível baixo a probabilidade de que
asdistorções não corrigidas e não detectadas em conjunto excedama materialidade para as demonstrações contábeis como
um todo,são denominados
a) materialidade para execução da auditoria.
b) objetividade para execução da auditoria.
c) relevância para execução da auditoria.
d) limites relacionados a empresas do mesmo setor.
e) parâmetros das demonstrações contábeis.
Página 21/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369352 Ano: 2016 Banca: FGV Instituição: Prefeitura de Cuiabá - MT Cargo: Auditor Fiscal Tributário da Receita Municipal Prova I
95- De acordo com a NBC TA 230, Documentação de Auditoria, oauditor deve preparar documentação suficiente para que
umauditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com aauditoria, entenda:I.a natureza, época e extensão dos
procedimentos de auditoriaexecutados para cumprir om as normas de auditoria eexigências legais e regulamentares
aplicáveis.II.os resultados dos procedimentos de auditoria executados e aevidência de auditoria obtida.III.os assuntos
significativos identificados durante a auditoria, asconclusões obtidas a respeito deles e os julgamentosprofissionais
significativos exercidos para chegar a essasconclusões.Está correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
Questão: 369351 Ano: 2016 Banca: FCC Instituição: Copergás - PE Cargo: Analista Contábil
96- A Empresa de Economia Mista de Promoções de Eventos e Turismo do Nordeste, criada no exercício de 2015, instituiu
odepartamento de auditoria interna em março de 2016. Segundo a NBC TI 01, a atividade da Auditoria Interna está
estruturadaem procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado e tem por finalidade
a) examinar e emitir parecer sobre as demonstrações contábeis elaboradas pela entidade, após aprovação pelo Conselho
Fiscal.
b) agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e
dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relató-rios.
c) auxiliar a entidade alcançar seus objetivos, mediante aprimoramento dos controles internos, diminuição dos encargos
sociais, realização de auditoria nas receitas e despesas operacionais, com vistas aumentar a lucratividade da entidade.
d) maximizar o grau de confiança nas demonstrações contábeis, mediante a emissão de opinião pelo Auditor interno sobre a
conformidade entre as demonstrações contábeis e uma estrutura de relatório financeiro aplicável.
e) assessorar a organização alcançar suas metas, apresentando subsídios para o aprimoramento dos processos produtivos e
administrativos, por meio de recomendação expressa nos relatórios de auditorias internas.
Questão: 369350 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-SC Cargo: Auditor Fiscal de Controle Externo - Contabilidade
97- Informações encontradas pelo auditor independente emambiente externo àquele responsável pelas
demonstraçõescontábeis não são tecnicamente consideradas evidênciasde auditoria.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369349 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-SC Cargo: Auditor Fiscal de Controle Externo - Contabilidade
98- A integração de um item ao patrimônio da entidade poderá serrealizada por seu custo histórico, por seu valor presenteou
por seu valor justo.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369348 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-SC Cargo: Conhecimentos Básicos - Exceto para os cargos 3 e 6
99- Na elaboração dos relatórios de auditoria, deve-se incluirparágrafo de ênfase somente nos casos de pareceres.Os
relatórios com ressalvas devem ser evitados, pois o juízosobre os efeitos e a gravidade do fato motivador da ressalvacabe ao
relator.
a) Certo
b) Errado
Página 22/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369344 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: DPU Cargo: Contador
100- Recomenda-se que haja uma relação pessoal entre o auditorinterno e o gestor da entidade auditada, o que favorece
aconfidencialidade das informações, que não devem serreveladas a terceiros.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369343 Ano: 2016 Banca: ESAF Instituição: ANAC Cargo: Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 4
101- A análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunitiesand Threats), em português "Forças, Fraquezas,Oportunidades
e Ameaças", pode ser utilizada quandoda realização de auditorias de natureza operacional para,além de permitir um
diagnóstico dos órgãos ou instituiçõesauditados, melhor definir o objeto da auditoria proposta.Sobre essa análise, é correto
afirmar que:
a) desconsidera variáveis ambientes internas.
b) os pontos fortes e fracos são decorrentes de variáveis externas.
c) prescinde da participação de elementos da instituição auditada.
d) oportunidades e ameaças compõem o ambiente interno.
e) pode fornecer elementos à equipe de auditoria para a proposição de recomendações.
Questão: 369342 Ano: 2016 Banca: ESAF Instituição: ANAC Cargo: Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 4
102- Indique, entre as opções abaixo, aquela que não sequalifica como requisito de qualidade necessário ao seelaborarem os
Relatórios de Auditoria.
a) Concisão.
b) Subjetividade.
c) Convicção.
d) Relevância.
e) Completude.
Questão: 369341 Ano: 2016 Banca: CFC Instituição: CFC Cargo: 1º Exame - Bacharel em Ciências Contábeis
103- De acordo com a NBC TA 500 ? Evidência de Auditoria, assinale aafirmação INCORRETA:
a) A suficiência e a adequação da evidência de auditoria não estão interrelacionadas. No entanto, a obtenção de mais
evidência de auditoria compensa a sua má qualidade.
b) Adequação é a medida da qualidade da evidência de auditoria, isto é, sua relevância e sua confiabilidade para fornecer
suporte às conclusões em que se fundamenta a opinião do auditor. A confiabilidade da evidência é influenciada pela sua fonte
e pela sua natureza e depende das circunstâncias individuais em que é obtida.
c) Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se
fundamentam a sua opinião. A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as
demonstrações contábeis e outras informações.
d) Uma confirmação externa representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro ao
auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia.
Questão: 369339 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IF-BAIANO Cargo: Auditor
104- Na descrição das ações de auditoria interna, para cada objeto a ser auditado, será consignada a seguinte informação,
exceto
a) o número sequencial da ação de auditoria.
b) a avaliação sumária quanto ao risco inerente ao objeto a ser auditado, e sua relevância em relação à entidade.
c) o local de realização dos trabalhos contábeis.
d) a origem da demanda.
e) o cronograma contendo a data estimada de início e término dos trabalhos.
Página 23/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369338 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IF-BAIANO Cargo: Auditor
105- O conjunto de verificações e averiguações previstas num programa de auditoria, que permite obter evidências ou
provassuficientes e adequadas para analisar as informações necessárias à formulação e fundamentação da opinião por parte
doSistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, denomina-se
a) programa de auditoria.
b) papeis de trabalho.
c) relatórios de auditoria.
d) procedimento de auditoria.
e) analise técnica contábil.
Questão: 369337 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IF-BAIANO Cargo: Auditor
106- A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais, pelos seguintes princípios:I - independência
nacional.II - prevalência dos direitos humanos.III - autodeterminação dos povos.IV - não-intervenção.V - igualdade entre os
Estados.VI - da dignidade da pessoa humana.VII - dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.VIII - do pluralismo
político.Está correto o que se afirma apenas em
a) IV, V, VI, VII e VIII.
b) III, IV, V, VI e VII.
c) I, III, IV, VII e VIII.
d) I, II, III, IV e V.
e) II, III, IV, V e VI.
Questão: 369336 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IF-BAIANO Cargo: Auditor
107- Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância aos princípios de
a) legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade.
b) moralidade, flexibilidade, exatidão e publicidade.
c) legalidade, impessoalidade, moralidade e exatidão.
d) impessoalidade, moralidade, legalidade e flexibilidade.
e) moralidade, legalidade, publicidade e exatidão.
Questão: 369335 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IF-BAIANO Cargo: Auditor
108- Coletar informações dos órgãos da jurisdição para inclusão de ações de controle nos planos e programas do órgão
central doSistemade Controle Interno do Poder Executivo Federal, com vistas a atender às necessidades dos ministérios é o
apoio quedeverá ser prestado a Controladoria Geral da União por
a) assessores especiais de controle interno.
b) controlador geral da união.
c) controlador geral do tribunal de contas da união.
d) assessores parlamentares.
e) controlador geral do senado federal.
Questão: 369334 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
109- A Auditoria Interna é exercida nas
a) pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.
b) pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de controles internos integrados ao ambiente.
c) pessoas jurídicas de direito privado, interno ou externo, e de direito publico.
d) pessoas jurídicas de direito público, privado, interno ou externo.
e) pessoas jurídicas de direito público, e de direito privado.
Página 24/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369333 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
110- A fiscalização executada, exclusivamente, por servidores em exercícionos Órgão Central ou Setoriais do Sistema
deControle Interno do Poder Executivo Federal é uma fiscalização
a) integrada.
b) descentralizada.
c) compartilhada.
d) terceirizada.
e) centralizada.
Questão: 369332 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
111- Segundo a lei nº 4.320 de 17 de março de 1964, o documento que demonstrará a receita e a despesa orçamentárias
bem comoos recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie
provenientes doexercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte, denomina-se
a) demonstração das variações patrimoniais.
b) balanço financeiro.
c) demonstrativo de fluxo de caixa
d) balanço patrimonial.
e) balanço orçamentário.
Questão: 369331 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
112- O Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal tem por finalidadeI - formular o planejamento estratégico nacional;
II- realizar estudos e pesquisas sócio-econômicas e análises de políticas públicas.
III - formular o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais;
IV - gerenciar o processo de planejamento e orçamento federal;
V - promover a articulação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, visando a compatibilização de normas etarefas
afins aos diversos Sistemas, nos planos federal, estadual, distrital e municipal;
VI - formular planos nacionais, setoriais e regionais de desenvolvimento econômico e social;
Marque a alternativa correta.
a) I, II, III, IV e V.
b) I, II, III, IV e VI.
c) II, III, IV, V e VI.
d) I, II, IV, V e VI.
e) I, III, IV, V e VI.
Questão: 369330 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
113- De acordo com o artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, não haverá penas:I - de morte,
salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;
II - de caráter perpétuo;
III - de trabalhos forçados;
IV - privação ou restrição da liberdade;
V - de banimento;
VI - cruéis.
Marque a alternativa correta.
a) I, III, IV, V e VI.
b) I, II, III, V e VI.
c) II, III, IV, V e VI.
d) I, II, III, IV e VI.
e) I, II, III, IV e V.
Página 25/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369329 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
114- A intimação deverá conter:
I - identificação do intimado e nome do órgão ou entidade administrativa;
II - finalidade da intimação;
III - data, hora e local em que deve comparecer;
IV - se o intimado deve comparecer pessoalmente, ou fazer-se representar;
V - informação do arquivamento do processo independentemente do seu comparecimento;
VI - indicação dos fatos e fundamentos legais pertinentes.
a) I, II, III, IV e V.
b) II, III, IV, V e VI.
c) I, II, III, V e VI.
d) I, II, IV, V e VI.
e) I, II, III, IV e VI.
Questão: 369328 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-SC Cargo: Auditor Fiscal de Controle Externo - Contabilidade
115- Embora a opinião do auditor independente a respeito dasdemonstrações contábeis geralmente não modifique as
decisõesgerenciais, pode haver situações específicas em que ele deveexpressar a sua opinião a respeito de outros temas que
sejamrelevantes para o alcance dos objetivos gerais do seu trabalho.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369327 Ano: 2016 Banca: IF-TO Instituição: IF-TO Cargo: Auditor
116- Sobre a materialidade, relevância e criticidade naauditoria, assinale a alternativa que melhor exprimeessas variáveis:em
dado momento; e a criticidade representa as vulnerabilidades efetivas ou potenciais de dada unidade ou programa.refere-se
ao montante de recursos financeiros/orçamentários alocados a determinada unidade ou programa; e acriticidade representa as
vulnerabilidades efetivas ou potenciais de dada unidade ou programa.importância ou papel desempenhado por uma unidade
ou programa em dado momento; e a criticidade representa as vulnerabilidadesefetivas ou potenciais de dada unidade ou
programa. volume de recursos financeiros/orçamentários alocados para uma unidade ou programa em dado momento; e a
criticidade representa as vulnerabilidades efetivas ou potenciais de dada unidade ou programa.as vulnerabilidades efetivas ou
potenciais de dada unidade ou programa.
a) A materialidade refere-se ao montante de recursos financeiros/orçamentários alocados a determinada unidade ou
programa; a relevância diz respeito à importância ou papel desempenhado por uma unidade ou programa
b) A materialidade diz respeito à importância ou papel desempenhado por uma unidade ou programa em dado momento; a
relevância
c) A materialidade refere-se à posição de cada unidade ou programa dentro da agenda governamental; a relevância diz
respeito à
d) A materialidade refere-se à posição de cada unidade ou programa dentro da agenda governamental; a relevância diz
respeito ao
e) A materialidade refere-se ao montante de recursos financeiros/orçamentários alocados a determinada unidade ou
programa; a relevância diz respeito à abrangência territorial de cada unidade ou programa; e a criticidade representa
Página 26/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369326 Ano: 2016 Banca: IF-TO Instituição: IF-TO Cargo: Auditor
117- De acordo com as Normas Brasileiras deContabilidade NBC TI 01 ? Da Auditoria Interna, écorreto afirmar sobre os
papéis de trabalho:curso da auditoria a fim de evidenciar os exames e fundamentar a opinião e recomendações do auditor.
curso da auditoria a fim de evidenciar os exames e fundamentar a opinião e recomendações do auditor.
a) Constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, elaborados exclusivamente em meio físico, obtidos no
b) Constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, elaborados pelo auditado em meio físico, obtidos no
curso da auditoria a fim de evidenciar os exames e fundamentar a opinião e recomendações do auditor.
c) Constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, elaborados exclusivamente em meio eletrônico,
obtidos no
d) Constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, elaborados em meio físico ou eletrônico, obtidos no
curso da auditoria a fim de evidenciar os exames e fundamentar a opinião e recomendações do auditor.
e) Constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, elaborados em meio físico ou eletrônico, obtidos no
curso da auditoria, mas arquivados no auditado, a fim de evidenciar os exames e fundamentar a opinião e recomendações do
auditor.
Questão: 369325 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PA Cargo: Auditor de Controle Externo - Conhecimentos Básicos - Cargos 24,
25 e 26
118- No planejamento da auditoria, os pisos de valores adotadospara determinar a materialidade para as
demonstraçõescontábeis como um todo podem ser superiores aos utilizadospara transações específicas; dependem de como
distorções devalores menores possam influenciar as decisões dos usuáriosdessas informações.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369324 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PA Cargo: Auditor de Controle Externo - Conhecimentos Básicos - Cargos 20 a
23 e de 27 a 31
119- Um achado de auditoria decorre da comparação entre umasituação encontrada e um padrão que se considera ideal
oudesejável. A causa é a explicação possível para o desvio entreo critério referencial e a realidade constatada pelo auditor.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369323 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PA Cargo: Auditor de Controle Externo - Conhecimentos Básicos - Cargos 3 e 6
120- Para a determinação do risco de auditoria, o auditor deveavaliar o ambiente de controle da entidade, que
compreende,entre outros aspectos, a definição das competênciase responsabilidades de cada setor ou empregado, bem
comoo sistema de aprovação e registro das transações.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369322 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PA Cargo: Auditor de Controle Externo - Área Fiscalização: Contabilidade-
Cargo 23
121- A opinião do auditor deve fundamentar-se em demonstraçõescontábeis examinadas de acordo com as NBC TA,
devendoesse profissional emitir opinião não modificada quando asdemonstrações contábeis forem compatíveis com a
estruturados relatórios financeiros aplicável.
a) Certo
b) Errado
Página 27/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369321 Ano: 2016 Banca: FCC Instituição: TRF - 3ª REGIÃO Cargo: Analista Judiciário - Contadoria
122- Nos termos da NBC TA 200, na condução de auditoria de demonstrações contábeis, são exigidos integridade,
objetividade, competênciae zelo profissional, confidencialidade e comportamento profissional. Esses aspectos são
expressamente denominados
a) regras de conduta profissional.
b) normas de auditoria relacionadas ao auditor.
c) princípios fundamentais de ética profissional.
d) princípios de conduta profissional do auditor.
e) regras de conduta e comportamento do auditor.
