Buscar

Aula 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA:
AULA 5
PROFESSORA: ROSEMERI COVRE
PLANEJAMENTO DO TEXTO ARGUMENTATIVO:
TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES.
HIPÓTESES SÃO RACIOCÍNIOS PREVIAMENTE CONSTRUÍDOS QUE PODERÃO SER UTILIZADOS NO TEXTO ARGUMENTATIVO COMO ESTRATÉGIA PERSUASIVA.
PARTINDO DE FATOS COMPROVADOS, O ARGUMENTADOR TIRA UMA INFERÊNCIA.
CONSTRUÇÃO DA HIPÓTESE:
SELEÇÃO DE FATOS QUE SE PRESTEM À CONSTRUÇÃO DA HIPÓTESE;
RELAÇÃO LÓGICA ENTRE AS DUAS PARTES DA HIPÓTESE.
HIPÓTESES CAUSAIS;
HIPÓTESES CONDICIONAIS.
EXEMPLO:
IMAGINE QUE UMA CASA TENHA SIDO ASSALTADA. A TESE A PROVAR É QUE HOUVE PARTICIPAÇÃO, NO FURTO, DE ALGUÉM DA FAMÍLIA OU DE EMPREGADO DA CASA.
DESTAQUE DOS ELEMENTOS:
a) Fato: somente o quarto da dona da casa foi vasculhado;
b) Prova testemunhal (depoimento de Sueli, a dona da residência furtada): “No mês passado, trouxe todas as minhas jóias, que guardava no cofre do banco, a fim de dividi-las com as minhas três filhas”;
c) Indício: o assaltante sabia o que desejava furtar.
HIPÓTESE:
1ª ORAÇÃO: PRESENÇA DA CONJUNÇÃO
+
2ª ORAÇÃO: TEMPO VERBAL NO FUTUTO DO PRETÉRITO
HIPÓTESES CAUSAIS:
1ª) utilizando-se do fato:
Já que somente o quarto da dona da casa havia sido vasculhado, o assalto teria sido planejado.
 
2º) utilizando-se da prova testemunhal:
Uma vez que Sueli afirmou que trouxera as jóias para casa a fim de dividi-las com as filhas, o assaltante teria conhecimento da atual localização das jóias.
 
3ª) utilizando-se do indício:
Tendo em vista que o assaltante sabia o que desejava furtar, seria alguém íntimo da família.
CONJUNÇÕES CAUSAIS:
Porque;
Visto que;
Já que;
Uma vez que;
Como (= porque)...
HIPÓTESES CONDICIONAIS:
Se houve participação de um dos empregados da casa, deveria o crime a ele imputado ser qualificado pelo abuso de confiança.
CONJUNÇÕES CONDICIONAIS:
Se;
Caso;
Contanto que;
A não ser que;
Desde que;
Salvo se...
Com base nessas hipóteses, todas relacionadas pelo mesmo objetivo - provar que houve a participação, no furto, de alguém conhecido da família - o texto argumentativo será estruturado. Nele, as suposições se transformarão em afirmações, isso é, em inferências das quais não se tem dúvida. Tais afirmações ainda deverão estar acompanhadas das justificativas que representarão como se processou a conexão entre o fato, a prova, o indício e a conclusão, que se extraiu a partir dessa conexão.
CASO CONCRETO:
Um indivíduo hipossuficiente, interessado em participar da prática de modificação extrema do corpo (body modification extreme), decidiu se submeter a cirurgias modificadoras, a fim de deixar seu rosto com a aparência de um lagarto. Para tanto, pretende enxertar pequenas e médias bolas de silicone acima das sobrancelhas e nas bochechas, e, após essas operações, tatuar integralmente sua face de forma a parecer a pele do anfíbio.
Frustrado, após passar por alguns hospitais públicos, onde houve recusa na realização das mencionadas operações, o indivíduo decidiu procurar a Defensoria Pública para assisti-lo em sua pretensão.
QUESTÃO:
Após analisar a estrutura das hipóteses (conectores e tempo verbal) na pequena parte teórica introdutória, elabore uma hipótese causal e outra condicional sobre o caso concreto oferecido. Lembre-se de que as hipóteses têm por função intensificar o caráter persuasivo de sua tese.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes