Buscar

Texto 6. Conhecendo o homo zappiens

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para iniciar, o homo zappiens é considerado o aluno, ou pessoa que nasceu na era digital e passa muito da sua vida usufruindo de informações que a mídia dispõe. A preocupação de alguns professores era que esses alunos teriam certas limitações físicas e um empobrecimento do convívio social que levaria a não ter um senso crítico ou não se concentrar em uma tarefa só querendo que tudo seja instantâneo, como na internet. Logo, o homo zappiens não é apenas um usufruidor da mídia, é aquele que utiliza o que está disponível e procura que tudo seja como é, ou seja, informações instantâneas. 
A diferença entre o homo zappiens e as pessoas “normais” é que eles não pensam, nem agem linearmente. Enquanto as pessoas normais procuram buscar, por exemplo, o manual de um jogo pra aprender a jogar, depois tentar jogar, o homo zappiens vai direto ao jogo buscando com a prática descobrir tudo, e caso encontra algum problema, aí sim, busca ajuda, mas não de um manual de instruções, acha uma forma mais rápida, como um fórum sobre o jogo. O homo zappiens sabe como encontrar respostas instantâneas e aonde. 
O homo zappiens tem certas habilidades, como a de conseguir fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo. Ele consegue assistir televisão, vários programas diferentes, usar o computador, escutar música, prestar atenção nas pessoas que estão conversando ao seu redor. Essas habilidades ele desenvolveu por causa da tecnologia disponibilizada na sua geração, sem ela nada disso seria possível.
Com relação aos jogos, o homo zappiens é absorvido por um mundo virtual e tem controle sobre o que acontece. O que os pais, e professores pensam é que isso não trará nada de aprendizado ou que isso seja inútil para o seu desenvolvimento. Primeiramente a criança precisa descobrir e solucionar problemas para conseguir passar de fase. Ela se torna o dono, ela tem o controle sobre tudo o que acontece naquele mundinho. Precisam adotar uma personalidade e agir de acordo com as suas características descobrindo autonomamente as soluções para seus problemas. Outro ponto, é que elas não precisam conhecer os outros jogadores para trabalhar coletivamente em prol de uma missão. 
A internet não é mais um ambiente de exclusão social ou divisão por gênero. Tudo o que está lá, está disponível para todos. Meninas podem jogar jogos de ação, por mais que isso atraia mais meninos. Avaliando o uso da internet pelas classes sociais, hoje não é preciso ter um computador em casa para ter acesso à internet, existem lugares públicos, como bibliotecas, cafés, que disponibilizam isso para toda a comunidade. 
Os pais e professores acham que essas tecnologias são apenas perdas de tempo, ou que não trazem aprendizado algum para as crianças. Não é verdade, pois esses indivíduos consegue desenvolver várias habilidades que consequentemente o ajudaram na escola ou na sua vida, sendo bem guiado e ensinado a peneirar todo o seu conhecimento. O que falta na escola hoje são professores que recorram a utilizar essas habilidades para ajudar no ensino e na aprendizagem dessas crianças chamadas de homo zappiens. Temos que ser uma geração de professores que saberá usar alguns meios novos de instigar os alunos a refinarem seu conhecimento adquirido e aprender muito mais com o que essas multimídias disponibilizam a eles.

Outros materiais