Questão: 369320 Ano: 2016 Banca: FCC Instituição: TRF - 3ª REGIÃO Cargo: Analista Judiciário - Contadoria
123- Acerca dos termos regulados pela Resolução CFC n 986/2003 (NBC TI 01), considere:I. A análise deve ser executada
no curso da auditoria.II. Estão relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos.III.
Deve ser levado em conta a extensão da responsabilidade do auditor interno no uso dos trabalhos de especialistas.IV. Deve
ser considerada a verificação e a comunicação de eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoriainterna.É
regra atinente aos riscos de auditoria o que consta em
a) I, II, III e IV.
b) I, III e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II e IV, apenas.
Questão: 369319 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Contabilidade
124- De acordo com os postulados básicos de auditoria governamental,é obrigação dos órgãos de controle externo
a) alertar a autoridade administrativa para que instaure tomada de contas especial em relação a irregularidades conhecidas.
b) realizar auditorias solicitadas pelo sistema de controle interno.
c) estabelecer, juntamente com a administração, um sistema adequado de controle interno no âmbito da entidade auditada.
d) enviar, no caso de auditoria em órgão da administração direta, relatório de auditoria ao titular do Poder Executivo.
e) apresentar recomendações acerca de controles inadequados ou inexistentes nas entidades auditadas.
Questão: 369318 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Contabilidade
125- Assinale a opção correta, com referência à determinação damaterialidade e da relevância no planejamento e na
execução daauditoria.
a) É indispensável determinar um valor mínimo para a classificação de relevância das distorções encontradas.
b) Nas auditorias das demonstrações contábeis, a definição de materialidade para entidades públicas segue as mesmas
regras e condições adotadas para as entidades privadas.
c) Determinada distorção pode ser considerada irrelevante em termos materiais, ainda que afete a decisão de um usuário
específico da informação contábil.
d) No caso de entidades com fins lucrativos, as demonstrações contábeis tidas como relevantes para o público em geral
podem não ser relevantes para os investidores que fornecem o capital de risco para o empreendimento.
e) Na determinação da materialidade, o auditor deve pressupor que os usuários do relatório de auditoria desconhecem os
negócios e a atividade da entidade auditada.
Página 28/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369317 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Contabilidade
126- Assinale a opção correta, com referência à auditoria deregularidade.
a) O requisito de exatidão para o relatório de auditoria de regularidade estabelece que ele discorra apenas e tão somente a
respeito do que é importante dentro do contexto do trabalho.
b) Auditoria contábil e auditoria patrimonial constituem subespécies de auditoria de regularidade.
c) Impropriedades relacionadas a achados negativos em uma auditoria de regularidade referem-se à prática de atos de
gestão ilegal que impliquem danos ao erário.
d) A auditoria de regularidade visa examinar a legalidade e a legitimidade de atos de gestão de agentes sujeitos à jurisdição
de tribunal de contas.
e) Veracidade, confiabilidade e relevância são os atributos de evidência considerados suficientes nos trabalhos da auditoria
de regularidade.
Questão: 369316 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
127- Para prevenir a lavagem de dinheiro e o financiamento doterrorismo, é recomendável que as instituições
atentemespecialmente para operações de investidores não residentesconstituídos sob a forma de trusts e sociedades com
títulos aoportador.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369315 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
128- Procedimentos de auditoria para contas correlatas, comovendas e contas a receber e compras e fornecedores a
pagar,são indicados em auditorias destinadas a contas de resultado.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369314 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
129- Os papéis de trabalho evidenciam que o trabalho realizado peloauditor está em conformidade com as normas que
disciplinama atividade de auditoria
a) Certo
b) Errado
Questão: 369313 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
130- Na execução de procedimentos de auditoria, o uso daamostragem se restringe à amostragem estatística, que
consisteessencialmente na seleção aleatória dos itens que comporão aamostra.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369312 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
131- O pedido de confirmação positivo do tipo preto é umprocedimento de auditoria em que se requer de
terceirosmanifestação, formal e imparcial, em relação à suaconcordância ou não com os saldos ou valores
contábeisapresentados no pedido de confirmação.
a) Certo
b) Errado
Página 29/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369311 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
132- A finalidade da auditoria de compliance é averiguar se asatividades da instituição auditada estão de acordo comas
regras e os regulamentos que as disciplinam.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369310 Ano: 2016 Banca: FCC Instituição: Copergás - PE Cargo: Analista Contábil
133- A Secretaria da Controladoria Geral do Estado ? SCGE, órgão de controle interno do Poder Executivo do Estado de
Pernambuco,tem como missão institucional promover a excelência e a transparência na aplicação dos recursos públicos, o
controlesocial, a prevenção e o combate à corrupção, contribuindo para a efetividade da gestão pública. Segundo o Manual de
Serviçosda Secretaria da Controladoria Geral do Estado, entre outras, as principais atividades da Secretaria, são:I.Apoiar o
Controle Externo no exercício de sua missão institucional.II.Autorizar a concessão de auxílios pelo Estado a entidades
particulares de natureza assistencial sem fins lucrativos.III.Conceder prazo para que o órgão ou entidade adote as
providências necessárias ao exato cumprimento da lei, quandoverificada a ilegalidade.IV.Acompanhar a racionalização dos
gastos públicos.V.Fiscalizar e avaliar os resultados da ação governamental e a gestão dos administradores públicos. Está
correto o que se afirma APENAS em
a) I, IV e V.
b) III, IV e V.
c) I, II e V.
d) II, III e IV.
e) I, II e III.
Questão: 369309 Ano: 2016 Banca: FCC Instituição: Copergás - PE Cargo: Analista Contábil
134- A firma de auditoriaConsistência Auditores e Consultoria foi contratada por determinada empresa de economia mista do
Estadopara realização da auditoria das demonstrações contábeis do exercício de 2015. Uma auditoria em conformidade com
asNBC TAs é conduzida com base na premissa de que a Administração e, quando apropriado, os responsáveis pela
governança,reconhecem e entendem que têm responsabilidade por fornecer ao Auditor:I.Acesso irrestrito às pessoas da
entidade, que a auditoria interna indicar para aplicar procedimentos de auditoria, emauxilio ao auditor externo na execução dos
trabalhos e elaboração do relatório de auditoria.II.Informações adicionais que o Auditor possa solicitar à administração e,
quando apropriado, aos responsáveis pelagovernança para a finalidade da auditoria.III.Acesso irrestrito às pessoas da
entidade, que o auditor determine ser necessário obter evidências de auditoria.IV.Acesso à todas as informações, que a
administração e, quando apropriado, os responsáveis pela governança tenhamconhecimento e que sejam relevantes para a
elaboração e apresentação das demonstrações contábeis tais como:registros e documentação, e outros assuntos.V.Acesso
irrestrito ao sistema de segurança e alarme da entidade, quando o auditor suspeitar de fraudes na movimentaçãofinanceira,
nos registros e elaboração dos demonstrativos contábeis. Está correto APENAS o que se afirma em
a) I, II e V.
b) II, III e IV.
c) I, II e III.
d) III e IV.
e) II e III.
Questão: 369308 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-SC Cargo: Conhecimentos Básicos - Exceto para os cargos 3 e 6
135- A principal finalidade do manual de auditoria de regularidadeem um tribunal de contas é dar ciência aos órgãos e
entidadessujeitos à fiscalização desse tribunal acerca do conteúdo e daforma dos exames destinados à emissão dos relatórios
epareceres sobre as contas dessas entidades e órgãos.
a) Certo
b) Errado
Página 30/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369306 Ano: 2016 Banca: ESAF Instituição: ANAC Cargo: Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 4
136- Por Risco Inerente se entende:
a) a composição dos riscos de detecção e de auditoria.
b) aquele que deriva do conjunto procedimental adotado ao longo de uma auditoria.
c) a incapacidade de um sistema de controle em evitar erros ou fraudes.
d) aquele vinculado à natureza do objeto analisado.
e) o mesmo que risco geral da Auditoria.
Questão: 369305 Ano: 2016 Banca: IDECAN Instituição: UFPB Cargo: Contador
137- Os procedimentos de auditoria a serem utilizados dependem da avaliação do controle interno e da
materialidadeenvolvida. Com base neste assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.( ) Observação
é a verificação in loco; deverá proporcionar ao auditor a formação de opinião quanto à existência físicado objeto ou item
examinado.
( ) Confirmação é o procedimento de auditoria voltado para a constatação da adequação das operações aritméticas
efinanceiras.
( ) Exame físico pode revelar erros, problemas ou deficiências através de exame, e é uma técnica dependente daargúcia, dos
conhecimentos e da experiência do auditor.
( ) A investigação minuciosa nada mais é que o exame em profundidade da matéria auditada, que pode ser umdocumento,
uma análise, uma informação obtida, entre outras.
A sequência está correta em
a) F, V, V, V.
b) F, F, F, V.
c) V, V, F, F.
d) V, F, V, V.
Questão: 369304 Ano: 2016 Banca: FGV Instituição: Prefeitura de Cuiabá - MT Cargo: Auditor Fiscal Tributário da Receita Municipal Prova I
138- A Cia. W é auditada pelo auditor independente João.A Cia. W publicou suas demonstrações contábeis, em05/03/2016,
com relatório sem ressalva assinado por João.Em 10/03/2016, João tomou conhecimento de que o principalcliente da Cia. W
havia pedido concordata em dezembro e nãopagaria sua dívida.João discutiu o assunto com a administração da Cia. W
edeterminou que as demonstrações fossem alteradas, o que foifeito.Assinale a opção que indica o procedimento de João em
seurelatório reemitido.
a) Manter o relatório sem ressalva.
b) Adicionar um parágrafo de ênfase.
c) Adicionar uma ressalva em relação à concordata do cliente.
d) Adicionar uma ressalva em relação à omissão da informação pela Cia W.
e) Abster-se de dar uma opinião.
Questão: 369303 Ano: 2016 Banca: FGV Instituição: Prefeitura de Cuiabá - MT Cargo: Auditor Fiscal Tributário da Receita Municipal Prova I
139- Um auditor foi convidado para auditar a Cia. X. Antes de aceitar otrabalho, o auditor determinou que a estrutura de
relatóriofinanceiro que seria aplicada na elaboração das demonstraçõescontábeis era inaceitável. No entanto, a administração
nãoconcordou em fornecer divulgações adicionais nasdemonstrações contábeis. O auditor entendeu que a limitaçãoresultaria
na emissão de relatório com abstenção de opiniãosobre as demonstrações contábeis.Sobre o posicionamento do auditor em
aceitar ou não o trabalho,de acordo com as normas brasileiras de auditoria independente,assinale a afirmativa correta.
a) Aceitar, mas exigir honorários maiores.
b) Aceitar, mas fazer uma denúncia ao IBRACON.
c) Aceitar, apenas se o trabalho é exigido por lei ou regulamento.
d) Não aceitar, mesmo que o trabalho seja exigido por lei ou regulamento.
e) Não aceitar, mesmo que o trabalho seja exigido por lei ou regulamento e fazer uma denúncia ao IBRACON.
Página 31/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369302 Ano: 2016 Banca: FGV Instituição: IBGE Cargo: Analista - Auditoria
140- A NBC TI 01 que trata da Auditoria Interna, aprovada pelaResolução CFC nº 986/2003, esclarece que o planejamento
dotrabalho da Auditoria Interna compreende os examespreliminares das áreas, atividades, produtos e processos, paradefinir a
amplitude e a época do trabalho a ser realizado.De acordo com essa norma, são fatores relevantes a seremconsiderados no
planejamento da auditoria, EXCETO:
a) a existência de entidades associadas;
b) o conhecimento do resultado de trabalhos anteriores;
c) o uso do trabalho de especialistas;
d) os indicadores de mercado que impactam a entidade;
e) os instrumentos de gestão de riscos da entidade.
Questão: 369301 Ano: 2016 Banca: CFC Instituição: CFC Cargo: 1º Exame - Bacharel em Ciências Contábeis
141- Com base na NBC TP 01 ? Perícia Contábil, especificamente em relaçãoaos procedimentos técnico-científicos aplicados
na atividade de PeríciaContábil, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V ) ou Falsos (F ) e, emseguida, assinale a opção
CORRETA.
I. O exame é a análise de livros, registros das transações edocumentos.
II. A vistoria é a diligência que objetiva a verificação e a constataçãode situação, coisa ou fato, de forma circunstancial.
III. O arbitramento é a determinação de valores ou a solução decontrovérsia por critério técnico-científico.
IV. A avaliação é o ato de estabelecer o valor de coisas, bens,direitos, obrigações, despesas e receitas.
Estão CORRETOS os itens:
a) III e IV, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) I, II, III e IV.
Questão: 369299 Ano: 2016 Banca: FCC Instituição: TRF - 3ª REGIÃO Cargo: Analista Judiciário - Contadoria
142- Nos termos da NBC TA 230, considere:
I. Identificação de quem revisou o trabalho de auditoria executado.
II. Discussões de assuntos significativos com a administração.
III. Informações referentes a um assunto significativo que são inconsistentes com sua conclusão final.
IV. Não atendimento pelo auditor de um requisito relevante de uma norma.
V. Circunstâncias identificadas após a data do relatório do auditor.
Deve ser objeto de documentação pelo auditor o que consta em
a) I, III e IV, apenas.
b) II, III e V, apenas.
c) I, II, III e IV, apenas.
d) I, II, III, IV e V.
e) II, IV e V, apenas.
Questão: 369298 Ano: 2016 Banca: FCC Instituição: TRF - 3ª REGIÃO Cargo: Analista Judiciário - Contadoria
143- Um auditor interno, em um primeiro momento, verificou a necessidadede fazer testes para verificação de registros,
documentose ativos tangíveis. Depois, também constatou a necessidade de acompanhar a execução de procedimentos
específicos. Nostermos regulados pela Resolução CFC n 986/2003 (NBC TI 01), para a consecução desses dois objetivos
deverá realizar,respectivamente,
a) testes de observância, na modalidade inspeção e testes substantivos, na modalidade inspeção.
b) testes substantivos, na modalidade confirmação e testes de observância, na modalidade investigação.
c) testes substantivos, na modalidade confirmação e testes de observância, na modalidade inspeção.
d) testes de observância, na modalidade investigação e testes de observância, na modalidade inspeção.
e) testes de observância, na modalidade inspeção e testes de observância, na modalidade observação.
Página 32/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369297 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Contabilidade
144- Com base nas normas de auditoria governamental relativas aplanejamento e execução dos trabalhos, assinale a opção
correta.
a) Por motivos de economia e eficiência, a seleção do objeto de auditoria deve restringir-se aos critérios de relevância e
materialidade.
b) Concluída a auditoria, os correspondentes papéis de trabalho ficarão sob a guarda do sistema de controle interno da
entidade auditada.
c) Na hipótese de suspeita de irregularidades fora do escopo da auditoria em curso, o auditor deverá solicitar ao tribunal de
contas a realização de uma nova auditoria para confirmar ou afastar essa suspeita.
d) A previsão de auditorias deve ser independente e desvinculada de outras modalidades de fiscalização.
e) Na auditoria de regularidade, deve-se verificar a conformidade de leis e regulamentos aplicáveis.
Questão: 369296 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Contabilidade
145- Uma evidência de auditoria que tenha sido obtida comprovando-sea existência real de recursos humanos, instalações,
imóveis ouequipamentos é denominada evidência
a) física.
b) testemunhal.
c) por confirmação de terceiros.
d) documental.
e) analítica.
