Buscar

RESUMOS FILMES E LIVROS - ATIVIDADES COMPLEMENTARES PEDAGOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. RESUMO DO LIVRO TUDO BEM SER DIFERENTE
“Tudo bem ser diferente” é um livro colorido, divertido e com linguagem simples que aborda sobre as diferenças, escrito por Todd Parr. O livro não aborda somente sobre as diferenças em relação a aparência física, mas também a separação e pais, questões raciais, deficiências físicas e outros. O livro aborda sobre personagens diferentes uns dos outros em diferentes situações.
Como acadêmica do curso de pedagogia acredito que o livro é essencial para trabalhar sobre o respeito as diferenças desde a infância até a fase adulta. Percebo o quão essencial é mostrar as pessoas que tudo bem ser diferente, pois são as diferenças que tornam cada ser especial.
2. RESUMO DO FILME O BOM DISNOSSAURO
“O bom dinossauro” é um filme que retrata a história de uma família de dinossauros que viviam em um vale e tinham o costume de realizar e concluir tarefas para depois deixarem sua marca em um local construído pela família. Arlo, o irmão mais novo tinha muito medo e isso o atrapalhava de concluir sua tarefa, e na decisão de ensiná-lo a perder o medo, o pai acabou morrendo em um acidente provocado pelo temporal, Arlo por sua vez acaba perdido. Na busca de voltar para casa, Arlo acaba fazendo amizade com pequeno humano que ele mesmo deu o nome de Spot. Os dois passam por grandes aventuras que fortalece a amizade dos dois e faz com que Arlo perda o medo constante que tinha. E ao conseguir voltar para casa ele consegue colocar a tão sonhada marca juntamente com as marcas dos seus pais e irmãos.
Como acadêmica do curso de pedagogia percebo a importância da família, do companheirismo, amizade, além disso, é fundamental respeitar as limitações do próximo, visto que com o tempo as pessoas vão mudando e adquirindo as habilidades necessárias para se desenvolver integralmente. Com o filme ainda é possível entender a importância de enfrentar seus medos quando se tem um objetivo a ser alcançado.
3. RESUMO DO LIVRO O COLECIONADOR DE PALAVRAS
O livro “O colecionador de palavras” aborda de forma clara e objetiva a história de um garoto chamado Lucas que adorava juntar as palavras que ele ouvia e gostava. Em seu caderno escrevia todas as palavras que gostava separadas, entretanto, um dia todas as palavras se misturaram, e daí ele fez novas descobertas, novas palavras, novos significados, novos poemas e histórias. No decorrer da história Lucas cada dia mais ampliava seu vocabulário.
Como acadêmica do curso de pedagogia acredito que as palavras são essenciais, já que as mesmas possibilitam ampliar o vocabulário, aprender novas coisas, novos significados, enriquecendo a comunicação e a elaboração de frases e textos. Acredito que aas palavras são a base para tudo que fazemos, seja por meio da escrita, leitura ou oralidade, as palavras são as responsáveis por nos fazer aprender mais e mais de forma significativa.
4. RESUMO DO LIVRO O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
“O brincar na educação infantil” é um livro que aborda sobre a importância do ato de brincar na educação infantil, já que é uma fase na qual a criança brinca espontaneamente e por meio do brincar aprender de forma natural, divertida e prazerosa. 
Como acadêmica do curso de pedagogia acredito que o brincar é fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, pois desde os primeiros anos de vida as crianças brincam e aprendem por meio do ato de brincar. Desse modo, acredito que inserir o brincar na prática educativa é fundamental para possibilitar que as crianças aprendam de forma significativa.
5. RESUMO DO LIVRO CHAPEUZINHO AMARELO
“Chapeuzinho amarelo” é uma história escrita por Chico Buarque com a finalidade de apresentar uma menina que vivia constantemente com medo, ela tinha medo de conversar, de brincar, de sair, tinha medo de tudo o que estava a sua volta. Mas seu medo principal era o lobo, até que em certo momento da história ela precisa enfrenta-lo saindo vitoriosa e fazendo com que perdesse o medo. A partir de então ela passou a não sentir medo e agia e brincava como toda criança.
Como acadêmica do curso de pedagogia acredito na importância de se ter coragem e enfrentar os medos e as dificuldades. Quando se tem receio com algo, se esconder não é a solução e sim enfrentar. Acredito que com determinação e empenho todas as dificuldades e medos podem ser superados. E na sala de aula precisamos estimular e incentivar os alunos a não deixarem seus medos dominarem sua vida, para assim contribuir positivamente para seu desenvolvimento e aprendizagem, possibilitando que os mesmos sejam de fato crianças, brincando a agindo sem medos.
6. RESUMO DO FILME NEM QUE A VACA TUSSA
“Nem que a vaca tussa” é um filme que fala da história de três vacas que saem da sua fazenda em busca de soluções que possam salvar a fazenda de ser leiloada. Desse modo, as três vacas decidem capturar um ladrão de gado local que possui uma boa quantidade de dinheiro como recompensa pela sua prisão, dinheiro este que é o valor suficiente para pagar as dívidas da fazenda e deixa-la na mão da dona que é uma senhora boa e que trata os animais com carinho. 
Como acadêmica do curso de pedagogia acredito que é fundamental manter um bom relacionamento com os alunos e equipe, é essencial acolher os alunos e trata-los com respeito e carinho, para que se sintam seguros e acolhidos. Nós precisamos ser exemplo e estabelecer relações pautadas no respeito mútuo, além disso, precisamos conquistar a confiança dos alunos.
7. RESUMO DO FILME O NOME DA ROSA
“O nome da rosa” é um filme que retrata a história que acontece num mosteiro na Itália, onde vários assassinatos acontecem e um monge pretende solucioná-los, pois todos acreditam que as mortes são advindas de forças malignas. Ao investigar o mosteiro descobre-se uma biblioteca que não era frequentada, e mais adiante foi descoberto que os religiosos que manuseavam um determinado livro morriam, desse modo, o monge descobriu que o livro era envenenado e quem o lia morria, fato este propiciado devido as informações contidas no livro que não podiam ser divulgadas.
Como acadêmica do curso de pedagogia acredito que o filme é essencial por possibilitar entender que a pesquisa e a investigação são processos que levam ao conhecimento. Além disso, acredito que o filme mostra a importância da pesquisa, para nós acadêmicos a pesquisa científica leva ao saber e ao conhecimento, o que é primordial para aprender novas coisas e ampliar os conhecimentos.
8. RESUMO DO FILME O CONTADOR 
“O contador” é um filme que retrata a história de um homem que foi diagnosticado com autismo e que possui grandes habilidades na área da matemática, fato este que o leva a trabalhar em grandes empresas, e devido as suas habilidades ele descobre um grande problema em uma empresa que acaba colocando-o em perigo tendo que enfrentar grandes facções criminosas, além dele amigos e família estão em perigo, e ele precisa usar suas habilidades para salvá-los.
O filme é de ação, mas para a área educacional mostra que a pessoa autista tem a capacidade de se forma e serem profissionais habilidosos.
Como acadêmica do curso de pedagogia acredito na importância da superação de dificuldades, é preciso como professor buscar meios de possibilitar a interação social da criança autista com as demais, pois as mesmas possuem dificuldade de relacionar-se com outras pessoas, e é no ambiente escolar que as habilidades das crianças autistas podem ser elevadas e desenvolvidas, fazendo com que superem suas dificuldades.

Continue navegando