Questão: 369295 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Contabilidade
146- No que se refere à documentação de auditoria, assinale a opçãocorreta.
a) A documentação de auditoria deve limitar-se aos registros elaborados pelo auditor, para fins de confirmação da
autenticidade.
b) De acordo com as normas em vigor, os termos arquivo de auditoria e documentação de auditoria são sinônimos.
c) Por exigência da preservação probatória estabelecida nas normas de auditoria, a documentação de auditoria deve incluir
todos os documentos, inclusive versões superadas de documentos e notas que reflitam entendimento incompleto.
d) Discussões entre auditor e administração devem ser mantidas em sigilo, devendo, portanto, ser excluídas da
documentação.
e) Procedimentos podem ser executados mesmo depois da conclusão do relatório de auditoria, desde que sejam
devidamente documentados.
Questão: 369294 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Contabilidade
147- Com relação à auditoria operacional, assinale a opção correta.
a) São as seguintes as etapas de planejamento de uma auditoria operacional: especificação dos critérios, sistematização dos
instrumentos de coleta de dados, teste final e elaboração do projeto.
b) Um exemplo de ferramenta de controle de qualidade na execução de uma auditoria operacional é a matriz de achados,
que, entre outros usos possíveis, auxilia no exame de evidências, causas e efeitos e demais elementos do relatório de
auditoria.
c) Comparadas às auditorias de regularidade, as auditorias operacionais são menos flexíveis na escolha de temas, objetos de
auditoria e metodologias de trabalho.
d) O monitoramento de uma auditoria operacional consiste no exame da situação existente, identificada e documentada
durante a execução dos trabalhos.
e) Em auditoria operacional, o requisito eficácia refere-se ao alcance dos resultados pretendidos por prazo indeterminado.
Página 33/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369293 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Contabilidade
148- De acordo com a INTOSAI (International Organization of SupremeAudit Institutions), assinale a opção correta, acerca da
auditoriagovernamental.
a) As vantagens do controle prévio, ou pré-auditoria, incluem a possibilidade de impedir que prejuízos ocorram e de gerar
pequeno volume de trabalho.
b) As auditorias de legitimidade, de regularidade e operacional são os tipos de auditoria que a entidade de fiscalização
superior utiliza para cumprir suas finalidades.
c) Para o sucesso de uma auditoria governamental, é suficiente que a entidade de fiscalização não sofra influências externas
e que seus membros e diretores sejam independentes da entidade auditada.
d) O objetivo específico de uma auditoria governamental consiste em encontrar e responsabilizar civil e penalmente aqueles
que incorrerem em desvios.
e) O controle prévio, também denominado pré-auditoria, e o controle posterior, ou pós-auditoria, constituem etapas de
controle.
Questão: 369292 Ano: 2016 Banca: FGV Instituição: IBGE Cargo: Analista - Auditoria
149- Uma determinada entidade está realizando reestruturação dassuas atividades. Um dos pontos de reestruturação foi
aincorporação de novos serviços, que exigirá a contratação demais pessoas e a aquisição de novos materiais. Em
decorrênciadisso, a entidade identifica e avalia as mudanças que poderiamafetar, de forma significativa, o sistema de controle
interno.Essa postura da entidade está relacionada ao seguintecomponente da estrutura de controle interno:
a) ambiente de controle;
b) avaliação de riscos;
c) atividades de controle;
d) atividades de monitoramento;
e) informação e comunicação.
Questão: 369291 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PA Cargo: Auditor de Controle Externo - Conhecimentos Básicos - Cargos 20 a
23 e de 27 a 31
150- A circularização de contas a receber é um dos procedimentosmais adotados pelo auditor. O pedido de confirmação
positivoconsiste em solicitar que o credor responda somente quando ainformação estiver correta.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369290 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PA Cargo: Auditor de Controle Externo - Conhecimentos Básicos - Cargos 3 e 6
151- Consideram-se ineptas como evidências para sustentar aopinião e o relatório do auditor informações obtidas
porprofissionais especialmente contratados pela entidade, bemcomo aquelas elaboradas especificamente para corroborar
asafirmações de sua administração.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369289 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PA Cargo: Auditor de Controle Externo - Conhecimentos Básicos - Cargos 3 e 6
152- De acordo com o IIA, havendo inconsistências entre as normasinternacionais e outras normas, os auditores internos e
aatividade de auditoria devem sujeitar-se a essas outras normas,caso as internacionais sejam mais restritivas.
a) Certo
b) Errado
Página 34/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369288 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PA Cargo: Auditor de Controle Externo - Área Fiscalização: Contabilidade -
Cargo 23
153- São princípios inerentes ao trabalho de asseguração do auditora integridade, a objetividade, o sigilo e o
comportamentoprofissional.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369287 Ano: 2016 Banca: FCC Instituição: Copergás - PE Cargo: Analista Contábil
154- As demonstrações contábeis do exercício de 2015 da Companhia Distribuidora de Águas Potáveis do Nordeste serão
auditadaspela firma TOC Auditores e Consultoria Contábil. Na realização dos trabalhos de auditoria, o Auditor deve montar
adocumentação em arquivo de auditoria e completar o processoadministrativo de montagem do arquivo final de
auditoriatempestivamente. Segundo as Normas de Auditoria ? NBC PA 01 e TA 230, um limite de tempo apropriado para
concluir amontagem do arquivo final de auditoria não pode ultrapassar
a) 30 dias após a data do relatório do auditor.
b) 40 dias após o término dos trabalhos de auditoria.
c) 60 dias após a data do relatório do auditor.
d) 40 dias após o término dos trabalhos de auditoria.
e) 60 dias após a revisão da documentação de auditoria.
Questão: 369286 Ano: 2016 Banca: FCC Instituição: Copergás - PE Cargo: Analista Contábil
155- Na auditoria realizada nas demonstrações contábeis da Companhia de Abastecimento de Alimentos Sólidos do Estado,
referenteao exercício de 2015, o Auditor independente utilizou informações para fundamentar suas conclusões. Segundo as
NormasBrasileiras de Contabilidade relacionadas à Auditoria ? NBC TAs, tais informações são denominadas de
a) testes de observância.
b) parecer de auditoria.
c) achados de auditoria.
d) evidências de auditoria.
e) papéis de trabalho.
Questão: 369285 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IF-BAIANO Cargo: Auditor
156- De acordo com a Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964 e suas alterações, constituem princípios orçamentários:
a) orçamento bruto, totalidade, especificação e equilíbrio.
b) não vinculação, unidade, continuidade e anualidade.
c) unidade, universalidade, orçamento bruto e anualidade.
d) anualidade, universalidade, especificação e transparência.
e) unidade, totalidade, especificação e orçamento bruto.
Questão: 369284 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IF-BAIANO Cargo: Auditor
157- O exame usado para testar a efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos à segurança de quantidades
físicasou qualidade de bens tangíveis é um dos tipos básicos para forma de apresentação das técnicas de auditoria, e
refere-se a (ao)
a) exame de registro.
b) análise documental.
c) conferência de cálculos.
d) inspeção física.
e) indagação escrita ou oral.
Página 35/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369283 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IF-BAIANO Cargo: Auditor
158- De acordo a Lei Federal nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, tem legitimidade para interpor recurso administrativo
a) todo cidadão brasileiro, maior de idade.
b) todo funcionário publico concursado.
c) as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos.
d) os cidadãos ou associações, desde que registrados oficialmente.
e) os titulares de direitos e interesses públicos.
Questão: 369282 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IF-BAIANO Cargo: Auditor
159- Quanto ao critério de apresentação dos relatórios de gestão e das peças complementares elaboradas para constituição
deprocessos de contas, é correto afirmar que
a) os relatórios de gestão anuais devem abranger parte da gestão da unidade jurisdicionada.
b) a critério do respectivo órgão superior, os relatórios de gestão das unidades jurisdicionadas podem ser encaminhados ao
Tribunal pelo órgão de controle externo a que se vincularem.
c) os relatórios de gestão devem ser apresentados ao Tribunal em papel timbrado, conforme orientações contidas em decisão
normativa.
d) os relatórios de gestão ficarão disponíveis para livre consulta no portal do Tribunal de Contas, na Internet em até sessenta
dias da data limite para apresentação, consideradas possíveis alterações de prazo.
e) a apresentação tempestiva do relatório de gestão, com o conteúdo e forma fixados em decisão normativa, configura o
cumprimento da obrigação de prestar contas, nos termos da Constituição Federal de 1988.
Questão: 369280 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
160- Propor medidas que objetivem a consolidação das informações orçamentárias das diversas esferas de governo é
umacompetência
a) das unidades responsáveis pelas atividades de orçamento.
b) das unidades responsáveis pelas atividades de planejamento.
c) da secretaria do tesouro nacional.
d) do sistema de administração financeira federal.
e) do sistema de contabilidade federal.
Questão: 369279 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
161- De acordo com o artigo 102 da lei 4.320 de 17 de 1964, o Balanço Orçamentário
a) demonstrará as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate.
b) evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do
patrimônio público.
c) demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.
d) demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza
extraorçamentária.
e) demonstrará a evolução do patrimônio líquido da entidade.
Página 36/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369278 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
162- A determinação da materialidade para o planejamento envolve o exercício de julgamento profissional.
Aplica-sefrequentemente uma porcentagem a um referencial selecionado como ponto de partida para determinar a
materialidade paraas demonstrações contábeis como um todo. Os fatores que podem afetar a identificação de referencial
apropriado incluem:I - avaliação do efeito de distorções não corrigidas, se houver, sobre as demonstrações contábeis
II- se há itens que tendem a atrair a atenção dos usuários das demonstrações contábeis da entidade específica (por
exemplo,com o objetivo de avaliar o desempenho das operações, os usuários tendem a focar sua atenção em lucro, receita
oupatrimônio líquido);
III- a natureza da entidade, a fase do seu ciclo de vida, o seu setor e o ambiente econômico em que atua;IV- a estrutura
societária da entidade e como ela é financiada (por exemplo, se a entidade é financiada somente por dívida emvez de capital
próprio, os usuários dão mais importância a informações sobre os ativos, e processos que os envolvam, do quenos resultados
da entidadE);
V- volatilidade relativa do referencial;
VI - os elementos das demonstrações contábeis (por exemplo, ativo, passivo, patrimônio líquido, receita, despesa).Marque a
alternativa correta.
a) I, II, III, IV e V.
b) I, II, III, IV e VI.
c) II, III, IV, V e VI.
d) I, II, IV, V e VI.
e) I, III, IV, V e VI.
Questão: 369277 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
163- No trabalho da Auditoria Interna, quando aplicável, deve ser examinada a observância:I - dos princípios fundamentais de
contabilidade;
II - das normas brasileiras de contabilidade;
III - da legislação previdenciária;
IV - da legislação trabalhista;
V - da legislação societária;
VI - da legislação tributária.
a) I, II, III, IV e V.
b) II, III, IV, V e VI.
c) I, II, III, V e VI.
d) I, II, IV, V e VI.
e) I, II, III, IV e VI.
Questão: 369275 Ano: 2016 Banca: FGV Instituição: Prefeitura de Cuiabá - MT Cargo: Auditor Fiscal Tributário da Receita Municipal Prova I
164- De acordo com a NBC TA 240 ? Responsabilidade do Auditor emRelação à Fraude, no Contexto da Auditoria de
DemonstraçõesContábeis, assinale a opção que indica o(s) principal(ais)responsável(eis) pela detecção da fraude.
a) O auditor independente.
b) O sócio encarregado do trabalho de auditoria.
c) Os funcionários da entidade.
d) Os responsáveis pela governança da entidade e sua administração.
e) O governo, representado pela Comissão de Valores Mobiliários.
Página 37/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369274 Ano: 2016 Banca: ESAF Instituição: ANAC Cargo: Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 4
165- Analise as seguintes proposições no que se refere aoselementos da Matriz de Planejamento de Auditoria.I. No campo
"Objetivo" deve-se enunciar de forma clarae resumida o objetivo da auditoria.II. No campo "Questões de Auditoria",apresentam-se,em formas de perguntas, os diferentes aspectos quecompõem o escopo da auditoria, visando satisfazer
oobjetivo.III. No campo "Limitações" devem ser especificados osprazos definidos e os recursos humanos e materiaisque
limitarão o escopo da auditoria.Estão corretas as seguintes proposições:
a) I, III, apenas.
b) Todas estão corretas.
c) II, III, apenas.
d) Todas estão incorretas.
e) I, II, apenas.
Questão: 369273 Ano: 2016 Banca: ESAF Instituição: ANAC Cargo: Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 4
166- Considerando as características dos diversos instrumentosde fiscalização, correlacione as colunas abaixo.1 - Auditoria (
) avaliar a viabilidade da realização de fiscalizações.2 - Levantamento ( ) verificar o cumprimento de deliberações dos
resultados delas advindos.3 - Monitoramento ( ) avaliar, ao longo de um período determinado, o desempenho de órgãos e
entidades jurisdicionados.4 - Acompanhamento ( ) examinar a legalidade e a legitimidade de atos de gestão. A sequência que
define corretamente os conceitos citados,de cima para baixo, é:
a) 1, 2, 3, 4.
b) 2, 3, 4, 1.
c) 3, 4, 1, 2.
d) 4, 1, 2, 3.
e) 4, 3, 2, 1.
Questão: 369272 Ano: 2016 Banca: IDECAN Instituição: UFPB Cargo: Contador
167- De acordo com Almeida (2012), ?o controle interno representa em uma organização o conjunto de
procedimentos,métodos ou rotinas com os objetivos de proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar
aadministração na condução ordenada dos negócios da empresa. Os dois primeiros objetivos representam controlescontábeis
e, o último, controles administrativos". Com base no exposto, assinale a alternativa correspondente a umcontrole
administrativo.
a) Auditoria interna.
b) Controles físicos sobre ativos.
c) Sistemas de conferência, aprovação e autorização.
d) Controle dos compromissos assumidos, mas ainda não realizados economicamente.
Questão: 369271 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-SC Cargo: Conhecimentos Básicos - Exceto para os cargos 3 e 6
168- Se, durante a realização dos trabalhos de auditoria, foremencontrados indícios de achados de que possam
resultarirregularidades, o auditor não deverá revelá-los nem solicitarinformações, principalmente se a desconformidade
forcontínua, para evitar que eventuais erros sejam corrigidos eprovas, eliminadas. A comunicação só deverá ser feita ao
finaldos trabalhos.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369270 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-SC Cargo: Conhecimentos Básicos - Exceto para os cargos 3 e 6
169- Como regra geral, os papéis de trabalho são de propriedadeexclusiva do auditor. A seu critério, partes ou excertos
dessespapéis podem ser postos à disposição do auditado, que deveautorizar formalmente, salvo em situações legais
específicas,a sua entrega a terceiros.
a) Certo
b) Errado
Página 38/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369269 Ano: 2016 Banca: FCM Instituição: IF Sudeste - MG Cargo: Auditor
170- A auditoria do Tribunal de Contas do Estado, visando a avaliarsobre a adequação do Balanço Orçamentário da Empresa
Mineirade Pesquisas Aeroespaciais, iniciou seus trabalhos, auditando ascontas de receitas da entidade.
Um programa de auditoria das contas de receita que melhor seadequa a essa empresa é:
a) Análise de contas com saldos devedores, das notas fiscais e documentos comprobatórios das vendas, das prestações de
serviços realizados e ainda de notas de devoluções de produtos.
b) Análise de contas com saldos credores, das notas fiscais e dos documentos comprobatórios das aquisições, das
prestações de serviços contratados e ainda de notas de devoluções de compras.
c) Análise de saldos e de movimentações das contas, relativas aos ativos com capacidade de geração de receitas de modo a
se avaliar a adequação das receitas reconhecidas e a capacidade produtiva.
d) Análise das contas de obrigações tributárias de modo a se verificar se os impostos apurados são consistentes com o saldo
de impostos compensados e reconhecidos no Balanço Patrimonial.
e) Análise de saldos e de movimentações das contas de fornecedores e de estoques de mercadorias de modo a se verificar a
coerência entre as receitas reconhecidas e a movimentação das aquisições no período.
Questão: 369268 Ano: 2016 Banca: FCM Instituição: IF Sudeste - MG Cargo: Auditor
171- Sobre a Responsabilidade do Auditor, marque (V ) para verdadeiroou (F ) para falso.
( )O auditor é responsável pela elaboração de um programa deauditoria que detecta fraudes ou erros materiais que
possamafetar o patrimônio da entidade auditada.
( )O auditor é responsável por manter um ceticismo profissionalque o possibilite, no exercício de suas atividades,
identificar,inclusive, fraudes ocorridas na entidade auditada.
( )O auditor deve fazer indagações à administração e a outrosresponsáveis pela entidade, de forma apropriada, para
determinarse têm conhecimentos de ocorrência, indícios oususpeitas de fraudes que afetem a entidade.
( )O auditor tem como objetivos identificar e avaliar os riscos defraude; obter evidências suficientes sobre riscos
identificadosde distorção, decorrente de fraude, e responder adequadamenteface a fraude ou a suspeita de fraude.
( ) O risco de o auditor identificar uma fraude, realizada pelaalta administração da entidade auditada, é maior do que ode
identificar uma fraude realizada por um funcionário, emdecorrência do poder de manipulação, da omissão dos
registroscontábeis e/ou controles internos.
A sequência correta é
a) F, V, V, V, F.
b) V, F, V, F, F.
c) F, F, V, V, F.
d) V, V, F, F, V.
e) F, V, F, V, V
Questão: 369266 Ano: 2016 Banca: IF-TO Instituição: IF-TO Cargo: Auditor
172- São finalidades do Sistema de Controle Interno doPoder Executivo Federal, exceto:
a) avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos
da União.
b) apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
c) comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficiência e eficácia, da gestão orçamentária, financeira e
patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal.
d) comprovar a legalidade e avaliar os resultados da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
e) julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta
e indireta
Questão: 369265 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
173- Nos fundos de investimentos, dada a variedade de estruturaspermitidas, existe o risco de uma operação envolver
lavagemde dinheiro ou financiamento do terrorismo, o que requer aadoção de procedimentos com vista ao aperfeiçoamento
docontrole prévio. Assim, recomenda-se que a realização devárias aplicações, com valores muito diferentes e em
intervalosregulares de tempo, em contas de investimentos em fundos sejacomunicada ao COAF.
a) Certo
b) Errado
Página 39/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369264 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
174- Controles internos apropriados são essenciais para assegurar aconfiabilidade das informações contábeis. A
contabilidade, porsua vez, é indispensável como instrumento de controleadministrativo e como fator capaz de orientar
adequadamenteos usuários das informações.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369263 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
175- A data de realização da contagem de caixa deve ser definidapelo auditor em comum acordo com a empresa auditada.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369262 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
176- A abstenção de opinião é circunstância que exige do auditoruma opinião modificada em relação às
demonstraçõescontábeis da empresaauditada.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369261 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
177- As normas brasileiras de contabilidade determinam às firmasde auditoria que a retenção dos respectivos documentos
dasauditorias realizadas seja feita no período de até cinco anos,contados da data do relatório do auditor. Essas firmas
sãoimpedidas de estabelecer políticas próprias para a guarda deseus papéis de trabalho.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369260 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
178- O exame de registros e documentos com vista à obtenção deevidência de autorização é um exemplo de aplicação
doprocedimento de auditoria denominado inspeção.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369259 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
179- A época em que devem ser realizados os procedimentosde auditoria é determinada a partir da avaliação do sistema
decontrole interno da empresa auditada.
a) Certo
b) Errado
Página 40/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369258 Ano: 2016 Banca: CFC Instituição: CFC Cargo: 1º Exame - Bacharel em Ciências Contábeis
180- Com base na NBC TP 01 ? Perícia Contábil, julgue as afirmativas abaixocomo Verdadeiras (V ) ou Falsas (F ) e, em
seguida, assinale a opçãoCORRETA.
I. O perito, enquanto estiver de posse do processo ou dedocumentos, deve zelar por sua guarda e segurança e serdiligente.
II. Para a execução da perícia contábil, o perito deve ater-se aoobjeto e ao lapso temporal da perícia a ser realizada.
III. Mediante termo de diligência, o perito deve solicitar por escritotodos os documentos e informações relacionados ao objeto
daperícia, fixando o prazo para entrega.
IV. A eventual recusa no atendimento a diligências solicitadas ouqualquer dificuldade na execução do trabalho pericial deve
sercomunicada, com a devida comprovação ou justificativa, ao juízo,quando se tratar de perícia judicial; ou à parte contratante,
nocaso de perícia extrajudicial.
Estão CORRETOS os itens:
a) III e IV, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II, III e IV.
d) I, II e IV, apenas.
Questão: 369256 Ano: 2016 Banca: FCC Instituição: TRF - 3ª REGIÃO Cargo: Analista Judiciário - Contadoria
181- Nos termos da NBC TA 240, considere:
I. Erro que resulta em distorção nas demonstrações contábeis.
II. Distorção decorrente de informações fraudulentas.
III. Distorção decorrente de apropriação indébita de ativos.
É distorção intencional pertinente para o auditor o que consta em
a) I e III, apenas.
b) II, apenas.
c) I, II e III.
d) I e II, apenas.
e) II e III, apenas.
Questão: 369255 Ano: 2016 Banca: FCC Instituição: TRF - 3ª REGIÃO Cargo: Analista Judiciário - Contadoria
182- Um auditor interno precisou determinar a extensão de um teste de auditoria para proporcionar evidência suficiente e
apropriada.Nos termos regulados pela Resolução CFC n 986/2003 (NBC TI 01), essa determinação pode ser alcançada por
meio do usoda técnica de
a) amostragem.
b) normatização.
c) dimensionamento.
d) ajustamento.
e) projeção.
Questão: 369254 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Contabilidade
183- No relatório, o auditor deverá especificar, em determinada seção,que a auditoria foi conduzida em conformidade com as
normasvigentes e indicar a origem dessas normas. Essa declaração deconformidade normativa deverá constar da seção do
relatório deauditoria intitulada
a) responsabilidades da administração.
b) parágrafo de opinião.
c) outras responsabilidades.
d) responsabilidades do auditor.
e) parágrafo introdutório.
Página 41/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369253 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Contabilidade
184- Assinale a opção correta, relativamente aos procedimentosanalíticos em trabalhos de auditoria.
a) Nos procedimentos analíticos, podem-se incluir informações que se mostrem contraditórias ou inconsistentes com outras
informações relevantes ou que produzam valores inesperados.
b) Os procedimentos analíticos, em função do seu caráter detalhista, só devem ser aplicados a pequenos volumes de
transações.
c) Com o fim de evitar a ocorrência de algum viés em seu trabalho, nos procedimentos analíticos o auditor deve
desconsiderar o desempenho de entidades do mesmo setor de atividade da entidade auditada.
d) A fim de manter a consistência do relatório, em cada auditoria realizada o auditor deve selecionar um procedimento
analítico único e específico para ser executado.
e) Os procedimentos analíticos que forem realizados por administradores da própria entidade auditada deverão ser
desprezados ou realizados novamente pelo auditor.
Questão: 369252 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Contabilidade
185- Uma auditoria em empresa pública de determinado estadoda Federação constatou várias irregularidades. O tribunal de
contasestadual deliberou, em acórdão, por vários mandados, e o plenárioautorizou a verificação de seu cumprimento.
Nesse caso hipotético, o instrumento de fiscalização a ser adotadopara verificação de cumprimento dos mandados é
denominado
a) monitoramento.
b) levantamento.
c) validação.
d) inspeção.
e) acompanhamento.
Questão: 369251 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Contabilidade
186- A respeito de auditoria interna, assinale a opção correta de acordocom o IIA (Institute of Internal Auditors).
a) Os serviços de avaliação, normalmente, compreendem dois participantes: o auditor interno e o cliente do trabalho.
b) Normas de atributos, de desempenho e de responsabilização correspondem aos tipos de normas a serem seguidas pela
auditoria.
c) As normas de atributos se restringem às características dos profissionais que realizam as atividades de auditoria.
d) As regras de conduta do auditor interno limitam-se a três aspectos: discrição, integridade e objetividade.
e) A auditoria interna é uma atividade de avaliação e consultoria, independente e objetiva, desenvolvida para agregar valor e
melhorar as operações da organização.
Questão: 369250 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
187- O monitoramento é um processo de avaliação da qualidade dodesempenho dos controles internos ao longo do tempo.
Comapoio em serviços de atendimento a usuários ou em ouvidorias,os escalões superiores da administração podem
tomarconhecimento de falhas na execução de serviços inerentes àsfinalidades da entidade e providenciar sua correção ou
revisão.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369249 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
188- Se a evidência obtida pelo auditor for apropriada e suficiente,mas as demonstrações contábeis apresentarem
distorçõesrelevantes, o julgamento em relação à disseminaçãogeneralizada dos efeitos ou possíveis efeitos dessas
distorçõesdefinirá se a opinião a ser emitida pelo auditor será adversa oucom ressalva.
a) Certo
b) Errado
Página 42/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369248 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
189- O dever profissional de manter a confidencialidade dasinformações prestadas pelos clientes isenta o
auditorindependente da responsabilidade de comunicar às autoridadesde supervisão a ocorrência de fraude na empresa
auditada.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369247 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
190- Os testes substantivos são utilizados pelo auditor independentepara obter evidências de que o sistema de controle
internoestabelecido pela empresa auditada está sendo executadopelosempregados
a) Certo
b) Errado
Questão: 369246 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
191- O conluio de funcionários é uma ação que limita a eficácia dasegregação de funções como instrumento de controle
interno.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369245 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
192- A circularização de fornecedores é um procedimentoempregado na auditoria de contas do passivo para confirmar
aexistência da obrigação.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369244 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IF-BAIANO Cargo: Auditor
193- Auditor experiente é um indivíduo que possui prática de auditoria e conhecimento razoável deI - processos de auditoria.II
- procedimentos contábeis.III - normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis.IV - processos
administrativos.V - ambiente de negócios em que opera a entidade.VI - assuntos de auditoria e de relatório financeiro
relevantes ao setor de atividade da entidade.Está correto o que se afirma apenas em
a) I, III, V e VI.
b) I, II, III e IV.
c) II, III, IV e V.
d) II, III, IV e VI.
e) III, IV, V e VI.
Página 43/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369243 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IF-BAIANO Cargo: Auditor
194- O planejamento do trabalho de auditoria interna compreende os exames preliminares da entidade, para definir a
amplitude dotrabalho a ser realizado de acordo com as diretivas estabelecidas pela administração. Assim, o planejamento
deve considerartodos os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmenteI - o conhecimento detalhado dos
sistemas contábil e de controles internos da Entidade e seu grau de confiabilidade.II - a natureza, oportunidade e extensão dos
procedimentos de auditoria interna a serem aplicados.III - a existência de Entidades associadas, filiais e partes relacionadas
que estejam no âmbito dos exames da auditoria interna.IV - o uso do trabalho de especialistas e outros auditores.V - O
relatório da Auditoria Interna deve ser apresentado a quem tenha solicitado o trabalho ou a quem este autorizar,devendo ser
preservada a confidencialidade do seu conteúdo.VI - os ciclos operacionais da Entidade relacionados com volume de
transações e operações.Marque a alternativa que contém as afirmativas corretas.
a) I, II, III, IV e V.
b) I, II, III, IV e VI.
c) II, III, V e VI.
d) II, III, IV, V e VI.
e) III, IV, V e VI.
Questão: 369242 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
195- É responsável pelas atividades de controle interno da Advocacia-Geral da União, até a criação do seu órgão próprio
a) a Comissão de Coordenação de Controle Interno.
b) a Secretaria Federal de Controle Interno.
c) a controladoria-Geral da União.
d) a Secretaria de Controle Interno da Casa Civil.
e) o poder Executivo Federal.
Questão: 369241 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
196- Na aplicação dos testes de observâncias devem ser considerados os seguintes procedimentos:
a) inspeção, observação, investigação e confirmação.
b) inspeção, observação e exatidão.
c) observação, investigação, confirmação e exatidão.
d) inspeção, investigação e confirmação.
e) inspeção, conclusão, investigação e confirmação.
Questão: 369239 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
197- A etapa na qual são definidas a estratégia e a programação dos trabalhos de auditoria, estabelecendo a natureza,
aoportunidade e a extensão dos exames, determinando os prazos, as equipes de profissionais e outros recursos necessários
éconhecida como
a) planejamento de auditoria governamental.
b) estratégia de auditoria governamental.
c) programação dos trabalhos de auditoria governamental.
d) elaboração da programação de auditoria governamental.
e) execução da auditoria governamental.
Questão: 369238 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PA Cargo: Auditor de Controle Externo - Área Fiscalização: Contabilidade -
Cargo 23
198- O auditor deve preparar respostas gerais para tratar dos riscosque podem advir de distorções relevantes constatadas
naauditagem de demonstrações contábeis. Esse procedimentocontribuirá para que o auditor defina e execute
procedimentosapropriados, como testes e investigações, com o objetivo deobter evidências de auditoria.
a) Certo
b) Errado
Página 44/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369237 Ano: 2016 Banca: IF-TO Instituição: IF-TO Cargo: Auditor
199- Das alternativas abaixo, assinale aquela que melhorrepresenta o conceito de evidência de auditoria:
a) Documentos oficiais emitidos pelo auditado ou elaborados pelo auditor para embasar seu Relatório.
b) Todo e qualquer documento que o auditor tem acesso durante os trabalhos de auditoria, independentemente de constarem
dos papéis de trabalho.
c) Registros em meio físico ou digital, desde que atestados pelo auditado, que fundamentam as constatações dos relatórios
de auditoria.
d) Informações válidas, relevantes, apropriadas e suficientes utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se
fundamentam sua opinião.
e) Informações obtidas de fontes externas que, por meio de processo de triangulação, confirmam as constatações dos
trabalhos de auditoria.
Questão: 369236 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: DPU Cargo: Contador
200- Enquanto no setor privado a auditoria interna pode se limitarà verificação da economicidade e da eficiência da
entidadeauditada, no setor público, além dessa verificação, a auditoriainterna deve avaliar também informações contábeis.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369235 Ano: 2016 Banca: ESAF Instituição: ANAC Cargo: Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 4
201- Auditorias de regularidade visam examinar a legalidadee a legitimidade de atos de gestão quanto aos aspectoscontábil,
financeiro, orçamentário e patrimonial. Já asauditorias de natureza operacional objetivam examinara economicidade,
eficiência, eficácia e efetividade deorganizações, programas e atividades governamentais,com a finalidade de avaliar seu
desempenho e depromover o aperfeiçoamento da gestão da coisa pública.Considerando as características das auditorias
deregularidade (ou de conformidade) e as de naturezaoperacional, assnale a opção correta.
a) Auditoria de natureza operacional não geram achados.
b) As propostas de recomendação e de determinações devem indicar a forma de como deve o gestor promover as ações para
a solução do problema detectado.
c) Não cabe aplicação de sigilo a informações produzidas ou custodiadas ao longo de auditorias de natureza operacional.
d) A realização de uma auditoria de regularidade pode derivar dos trabalhos de uma auditoria operacional.
e) Em auditorias operacionais é regra submeter o relatório preliminar aos comentários dos gestores, mas, emauditorias de
regularidade, tal procedimento é vedado.
Questão: 369234 Ano: 2016 Banca: ESAF Instituição: ANAC Cargo: Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 4
202- Leia o seguinte texto: "Todo trabalho de Auditoria deveser documentado de modo a assegurar sua revisão e
amanutenção das informações obtidas. Os denominados"papeis de trabalho" constituem a documentação queevidencia todo o
trabalho desenvolvido pelo Auditor".Avalie as sentenças abaixo, no que se refere ao conceitode "papel de trabalho", e assinale
a opção correta.I. Pode ter sido preparado por terceiros.II. Pode ser classificado como transitório ou permanente.III. Pode ter
sido armazenado em meio óptico (CD-rom).
a) I, apenas.
b) I, II, apenas.
c) I, II, III estão corretas.
d) II, III, apenas.
e) I, III, apenas.
Página 45/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369233 Ano: 2016 Banca: FGV Instituição: Prefeitura de Cuiabá - MT Cargo: Auditor Fiscal Tributário da Receita Municipal Prova I
203-Um auditor precisa avaliar os estoques de entidade auditada.As opções a seguir apresentam possíveis procedimentos
deauditoria para lidar com riscos avaliados de distorção relevantedecorrente de fraude em relação à quantidade do estoque,à
exceção de uma. Assinale-a.
a) Examinar os registros de estoque da entidade, identificando os locais que exigem atenção específica durante ou após a
contagem física do estoque.
b) Realizar contagens físicas de estoque em datas pré-agendadas e traçar um cronograma escalonado para contagens
físicas de estoques em diferentes localidades.
c) Conduzir contagens de estoque no fim ou perto do fim do período de reporte.
d) Executar procedimentos adicionais durante a observação da contagem física de estoques, como examinar mais
rigorosamente o conteúdo de itens encaixotados.
e) Comparar as quantidades para o período corrente com períodos anteriores por classe ou categoria de estoque, local ou
outros critérios, ou comparação de quantidades contadas com registros de estoques.
Questão: 369232 Ano: 2016 Banca: FGV Instituição: Prefeitura de Cuiabá - MT Cargo: Auditor Fiscal Tributário da Receita Municipal Prova I
204- De acordo com a NBC 200, Objetivos Gerais do AuditorIndependente e a Condução da Auditoria em Conformidade
comas Normas de Auditoria, assinale a opção que indica os objetivosgerais do auditor ao conduzir a auditoria das
demonstraçõescontábeis.
a) Obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante e apresentar relatório
sobre elas.
b) Identificar fraudes nas demonstrações contábeis e aprimorar o controle interno para que novas fraudes não aconteçam.
c) Detectar erros nas demonstrações contábeis e instruir a administração e os responsáveis pela governança, de modo que
novos erros sejam evitados.
d) Apresentar um relatório com parecer que reflita sua opinião sobre as demonstrações contábeis apresentadas e assegurar
que elas estão livres de fraudes.
e) Dar uma opinião imparcial sobre as demonstrações contábeis e assegurar que estas estão livres de fraudes e de erros.
Questão: 369231 Ano: 2016 Banca: FGV Instituição: IBGE Cargo: Analista - Auditoria
205- De acordo com as Normas Internacionais para a PráticaProfissional de Auditoria Interna, emitidas pelo Institute ofInternal
Auditors, ao elaborar um código de auditoria interna, adescrição da natureza dessa auditoria, bem como seus critériosde
qualidade devem ser baseados nas normas:
a) de atributos;
b) de desempenho;
c) de implantação;
d) de gestão;
e) de observância.
Questão: 369230 Ano: 2016 Banca: FCC Instituição: Copergás - PE Cargo: Analista Contábil
206- A Companhia de Transportes Urbanos e Interurbanos do Estado visando à renovação da frota, no exercício de 2015,
comprou20 ônibus novos. Na auditoria das demonstrações contábeis da empresa, o Auditor ao examinar a transação de
compra dosônibus, segundo as Normas Brasileiras de Auditorias ? NBC TAs, aplicou o procedimento de auditoria denominado
a) observação.
b) revisão.
c) materialidade.
d) avaliação.
e) inspeção.
Página 46/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369229 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-SC Cargo: Conhecimentos Básicos - Exceto para os cargos 3 e 6
207- Os lançamentos propostos pelo auditor devem constar de seuspapéis de trabalho, de modo que, por exemplo, se o
auditadoefetuar pagamentos antecipados a fornecedores, debitandofornecedores, o auditor deverá propor um lançamento
deajuste, a débito de fornecedores e a crédito de adiantamentosa fornecedores, para efeito de apresentação apropriada
dasdemonstrações contábeis.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369228 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-SC Cargo: Conhecimentos Básicos - Exceto para os cargos 3 e 6
208- Embora as técnicas de trabalho das auditorias interna e externanão apresentem diferenças fundamentais, a auditoria
internagoza de maior credibilidade perante os usuários do campoexterno da empresa, por conhecer melhor a situação desta e
pordispor de informações mais detalhadas. Em compensação,a auditoria externa está mais habilitada a perceber
asineficiências de ordem administrativa e operacional.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369227 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PA Cargo: Auditor de Controle Externo - Conhecimentos Básicos - Cargos 20 a
23 e de 27 a 31
209- O monitoramento, um instrumento de fiscalização previstopelo TCU em seu regimento interno, é considerado
essencialpara assegurar a eficácia das decisões desse tribunal e osresultados delas decorrentes.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369226 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PA Cargo: Auditor de Controle Externo - Conhecimentos Básicos - Cargos 3 e 6
210- De acordo com a INTOSAI, ceticismo profissional é umaatitude de descrença e contestação que deve ser
mantida,durante toda a auditoria, na avaliação da suficiência e daidoneidade da evidência obtida.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369225 Ano: 2016 Banca: Quadrix Instituição: CRQ 18° Região - PI Cargo: Técnico em Contabilidade
211- Evidência de auditoria é o conjunto de informaçõesutilizadas pelo auditor como base para fundamentar suaopinião a
respeito das Demonstrações Contábeis. As fontesde evidência a disposição do auditor na empresa sãocitadas nas Normas de
Auditoria. A colaboração escrita porterceiros em relação a determinadas informações deinteresse, sendo aplicada a
fornecedores, prestadores deserviços, bancos, clientes e advogados refere-se a quaisdestas fontes de evidência?
a) Evidência por Representação.
b) Evidência de Confirmação.
c) Evidência Física.
d) Evidência Documental.
e) Evidência Testemunhal.
Página 47/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369224 Ano: 2016 Banca: FCM Instituição: IF Sudeste - MG Cargo: Técnico em Contabilidade
212- Sobre a emissão de opinião do auditor, acerca das demonstra-ções contábeis e das notas explicativas elaboradas pela
entidade,analise as afirmativas:I- O auditor responde solidariamente pela elaboração das demonstraçõescontábeis, objetos de
auditoria.II- O auditor emitirá sua opinião através de um relatório: semressalva, com ressalva, com opinião adversa ou com
absten-ção de opinião.III- O auditor emitirá um relatório com parágrafos de ênfasesquando houver algum evento material
relevante distorcido eque não enseje a emissão de opinião com ressalva, adversa oucom abstenção de opinião.IV- O auditor
emitirá um relatório com ressalva quando houver,em algum aspecto, um evento materialmente distorcido, porémnão
generalizável, e que não enseje emissão de opiniãoadversa ou com abstenção de opinião.São corretas as afirmativas
a) I e II.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
Questão: 369223 Ano: 2016 Banca: FCM Instituição: IF Sudeste - MG Cargo: Auditor
213- O Centro de Estudos Socioeconômicos inaugurou em maio/2016o Laboratório de Análise Socioeconômica do Norte
Mineiro. O laboratórioconta com equipamentos de processamento de dadosde alta performance e com funcionamento 24h e
será utilizadopor pesquisadores das áreas de Economia, Contabilidade, Administraçãoe Sociologia. Os equipamentos
custaram $ 5 milhões dereais, sendo que foram gastos mais $ 500 mil reais em consultoriaespecializada para a montagem e
colocação dos equipamentosem funcionamento. Sabe-se ainda que os equipamentos serãopagos em parcelas de $ 100.000
ao longo de 60 meses. Considerandoainda que a taxa de depreciação por quotas constantes éde 20%, o valor reconhecido no
Ativo Imobilizado da entidade ea depreciação a ser reconhecida no 1º ano são, respectivamente,
a) $ 5 milhões no imobilizado e 1,1 milhões em depreciação.
b) $ 5 milhões no imobilizado e $ 1,0 milhão em depreciação.
c) $ 5,5 milhões no imobilizado e 1,0 milhão em depreciação.
d) $ 5,5 milhões no imobilizado e 1,1 milhões em depreciação.
e) $ 6 milhões no imobilizado e $ 1,2 milhões em depreciação.
Questão: 369221 Ano: 2016 Banca:FCM Instituição: IF Sudeste - MG Cargo: Auditor
214- O objetivo do auditor é verificar sobre a adequação das demonstraçõescontábeis, emitindo uma opinião fundamentada
em evidênciascoletadas ao longo da execução do trabalho. Para a obtençãodas evidências que possibilitem a adequada
opinião, oauditor poderá utilizar os seguintes procedimentos:
a) Confirmação, recálculo, reexecução e inclusão.
b) Observação, confirmação, recálculo e exclusão.
c) Inspeção, observação, reconsideração e reexecução.
d) Inspeção, observação, reexecução e procedimentos analíticos.
e) Inspeção, observação, confirmação e reprocessamento integral.
Questão: 369219 Ano: 2016 Banca: CFC Instituição: CFC Cargo: 1º Exame - Bacharel em Ciências Contábeis
215- Com base nas Normas Brasileiras de Auditoria, em relação àconcordância com os termos de trabalho de Auditoria e as
condiçõesprévias para uma auditoria, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinalea opção CORRETA.
I. O auditor independente deve determinar se a estrutura de relatóriofinanceiro a ser aplicada na elaboração das
demonstrações contábeisé aceitável.
II. O auditor independente deve obter a concordância da administraçãode que ela reconhece e entende sua responsabilidade
pela elaboraçãodas demonstrações contábeis de acordo com a estrutura de relatóriofinanceiro aplicável, incluindo, quando
relevante, sua adequadaapresentação.
III. O auditor independente deve obter a concordância da administraçãode que ela reconhece e entende sua responsabilidade
pelo controleinterno que a administração determinou como necessário para permitira elaboração de demonstrações contábeis
livres de distorçõesrelevantes, independentemente se causadas por fraude ou erro.
Está(ão) CORRETO(S ) o(s ) item(ns):
a) II e III, apenas.
b) I, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, II e III.
Página 48/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369218 Ano: 2016 Banca: FCC Instituição: Copergás - PE Cargo: Analista Contábil
216- Na auditoria independente das demonstrações contábeis do exercício de 2015 de determinada empresa estatal do
Governo doEstado, o auditor constatou que na conta de ?Duplicatas a Receber?, há uma diferença de R$ 2.596.000,00 a
maior no saldocontábil. A diferença refere-se a duas duplicatas pagas, mediante cheques, por determinado cliente no mês de
dezembro edepositado no mês fevereiro do ano subsequente. Em seu julgamento o Auditor considerou que as demonstrações
contábeisapresentam distorções relevantes, mas não generalizadas. Assim, segundo as NBC 705, deve o Auditor
a) emitir uma opinião adversa.
b) abster-se de emitir uma opinião.
c) emitir uma opinião pela regularidade, com recomendação.
d) emitir uma opinião com ressalva.
e) considerar o saldo da conta ?Duplicatas a Receber? irregular no exercício de 2015.
Questão: 369217 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
217- Sugerir procedimentos para promover a integração do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal com
outrossistemas da Administração Pública Federal é competência
a) da Secretaria Federal de Controle Interno.
b) da Secretaria de Controle Interno da Casa Civil.
c) da Comissão de Coordenação de Controle Interno.
d) das Secretarias de Controle Interno.
e) da Controladoria-Geral da União.
Questão: 369216 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
218- Documentos, informações e demonstrativos de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional ou
patrimonial,organizado para permitir a visão sistêmica do desempenho e da conformidade da gestão dos responsáveis por
uma ou maisunidades jurisdicionadas durante um exercício financeiro, compõem o
a) processo de contas ordinárias.
b) processo de contas extraordinárias.
c) relatório de metas e riscos fiscais.
d) relatório de controle interno.
e) relatório de gestão.
Questão: 369215 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
219- São bens da União:I - os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva;
II - o mar territorial;
III - os terrenos de marinha e seus acrescidos;
IV - os potenciais de energia hidráulica;
V - os recursos minerais, inclusive os do subsolo;
VI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios;
VII - as águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito, ressalvadas, neste caso, na forma da lei, as
decorrentes de obras da União.
a) I, II, III, IV, V e VI.
b) I, II, III, IV, VI e VII.
c) I, II, III, V, VI e VII.
d) II, III, IV, V, VI e VII.
e) I, III, IV, V, VI e VII.
Página 49/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369214 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
220- São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:I - expor os
fatos conforme a verdade;
II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;
III - não agir de modo temerário;
IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos;
V - formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo
órgãocompetente.
Está correto o que se afirma apenas em
a) I, II, III e V.
b) II, III, IV e V.
c) I, II, III e IV.
d) I, II, IV e V.
e) II, III e V.
Questão: 369213 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IFPA Cargo: Auditor
221- Ao Tribunal de Contas da União, órgão de controle externo, compete, nos termos da Constituição Federal e na
formaestabelecida na lei 8.443, de 16 de julho de 1992,
a) elaborar e alterar seu Regimento Externo.
b) eleger seu Presidente ou seu Vice-Presidente, e dar-lhe posse.
c) conceder licença, férias e outros afastamentos aos ministros, auditores e membros do Ministério Público junto ao Tribunal,
dependendo de inspeção por junta médica a licença para tratamento de saúde por prazo superior a seis meses.
d) propor ao Congresso Nacional a fixação de vencimentos dos ministros, deputados, senadores e auditores e membros do
Ministério Público junto ao Tribunal.
e) organizar sua Secretaria, na forma estabelecida no Regimento Externo, e prover-lhe os cargos e empregos, observada a
legislação pertinente.
Questão: 369211 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IF-BAIANO Cargo: Auditor
222- O relatório da auditoria interna NÃO deve abordar
a) o objetivo e a extensão dos trabalhos.
b) a metodologia adotada.
c) os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extensão.
d) eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria.
e) a descrição dos fatos constatados e as evidências não encontradas.
Questão: 369210 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IF-BAIANO Cargo: Auditor
223- Não constitui finalidade do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
a) avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos
da União.
b) comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência da gestão orçamentária, financeira e
patrimonial nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por
entidades de direito privado.
c) exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.
d) exercer o controle financeiro, assim como o controle do equilíbrio orçamentário.
e) apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
Página 50/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369209 Ano: 2016 Banca: FUNRIO Instituição: IF-BAIANO Cargo: Auditor
224- De acordo com a lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, o administrado tem os seguintes direitos perante a
administração,sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores,
que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimentode suas obrigações.II- expor os fatos conforme a verdade.III
- ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos,
obtercópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas.IV - formular alegações e apresentar
documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgãocompetente.V - não agir de modo
temerário.VI - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.Está
correto o que se afirma apenas em
a) I, II, IV e V.
b) III, IV, V e VI.
c) II, III, V e VI.
d) II, III, IV e V.
e) I, III, IV e VI.
Questão: 369208 Ano: 2016 Banca: FCC Instituição: TRF - 3ª REGIÃO Cargo: Analista Judiciário - Contadoria
225- Um auditor independente verificou que o valor de uma demonstração contábil, antes da auditoria, era diferente daquele
exigidode acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável. Nos termos da NBC TA 200, a possibilidade dessa diferença
serrelevante é considerada um risco de
a) auditoria.
b) distorção relevante.
c) asseguração razoável.
d) derivado do julgamento profissional.
e) derivado do ceticismo profissional.
Questão: 369207 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PA Cargo: Auditor de Controle Externo - Área Administrativa: Contabilidade -
Cargo 6
226- A qualidade da evidência de auditoria é medida pela suasuficiência, que é composta por aspectos como a relevância ea
confiabilidade da informação que dará suporte às conclusõesdo auditor.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369206 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PA Cargo: Auditor de Controle Externo - Conhecimentos Básicos - Cargos 20 a
23 e de 27 a 31
227- O nível aceitável de risco de detecção está diretamenterelacionado com os riscos avaliados de distorção relevante
nonível da afirmação. Desse modo, quanto menores forem osriscos de distorção relevante que o auditor pensa existir,
menorserá o risco de detecção que pode ser aceito.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369205 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PA Cargo: Auditor de Controle Externo - Conhecimentos Básicos - Cargos 3 e 6
228- Os auditores do setor público podem assessorar ou prestarserviços distintos de auditoria a uma entidade auditada,
mas,em todos os casos, estão impedidos de assumirresponsabilidade na gestão dos negócios, que é de competênciados
dirigentes da entidade.
a) Certo
b) Errado
Página 51/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369204 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PA Cargo: Auditor de Controle Externo - Área Fiscalização: Contabilidade -
Cargo 23
229- No planejamento da auditoria de demonstrações contábeis, oauditor deve definir uma estratégia global para o trabalho
epreparar documentação que permita que qualquer usuárioentenda os procedimentos a serem executados para ocumprimento
das normas de auditoria.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369203 Ano: 2016 Banca: ESAF Instituição: ANAC Cargo: Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 4
230- Por meio da utilização de técnicas e de procedimentos deauditoria, busca-se a produção de evidências que
possamcomprovar os achados de auditoria. São atributos dasevidências: a validade, a confiabilidade, a relevância e
asuficiência.Avalie as seguintes sentenças que se referem ao conceitode "evidência" em auditoria:I. Informações
circularizadas podem se tornar evidências.II. A realização de cálculos é uma forma de compor umaevidência.III. Os custos
para a produção de uma evidência nãodevem ser levados em consideração durante ostrabalhos de auditoria.Sobre as
sentenças acima, é correto afirmar que:
a) todas estão corretas.
b) apenas I e III estão corretas.
c) apenas I e II estão corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) todas estão incorretas.
Questão: 369202 Ano: 2016 Banca: ESAF Instituição: ANAC Cargo: Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 4
231- A investigação de um universo que compõe o objetode uma auditoria possui natureza antieconômica. Oscustos de uma
ação de controle devem ser compatíveiscom os benefícios dela decorrentes. Considerando-seos benefícios decorrentes da
aplicação de princípiosestatísticos à determinação do espaço amostral, dotamanho da amostra e do erro amostral tolerado,
aaplicação de técnicas de amostragem é ferramenta degrande valia na realização de auditorias de regularidade(conformidade)
como naquelas de natureza operacional.Sobre as técnicas de amostragem, é correto afirmar que:
a) as amostras probabilísticas podem ser estratificadas.
b) o erro amostral somente pode ser definido após os procedimentos de coleta das informações-base.
c) amostragens não probabilísticas não têm valor como ferramenta de auditoria.
d) amostragem não aleatória tem natureza probabilística.
e) serão sempre mais precisas do que procedimentos censitários.
Questão: 369201 Ano: 2016 Banca: ESAF Instituição: ANAC Cargo: Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 4
232- Quando da elaboração da Matriz de Achados, o Auditordeve descrever cada Achado com base em várioselementos.
Exemplos: a descrição ou o título do Achado,a situação encontrada, evidências, efeitos reais oupotenciais, entre
outros.Indique, entre as opções abaixo, aquela que não se aplicaao conceito de "Achado de Auditoria":
a) pode ser avaliado como irregularidade.
b) pode ser avaliado como impropriedade.
c) deve ser relevante.
d) pode indicar boas práticas de gestão.
e) deve ter sua existência prevista no escopo de auditoria.
Página 52/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369200 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Contabilidade
233- Nas empresas de auditoria, o monitoramento destina-se a garantirque o controle de qualidade seja efetivo. Para
concretizar esseobjetivo, o(s) responsável(is) pela execução do monitoramentodeve(m)
a) tratar de maneira apropriada as reclamações e alegações de que o trabalho realizado pela empresa não está de acordo
com as normas técnicas.
b) requerer que as pessoas que executarão a revisão do controle de qualidade de determinados trabalhos não sejam
envolvidas na inspeção desses mesmos trabalhos.
c) comunicar os requisitos de independência da empresa a seu pessoal e, quando aplicável, a outras pessoas sujeitas a ela.
d) identificar e avaliar circunstâncias e relações que criem ameaças à independência, e tomar as medidas apropriadas.
e) aplicar medidas disciplinares contra aqueles que deixarem de cumprir políticas e procedimentos da empresa,
especialmente os reincidentes.
Questão: 369199 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Contabilidade
234- Acerca dos instrumentos de fiscalização, assinale a opção correta.
a) Inspeção é o instrumento de fiscalização que examina a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão e avalia o
desempenho das organizações auditadas.
b) Auditoria consiste no instrumento de fiscalização utilizado para suprir omissões e lacunas de informações, esclarecer
dúvidas ou apurar denúncias quanto à organização auditada.
c) O levantamento tem como função o acúmulo de informações acerca do funcionamento da instituição e dos objetos a serem
auditados.
d) O monitoramento é o instrumento de fiscalização empregado para examinar e avaliar, ao longo de período predeterminado,
o desempenho da organização auditada.
e) O acompanhamento corresponde ao instrumento de fiscalização utilizado pelo tribunal de contas para a verificação do
cumprimento de suas deliberações e dos resultados delas advindos.
Questão: 369198 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Contabilidade
235- No que tange ao exercício profissional da auditoria, de acordo coma INTOSAI, assinale a opção correta.
a) O parecer pleno será emitido pelo auditor mesmo quando houver incertezas relacionadas às demonstrações contábeis.
b) O auditor deverá emitir o parecer adverso quandorestrições à execução de sua atividade o impedirem de obter evidências
suficientes acerca da veracidade das demonstrações contábeis.
c) A integridade constitui um dos princípios de conduta do profissional de auditoria: ele deve valer-se de honradez e
imparcialidade na execução de seu trabalho.
d) O auditor, a fim de chamar a atenção do leitor para determinados pontos importantes de seu relatório de auditoria, vale-se
do denominado parágrafo de epíteto.
e) São três as exigências éticas para o exercício profissional do auditor: integridade; independência e objetividade; e
publicidade.
Questão: 369197 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-PR Cargo: Analista de Controle - Contabilidade
236- Assinale a opção correta, a respeito de governança no setor público.
a) As instâncias externas de governança responsáveis pelo exercício de fiscalização e controle são autônomas, mas podem
depender de outras organizações.
b) As instâncias internas de governança responsáveis pela avaliação de estratégias e políticas e pelo monitoramento de
conformidade estão impedidas de atuar nas situações em que desvios forem identificados.
c) No setor público, a governança é analisada sob três perspectivas: sociedade e Estado; atividades extraorganizacionais; e
órgãos e entidades.
d) A auditoria é entendida como um instrumento de verificação da governança.
e) Um dos princípios de governança no setor público, a prestação de contas por responsabilidade conferida ao gestor público
será obrigatória apenas em determinadas situações.
Página 53/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369196 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
237- Colegiados constituídos majoritariamente por membrosexternos à entidade prejudicam os trabalhos do conselho
deadministração e do comitê de auditoria, uma vez que membrosexternos são alheios à cultura da organização e
interagempouco com a entidade e seus empregados.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369195 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
238- O planejamento de uma auditoria inicia-se somente com aconcretização do contrato de serviço de
auditoria,encerrando-se no momento em que o auditor independenteestabelecer que os trabalhos preliminares estejam
completos.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369194 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
239- O ceticismo profissional é uma postura que alerta o auditorpara a existência de possíveis fraudes na empresa auditada.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369193 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
240- Os procedimentos analíticos fornecem evidências de auditoriaacerca da forma como a empresa auditada executa
determinadoprocesso ou procedimento.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369192 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
241- Na avaliação do sistema de controle interno, o objetivoprincipal do auditor independente é identificar falhas
nessesistema; se julgar necessário, o auditor pode recomendarajustes na forma como a empresa auditada atua, visando
àproteção do patrimônio.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369191 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: FUNPRESP-JUD Cargo: Analista de Controle Interno - Auditoria
242- Comentar sobre as demonstrações contábeis nos relatórios deauditoria e fornecer opinião sobre a eficácia do
controleinterno são atribuições que integram os objetivos gerais doauditor.
a) Certo
b) Errado
Página 54/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369190 Ano: 2016 Banca: Quadrix Instituição: CRQ 18° Região - PI Cargo: Técnico em Contabilidade
243- A Resolução CFC 1203/09 ? Objetivos Gerais do AuditorIndependente e a Condução da Auditoria em Conformidadecom
Normas de Auditoria apontam os Requisitos éticosrelacionados à auditoria das demonstrações contábeis. Oato de planejar e
executar a auditoria, reconhecendo quepodem existir circunstâncias que causam distorçõesrelevantes nas demonstrações
contábeis é chamado de:
a) julgamento de profissional.
b) risco de auditoria.
c) condução da auditoria em conformidade com as normas.
d) alcance de auditoria.
e) ceticismo profissional.
Questão: 369187 Ano: 2016 Banca: FGV Instituição: Prefeitura de Cuiabá - MT Cargo: Auditor Fiscal Tributário da Receita Municipal Prova I
244- O planejamento da auditoria deve definir a estratégia do trabalhoe desenvolver o plano de auditoria.Sobre o
planejamento da auditoria, assinale a afirmativa correta.
a) O planejamento é uma fase isolada, que termina com o início do trabalho de auditoria.
b) A experiência anterior dos membros-chave da equipe de trabalho com a entidade não influenciam a natureza e a extensão
das atividades de planejamento.
c) A estratégia global e o plano de auditoria são de responsabilidade do auditor e da administração da entidade auditada.
d) A estratégia global deve definir o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano.
e) Uma vez iniciada a auditoria, devem permanecer inalterados a estratégia global e o plano de auditoria.
Questão: 369186 Ano: 2016 Banca: FGV Instituição: Prefeitura de Cuiabá - MT Cargo: Auditor Fiscal Tributário da Receita Municipal Prova I
245- Os princípios fundamentais de ética profissional, quando dacondução de auditoria de demonstrações contábeis,
estãoimplícitos no Código de Ética Profissional do Contabilista e naNBC PA 01, que trata do controle de qualidade.Assinale a
opção que indica alguns dos princípios fundamentaisda ética profissional relevantes para o auditor de acordo com anorma
vigente no Brasil.
a) Competência, comportamento profissional e tempestividade.
b) Conduta profissional, zelo e representatividade.
c) Integridade, objetividade e confidencialidade.
d) Representatividade, objetividade e tempestividade.
e) Comportamento profissional, confidencialidade e transparência.
Questão: 369185 Ano: 2016 Banca: IDECAN Instituição: UFPB Cargo: Contador
246- De acordo com a NBC TA 705, quando o auditor deparar com uma distorção cujo efeito seja relevante e
generalizadosobre as demonstrações contábeis, deverá ser emitida uma opinião modificada. Com base no exposto, assinale
aalternativa correspondente ao tipo de opinião modificada que deverá ser emitida pelo auditor independente.
a) Opinião adversa.
b) Parágrafo de ênfase.
c) Opinião com ressalva.
d) Abstenção de opinião.
Página 55/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369184 Ano: 2016 Banca: FGV Instituição: IBGE Cargo: Analista - Auditoria
247- Ao elaborar um relatório de auditoria, um auditor deixou dedivulgar um fato material do qual tinha conhecimento, que,
casofosse divulgado, poderia distorcer o relatório apresentado sobreas atividades da entidade auditada.Essa postura do
auditor está em desacordo com o seguinteprincípio do Código de Ética do Institute of Internal Auditors:
a) competência;
b) confidencialidade;
c) integridade;
d) materialidade;
e) objetividade.
Questão: 369183 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-SC Cargo: Auditor Fiscal de Controle Externo - Contabilidade
248- O público-alvo dos relatórios contábil-financeiros de propósitogeral são, primariamente, os órgãos reguladores.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369182 Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: TCE-SC Cargo: Conhecimentos Básicos - Exceto para os cargos 3 e 6
249- A abrangência da auditoria de gestão pública transcende oconceito tradicional, pois, entre outros aspectos, não
serestringe à mera verificação a posteriori, nem às questões decaráter estritamente legal; está voltada para a economicidade,a
eficiência, a eficácia e a efetividade da aplicação dosrecursos públicos.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369181Ano: 2016 Banca: CESPE Instituição: DPU Cargo: Contador
250- O principal objetivo do auditor interno é obter achados quepermitam fundamentar as evidências acerca dos
procedimentosde auditoria aplicados.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369506 Ano: 2015 Banca: FGV Instituição: TCM-SP Cargo: Agente de Fiscalização - Administração
251- Uma determinada entidade está sendo investigada apósdenúncias de envolvimento de funcionários em esquemas
decorrupção e desvios de verbas. Com isso, o conselho deadministração da entidade solicitou uma auditoria paradeterminar
se as atividades financeiras e operacionais dosegmento de distribuição estão obedecendo às regras que lhe sãoaplicáveis.
Esse tipo de auditoria solicitada pelo conselho de administraçãoda entidade é denominado auditoria:
a) contábil;
b) de gestão;
c) de processos;
d) especial;
e) operacional.
Página 56/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369505 Ano: 2015 Banca: FGV Instituição: TCM-SP Cargo: Agente de Fiscalização - Administração
252- Na determinação da extensão dos testes de auditoria, em geral, oauditor emprega técnicas de amostragem, porém
essasapresentam alguns riscos. Acerca dos riscos de amostragem,avalie as afirmativas a seguir.
I) O nível do risco de amostragem que o auditor está disposto aaceitar dos resultados afeta o tamanho da amostra.
II) O auditor está sujeito aos riscos de amostragem tanto nostestes substantivos quanto nos testes de observância.
III) Os riscos de superavaliação de confiabilidade e o risco deaceitação incorreta afetam a eficiência da auditoria, pois em
geralconduzem o auditor a realizar trabalhos adicionais.
IV) Os riscos de subavaliação da confiabilidade e o risco derejeição incorreta afetam a eficácia da auditoria e têm
maisprobabilidade de conduzir a uma conclusão errônea.
É correto o que se afirma em:
a) somente I e II;
b) somente II e III;
c) somente III e IV;
d) somente I, II e IV;
e) I, II, III e IV.
Questão: 369504 Ano: 2015 Banca: FGV Instituição: TJ-PI Cargo: Analista Judiciário - Auditor
253- Os papéis de trabalho constituem a documentação preparadapelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria;
suaguarda é responsabilidade do (a):
a) auditor responsável;
b) auditoria interna;
c) administração da entidade auditada;
d) contador da entidade auditada;
e) conselho fiscal.
Questão: 369503 Ano: 2015 Banca: CESPE Instituição: TCE-RN Cargo: Inspetor de Controle Externo - Tecnologia da Informação - Cargo 5
254- Na auditoria de contas a receber, é relevante examinar oscréditos a essa conta que não sejam feitos em dinheiro.
Pode-sesimular uma devolução de mercadoria ou dar baixa em umaconta supostamente incobrável, desviando-se o
dinheiroefetivamente recebido.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369502 Ano: 2015 Banca: CESPE Instituição: TCE-RN Cargo: Inspetor de Controle Externo - Tecnologia da Informação - Cargo 5
255- Entre as evidências buscadas pelo auditor para chegar aconclusões fundamentadas, é possível citar as
indicaçõesfinanceiras como reveladoras de possíveis riscos àcontinuidade, como, por exemplo, substituição da prática
depagamentos a vista por transações a crédito com osfornecedores.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369501 Ano: 2015 Banca: CESPE Instituição: TCE-RN Cargo: Inspetor de Controle Externo - Administração, Direito, Contabilidade
ou Economia - Cargo 3
256- Entre as evidências buscadas pelo auditor para chegar aconclusões fundamentadas, é possível citar as
indicaçõesfinanceiras como reveladoras de possíveis riscos àcontinuidade, como, por exemplo, substituição da prática
depagamentos a vista por transações a crédito com osfornecedores.
a) Certo
b) Errado
Página 57/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369500 Ano: 2015 Banca: FGV Instituição: TJ-PI Cargo: Analista Judiciário - Contador
257- De acordo com as Normas internacionais para a práticaprofissional de auditoria interna, emitidas pelo Institute ofInternal
Auditors, a avaliação do ambiente de controle écomponente essencial para se atingir os principais objetivos dosistema de
controle interno. São elementos constituintes doambiente de controle, EXCETO:
a) atividades de controle sobre a tecnologia;
b) atribuição de autoridade e responsabilidade;
c) estilo operacional da administração;
d) integridade e valores éticos;
e) políticas e práticas de recursos humanos
Questão: 369499 Ano: 2015 Banca: CESPE Instituição: TCU Cargo: Auditor Federal de Controle Externo - Auditoria Governamental
258- Ao emitir parecer com abstenção de opinião para asdemonstrações contábeis de uma entidade, o auditor não
estaráisento da responsabilidade de mencionar, no parecer, qualquerdesvio que possa influenciar a decisão do usuário
dasdemonstrações, independentemente da relevância ou damaterialidade desse desvio.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369498 Ano: 2015 Banca: CESPE Instituição: TCU Cargo: Auditor Federal de Controle Externo - Conhecimentos Gerais
259- A evidência de auditoria engloba tanto a informação querespalda e corrobora as manifestações da administração
daentidade auditada quanto a informação que as contradiz.
a) Certo
b) Errado
Página 58/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369497 Ano: 2015 Banca: EXATUS-PR Instituição: BANPARÁ Cargo: Contador
260- Avaliação de risco dos controles internos:Com base na NBC TA 200 ? Objetivos geraisdo auditor independente e a
condução daauditoria em conformidade com normas deauditoria, relacione a primeira coluna com asegunda:1ª COLUNA
(1) As demonstrações contábeis sujeitas àauditoria são...
(2) Risco de auditoria é uma função...
(3) O objetivo da auditoria é...
(4) Risco de distorção relevante...
(5) Para que o auditor possa apresentar suaopinião em relação as demonstraçõescontábeis, ele deve ter...
(6) O risco de distorção relevante no nível daafirmação consistem em dois componentes...
(7) O conceito de materialidade é aplicado peloauditor...
(8) O auditor deve planejar e executar aauditoria com...
(9) As limitações inerentes de uma auditoriaoriginam-se...
(10) As responsabilidades da administração daempresa auditada são...
2ª COLUNA
( ) aumentar o grau de confiança nasdemonstrações contábeis por parte dosusuários.
( ) elaborar as demonstrações contábeisem conformidade com a estruturaestabelecidas pela Lei 6.404/76 e NBCs.Desenhar e
ter controles internos livres dedistorção relevante, independente de erro oufraude, permitir que o auditor tenha acesso atodas
as informações e documentosnecessários para a auditoria e estar àdisposição para fornecer informaçõesadicionais.
( ) da natureza das informaçõescontábeis, da natureza dos procedimentos deauditoria e da necessidade de que a auditoriaseja
conduzida dentro de um período detempo razoável e a um custo razoável.( ) risco inerente e risco de controle.Inerente são os
riscos constantes nos saldosdas contas das demonstrações contábeis e decontrole são os riscos encontrados noscontroles
internos das organizações.
( ) pode existir em dois níveis: no nívelgeral da demonstração contábil e no nível daafirmação para classes de transações,
saldoscontábeis e divulgações.
( ) as da entidade, elaboradas pela suaadministração, de acordo com a Lei nº 6.404/76e normas brasileiras de contabilidade,
comsupervisão geral dos responsáveis pelagovernança.
( ) independência, ética, ceticismo ejulgamento profissional.
( ) segurança razoável de que asdemonstrações contábeis como um todo estãolivres de distorções relevante, independentese
causadas por fraude ou erro.( ) no planejamento e na execução daauditoria, e na avaliação do efeito dedistorções identificadas
sobre a auditoria e dedistorções não corrigidas, se houver, sobre asdemonstrações contábeis.
( ) dos riscos de distorção relevante e dorisco de detecção.
Assinale a alternativa que corresponde aresposta correta:
a) 2, 5, 8, 4, 9, 10, 1, 7, 5 e 3.
b) 3,10, 9, 6, 4, 1, 8, 5, 7 e 2.
c) 1, 2, 8, 6, 5, 9, 10, 7, 3 e 4.
d) 8, 10, 7, 2, 3, 9, 6, 4, 1 e 5.
e) 6, 3, 4, 2, 1, 8, 7, 5, 10 e 9.
Questão: 369496 Ano: 2015 Banca: EXATUS-PR Instituição: BANPARÁ Cargo: Contador
261- Relatório de sugestões e recomendações:Uma das principais recomendações que oauditor faz ao contador gerencial, ao
términoda auditoria das contas: bancos contamovimento e de duplicatas a receber ouclientes é que ele classifique e evidencie
nobalanço, os direitos e obrigações queenvolvam cheques, respeitando a forma denegociação e a realização desses direitos
eobrigações. Com base nesta afirmação analiseas situações abaixo, considerando o exercícioatual de agosto de 2015:I - A
empresa Delta recebeu um cheque de umcliente pós-datado para 10 de novembro de2017
II - A empresa Delta emitiu um cheque para umfornecer para pagamento a vista e não foicompensado dentro do período.
III - A empresa Delta recebeu um cheque deum cliente a vista.
IV - A empresa Delta emitiu um cheque paraum fornecedor pós-datado para o dia 05 dejaneiro de 2017
V - A empresa Delta emitiu um cheque para umfornecedor pós-datado para o dia 03 de marçode 2016
É correto o que:
a) Classificam-se como ativo circulante as alternativas I e III.
b) Classifica-se como passivo não circulante a alternativa IV.
c) Classifica-se como passivo circulante alternativa IV.
d) Classificam-se como ativo não circulante as alternativas I e V.
e) Classifica-se no patrimônio Líquido.
Página 59/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369495 Ano: 2015 Banca: FCC Instituição: TCM-GO Cargo: Auditor de Controle Externo - Jurídica
262- As Normas de Auditoria, NAT do TCU apresentam recomendações referentes aos relatórios de auditoria. ?Apresentar,
entre outras, toda a informação e todos os elementos necessários para satisfazer os objetivos da auditoria, permitir a correta
compreensão dos fatos e situações relatadas, prover os usuários do relatório com uma compreensão suficientemente íntegra.
As relações entre objetivos, critérios, achados e conclusões precisam ser expressas de forma clara e íntegra, permitindo sua
verificação? é a característica de
a) tempestividade.
b) completude.
c) clareza.
d) convicção.
e) objetividade.
Questão: 369494 Ano: 2015 Banca: IESES Instituição: TRE-MA Cargo: Analista Judiciário - Contabilidade
263- Algumas das variáveis a respeito da decisão sobremodificação de opinião do auditor, relacionam-se com anatureza do
assunto que deu origem à modificação esobre a disseminação dos efeitos ou possíveis efeitos doassunto sobre as
demonstrações contábeis. De acordocom a Resolução CFC nº. 1.232/09, que aprova a NBCTA 705 ? Modificações na Opinião
do AuditorIndependente, assinale a alternativa correta com relaçãoaos três tipos de modificação de opinião possíveis:
a) Opinião com ressalva, opinião com outros assuntos e abstenção de opinião.
b) Opinião com ressalva, opinião com ênfase e abstenção de opinião.
c) Opinião com ressalva, opinião adversa e opinião com ênfase.
d) Opinião com ressalva, opinião adversa e abstenção de opinião.
Questão: 369493 Ano: 2015 Banca: AOCP Instituição: TRE-AC Cargo: Analista Judiciário - Contabilidade
264- Em relação ao Relatório de Auditoria, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. É um
instrumento formal e técnico por intermédio do qual a equipe de auditoria comunica o objetivo e as questões de auditoria, a
metodologia utilizada, os achados, as conclusões e a proposta de encaminhamento.
II. É um instrumento que apresenta a opinião fundamentada sobre determinado assunto, emitida pelo auditor.
III. É emitido com a formação da opinião de que o órgão ou a unidade auditada geriu os recursos públicos adequadamente,
observando os princípios de Legalidade, Legitimidade e Economicidade.
IV. Pode ser emitido sem ressalvas ou pleno; com ressalvas ou restritivo; adverso ou de irregularidade; com abstenção ou
negativa de opinião.
V, Deve ter como atributos clareza, concisão, convicção, exatidão, relevância, tempestividade e objetividade, completude e
convencimento,
a) Apenas I e III,
b) Apenas II e IV.
c) Apenas III e V.
d) Apenas I e V.
e) Apenas I, III e V.
Página 60/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369492 Ano: 2015 Banca: AOCP Instituição: TRE-AC Cargo: Analista Judiciário - Contabilidade
265- O risco de auditoria consiste no risco de o auditor emitir uma opinião equivocada a respeito de situações com
incorreções materialmente relevantes. Em relação aos riscos de auditoria, preencha as lacunas e assinale a alternativa
correta. I. _______ é a probabilidade inicial de ocorrência de anomalias, de irregularidade ou de erros significativos,
dependendo da atividade desenvolvida, da complexidade das operações, da competência e da integridade das estruturas de
gestão e da competência e adequação dos demais recursos humanos.
II. ___________ refere-se à possibilidade dos procedimentos de controle interno, adotados por uma entidade, não serem
suficientes para se detectar anomalias, irregularidades ou erros significativos nas respectivas operações, nas fases de
aprovação, execução ou conclusão.
III. __________ refere-se à possibilidade das anomalias, irregularidades erros significativos que não tenham sido detectados
elou corrigidos pelos procedimentos de controle interno de uma entidade não serem igualmente detectados pelo auditor.
a) I- Risco inerente / II- Risco de controle / III- Risco de detecção.
b) I- Risco inerente / II- Risco de detecção / III- Risco de controle.
c) I- Risco de controle / II- Risco inerente / III- Risco de detecção.
d) I- Risco de detecção / II- Risco de controle / III- Risco inerente.
e) I- Risco de detecção / II Risco inerente / III- Risco de controle.
Questão: 369491 Ano: 2015 Banca: FGV Instituição: TCM-SP Cargo: Agente de Fiscalização - Ciências Contábeis
266- Durante a execução de um trabalho de auditoria, o auditorresponsável precisa de informações mais detalhadas sobre
asuficiência dos seguros contratados pela empresa auditada para acobertura dos seus ativos.
Nessa situação, a técnica recomendada é a:
a) averiguação;
b) correlação;
c) circularização positiva;
d) circularização negativa;
e) inspeção de documentos.
Questão: 369490 Ano: 2015 Banca: FCC Instituição: SEFAZ-PI Cargo: Auditor Fiscal da Receita Estadual - Conhecimentos Específicos
267- O auditor, quando, não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para suportar sua opinião,
concluindo queos possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações contábeis poderiam ser
relevantes e generalizadas,deverá expressar sua opinião por meio de
a) Relatório com Abstenção de opinião.
b) Certificado de Regularidade com Ressalva.
c) Parecer Adverso.
d) Parecer Limpo com parágrafo de ênfase.
e) Certificado de Regularidade.
Questão: 369489 Ano: 2015 Banca: FCC Instituição: SEFAZ-PI Cargo: Auditor Fiscal da Receita Estadual - Conhecimentos Específicos
268- A contabilidade criativa efetuada com o propósito de maquiar as demonstrações contábeis, seja para aumentar ou
diminuir valoresrelacionados com os índices econômico?financeiros, com o valor da empresa, com a distribuição de lucros e
pagamento detributos sobre a renda, constitui, conforme norma vigente,
a) reclassificação financeira.
b) inteligência Competitiva.
c) erro involuntário.
d) erro tolerável.
e) fraude contábil.
Página 61/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369488 Ano: 2015 Banca: VUNESP Instituição: TJ-SP Cargo: Contador Judiciário
269- No que se refere à extensão do trabalho de auditoria,aquela que compreende um conjunto específico de examesno qual
não se aplicam todas as normas de auditoria,sendo utilizada nas circunstâncias em que seja inviável arealização da auditoria
sobre todos os elementos componentesdopatrimônio e sobre todas as operações do exercícioauditado, especialmente em
caráter de urgência, édenominada
a) revisão limitada.
b) auditoria geral.
c) auditoria parcial.
d) revisão integral.
e) avaliação por amostragem.
Questão: 369487 Ano: 2015 Banca: FCC Instituição: CNMP Cargo: Analista do CNMP - Contabilidade
270- O Auditor Interno da empresa CDA Distribuidora de Uvas do Brasil S/A pretende realizar auditoria interna no
departamento decompras e vendas da empresa. A possibilidade de NÃO se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos
trabalhos, nos termos daNBC TI 01, estão relacionados
a) aos achados de auditoria não suficientes para conclusão dos trabalhos.
b) às evidências inadequadas e insuficientes para formar a opinião sobre a auditoria.
c) aos riscos de auditoria.
d) aos papeis de trabalhos elaborados inadequadamente.
e) às avaliações inadequadas do sistema de controle interno e dos processos operacionais
Questão: 369486 Ano: 2015 Banca: FCC Instituição: TCM-GO Cargo: Auditor Conselheiro Substituto
271- O Auditor deve formar sua opinião sobre se as demonstraçõescontábeis são elaboradas, em todos os
aspectosrelevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiroaplicável. O Auditor deve concluir que as demonstra-ções
contábeis não apresentam distorções relevantes.Essa conclusão deve considerar, se
a) as informações apresentadas nas demonstrações contábeis são importantes, fidedignas e inteligíveis.
b) as demonstrações contábeis tomadas em conjunto apresentam distorções relevantes ajustadas, com base em evidência de
auditoria obtida.
c) foi obtida evidência de auditoria apropriada e suficiente.
d) as demonstrações contábeis, incluindo as notas explicativas, representam as transações e eventos de modo a revelar uma
apresentação exata.
e) a terminologia usada nas demonstrações contábeis, incluindo o título de cada demonstração contábil, é padronizada.
Questão: 369485 Ano: 2015 Banca: CONSULPAM Instituição: CRESS-PB Cargo: Contador
272- A Auditoria Contábil é o ramo da contabilidade que tem a função de verificar aprecisão dos registros contábeis com a
finalidade de combater as fraudes e prevenirirregularidades dentro de uma empresa. Ela fornece informações seguras
etransparentes e possibilita a identificação de falhas no controle interno e no sistemafinanceiro da empresa. Em relação à
Auditoria é INCORRETO afirmar que:
a) O principal objetivo da Auditoria Contábil consiste em verificar se as demonstrações contábeis refletem adequadamente a
situação patrimonial, financeira e econômica das empresas.
b) O planejamento dos trabalhos de auditoria deve ser documentado pelo auditor, a quem também cabe preparar programas
de trabalho por escrito, detalhando o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, em termos
de natureza, oportunidade e extensão.
c) Sob o aspecto administrativo, os reflexos da Auditoria Contábil sobre o Patrimônio, se traduzem no reflexo do resguardo de
créditos de terceiros contra fraudes e dilapidações.
d) Os programas de auditoria devem ser detalhados de forma a servir como guia e meio de controle de sua execução.
Página 62/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369483 Ano: 2015 Banca: FGV Instituição: TJ-PI Cargo: Analista Judiciário - Contador
273- Os controles internos administrativos, conforme dispõe aInstrução Normativa nº 01/2001, devem ser executados
emobediência a algumas características. Analise as característicasdos processos de controles internos administrativos a
seguir.I) São prioritariamente preventivos;
II) Estão, exclusivamente, voltados para a correção de eventuaisdesvios em relação aos parâmetros estabelecidos;
III) Prevalecem como instrumentos auxiliares de gestão;
IV) São direcionados para o atendimento dos altos níveishierárquicos da administração.
É correto apenas o que se afirma em:
a) I e II;
b) I e III;
c) II e III;
d) III e IV;
e) II, III e IV.
Questão: 369482 Ano: 2015 Banca: EXATUS-PR Instituição: BANPARÁ Cargo: Contador
274- Auditoria contábil e operacional:programas, procedimentos e papéis detrabalho:
Com base nas NBC TI 01, NBC PI 01 analise asalternativas abaixo e coloque V paraverdadeiro e F para falso:
1 ( ) A profundidade da auditoriapode ser integral, por amostragem ou deforma comparativa (revisão analítica).
2 ( ) O auditor interno não possui omesmo nível de autonomia profissional doauditor externo, uma vez que ele é empregadoda
organização empresarial e estásubordinado aos seus responsáveis legais.
3 ( ) A auditoria interna pode serexercida somente pelas pessoas jurídicasprivadas e públicas.
4 ( ) Os papéis de trabalho daauditoria devem ser elaborados obrigatoriamente em meio eletrônico. Devemser abrangente e
ter alto grau de detalhes.
5 ( ) O auditor interno, deve manter oseu nível de competência profissional peloconhecimento atualizado das
NormasBrasileiras de Contabilidade, das técnicascontábeis (especialmente na área deauditoria), da legislação inerente à
profissão,dos conceitos e técnicas administrativas e daslegislações aplicáveis à Entidade.
6 ( ) A amplitude e a responsabilidadedo auditor interno não possui limites. Uma vezque é empregado da empresa, estes
critériosnão são delimitados.
7 ( ) A auditoria pode ser realizada deforma permanente continuada, permanenteperiódica, ou de forma especial/eventual.
8 ( ) O auditor interno não podeexercer a função de assessor do conselhofiscal, uma vez que não possui estahabilitação.
Com base nos enunciados nos itens 1 ao item8:
a) São verdadeiras: 1, 5, 7 e 8 São Falsas: 2, 3, 4 e 6.
b) São verdadeiras: 1, 5 e 7 São Falsas: 2, 3, 4, 6 e 8.
c) São verdadeiras: 1, 2, 5, 7 e 8 São Falsas: 3, 4 e 6.
d) São verdadeiras: 1, 2 e 8 São Falsas: 3, 4, 5, 6 e 7.
e) São verdadeiras: 1, 5, 7 e 8 São Falsas: 2, 3, 4 e 6.
Questão: 369481 Ano: 2015 Banca: FGV Instituição: TJ-PI Cargo: Analista Judiciário - Auditor
275- Os papéis de trabalho devem ser organizados conforme suafinalidade. São consideradas comuns:I . Pasta permanente;
II . Pasta corrente;
III . Pasta de análise das contas;
IV . Pasta de correspondência.
Constitui um exemplo de papel de trabalho que compõe a pastacorrente:
a) análise da evolução do capital social;
b) controles do fluxo de informações;
c) descrição do sistema em escrituração contábil;
d) estatuto da entidade auditada e suas alterações;
e) planejamento do trabalho.
Página 63/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369480 Ano: 2015 Banca: CESPE Instituição: TCE-RN Cargo: Inspetor de Controle Externo - Tecnologia da Informação - Cargo 5
276- Em um exame para verificação de possíveis passivos omitidos,dois meses após o encerramento do balanço, será
correto oauditor convencer-se da existência de omissões, caso eleconstate que, embora as compras tenham sido realizadas
comvencimento para trinta dias, várias faturas remanescentes doexercício anterior tenham permanecido em aberto.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369479 Ano: 2015 Banca: CESPE Instituição: TCE-RN Cargo: Inspetor de Controle Externo - Tecnologia da Informação - Cargo 5
277- O auditor deverá atentar para situações associadas ao aumentode risco de erros ou fraudes, como, por exemplo, uma
elevadarotação do pessoal-chave nas áreas contábil, financeira e deauditoria interna, ou mudanças frequentes de auditores
eadvogados.
a) Certo
b) Errado
Questão: 369478 Ano: 2015 Banca: FGV Instituição: TCM-SP Cargo: Agente de Fiscalização - Biblioteconomia
278- A auditoria operacional consiste em revisões metódicas de umconjunto de fatores organizacionais em entidades do
setorpúblico ou do setor privado, e um dos objetivos é avaliar ocumprimento dos objetivos da organização.Considerando os
objetivos e as estratégias da auditoriaoperacional, é INCORRETO afirmar que:
a) a avaliação de indicadores não monetários está entre os objetivos da auditoria operacional;
b) a revisão limitada é uma das formas deauditoria operacional;
c) a auditoria operacional pode ser considerada um tipo de controle gerencial;
d) a auditoria operacional deve focar situações empresariais de maior risco para a continuidade dos negócios;
e) ao final de uma auditoria operacional, o auditor deve emitir um parecer com a sua opinião acerca dos fatos examinados.
Questão: 369477 Ano: 2015 Banca: FGV Instituição: TCM-SP Cargo: Agente de Fiscalização - Administração
279- De acordo com a NBC TA que trata da estrutura conceitual paratrabalhos de asseguração, nesses trabalhos o
auditorindependente expressa uma conclusão com a finalidade deaumentar o grau de confiança dos outros usuários
previstosacerca do resultado de avaliações ou mensurações efetuadas. Otrabalho de asseguração requer a consideração de
algunselementos. Das opções a seguir, a que NÃO constitui um doselementos do trabalho de asseguração é:
a) critérios adequados;
b) evidências apropriadas e suficientes;
c) objeto apropriado;
d) relatório de asseguração escrito na forma apropriada;
e) relacionamento entre, pelo menos, duas partes (contratante e auditor).
Questão: 369476 Ano: 2015 Banca: FCC Instituição: TCM-GO Cargo: Auditor de Controle Externo - Jurídica
280- Segundo os procedimentos em processos de tomadas e prestação de contas do TCM/GO, as contas dos gestores,
quando apresentarem omissão no dever de prestação de contas (accountability), prática de ato ilegal, ilegítimo, antieconômico,
infração a ato regulamentar, em especial de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, injustificado
dano ao erário, serão consideradas
a) irregulares.
b) regulares com ressalva.
c) regulares sem ressalva com parágrafo de ênfase.
d) impróprias com rejeição.
e) irregulares com abstenção de opinião.
Página 64/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369475 Ano: 2015 Banca: CFC Instituição: CFC Cargo: 1º Exame - Bacharel em Ciências Contábeis
281- Um auditor, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em
conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis. Diante dessas circunstâncias, deve o auditor:
a) abster-se de expressar uma opinião.
b) expressar uma opinião adversa.
c) declarar-se impedido de expressar uma opinião.
d) expressar uma opinião com ressalva.
Questão: 369474 Ano: 2015 Banca: VUNESP Instituição: TJ-SP Cargo: Contador Judiciário
282- A opinião de um auditor no Relatório de Auditoria podeser
a) sem ressalva, quando não é possível obter evidência apropriada para suportar a opinião da auditoria.
b) com ressalva, quando as demonstrações contábeis estão elaboradas de acordo com a estrutura do relatório financeiro.
c) com ressalva, quando as distorções existentes são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.
d) adversa, quando não é possível obter evidênciaapropriada para suportar a opinião da auditoria.
e) adversa, quando as distorções existentes são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.
Questão: 369473 Ano: 2015 Banca: FCC Instituição: SEFAZ-PI Cargo: Auditor Fiscal da Receita Estadual - Conhecimentos Específicos
283- Sobre risco de auditoria, considere:
I. Segundo o modelo AICPA, Risco de Auditoria = risco inerente x risco de controle x risco de detecção.
II. Sempre haverá a presença de homocedasticidade e autocorrelação de resíduos nos itens da amostra planejada
paraaplicação de testes de detalhe.
III. O auditor deve determinar e valorizar os riscos inerentes e de controle, e planejar procedimentos de auditoria para o
riscode detecção de tal forma que o risco geral de auditoria não supere o nível aceitável.
IV. Alta rotação de executivos, má reputação da gerência, problemas contábeis de alta complexidade,
transaçõesproblemáticas com empresas correlacionadas e erros de consideração detectados na auditoria do ano anterior,
entreoutros fatores, afetam significativamente a estimativa de risco inerente na avaliação de risco pelo auditor.
V. A existência de determinados erros materiais, que não são detectados ou previstos tempestivamente pelos sistemas
decontrole interno corresponde ao risco assistemático.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) III, IV e V.
b) II e V.
c) I e II.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
Questão: 369472 Ano: 2015 Banca: FCC Instituição: SEFAZ-PI Cargo: Auditor Fiscal da Receita Estadual - Conhecimentos Específicos
284- Segundo o Decreto Estadual do Piauí n 11.392/04, o conjunto concatenado de medidas que concorre para a
administração econômicaeficiente e eficaz, gerando informações gerenciais confiáveis, tempestivas e relevantes, assegurando
a fiel observânciadas políticas administrativas, com o fim de salvaguardar o patrimônio público e atender os objetivos
institucionais, inclusive, consistindode fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e
das entidades da administraçãodireta e indireta, quanto a legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções e
renúncia de receitas, conceitua,para a CGE,
a) a Gestão de risco.
b) a Auditoria Especial.
c) a Fiscalização.
d) o Controle Interno.
e) a Contabilidade Pública.
Página 65/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
Questão: 369446 Ano: 2015 Banca: FGV Instituição: TCM-SP Cargo: Agente de Fiscalização - Ciências Jurídicas
285- Em uma determinada entidade, as demonstrações contábeis doexercício findo em 31 de dezembro de 2014 foram
aprovadas em27 de fevereiro de 2015; o relatório do auditor independente foiemitido em 09 de março de 2015; as
demonstrações contábeisforam divulgadas em 22 de março de 2015 e aprovadas pelosacionistas em 04 de abril de 2015
De acordo com a NBC TA 560, a data até quando o auditorindependente deve executar procedimentos de
auditoriadesenhados para obter evidência de auditoria apropriada esuficiente sobre os eventos que afetaram as
demonstraçõescontábeis é:
a) 31 de dezembro de 2014;
b) 27 de fevereiro de 2015;
c) 09 de março de 2015;
d) 22 de março de 2015;
e) 04 de abril de 2015.
Questão: 369445 Ano: 2015 Banca: IESES Instituição: TRE-MA Cargo: Analista Judiciário - Contabilidade
286- Com relação ao disposto na Resolução CFC nº 1.231/09que trata da Formação da Opinião e Emissão doRelatório do
Auditor Independente sobre asDemonstrações Contábeis, o auditor especificamentedeve avaliar se, segundo os requisitos da
estrutura derelatório financeiro aplicável:I. As demonstrações contábeis divulgamadequadamente as práticas contábeis
selecionadas eaplicadas e se as práticas contábeis selecionadas eaplicadas são consistentes com a estrutura derelatório
financeiro aplicável e são apropriadas.
II. As estimativas contábeis feitas pela administraçãosão razoáveis e se as informações apresentadas nasdemonstrações
contábeis são relevantes, confiáveis,comparáveis e compreensíveis.
III. As demonstrações contábeis fornecem divulgaçõesadequadas para permitir que os usuários previstosentendam o efeito de
transações e eventosrelevantes sobre as informações incluídas nasdemonstrações contábeis.
IV. A terminologia usada nas demonstrações contábeis,incluindo o título de cada demonstração contábil, éapropriada.
Das afirmações mencionadas, pode-se concluir que:
a) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
b) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
c) Todas as afirmações estão corretas.
d) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Questão: 369444 Ano: 2015 Banca: FCC Instituição: CNMP Cargo: Analista do CNMP - Contabilidade
287- As conclusões dos trabalhos da perícia contábil que serão levadas ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil,
sãofundamentadas, entre outros, pelos seguintes procedimentos especificados na NBC TP 01:I.A circularização é a técnica
utilizada na obtenção de declaração formal e independente, de pessoas não ligadas aentidade, seja por interesses comerciais,afetivos, etc.II.O exame é a análise de livros, registros das transações e documentos.III.A observação é o acompanhamento
de processo ou procedimento, quando de sua execução.IV.O arbitramento é a determinação de valores ou a solução de
controvérsia por critério técnico-científico.V.A avaliação é o ato de estabelecer o valor de coisas, bens, direitos, obrigações,
despesas e receitas.Está correto o que se afirma APENAS em
a) I, II e V.
b) II, III e IV.
c) I, II, IV e V.
d) II, IV e V.
e) I, IV e V.
Questão: 369443 Ano: 2015 Banca: FCC Instituição: TCM-GO Cargo: Auditor Conselheiro Substituto
288- O relatório de auditoria interna deve abordar, diversos aspectos,EXCETO
a) eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria.
b) a metodologia adotada.
c) comparação do desempenho da auditada com o da concorrência.
d) os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extensão.
e) a descrição dos fatos constatados e as evidências encontradas.
GABARITO DAS QUESTÕES
Página 66/67
Auditoria - BrasilConcursos.com
Copyright © 2018 BrasilConcursos.com - Todos os direitos reservados.
1:C 2:C 3:B 4:C 5:C 6:C 7:E 8:C 9:C 10:D 11:A 12:B 13:C
14:B 15:E 16:E 17:C 18:E 19:C 20:D 21:D 22:D 23:A 24:E 25:A 26:B
27:D 28:C 29:B 30:E 31:A 32:C 33:E 34:C 35:B 36:D 37:B 38:B 39:D
40:B 41:A 42:A 43:D 44:C 45:C 46:E 47:C 48:D 49:C 50:D 51:D 52:D
53:E 54:E 55:E 56:C 57:D 58:B 59:A 60:B 61:B 62:A 63:A 64:B 65:B
66:E 67:B 68:E 69:D 70:D 71:B 72:A 73:D 74:B 75:B 76:B 77:A 78:B
79:C 80:C 81:E 82:C 83:C 84:C 85:D 86:E 87:C 88:C 89:E 90:C 91:E
92:E 93:E 94:A 95:E 96:B 97:E 98:E 99:C 100:E 101:E 102:B 103:A 104:C
105:D 106:D 107:A 108:A 109:A 110:E 111:B 112:E 113:B 114:E 115:C 116:A 117:D
118:C 119:C 120:C 121:C 122:C 123:D 124:E 125:C 126:D 127:C 128:C 129:C 130:E
131:C 132:C 133:A 134:B 135:E 136:D 137:B 138:B 139:C 140:D 141:D 142:D 143:E
144:E 145:A 146:E 147:B 148:E 149:B 150:E 151:E 152:E 153:C 154:C 155:D 156:C
157:D 158:C 159:E 160:A 161:C 162:C 163:D 164:D 165:E 166:B 167:D 168:E 169:C
170:A 171:A 172:E 173:E 174:C 175:E 176:C 177:E 178:C 179:C 180:C 181:E 182:A
183:D 184:A 185:A 186:E 187:C 188:C 189:E 190:E 191:C 192:C 193:A 194:B 195:D
196:A 197:A 198:C 199:D 200:C 201:D 202:C 203:B 204:A 205:B 206:E 207:E 208:E
209:C 210:E 211:B 212:C 213:D 214:D 215:D 216:D 217:C 218:E 219:A 220:C 221:C
222:E 223:D 224:E 225:B 226:E 227:E 228:C 229:E 230:C 231:A 232:E 233:B 234:C
235:C 236:D 237:E 238:E 239:C 240:E 241:E 242:E 243:E 244:D 245:C 246:A 247:E
248:E 249:C 250:E 251:D 252:A 253:A 254:C 255:E 256:E 257:A 258:E 259:C 260:B
261:B 262:B 263:A 264:D 265:A 266:C 267:A 268:E 269:A 270:C 271:C 272:C 273:B
274:B 275:E 276:E 277:C 278:E 279:E 280:A 281:B 282:E 283:D 284:D 285:C 286:C
287:D 288:C
Página 67/67

Mais conteúdos dessa disciplina